Compra de Pneu

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
Avatar do usuário
Vitor Barreto
Mestre
Mestre
Mensagens: 909
Registrado em: 31 Jul 2012, 11:36
Cidade onde mora: Macaé - RJ

Re: Compra de Pneu

Mensagem por Vitor Barreto » 17 Jul 2013, 01:29

Pessoal, fiquei com carrapato atras da orelha agora...

Fiz a revisão de 10mil no dia seguinte ao entrar um prego no pneu traseiro, desde então tenho andado com a moto macia de mais, chegando a trepidar nos 90km/h e passando toda imperfeição/saliência da pista para o guidão.

Estava certo que era a suspensão dianteira e ao perguntar mecânico, ele disse que a moto estava pouco engraxada e agora está mais "macia" por isso. Mas ao ler esse tópico, vi que há relatos como do Ney e do Dr Paulo da mesma impressão, por conta dos pneus gastos. (sei que isso não é coerente, pois antes do furo e da revisão não havia esse sintoma)

Ontem (duas semanas depois) entrou outro prego no pneu traseiro.

Será que é seguro rodar com esse pneu? Ele ainda está com 10.500km agora e aparentemente meia vida (segundo o próprio mecânico roda mais uns 5mil)

Tenho que descobrir o que é... :(
Ex.
Suzuki Yes 125cc
Yamaha Ténéré 250cc
Kawasaki Versys 650cc

Atual
BMW GS Sertão 650cc

Imagem

Avatar do usuário
Fmm4100
Administrador
Administrador
Mensagens: 4293
Registrado em: 29 Dez 2011, 23:11
Cidade onde mora: Jundiaí/SP

Re: Compra de Pneu

Mensagem por Fmm4100 » 17 Jul 2013, 05:57

Na vai falta moto p/ vc comparar la no Qg...
Felipe - T250 12/12 Branca (2024 até quando Deus quiser)
Ex T250 12/12 Azul (2014 a 2021)
Ex T250 11/11 Preta (Roubada...) (2012 a 2014)

mirandalopes
Administrador
Administrador
Mensagens: 1823
Registrado em: 14 Ago 2012, 09:04
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Compra de Pneu

Mensagem por mirandalopes » 17 Jul 2013, 06:21

Rapaz os borracheiros nao estao brincando ai em Macae, a capital do petroleo e a gasolina mais cara do RJ.

Brincadeiras a parte, esse pneu roda fácil mais 5000km, o meu foi ate 15.
Quanto a isso nao posso te dar muita explicacao , pois meu pneu nunca furou e espero nunca furara.

Abracos
Miranda

Avatar do usuário
Fmm4100
Administrador
Administrador
Mensagens: 4293
Registrado em: 29 Dez 2011, 23:11
Cidade onde mora: Jundiaí/SP

Re: Compra de Pneu

Mensagem por Fmm4100 » 17 Jul 2013, 09:03

To meio escabreado com o Enduro 3 que pus...
Parece que o FDP tem alguma coisa na lateral que tá mordendo a câmara.

Ja furei o pneu duas vezes depois que troquei, sendo que a primeira foi fazendo uma curva e a segunda no meio de uma ultrapassagem na BR101.

Assim que tiver tempo tiro e dou uma olhada.
Felipe - T250 12/12 Branca (2024 até quando Deus quiser)
Ex T250 12/12 Azul (2014 a 2021)
Ex T250 11/11 Preta (Roubada...) (2012 a 2014)

dbolorini
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 62
Registrado em: 01 Mar 2013, 23:00
Cidade onde mora: Cajamar/SP

Re: Compra de Pneu

Mensagem por dbolorini » 17 Jul 2013, 11:16

Já viu se não é a cinta da roda ??
Coloca uma câmara de cross....

brunocmoraes
Novato
Novato
Mensagens: 26
Registrado em: 19 Mar 2012, 17:51
Cidade onde mora: Mogi Guaçu/SP

Re: Compra de Pneu

Mensagem por brunocmoraes » 20 Jul 2013, 12:51

Pessoal... preciso da ajuda de vocês...

