Mensagem
por Cleber Moura » 07 Jul 2012, 15:11
Ao verificar o link acima, pude perceber alguns detalhes:
"São vários os atributos que fazem da NX 400i Falcon uma motocicleta única em sua categoria. A prova disso é a sua força vindo do motor OHC (Over Head Camshaft), 4 tempos, monocilíndrico, de 397,2 cm3 e cárter seco com sistema RFVC (Radial Four Valve Chamber).
O grande destaque do modelo 2013 é ser alimentado por injeção eletrônica PGM-FI (Programmed Fuel Injection), que aliado ao catalisador, faz com que a motocicleta atenda ao Promot 3 em níveis bem abaixo aos estabelecidos pela legislação.
Desenvolve potência máxima de 28,7 cv a 6.500 rpm, e torque máximo de 3,27 kgf.m a 6.000 rpm, que proporcionam agilidade e desempenho em qualquer situação de uso, além de força para vencer obstáculos urbanos com facilidade, como buracos, lombadas, ruas ou estradas mal pavimentadas.
A NX 400i Falcon possui câmbio de cinco velocidades, com escalonamento que assegura o aproveitamento da potência e do torque, exigindo menos trocas de marchas. O modelo é equipado com partida elétrica, tanque de combustível com capacidade para 15,3 litros (reserva de 5,3 litros) e bateria selada, isenta de manutenção periódica."
Apenas analisando a descrição acima, percebi que:
- Potência: fraca, mesmo com a i.e., é apenas 2cv mais potente que a XRE/CB (292cc). Há outras 250cc mais potentes, mas não são trail on-off (Ninja e COmet: mais de 30cv);
- Torque: achei muito bom, mais que as 292cc da honda (2,81 kgfm) e Té250 (2,1 kfgfm);
- Câmbio: apenas 5 marchas. Sò pra constar, a nova Dafra Next 250 tem 6 marchas;
- Autonomia: não sei, faltam testes em revistas especializadas e dos consumidores para sabermos. Imagino que não seja tão beberrona como a antiga carburada, mas com certeza a autonomia será inferior à Té250 e talvez também à da XT 660.