Comparativo - Ténéré 250 ou XRE 300 ?

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Comparativo - Ténéré 250 ou XRE 300 ?

Mensagem por diegonunes » 23 Mai 2012, 11:27

doung01n, estou brincando quando a MP.

Nas duas Fazers que tive, foi necessário pedir pra regular as válvulas, também. Realmente há Concessionárias e concessionárias.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Avatar do usuário
DiegoGarrafa
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 262
Registrado em: 01 Mai 2012, 21:56
Cidade onde mora: Belo Horizonte/MG
Localização: Belo Horizonte/MG

Re: Comparativo - Ténéré 250 ou XRE 300 ?

Mensagem por DiegoGarrafa » 23 Mai 2012, 12:37

diegonunes escreveu:É exatamente como o Monteiro falou, muita gente aqui não entende de mecânica e fica metendo o pau no que não entende.

O motor da XRE aciona suas válvulas usando tuchos mecânicos, ao contrário da Tenere, que usa balancins. Ambos possuem vantagens e desvantagens. O detalhe corre mais sobre o motor da XRE, pois o uso do tal item, requer uma regulagem de amaciamento diferenciada. O cedimento inicial (primeiros 4k) das sedes das válvulas deste motor não é sensível, e faz necessário a regulagem. Como dito, os próprios mecânicos "esquecem" de fazer essa verificação, iniciando-se os problemas.

Na prática, quando acontece o cedimento das sedes, a válvula permanecem ligeiramente abertas quando eram pra estar totalmente fechadas, da mesma forma, o estrangulamento, causando falha da compressão e erro de admissão e escape. Minha moto tem 21 mil e nunca deixou de pegar de primeira ou ter perda de potência, o funcionamento do motor é um reloginho. Isso é mágica? De maneira nenhuma, só tive a preocupação de nos quilômetros iniciais, manter a folga das válvulas exata, não há nenhum segredo. Tá tudo aqui anotado, verificado com paquímetro, lâminas de medição, manômetro, tudo dentro do especificado.

Sempre que posto aqui, tomo o cuidado para não galgar o xiitismo. Pra quem não me conhece, vou repetir, sou fã da Yamaha, mas por questões particulares, a T250 não me agradou tanto quanto a XRE.

Só tenho visto aqui, dos proprietários de T250, posts que denigrem a imagem da XRE. São postados ao relento, sem nenhuma busca técnica. Porque vocês não pesquisam também os casos de sucesso, que são maioria? Isso é demonstrado nos dados da Abraciclo.

Conheço diversos casos de grandes viagens, de pessoas montadas em suas XRE's. Estou falando de viagens de 10 a 50 mil quilômetros. Posso citar dois nomes, José Carlos (Odisseia Pessoal) e Wladimir Ortiz.

Então meus nobres amigos, antes de meter o pau do que não sabe, pesquisem. Lembrem-se que pesquisar não é simplesmente coletar dados.

Se fosse assim, o que tem de Tenere 250 babando óleo, rangindo suspensão, fazendo barulho, enferrujando roda, quebrando quadro por causa de bau... Eu não posto esse tipo de coisa aqui.

Cada moto tem suas vantagens e desvantagens. Tem itens que confio mais na T250 do que XRE, e vice versa. Inclusive, tenho recebido mensagens particulares e indicado a T250cc em alguns casos.

Helano pode bisbilhotar minhas MP e comprovar o que estou dizendo, hehehe.

:joinha:

Diego , concordo com vc em genero, numero e grau....não sou mecânico mas entendo bem de mecânica.

e outra gosto é gosto, cada um tem o seu.

O que eu quero dizer que eu Diego Campara de Moura vulgo "Garrafa" não quero outra XRE nem se ela for feita de ouro maciço.

E com certeza existiram pessoas que adoram a XRE....eu não gosto, e falo mal dela pra todos os amigos que me perguntam sobre a moto....infelizemnet comigo a Honda e principalmente a XRE queimou o filme...e faço minha propaganda negativa. Do mesmo jeito que muitos fazem a positiva.

e no mais é isso...o mundo é feito disso diversas opiniões divergentes uma da outra para posteriormente existir um crscimento mutuo.

