Ténéré 250 versus Falcon 400
Re: Ténéré 250 versus Falcon 400
Sobre a Tezinha não posso falar.
Esclarecendo um pouco mais o problema do RR da falcon, comprei a minha falconeta com 7k rodados. De imediato transferi o RR para trás da grade do motor, pegando toda ventania possível, no intuito de baixar a temperatura de operação do mesmo. A elevação da temperatura de funcionamento é que frita os terminais, já que o RR não consegue administrar esse detalhe. Já o do Chiaratto não permite o superaquecimento. Não cabe entrar em detalhes mais técnicos.
E essa bosta de RR adora dar pau em viagens, quando se utiliza a moto durante muito tempo, em alto giro, com o estator mandando um monte de tensão.
Como viajo bastante, tratei de comprar o meu RR do Chiaratto, pagando 130 reais,praticamente metade do preço dos genéricos existentes no mercado, e todos muito ruins.
Devo confessar, a troca foi meramente preventiva. Estou na minha 4ª falcon e nunca tive problema com o RR. Sorte? Provavelmente. Olha que fiz uma viagem do Rio pra Natal, em 2007, sem problemas. Talvez porque a moto fosse 0km. Quem quiser ver o relato acesse:
http://www.saharamaniacos.com.br/forum/ ... =23&t=3356" onclick="window.open(this.href);return false;
Uma coisa posso dizer sobre a falcon: fazendo manutenção preventiva não deixa na mão. Mas, ainda assim, na semana passada dei uma esticada do Rio a Itu. Na volta, quase chegando em casa percebi um pequeno chime. Surpreendentemente um dos rolamentos dianteiros abriu o bico. Detalhe, quando coloquei as rodas novas, comprei tudo novo, inclusive os rolamentos foram dos mais caros - não lembro o nome. Isso há mais ou menos 4 meses e 2 mil kms rodados. Tadavia, não é defeito da moto.
Outra coisa terrível na falcon é a revenda. Se contar o tempo total que postei no moto.com.brrrr, deve passar de 6 meses. Nada de ligação, e-mail, etc. Só uma proposta real de compra, super chorada e que
não deu em nada e outra pra troca por uma Vulcan 500, 1998. Pode? E a moto tá super equipada, com tancão 24litros, rodas alumínio, pneuzada, banco erê e muitos outros trecos, hoje com 16k. Não compro outra, com certeza, seja injetada ou carburada.
Esclarecendo um pouco mais o problema do RR da falcon, comprei a minha falconeta com 7k rodados. De imediato transferi o RR para trás da grade do motor, pegando toda ventania possível, no intuito de baixar a temperatura de operação do mesmo. A elevação da temperatura de funcionamento é que frita os terminais, já que o RR não consegue administrar esse detalhe. Já o do Chiaratto não permite o superaquecimento. Não cabe entrar em detalhes mais técnicos.
E essa bosta de RR adora dar pau em viagens, quando se utiliza a moto durante muito tempo, em alto giro, com o estator mandando um monte de tensão.
Como viajo bastante, tratei de comprar o meu RR do Chiaratto, pagando 130 reais,praticamente metade do preço dos genéricos existentes no mercado, e todos muito ruins.
Devo confessar, a troca foi meramente preventiva. Estou na minha 4ª falcon e nunca tive problema com o RR. Sorte? Provavelmente. Olha que fiz uma viagem do Rio pra Natal, em 2007, sem problemas. Talvez porque a moto fosse 0km. Quem quiser ver o relato acesse:
http://www.saharamaniacos.com.br/forum/ ... =23&t=3356" onclick="window.open(this.href);return false;
Uma coisa posso dizer sobre a falcon: fazendo manutenção preventiva não deixa na mão. Mas, ainda assim, na semana passada dei uma esticada do Rio a Itu. Na volta, quase chegando em casa percebi um pequeno chime. Surpreendentemente um dos rolamentos dianteiros abriu o bico. Detalhe, quando coloquei as rodas novas, comprei tudo novo, inclusive os rolamentos foram dos mais caros - não lembro o nome. Isso há mais ou menos 4 meses e 2 mil kms rodados. Tadavia, não é defeito da moto.
Outra coisa terrível na falcon é a revenda. Se contar o tempo total que postei no moto.com.brrrr, deve passar de 6 meses. Nada de ligação, e-mail, etc. Só uma proposta real de compra, super chorada e que
não deu em nada e outra pra troca por uma Vulcan 500, 1998. Pode? E a moto tá super equipada, com tancão 24litros, rodas alumínio, pneuzada, banco erê e muitos outros trecos, hoje com 16k. Não compro outra, com certeza, seja injetada ou carburada.
