Comparativo - Ténéré 250 ou XRE 300 ?

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
Avatar do usuário
Beto Klein
Participativo
Participativo
Mensagens: 368
Registrado em: 19 Jun 2011, 17:05
Cidade onde mora: Taquara-Jaquirana/RS
Localização: Taquara-Jaquirana/RS

Re: Comparativo - Ténéré 250 ou XRE 300 ?

Mensagem por Beto Klein » 15 Mai 2012, 23:00

kablack escreveu:Hoje à tarde encontrei um amigo com uma CB300R (mesmo motor da XRE).

Perguntei para ele se o motor vaza.

Ele respondeu: - "Vaza sim. Todos os motores das 300 da Honda vazam. E daí? Qual o problema. Lava a po**a da moto e limpa o vazamento."
...
Depois emendou: -"Car#lho meu! Vc. é chato pra cacete com suas coisas, hein!? Vai curtir a vida meu!! Desencana da p#rra da moto. Você é um p*ta de um neurótico!!! Nem sei como consegue andar de moto desse jeito. Compra uma Cheroka blindada e vai morar num Bunker!!!"

.... Fui obrigado a concordar... O cara tá feliz da vida com a CB300R dele e eu encanando com tudo em com todos...

Detalhe: O cara é piloto de Boing!!!

Abraços
Kablack,

Tomara que os mecânicos que prestam manutenção no Boing que ele pilota sejam tão chatos e neuróticos quanto você, caso contrário...
:shock: :mudo:

Fico imaginando ele dizendo pro mecânico do Boing:
-Tem uma turbina falhando!!!

Mecânico:
- Não dá bola, a 3000 pés ela volta ao normal. Tinha um vazamento no sistema de refrigeração, mas passamos uma querosene e um pano para não aparentar, coisa pouca.

:batecabeca:

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Comparativo - Ténéré 250 ou XRE 300 ?

Mensagem por Kakko » 15 Mai 2012, 23:26

:risadinha: ...... hondinha x boeing.....que parada heim....logo logo tem pernambucano que vai surtar

hehehe.... :mrgreen:
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: Comparativo - Ténéré 250 ou XRE 300 ?

Mensagem por kablack » 16 Mai 2012, 09:31

O cara tem umas 5 motos. P#ta louco. Vai para o aeroporto de Honda Dream e deixa "abandonada" por mais de semana quando vai viajar.

Beto:

Tenho certeza absoluta que o Boing está com a manutenção 350% em dia. Talvez seja isso mesmo... O cara tá tão de saco cheio das rotinas de segurança da aviação que deixa as motinhos à vontade...

Abraço
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Comparativo - Ténéré 250 ou XRE 300 ?

Mensagem por diegonunes » 17 Mai 2012, 15:47

Kakko escreveu::risadinha: ...... hondinha x boeing.....que parada heim....logo logo tem pernambucano que vai surtar

hehehe.... :mrgreen:
Quer pescar é? kkk

Não sou Pernambucano, sou Sergipano.

Só posso dizer uma coisa; a XRE joga óleo na cara das Teneres 250cc, tenho que confirmar. :lol:

:urrruuu:
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Avatar do usuário
Bobbe
Novato+
Novato+
Mensagens: 51
Registrado em: 19 Dez 2011, 17:46
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Campinas/sp

Re: Comparativo - Ténéré 250 ou XRE 300 ?

Mensagem por Bobbe » 17 Mai 2012, 17:01

...( deixa pra lá...)...

Yamaha/Tenere 250 é pura confiança.

E eu que, um dia, pensei que fosse andar só de Honda o resto da vida...

abr
Editado pela última vez por Bobbe em 23 Mai 2012, 18:06, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
DiegoGarrafa
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 262
Registrado em: 01 Mai 2012, 21:56
Cidade onde mora: Belo Horizonte/MG
Localização: Belo Horizonte/MG

Re: Comparativo - Ténéré 250 ou XRE 300 ?

Mensagem por DiegoGarrafa » 19 Mai 2012, 17:30

msfazer;

Tive as duas...a XRE é um pouco mais Dura o que é normal nas, e realmente o pulmão a mais que o motor da XRE tem em retomadas com garupa e bagagem faz uma pequena diferença. mas nada relevante. (com as infinitas dores de cabeça) acho que nem eeses ponto são relevatens.

Quanto a Tenerenem se fala na ciclistica né, macia e esguia, otima de curvas a (XRE tb era) boa nas retomadas e imponente, a unica coisa que começou a me preocupar foi o barulho que a corrente faz quando passa por obstaculos (parece que ela bate na balança e fica fazendo um barulho muito chato) mas so quando tem garupa. e tb a falta de pulmão abaixo dos 4 mil giros. tirando isso e juntando com a confiança que o motor yamaha passa. acho que fiz uma otima escolha....agora e esperar mais uns tres anos e pular pra TEnere660z....aos pouquinhos eu chego lá.