Abraços e tamu junto!!!
Yamaha YS 250 FAZER 08/08 - 11/2011 À 05/2012 * Yamaha XTZ 250 TÉNÉRÉ 12/12 - 05/2012 À 07/2013
Honda BIZ 125 o9/o9 - 12/2009 À 03/2011 * Honda XRE 300 11/11 - 03/2011 À 11/2011

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Comparativo - Ténéré 250 ou XRE 300 ?

Mensagem por diegonunes » 23 Mai 2012, 13:00

Concordo plenamente Garrafa.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Avatar do usuário
Monteiro
Usuário
Usuário
Mensagens: 122
Registrado em: 12 Ago 2011, 22:03
Cidade onde mora: Salvador-BA

Re: Comparativo - Ténéré 250 ou XRE 300 ?

Mensagem por Monteiro » 23 Mai 2012, 22:42

Garrafa escreveu: e no mais é isso...o mundo é feito disso diversas opiniões divergentes uma da outra para posteriormente existir um crscimento mutuo.

Abraços e tamu junto!!!
Garrafa;
concordo que cada um, tem uma opinião, e respeito muito a opinião de cada um, assim como gosto que respeitem a minha também;
á esqueci de citar, mas falo agora, Garrafa vc disse que a XRE é mais dura...
mas a XRE é mais macia e também mais off de que a tenere...
A questão levantada por mim e pelo Diego nunes, é que se cria um rótulo negativo, e que não é tão simples assim;
É o que colocamos, (eu e o Diego), é que na maioria dos donos da XRE, não tem esse conhecimento,
o porque que se dá tal problema... imagine quem ainda não possui uma ...
então nós demos uma explicação técnica, do porque do problema;
E é como dissemos, se for feita a regulagem das válvulas, esse problema não existirá...
pergunta p/ os donos, ou ex donos de XRE, com quantos kms foi feita a seleção de pastilhas...
a do Bobbe mesmo se não me engano, foi feita com 12.000 kms...(é que ele editou mas...acho que foi 12 mesmo)... então, é p/ ser feita a verificação em todas as revisões programadas(4.000 em 4.000), e se preciso for, seleção de pastilhas...
mas os mecânicos só querem fazer se der algum problema, dai já é tarde...
é como citou o Helano, (a opinião é baseada em fatos), como obtive esse conhecimento sobre essa questão, estou explicando o que acontece de fato na moto, é diferente de achar isso ou aquilo...
mas o pessoal que está debatendo a questão, fica de boa,
Bobbe, a discussão é um aprendizado p/ nós, como disse o Garrafa...estamos todos aqui, p/ acrescentar algo.
então que não levemos p/ o lado pessoal...
Todas as opiniões são válidas, porém, tem que ter um conhecimento melhor nessa questão da XRE, para não acabarmos falando, sem saber, o real motivo do problema;
Bom, as explicações estão ai...
abraço Bobbe, Garrafa, Diegonunes, e toda a turma!
R.MONTEIRO

cassioxtz
Participativo
Participativo
Mensagens: 375
Registrado em: 06 Set 2011, 03:13
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Comparativo - Ténéré 250 ou XRE 300 ?

Mensagem por cassioxtz » 24 Mai 2012, 03:40

Eu particularmente prefiro a Tornado.

Sabem me dizer se os motores DOHC 250 Honda também precisam desses ajustes de 4 em 4 mil kms?

A Honda poderia ter continuado a Tornado e melhorado: banco, farol, painel e ter colocado freio a disco traseiro e injeção eletrônica nela.

O conjunto ficaria DEZ!!!

:thumbup:
Ex: XTZ 250 Lander / XTZ 250Z Ténéré
Atual: XT 225 / Lead


Pensamento onde ele vai...chegar antes de você...não importa o tempo, nem lugar...importa é viver! YAMAHA

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Comparativo - Ténéré 250 ou XRE 300 ?

Mensagem por diegonunes » 24 Mai 2012, 08:15

Pois é. Queria fazer uma retificação sobre as folgas. Na verdade, ao haver assentamento da válvula, a folga diminui, havendo necessidade de substituir as pastilhas sob os tuchos por outras de menor espessura.

Achei estranho o comentário do Garrafa quanto a maciez da XRE. Um dos fatores que me fez escolher a bicuda, foi justamente a maior maciez e possibilidade maior de cópia do terreno pela XRE, afinal, seu caráter mais off trás essa característica. Achei a T250 mais durinha. Minha namorada também sentiu maior conforto na XRE. Também não sei se é retrato do banco mais macio da XRE.