63ª - HD Sport Glide, 2019, Vermelha
Re: Ténéré 250 versus Falcon 400
Na ultima Falcon que tive, fiz a mesma coisa coloquei o RR no suporte da buzina p tomar um vento e ainda mandei rebobinar o estator igual ao da Sahara 350, ficou mandando menos voltagem para o RR e não queimou mais, porém mesmo assim resolvi trocá-la pela TE.
Passei algumas peças que estavam na Falcon para a Tenere ( no youtube digite TENERE 250 MOTARD ).
Passei algumas peças que estavam na Falcon para a Tenere ( no youtube digite TENERE 250 MOTARD ).
RD
Re: Ténéré 250 versus Falcon 400
Olá, Shelter,
Vejo que você colocou a thermo tape no escape. Gostou?
A minha primeira falcon foi uma 2001, prata. Tirei zero, daí andei 10km e o motor estourou. A segunda foi uma 2005, dessa mesma cor. A terceira foi uma 2007, igual a atual, cinza e prata. De todas, a que estou agora foi a única comprada usada, mas com 7k, no ano passado.
Também tenho baita vontade de trocar numa TE.
Masssss... Numa 600 de 2 mesmo com um tanque menor do que o meu (24litros).
Tenho apenas 1,70m, mas sempre gostei de moto grande. Depois que inventaram o banco erê, tudo pode ser resolvido.
Vejo que você colocou a thermo tape no escape. Gostou?
A minha primeira falcon foi uma 2001, prata. Tirei zero, daí andei 10km e o motor estourou. A segunda foi uma 2005, dessa mesma cor. A terceira foi uma 2007, igual a atual, cinza e prata. De todas, a que estou agora foi a única comprada usada, mas com 7k, no ano passado.
Também tenho baita vontade de trocar numa TE.
Masssss... Numa 600 de 2 mesmo com um tanque menor do que o meu (24litros).
Tenho apenas 1,70m, mas sempre gostei de moto grande. Depois que inventaram o banco erê, tudo pode ser resolvido.
63ª - HD Sport Glide, 2019, Vermelha
-
- Visitante
Re: Ténéré 250 versus Falcon 400
É isso aí jotace. O aquecimento do retificador é fato em qualquer moto (crítico na Falcon). Tanto que reparei que o da Tetê está posicionado na frente. Ponto pra Tetê!
Mais um ponto para a Tetê no quesito ruído do motor.
Estou amaciando a bichinha e respeitando o limite de 5mil rpm do mauel do própriotário. Mas uma esticadinha de vez em quando não mata ninguém. Fui só até os 6mil e o motor quase não aumentou de volume.
Muito silenciosa e gostosa de andar. Estou adorando!
Mais um ponto para a Tetê no quesito ruído do motor.
Estou amaciando a bichinha e respeitando o limite de 5mil rpm do mauel do própriotário. Mas uma esticadinha de vez em quando não mata ninguém. Fui só até os 6mil e o motor quase não aumentou de volume.
Muito silenciosa e gostosa de andar. Estou adorando!
Re: Ténéré 250 versus Falcon 400
Nao sei se estou certo, mas pelo valor da Falcon pacere que prefiro uma XT660 2008.
Ex: Tenere 250 2011 branca, Xtz 125 K 2012, Crypton ED 2015, Tornado 2007
Atual : XL 250r 1983
Em breve: XT 600Z Tenere
Atual : XL 250r 1983
Em breve: XT 600Z Tenere
Re: Ténéré 250 versus Falcon 400
Pessoal,
Eu troquei a minha Falcon 2004/2004 com + ou - 46.000km rodados muito bem cuidada e conservada por uma Tenere 250 2011/2012 semi-nova 7.000km rodados, que custou a bagatela de R$ 10.300,00.
Pontos positivos - A Tenere é mais econômica, e está como zero, ou seja , já tinha esquecido como é diferente pilotar uma moto nova, toda justinha.E particularmente acho principalmente a Tenere Azul mais bonita que a Falcon.
Pontos Negativos - Falta um pouco de torque e cavalos na Tenere, a Falcon é mais valente, e mais robusta, quase um trator...rs
Resumindo = Entre uma Falcon zero e uma Tenere zero , fico com a Falcon é claro.
Mas com R$ 10.300,00 teria que me contentar com uma Falcon 2008, aí prefiro a minha Tenere quase zero.
Espero ter contribuído com a minha opinião.
abraço a todos,
Fernando.
Eu troquei a minha Falcon 2004/2004 com + ou - 46.000km rodados muito bem cuidada e conservada por uma Tenere 250 2011/2012 semi-nova 7.000km rodados, que custou a bagatela de R$ 10.300,00.