Na mais e isso.
abraços!!!
Yamaha YS 250 FAZER 08/08 - 11/2011 À 05/2012 * Yamaha XTZ 250 TÉNÉRÉ 12/12 - 05/2012 À 07/2013
Honda BIZ 125 o9/o9 - 12/2009 À 03/2011 * Honda XRE 300 11/11 - 03/2011 À 11/2011

Avatar do usuário
Monteiro
Usuário
Usuário
Mensagens: 122
Registrado em: 12 Ago 2011, 22:03
Cidade onde mora: Salvador-BA

Re: Comparativo - Ténéré 250 ou XRE 300 ?

Mensagem por Monteiro » 21 Mai 2012, 09:51

Helano escreveu:Bom gente,

Como todos sabem (pelo menos os que já me conhecem) eu não tenho fidelidade nem "xiitismo" nenhum em relação a marcas ou modelos de veículos. Outra característica minha é que não me apego a opiniões, mas sim a fatos concretos. Todos sabemos aqui que na Ténéré 250 a Yamaha deu algumas mancadinhas imperdoáveis (toc-toc suspensão, tubos óleo que vazam, ausência de bagageiro etc.).

Por outro lado, a "super" Honda (como alguns vêem) também tem feito umas boas "caquinhas" na "maravilhosa" Xre300. Essa semana um amigo da faculdade me mostrou como está a Xre dele... a moto com apenas 4mil km rodados dá uma trabalheira dos infernos pra pegar de primeira (pior que carburador) e quando pega fica numa engasgação só.... fora isso, o consumo da moto está altíssimo (média de 20 km/l) e SIM, tem o vazamento de óleo no cabeçote!!!! Esse papo de que esse problema já foi definitivamente resolvido é pura lenda!!


Né por nada não, mas minha branquela com mais de 14mil km rodados, está sequinha, nunca vazou nada e já passou mais de 20 dias parada (quando tive o problema no ombro e fiquei sem andar de moto) e quando liguei ela novamente, pegou de primeira, lisinha, sem dificuldade, sem engasgos... consumo? Minha última média foi de 32km/l. Seguro? Paguei R$ 800,00 na Porto, enquanto a dele queriam cobra mais de 2mil.... enfim... por essas e outras ainda acho a Ténéré muito mais moto que o mosquitão...
Helano,
citei seu post porque tocou diretamente no problema da XRE;
Bem, tenho uma XRE 2011, c/ quase 6.000 kms;
Todos sabem que há um problema de vazamento de óleo pela junta e coxins do cabeçote...
não é "normal", mas é simples de resolver trocando a junta e o coxim... (por conta da honda)
a minha até o momento deste meu post, não apresentou vazamento algum...
o problema da XRE, "são os mecânicos"; EXPLICO:
A minha c/ 5.500 kms rodados, apresentou tal problema,
dificuldade na partida, (só pegava se acelerar), e não ficava em marcha lenta... fiquei puto da vida e comentei no XRE... meti o pau na moto... mas não é p/ tanto;
O problema se dá pelo desgaste no amaciamento do motor, e o assentamento das válvulas na sede,
quando acontece esse desgaste e assentamento das válvulas nas sedes, a folga das válvulas diminuem, dificultando o funcionamento do motor;
O que fazer p/ solucionar o "problema"? É simples;
EXIGIR nas revisões programadas (4.000 em 4.000) que seja feita a verificação das folgas das válvulas, e se preciso for, regular as folgas das mesmas, (seleção de pastilhas)...
quando levei minha moto p/ a revisão de 4.000kms, comentei c/ o chefe da oficina sobre isso c/ ele,
ele, por sua vez, disse que não precisava...
então exigi um documento (ordem de serviço), discriminando o que foi feito na tal "revisão", pois se apresentasse algum problema, iria voltar lá p/ ele assumir...
não deu outra, c/ 5.500 kms a moto apresentou o tal problema citado acima, só pega se acelerar, e não mantem em baixa...
retornei a concessionária, chamei o gerente de serviços e passei o ocorrido ao conhecimento dele;
Ela mandou verificar as folgas das válvulas e constataram que estava fora do padrão, (pouca folga),
o que causa toda essa polêmica em torno da moto.
Depois de feita a seleção de pastilhas, a moto voltou ao normal...
Conclusão:
o problema está na (preguiça) dos mecânicos em fazer o que está recomendado no manual...
por isso recomendei a todos os companheiros do XRE, que EXIJAM a verificação das folgas de válvulas e se preciso for, seleção de pastilhas, feito isso, não haverá problemas...
caso isso não seja feito, ai sim causará problemas...
Espero que tenham todos entendido o que relatei, e espero também que sirva p/ acabar c/ o rótulo de que não presta... feito devidamente o ajuste de folga das válvulas = sem problemas...
no mais, tou feliz c/ ela,
Acho uma moto valente, bom torque, confortável, freio bom, banco largo e macio em dois níveis, bagageiro, farol bom 55/60w, rodas e balança em alumínio, suspensão boa e macia p/ uso on/off, etc...
tou fazendo 27,5 km/l...
não tenho "xiitismo" nem fidelidade c/ marca A ou B,
só estou explicando o que acontece tecnicamente na moto, é só regular as válvulas, e não causará problemas, simples assim...
abraço a turma!!!
R.MONTEIRO

Avatar do usuário
Bobbe
Novato+
Novato+
Mensagens: 51
Registrado em: 19 Dez 2011, 17:46
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Campinas/sp

Re: Comparativo - Ténéré 250 ou XRE 300 ?