Felizmente, antes de escolher uma das duas, tive a possibilidade de fazer test drive completo nas duas motos, com direito a cidade, viagem e estrada de barro.

Aquela bolha da T250 é um show, senti falta dela quando pulei pra XRE, hehehe.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Comparativo - Ténéré 250 ou XRE 300 ?

Mensagem por diegonunes » 24 Mai 2012, 08:27

cassioxtz escreveu:Eu particularmente prefiro a Tornado.

Sabem me dizer se os motores DOHC 250 Honda também precisam desses ajustes de 4 em 4 mil kms?

A Honda poderia ter continuado a Tornado e melhorado: banco, farol, painel e ter colocado freio a disco traseiro e injeção eletrônica nela.

O conjunto ficaria DEZ!!!

:thumbup:
Realmente a Tornando é uma moto muito acertada, mas seu apelo é muito off pra quem pretende usar a moto pra viajar. Quando entrei nas trails, minha ideia era comprar a Lander. Quando andei, notei que minha bunda iria agradecer se não comprasse, rs.

Ai parti pra trails mais on.

O que sei é que o cabeçote da XRE sofreu algumas alterações, mas o processo de funcionamento continua o mesmo, ou seja, tuchos, 4v e duplo comando.

Precisa ficar claro que não é sempre que se deve regular as válvulas a cada 4k, essa quilometragem é pra fazer a verificação. A minha por exemplo, só foi regulada uma única vez. Como disse, consegui antecipar os problemas ocasionados pelo assentamento, na revisão de rotina, proposta pela manual.

Não sei qual o espanto de vocês. Na XRE é preciso verificar a cada 4k, na T250, Lander e Fazer, a cada 5k. Aposto que muita gente aqui nunca fez, hehehe.

Imagem

:joinha:
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Comparativo - Ténéré 250 ou XRE 300 ?

Mensagem por diegonunes » 24 Mai 2012, 08:30

Aproveitando, alguém sabe informar se o punho da Lander, T250, Fazer... cabe perfeitamente na XRE sem cortes ou adaptações?

Melhor ainda! Alguém poderia verificar a medida do comprimento das manoplas da T250?
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Avatar do usuário
Monteiro
Usuário
Usuário
Mensagens: 122
Registrado em: 12 Ago 2011, 22:03
Cidade onde mora: Salvador-BA

Re: Comparativo - Ténéré 250 ou XRE 300 ?

Mensagem por Monteiro » 24 Mai 2012, 09:24

diegonunes escreveu:
Realmente a Tornando é uma moto muito acertada, mas seu apelo é muito off pra quem pretende usar a moto pra viajar. Quando entrei nas trails, minha ideia era comprar a Lander. Quando andei, notei que minha bunda iria agradecer se não comprasse, rs.

Ai parti pra trails mais on.

O que sei é que o cabeçote da XRE sofreu algumas alterações, mas o processo de funcionamento continua o mesmo, ou seja, tuchos, 4v e duplo comando.

Precisa ficar claro que não é sempre que se deve regular as válvulas a cada 4k, essa quilometragem é pra fazer a verificação. A minha por exemplo, só foi regulada uma única vez. Como disse, consegui antecipar os problemas ocasionados pelo assentamento, na revisão de rotina, proposta pela manual.

Não sei qual o espanto de vocês. Na XRE é preciso verificar a cada 4k, na T250, Lander e Fazer, a cada 5k. Aposto que muita gente aqui nunca fez, hehehe.

Imagem

:joinha:
Diego;
faço minha as sua palavras :joinha:
A T 250, foi paixão a 1ºa vista, mas, por outras questões acabei pegando a XRE...
o comando de válvulas da T, é por balancins???
se a T 660z, fosse pelo menos dois cilindros, eu iria me preparar p/ pegar uma, acho ela um show!!!
abraço turma!!!
R.MONTEIRO

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Comparativo - Ténéré 250 ou XRE 300 ?

Mensagem por diegonunes » 24 Mai 2012, 09:28

Exatamente, balancins. Eu sou fã da parruda e cavala XT660 R. Perfeita pra mim. Penso que seja meu próximo up. Quando? Ai só tempo vai dizer, kkkkkk.

Imagem
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Responder