Ténéré 250 - Serve para longas viagens ?

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
Avatar do usuário
Barnabe
Novato+
Novato+
Mensagens: 56
Registrado em: 18 Set 2011, 11:45
Cidade onde mora: Brasília-DF

Re: Ténéré 250 - Serve para longas viagens ?

Mensagem por Barnabe » 04 Jul 2012, 19:49

Certamente serve para longas viagens.

Fui de Pirassununga para Brasília (820Km) com a minha mudança no lombo da Té. Saí as 07:30 e cheguei 17:40 com duas paradas. O que pude observar:

Velocidade: Na reta era possível manter com relativa tranquilidade 110km/h, chegando por vezes a 120km/h nas descidas. A encrenca foram as subidas. Como estava muito pesada e com um arrasto muito elevado pelo alforge e pela mochila posta na transversal a velocidade caia para 80km/h e pedia uma quarta marcha pois ela não mantinha a rotação com a quinta. Com vento de proa ela penava bastante também. Não compensava esticar mais que isso, pois enrolando o cabo ficava incomodo o esforço do motor e chegava a no máximo 125km/h na reta, não compensando ao meu ver. O único problema aconteceu por vezes ao ultrapassar caminhões na subida emparelhando com os mesmos no topo e não sendo capaz de completar a ultrapassagem na descida quando o caminhão embalava. Por vezes precisei abortar a ultrapassagem e esperar a próxima subida ou um tempo na reta. Mas no geral as ultrapassens foram dentro da idéia. A moto estava com 1100km rodados e acabado de sair da fase de amaciamento, estando ainda um pouco "presa" o que pode ter influênciado também o desempenho.

RPM: Achei o melhor rendimento dela entre 7.000RPM e 7.500RPM, ficando um bom compromisso entre velocidadeXesforço do motor/consumo

Consumo: Muito elevado devido ao peso, e creio, principalmente pelo arrasto, girou em torno de 23,5 Km/l, o que derrubou bastante sua autonomia.

Conforto: Até o meio da viagem foi dentro da idéia, porém daí em diante ficou um tanto desconfortável, principalmente por dor nas costas. Apesar da posição de pilotagem ser relaxada, o banco é mesmo muito fino e após algumas horas a espuma cede e o banco fica bastante duro. Além disso a ergonomia dele não é tão boa quando o formato sugere. Sugestão, comprar um banco Erê e instalar as pedaleiras avançadas, daí creio que de para rodar o mundo sem suar. Principalmente com uma mochila atrás para apoiar as costas. Cheguei meio quebrado, mas como Brasília era o destino final não teve tanto problema, porém numa viagem maior seria complicado rodar mais 800km no outro dia.

Carga: Levei a mudança na moto e não tive problemas em levar uma quantidade bem elevada de peso. Comprei o kit completo do manivela com babageiro, reforço e afastador de alforge. Baú Give e Alforges Gift. A moto ficou bem controlável, ficando apenas com a frente um tanto leve, e temperamental em curvas de baixa pelo CG elevado, mas que acostumei nos primeiros quilometros. Fica a ressalva para os freios que penam com a inércia maior e requerem uma antecipação maior nas frenagens, portante precisei ficar bastante atento para evitar freiadas de emergência.

Conclusão: A Tézinha vai te levar para onde quiser ir, porém no ritmo dela e sem a possibilidade de dar aquela esticada para quebrar a monotonia em grandes retas. Mas por sua cilindrada e posicionamento no mercado (preço) o resultado final é muito positivo e certamente ela pode sim ser uma boa companheira de longos percursos.

Forte abraço

Seguem as fotos do caminhão de mudança

Imagem

Saída de Pira

Imagem

Ponte antiga ne divisa SP-MG

Imagem

Eidi
Visitante
Visitante

Re: Ténéré 250 - Serve para longas viagens ?