Pontos positivos - A Tenere é mais econômica, e está como zero, ou seja , já tinha esquecido como é diferente pilotar uma moto nova, toda justinha.E particularmente acho principalmente a Tenere Azul mais bonita que a Falcon.
Pontos Negativos - Falta um pouco de torque e cavalos na Tenere, a Falcon é mais valente, e mais robusta, quase um trator...rs
Resumindo = Entre uma Falcon zero e uma Tenere zero , fico com a Falcon é claro.
Mas com R$ 10.300,00 teria que me contentar com uma Falcon 2008, aí prefiro a minha Tenere quase zero.
Espero ter contribuído com a minha opinião.
abraço a todos,
Fernando.
Liberdade e Felicidade é andar de Tiger 900 Rally Pro !!
-
- Visitante
Re: Ténéré 250 versus Falcon 400
Estou pra comprar uma moto e escolhi a Falcon contrariando todos os fãs da Teneré e vou explicar o por que.
Tenho apenas 10 mil pra gastar com isso.
† Teneré: Pode ser mais econômica e talvez mais bonita, é mais moderna com tecnologia nova e tal, menos visada, painel digital cheio de luzinha.... Mas no pouco que andei não tive aquela sensação X que eu buscava, achei ela magra demais. Você olha ela de longe e ela parece grande, mas quando você anda percebe que é apenas uma 250. Com 10 mil eu só consigo uma do ano 2011 aqui em Curitiba
† Falcon: Pode até ser moto velha, usada, rodada, beberrona e não tão bela quanto a Teneré. É carburada, mas e daí, a minha intruder 125cc também é e eu me viro no frio, tenho receio por ser visada pela "bandidage" mas eu pretendo fazer um seguro pelo menos no primeiro ano. Cotei mais ou menos seguindo o meu perfil e aqui em Curitiba deve ficar na faixa de 1,100 na Porto Seguro. Pretendo pegar uma Falcon 2007 pois a 2008 é mais cara, no pouco que andei achei o banco mais confortável e quando acelerei tive a sensação X que eu buscava. Como pretendo usar ela em viagens, acho que a maior potência deve fazer diferença.
Conclusão - Teneré 2011 na faixa de 10,500, mas eu prefiro pagar 9,500 na Falcon 2007
Eu não pretendo comprar moto zero/km, minha opinião pessoal é que elas tem um preço alto demais.
Teneré por 13,500 é muita coisa pra uma 250cc de plástico.
Falcon por 16,900 é absurdo Brasil.
Tenho apenas 10 mil pra gastar com isso.
† Teneré: Pode ser mais econômica e talvez mais bonita, é mais moderna com tecnologia nova e tal, menos visada, painel digital cheio de luzinha.... Mas no pouco que andei não tive aquela sensação X que eu buscava, achei ela magra demais. Você olha ela de longe e ela parece grande, mas quando você anda percebe que é apenas uma 250. Com 10 mil eu só consigo uma do ano 2011 aqui em Curitiba
† Falcon: Pode até ser moto velha, usada, rodada, beberrona e não tão bela quanto a Teneré. É carburada, mas e daí, a minha intruder 125cc também é e eu me viro no frio, tenho receio por ser visada pela "bandidage" mas eu pretendo fazer um seguro pelo menos no primeiro ano. Cotei mais ou menos seguindo o meu perfil e aqui em Curitiba deve ficar na faixa de 1,100 na Porto Seguro. Pretendo pegar uma Falcon 2007 pois a 2008 é mais cara, no pouco que andei achei o banco mais confortável e quando acelerei tive a sensação X que eu buscava. Como pretendo usar ela em viagens, acho que a maior potência deve fazer diferença.
Conclusão - Teneré 2011 na faixa de 10,500, mas eu prefiro pagar 9,500 na Falcon 2007
Eu não pretendo comprar moto zero/km, minha opinião pessoal é que elas tem um preço alto demais.
Teneré por 13,500 é muita coisa pra uma 250cc de plástico.
Falcon por 16,900 é absurdo Brasil.
- diegonunes
- Mestre+
- Mensagens: 1623
- Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
- Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE
Re: Ténéré 250 versus Falcon 400
A Falcon é uma moto boa do ponto de vista usual, mas nunca entendi sua incompetência em se segurar em alta velocidade. Outro troço que costuma dar problema na Falcon é o bendito sistema de descompressão.
A NX400 tem mais torque (ponto muito positivo), é verdade, mas não se espante dela não fazer quase nada além da TNR no quesito velocidade final, em contra partida o consumo e feroz, rs.
Eu não troco a robustez, design funcional (super farol, bolha, pouca carenagem...), consumo, injeção eletrônica e ciclística da TNR por um pouco mais de torque e banco pouco mais macio. A nova falcon, que na verdade não tem nada de novo além da IE custa uma fortuna, a antiga é carburada e bebe que só um papudinho, rs.