Minha Te 250 está com quase 15 mil km rodados... (14890)... e o MT90 traseiro ta quase no TWI... mas quando eu digo quase... é que tá faltando um décimo de milimetro... rsrs... ta bem no osso msm... e como viajo bastante com garupa... não quero arriscar nem a minha segurança... muito menos a do garupa.
Eu achei o Michelin Sirac lindo... só que a revenda daqui não tem na medida 120/80 - 18... porém eles tem o mesmo modelo porém na medida 4.60 (que é em polegadas)... o pessoal da revenda me disse que ele é praticamente a mesma medida do 120/80... disseram q a única diferença é q ele é mais alto...
Minha dúvida é se esse pneu é certo pra Tenere... pq não sei como funciona essa medida em polegadas... alguem pode me ajudar??
Outra dúvida é sobre a camera... tenho que troca-la também? Segundo a mesma revenda não há a necessidade, uma vez que nunca furou... e tem apenas 10 meses de uso...

Com relação ao meu uso da moto... rodo em todo tipo de terreno... asfalto... terra... chão batido... acho q esse michelin é uma boa... pois estou privilegiando a segurança... vinculada a durabilidade... e não to esquentando com preço...

Avatar do usuário
AeroMan
Mestre
Mestre
Mensagens: 806
Registrado em: 09 Jun 2012, 22:52
Cidade onde mora: Florianópolis/SC

Re: Compra de Pneu

Mensagem por AeroMan » 20 Jul 2013, 14:01

Amigo, sobre a câmera... realmente não precisa trocar se nunca furou.

Agora sobre o pneu, se eu fosse você eu colocaria com a mesma medida... não que irá prejudicar muito..mas da um pouco de diferença tanto no consumo como também no velocímetro, desregula um pouco a velocidade... e sobre a marca Michelin é uma das melhores, não tem do que desconfiar, só acho um pouco caro demais, agora se a pessoa tem dinheiro e pode pagar...aí vai de cada um.. mas existem várias outras opções bem mais baratas.

Falow
Atual: Ténéré 660 - Azul 2012
Ex: Ténéré 250 - Preta 2011

Ex: Green Sport 150c - Preta 2008[/color]

brunocmoraes
Novato
Novato
Mensagens: 26
Registrado em: 19 Mar 2012, 17:51
Cidade onde mora: Mogi Guaçu/SP

Re: Compra de Pneu

Mensagem por brunocmoraes » 20 Jul 2013, 14:47

AeroMan escreveu:Amigo, sobre a câmera... realmente não precisa trocar se nunca furou.

Agora sobre o pneu, se eu fosse você eu colocaria com a mesma medida... não que irá prejudicar muito..mas da um pouco de diferença tanto no consumo como também no velocímetro, desregula um pouco a velocidade... e sobre a marca Michelin é uma das melhores, não tem do que desconfiar, só acho um pouco caro demais, agora se a pessoa tem dinheiro e pode pagar...aí vai de cada um.. mas existem várias outras opções bem mais baratas.

Falow
AeroMan... muito obrigado... eu dei uma pesquisada no google... mas não encontrei uma maneira de descobrir como converter a medida 4.60 para milimetros... (se for só multiplicar por 25,4 é fácil...)... tem alguma maneira... pq queria descobrir as medidas do mesmo em mm...
Quanto a diferença no velocímetro... sei que tem relação direta com o a altura do pneu... agora a do consumo não intendi... ele é mais largo?? pq foi a única explicação que eu achei... pq sendo mais largo, aumentaria atrito, e esforço para movimentar... e tal... é isso mesmo??

Quanto ao preço... eu realmente não to pagando barato... R$329... mas o scorpion mt 90 ta R$ 332... sendo assim... prefiro o michelin... até pq sempre foram melhores q os pirelli toda vez que usei nos carros... estou comprando na esperança e confiança que o mesmo se repita na moto...

E tem mais uma coisa... não to colocando o 120/80 pq a revenda simplesmente não tem... e segundo eles a michelin não tem previsão de disponibilidade... esse 4.60 apareceu hoje... pq um cliente deles desistiu da compra... tanto que eles já haviam até cancelado a minha troca que estava marcada para hoje... por falta de disponibilidade do pneu na fabrica... e como quero michelin.... fui hj buscar uma alternativa... e segundo eles... é o 4.60...