Mensagem por Bobbe » 23 Mai 2012, 07:50

...pois, é...

...nada mais a declarar sobre os comparativos...

Tive experiência com uma Honda, agora estou tendo com uma Yamaha.

Fico com a Yamaha.

Ponto.
Editado pela última vez por Bobbe em 23 Mai 2012, 18:08, em um total de 2 vezes.

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Comparativo - Ténéré 250 ou XRE 300 ?

Mensagem por diegonunes » 23 Mai 2012, 09:00

É exatamente como o Monteiro falou, muita gente aqui não entende de mecânica e fica metendo o pau no que não entende.

O motor da XRE aciona suas válvulas usando tuchos mecânicos, ao contrário da Tenere, que usa balancins. Ambos possuem vantagens e desvantagens. O detalhe corre mais sobre o motor da XRE, pois o uso do tal item, requer uma regulagem de amaciamento diferenciada. O cedimento inicial (primeiros 4k) das sedes das válvulas deste motor não é sensível, e faz necessário a regulagem. Como dito, os próprios mecânicos "esquecem" de fazer essa verificação, iniciando-se os problemas.

Na prática, quando acontece o cedimento das sedes, a válvula permanecem ligeiramente abertas quando eram pra estar totalmente fechadas, da mesma forma, o estrangulamento, causando falha da compressão e erro de admissão e escape. Minha moto tem 21 mil e nunca deixou de pegar de primeira ou ter perda de potência, o funcionamento do motor é um reloginho. Isso é mágica? De maneira nenhuma, só tive a preocupação de nos quilômetros iniciais, manter a folga das válvulas exata, não há nenhum segredo. Tá tudo aqui anotado, verificado com paquímetro, lâminas de medição, manômetro, tudo dentro do especificado.

Sempre que posto aqui, tomo o cuidado para não galgar o xiitismo. Pra quem não me conhece, vou repetir, sou fã da Yamaha, mas por questões particulares, a T250 não me agradou tanto quanto a XRE.

Só tenho visto aqui, dos proprietários de T250, posts que denigrem a imagem da XRE. São postados ao relento, sem nenhuma busca técnica. Porque vocês não pesquisam também os casos de sucesso, que são maioria? Isso é demonstrado nos dados da Abraciclo.

Conheço diversos casos de grandes viagens, de pessoas montadas em suas XRE's. Estou falando de viagens de 10 a 50 mil quilômetros. Posso citar dois nomes, José Carlos (Odisseia Pessoal) e Wladimir Ortiz.

Então meus nobres amigos, antes de meter o pau do que não sabe, pesquisem. Lembrem-se que pesquisar não é simplesmente coletar dados.

Se fosse assim, o que tem de Tenere 250 babando óleo, rangindo suspensão, fazendo barulho, enferrujando roda, quebrando quadro por causa de bau... Eu não posto esse tipo de coisa aqui.

Cada moto tem suas vantagens e desvantagens. Tem itens que confio mais na T250 do que XRE, e vice versa. Inclusive, tenho recebido mensagens particulares e indicado a T250cc em alguns casos.

Helano pode bisbilhotar minhas MP e comprovar o que estou dizendo, hehehe.

:joinha:
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Avatar do usuário
doug01n
Administrador
Administrador
Mensagens: 1985
Registrado em: 31 Jan 2011, 15:42
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Rio de Janeiro / Barra da Tijuca
Contato:

Re: Comparativo - Ténéré 250 ou XRE 300 ?

Mensagem por doug01n » 23 Mai 2012, 09:38

Tezinha tá com 31.000km. Efetuadas as trocas das mangueiras de óleo, mais nenhum problema mecânico.

Estranho esse problemas na verdade ser uma falha generalizada da mão de obra das cc da Honda. Na minha concessionária sempre verificam a folga de válvulas nas revisões.

[off] Diego, os moderadores / administradores não reviram as caixas de MP de nenhum usuário, questão de ética. Nem sei se é possível isso, mas tal atitude só seria tomada pelo administrador (repito, se possível, pois não tenho acesso à essa ferramenta e nem sei se ela existe) em casos de ameaças jurídicas ao forum (suspeita de crimes organizados, pedofilia, pirataria recorrente e outros termos que o pessoal assina que não vai transgredir quando cadastra no forum). :joinha:
Administrador

Responder