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falando sério..e trocando em miudos é isso mesmo....vc perde no curso "nominal" do sistema , qdo se comprime (pré-carga).
O que o pessoal costuma fazer tbm, é colocar um calço....coisa que eu não recomendaria...mas é possível.
doug01n escreveu: Com a regulagem "mais macia", o estado original das espiras é de estarem menos comprimidas, mais espaçadas. Logo, em um buraco, com um caboclo de 80kg em cima, ela vai ficar com longo curso, e na maioria das vezes absorver bem a irregularidade do terreno sem passar muito para o chassi. A traseira da moto vai abaixar "x"cm até chegar no final do curso.
Com a regulagem "mais dura", o estado original das espiras é de estarem mais comprimidas, como se além do caboclo de 80kg em cima, ainda colocassem 1 saco de cimento junto. Sem ninguém em cima, a moto estará um pouco mais baixa que a outra regulagem. A diferença é que como vc encurtou o tamanho da mola, vc diminuiu também o curso total da suspensão. Uma espira vai encontrar na outra mais cedo. Mas também vc deixou ela tensionada o tempo todo, então a carga inicial da mola é alterada em relação à primeira condição. Logo, é preciso mais força com os mesmos 80kg pra fazer ela comprimir, o que a deixa mais dura.
Na prática, em um buraco onde dava final de curso, pode ser que não dê quando vc deixa ela mais dura, mais pelo fato de que com a mola mais mole ela inicia a sua deformação antes, e isso favorece a continuidade da compressão da mola. Quando ela está mais dura, boa parte da inércia é dissipada no estágio inicial de compressão da mola, e quando ela retorna, chega antes à posição inicial.
Fmm4100 escreveu:Além do calço no amortecedor, temos o recurso de inverter a posição do link para levantar a traseira da moto.
A chato disso é que o descanso lateral fica curto e o cavalete central perde a função, pois as duas rodas permanecem apoiadas no chão.
Não testei o link invertido com a pre-carga baixa, mas pode ser uma alternativa contra a moto baixa e macia ou da moto alta e dura.