Mensagem por Eidi » 10 Jul 2012, 02:33

Nossa Barnabe,
Ta legal q tava bem carregada né,
Mas eu pego rodovia todos os dias com minha titan 150 engarupado,
Tenho 78 kilos e o garupa mais ou menos isso.
Em subida em quarta eu meto 90 direto, em reta uns 100-110 e na descido ela pega 130 de boa...
Comprei a minha tenere 2013, irá chegar dia 20/07.
Observei alguns comentarios sobre velocidade cruzeiro e tals,
Contudo estou começando a me desanimar com essa motoca ai heim..
To me arrependendo em nao ter pego a XRe =/
Vl

Avatar do usuário
barraforte
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 462
Registrado em: 20 Mar 2012, 23:00
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Ténéré 250 - Serve para longas viagens ?

Mensagem por barraforte » 10 Jul 2012, 02:46

Bacana o relato @Barnabe, coitada da motoca estava em tanto quanto carregada. E com coisas pesadas.
A solução para este desconforto, além da troca do banco, seriam paradas mais próximas. Ajudaria bastante no alongamento das pernas e dos braços.


Salve @Eidi
Relaxa cara. Relatos servem como parâmetros.
Espere sua Té chegar, faça o amaciamento como se deve, e então veja se gosta da motoca.
Se for levar os relatos ao pé da letra conheço algumas pessoas que tinham XRE e trocaram pela Ténéré... e estão muito satisfeitos.
Espero que você seja muito feliz com a nova ténéré e que ela te traga muitos benefícios. Um deles aliás, é que em grande parte as garupas se sentem mais confortáveis.

ABS!
Barra Forte - Caloi
Bilhete Único

Motocicleta e Sogra, você acaba tendo uma...

Avatar do usuário
Barnabe
Novato+
Novato+
Mensagens: 56
Registrado em: 18 Set 2011, 11:45
Cidade onde mora: Brasília-DF

Re: Ténéré 250 - Serve para longas viagens ?

Mensagem por Barnabe » 12 Jul 2012, 23:43

Eidi escreveu:Nossa Barnabe,
Ta legal q tava bem carregada né,
Mas eu pego rodovia todos os dias com minha titan 150 engarupado,
Tenho 78 kilos e o garupa mais ou menos isso.
Em subida em quarta eu meto 90 direto, em reta uns 100-110 e na descido ela pega 130 de boa...
Comprei a minha tenere 2013, irá chegar dia 20/07.
Observei alguns comentarios sobre velocidade cruzeiro e tals,
Contudo estou começando a me desanimar com essa motoca ai heim..
To me arrependendo em nao ter pego a XRe =/
Vl

Salve Eidi!

O que limitou o desempenho da moto foi o arrasto também e não só o peso, creio que as tralhas que levei atrapalharam mais do que uma garupa. Com relação as velocidades daria para ter puxado um pouco mais, mas como a viagem era longa não queria rodar o tempo todo no limite da moto. Mas realmente com relação a velocidades não vai ser muito diferente do que você postou nas mesmas situações. A titan é bastante pequena, fina, baixa e com um pneu igualmente fino e liso, tudo contribuindo para um baixo arrasto e atrito melhorando o aproveitamento da potencia e facilitando a velocidade final. Se você pegar uma fazer com o mesmo motor da Té vai ver que ela rende mais que a tenere pelos mesmo motivos. O ganho perceptivo que você vai ver é na aceleração, bem superior a uma 150 e no comforto pelo porte maior da moto, , posição relaxada de pilotagem, carenagem e pelo longo curso de suspençã que absorve as irregularidades do asfalto, bem como numa condução mais prazerosa pela ciclistica mais afinada. Mas com certeza não é moto para dar pau, como também não é a XRE. Se a idéia é velocidade final com a mesma cilindrada a melhor pedida são as street, ou as pequenas esportivas como Ninja, Kasinski comet ou a nova da honda 250cc.

Forte abraço

Avatar do usuário
Barnabe
Novato+
Novato+
Mensagens: 56
Registrado em: 18 Set 2011, 11:45
Cidade onde mora: Brasília-DF

Re: Ténéré 250 - Serve para longas viagens ?

Mensagem por Barnabe » 12 Jul 2012, 23:49

[quote="barraforte"]Bacana o relato @Barnabe, coitada da motoca estava em tanto quanto carregada. E com coisas pesadas.
A solução para este desconforto, além da troca do banco, seriam paradas mais próximas. Ajudaria bastante no alongamento das pernas e dos braços.


Salve Barraforte!