Mais uma vez... obrigado!!

brunocmoraes
Novato
Novato
Mensagens: 26
Registrado em: 19 Mar 2012, 17:51
Cidade onde mora: Mogi Guaçu/SP

Re: Compra de Pneu

Mensagem por brunocmoraes » 20 Jul 2013, 16:28

Bom pessoal.... assim como eu não sabia... pode haver mais alguém que não sabe...
Moderador... não sei se este é o lugar certo para postar, caso não seja... favor mover...

Decifrando as medidas dos pneus
Os pneus medidos em polegadas (como 3.50-18) possuem apenas duas informações, a largura da seção (3,50 polegadas) e o diâmetro da roda (18 polegadas), enquanto os que usam o sistema métrico possuem três medidas, a largura de seção (110 milímetros (mm)), a taxa de aspecto (90%) e o diâmetro (18 polegadas). A taxa de aspecto é a relação entre a altura da parede lateral e a largura da seção. A parede lateral de um pneu 110/90 é de, aproximadamente, 90% de 110 mm, ou 99 mm.

Converta as designações em polegadas para milímetros
Como ponto de partida para as comparações, converta as medidas em polegadas para milímetros. Cada polegada equivale a 25,4 mm, então um pneu com largura de seção de 3,50 polegadas possui largura métrica equivalente de 3,50 x 25,4 mm/polegada = 88,9 mm. Esta largura está mais próxima de um pneu métrico com largura de seção de 90mm. Ambos os sistemas usam polegadas no diâmetro da roda, então não é preciso converter essa medida.

Consideração de taxa de aspecto / altura da parede lateral
A maioria dos pneus mais antigos, designados em polegadas, possuíam a altura da parede lateral aproximadamente igual à sua largura de seção, então um pneu de 3,50 polegadas de largura possui a mesma altura, ou seja, aproximadamente 90 mm. Um pneu 90/90-18, porém, possui altura de 90 mm x 90% = 81 mm, ou seja, cerca de 8 mm (1/3 de polegada) mais baixo do que o 3.50-18. Apesar da diferença ser pequena, pode afetar a estabilidade da motocicleta ou fazer o velocímetro ficar incorreto.

Consulte os guias de aplicação dos fabricantes de pneus
Como as taxas de aspecto acima de 90 não costumam estar disponíveis, os pneus métricos de mesma largura de seção dos modelos mais antigos são mais baixos, então a maioria dos fabricantes recomenda um pneu um pouco mais largo, de 100/90-18, com altura da lateral de 90 mm (100 mm x 90%), como substituto para o 3.50-18. Um pneu 110/90-18 possui largura de seção de 110 mm e altura da parede lateral de 99 mm, então ele seria mais largo e mais alto do que o pneu 3.50-18.

crédito: http://www.ehow.com.br/diferencas-entre ... nfo_55820/" onclick="window.open(this.href);return false;

De acordo com isso, baseado também na resposta do amigo AeroMan... o pneu 4.6 - 18 tem a largura de aproximadamente 117mm, e a altura deve ser aproximada...
Considerando as medidas originais... ele está 3 mm mais estreito... que já considero ruim... uma vez que pode prejudicar a estabilidade (mais uma vez como o amigo mencionou)... a altura original seria 80% de 120mm = 96mm... que seria aproximadamente 20 mm mais baixo que o 4.6 - 18... e se eu não to muito louco de conta... tornaria a traseira da moto 4 cm mais alta... dificultando o uso de pessoas mais baixas (como minha namorada usa... já fiquei meio receoso) e este pneu tendo um raio 2cm maior... mudaria sim a velocidade no painel x real... inclusive mudaria a relação de km rodada...
Se isso realmente for verdade... terei que desistir da compra...

Avatar do usuário
AeroMan
Mestre
Mestre
Mensagens: 806
Registrado em: 09 Jun 2012, 22:52
Cidade onde mora: Florianópolis/SC

Re: Compra de Pneu

Mensagem por AeroMan » 20 Jul 2013, 16:49

Exatamente.... foi o que te disse... se fosse eu colocaria o de medida original mesmo.... e além de pirelii e micheli, tem varias outras marcas, maggion (que coloquei e nao tenho do que reclamar), rinaldi, tecnich entre outros.
Atual: Ténéré 660 - Azul 2012
Ex: Ténéré 250 - Preta 2011

Ex: Green Sport 150c - Preta 2008[/color]

Responder