Paguei R$ 9.500,00 numa TNR 250cc com 8.000 km rodados, novíssima, duvido ter feito algo melhor no que se diz respeito a custo benefício.
Essa é a minha opinião, estou bastante satisfeito com a moto.
A NX400 tem mais torque (ponto muito positivo), é verdade, mas não se espante dela não fazer quase nada além da TNR no quesito velocidade final, em contra partida o consumo e feroz, rs.
Eu não troco a robustez, design funcional (super farol, bolha, pouca carenagem...), consumo, injeção eletrônica e ciclística da TNR por um pouco mais de torque e banco pouco mais macio. A nova falcon, que na verdade não tem nada de novo além da IE custa uma fortuna, a antiga é carburada e bebe que só um papudinho, rs.
Paguei R$ 9.500,00 numa TNR 250cc com 8.000 km rodados, novíssima, duvido ter feito algo melhor no que se diz respeito a custo benefício.
Essa é a minha opinião, estou bastante satisfeito com a moto.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^
Re: Ténéré 250 versus Falcon 400
Sou proprietário de uma Tenere 250, e fui de uma Fazer 250 também. Tanto a Tenere quanto a Falcon são motos visadas. Vejo vários motociclistas de Falcon (modelo NX4) rodando, mas de Tenere quase nenhum. Na minha opinião, a Tenere deixa a desejar. É a mais barata, como se fosse um modelo de entrada das 250cc trail. Pessoal fala demais, copia e cola opiniões de gente que nem é proprietário. O motor 250cc da Yamaha "dizem" que é confiável, mas é muito amarrado em relação ao 300cc da Honda (CB300/XRE). Quando você busca informação, chega a dar raiva! Vários não tem ponto de vista próprio! Tudo na base de "copiar e colar" uma opinião. Daí é o momento que você lê um monte de bobagens sobre a moto (cabeçote, chassis, roubos). Às vezes, você chega e lê "a XRE tem problemas no cabeçote". Já resolveram nas versões mais novas. Claro, ainda vai aparecer um caso e outro, pontuais, nada alarmante, maciço, entendeu? Sobre a Falcon, há uma grande legião de fãs do modelo antigo. Em contra partida, vejo vários vídeos no YouTube de proprietários da Teneré usando a moto para viajar, colocando um bauleto. Viajam SIM com a moto, é para estrada SIM, mas não tem tanta força e tanta velocidade final.
Resumindo, a Falcon tem mais motor sim. A Tenere é fraca, mas tem estética, e independente do que o pessoal rebata, coisas do tipo "não é moto de estrada", "compre uma 600cc". Não sei sobre a Falcon 400i, mas acredito que tenha um torque "de monster", mas por não ter sexta marcha, fica praticamente a par com a XRE 300cc.
Resumindo, a Falcon tem mais motor sim. A Tenere é fraca, mas tem estética, e independente do que o pessoal rebata, coisas do tipo "não é moto de estrada", "compre uma 600cc". Não sei sobre a Falcon 400i, mas acredito que tenha um torque "de monster", mas por não ter sexta marcha, fica praticamente a par com a XRE 300cc.
-
- Visitante
Re: Ténéré 250 versus Falcon 400
Concordo com você Zepper, gosto é uma coisa complicada e também tem a questão da expectativa, se você vai fazer ou adquirir algo com alta expectativa se deixando levar por tudo o que as pessoas falam, a chance de não gostar é maior. A Tenere é sim uma boa pedida, mas neste forum da TEnere, quase todos são Fãs da moto e é claro que vão falar bem.
Eu precisei testar as duas e não gostei da vibração e do barulho que recebi do motor da Tenere, de fora você percebe que a moto é silenciosa, mas precisei estar sentado e cima do motor em movimento pra testar meu gosto.
Na Falcon certamente instalarei uma bolha mesmo que fique feio pois pretendo fazer curtas viagens, e quanto a velocidade final, não preciso viajar a mais de 120km/h, pelo menos não a todo tempo, ainda mais nas estradas desse país que nunca se sabe o que esperar.
Eu precisei testar as duas e não gostei da vibração e do barulho que recebi do motor da Tenere, de fora você percebe que a moto é silenciosa, mas precisei estar sentado e cima do motor em movimento pra testar meu gosto.
Na Falcon certamente instalarei uma bolha mesmo que fique feio pois pretendo fazer curtas viagens, e quanto a velocidade final, não preciso viajar a mais de 120km/h, pelo menos não a todo tempo, ainda mais nas estradas desse país que nunca se sabe o que esperar.