Umas paradas a mais seriam bemvindas, mas nos dias mais curtos do inverno, numa moto que não dá para puxar muito a velocidade fica restrito o tempo de sol para viajar. Como a idéia foi fazer a viagem de dia para não dar chace pro azar no trecho vazio de Catalão até Brasilia bem como para evitar as horas mais frias optei por reduzir e agilizar as paradas, de forma a chegar com luz ainda no destino. Quanto a moto ela tirou de letra a bagagem, com elogio para o bom desempenho da suspenção traseira mesmo com tanto peso.

Forte abraço

conrado
Visitante
Visitante

TENERE PARA VIAGEM

Mensagem por conrado » 04 Ago 2012, 19:45

Boa noite , irmãos! Acabei de chegar de uma viagem de 6528 km com a minha MIRAGE 250 2009 carburada. FIZEMOS : CALDAS NOVAS- IBOTIRAMA-LENÇÓIS - JUAZEIRO - PETROLINA - SALGUEIRO - CARUARU - RECIFE e RETORNO seguindo o mesmo até PETROLINA e ai JACOBINA - XIQUE-XIQUE- BARRA - POSSE - CALDAS NOVAS. Eu e minha esposa chegamos a conclusão que temos que mudar para uma trail, devido as nossas estradas, ai veio a XRE e a TENERE 250 ( A PATROA GOSTO MAIS DA TENERE ). Pergunto a vocês , ela é uma moto boa para viagens ? Estou vendo ela pela boa opção de preço, e a muito tempo eu tive uma rx 180 e dt 180. Bem da verdade que queira uma XT 660 mais o preço ainda não é para um misero morto como eu. Rsrsr Eu tenho 1,74 tem algum irmãos do fórum com esta altura com a sua tenere? FIZ : CALDAS NOVAS- IBOTIRAMA-LENÇÓIS - JUAZEIRO - PETROLINA - SALGUEIRO - CARUARU - RECIFE e RETORNO seguindo o mesmo até PETROLINA e ai JACOBINA - XIQUE-XIQUE- BARRA - POSSE - CALDAS NOVAS. ( TODA VIAGEM FOI NA MIRAGE 250 , EU E MINHA ESPOSA )

OBS. Ela iria sem problemas em uma viagem como esta, como uma velocidade de cruzeiro de 100 a 110 km?
Como é este reforço de chassis para poder colocar mais peso?

Grato

Conrado

Douglas Santos
Visitante
Visitante

Re: TENERE PARA VIAGEM

Mensagem por Douglas Santos » 05 Ago 2012, 10:29

Pode ir de Ténéré 250 sim! Mecanica tranquila e moto bem economica, viagem de cruzeiro com garupa é essa mesmo.


Abraços!

Avatar do usuário
BruceD
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 482
Registrado em: 18 Jun 2012, 01:22
Cidade onde mora: Ribeirão Pires/SP

Re: TENERE PARA VIAGEM

Mensagem por BruceD » 05 Ago 2012, 10:55

Dê uma olhada no fórum, tem diversos tópicos relacionados com sua dúvida... a moto com certeza aguenta o tranco, mas acho que você vai sofrer com o banco, é bastante desconfortável pra longos períodos, vários aqui trocaram por bancos Erê... respeitadas suas limitações, dá pra ir longe com ela, um companheiro aqui do Fórum fez uma viagem de uns 12.000km com ela sem problemas

Avatar do usuário
BruceD
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 482
Registrado em: 18 Jun 2012, 01:22
Cidade onde mora: Ribeirão Pires/SP

Re: TENERE PARA VIAGEM

Mensagem por BruceD » 05 Ago 2012, 10:57

viewtopic.php?f=6&t=1163" onclick="window.open(this.href);return false;

conrado
Visitante
Visitante

Re: TENERE PARA VIAGEM

Mensagem por conrado » 05 Ago 2012, 11:37

Muito obrigado, Bruce! Com relação ao banco eu já tinha visto que tem que trocar mesmo.. Na minah mirage eu tenho o Ere..

Eu até tinha visto a XRE 300, mas confesso que com tantos relatos de problemas fiquei com um certo medo.. E sõ são 50cc a mais.

Bons ventos

Conrado

Responder