COMPARATIVO TÉNÉRÉ x FAZER

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
Mourao
Visitante
Visitante

Re: Conforto Ténéré x Fazer

Mensagem por Mourao » 21 Jan 2011, 16:23

exatamente , eu nem tinha percebido isto , descobri isso hoje porque um colega meu falou : olha é igual o da falcon seu guidão !! rsrsrs

RAlves
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1954
Registrado em: 22 Jan 2011, 14:51
Cidade onde mora: Taubate / SP

Re: Conforto Ténéré x Fazer

Mensagem por RAlves » 22 Jan 2011, 15:02

felix,

A suspensao da tenere e um tesao, absorve muito bem o asfalto ruim!!!

Mas o banco e duro pra caramba!

EU acho ela muito confortavel comparada a lander e xt600 que tive,

Mas minha ex-falcon ganha dela disparado no banco, mas nao na suspensao.

andei um pouquinho de fazer e da pra falar que a fazer e BEM mais dura... entao a tenere com certeza se saira melhor.
Passion for Excellence
Honda CB400II 1982
Yamaha Tenere 250 2014
http://rodasebotas.blogspot.com.br/" onclick="window.open(this.href);return false;

GlauberVinicius
Visitante
Visitante

Re: COMPARATIVO TÉNÉRÉ x FAZER

Mensagem por GlauberVinicius » 29 Jan 2011, 16:58

Aê galera,

Vou tentar postar aqui minhas primeira impressões sobre a minha Ténéré e, as devidas comparações com minha ex-fazer.

Suspensão:
Achei excelente nem muito macia, nem muito dura, está perfeita pra mim com ou sem garupa. Absorve bem as irregularidades do terreno, fato que pode ser comprovado hoje, quando pude testá-la em asfalto, terra e calçamento. Teve momento que eu levantava do banco pra aliviar o retorno da suspensão (como eu fazia na Fazer), mas nem era preciso. Buracos, depressões, lombadas e pedras eram simplesmente ignorados pele Ténéré. Nota 10!

Faróis:
Excelente iluminação. Preferia que ficassem ambos ligados ao mesmo tempo, mas isso é questão de estética. No entanto, precisa de um regulagem, pois quando eu estava com garupa, o farol estava iluminando a copa das árvores.

Design:
Simplesmente sensacional! Todo mundo queria olhar, ficavam me perguntando sobre a moto, etc. A ténéré foi o centro das atenções por onde passei. (olha que eu só rodei uns 50 km).

Câmbio:
Tem a mesma característica da Fazer, ou seja, as vezes parece um pouco duro na redução. Gostei do escalonamento para altas rotações (melhor que o da fazer), mas perde um pouco na redução nas três primeiras marchas, vou explicar: Vindo de quinta marcha, e reduzindo para passar em uma lombada (quebra-mola), a Fazer conseguia retomar a aceleração com mais facilidade se o piloto reduzir para a terceira marcha, a Ténéré treme um pouco e é melhor reduzir para a segunda, mas isso não me incomodou muito. O que me deixou meio perdido foi a posição do pedal de câmbio que é um pouco mais para frente (em relação ao da Fazer), mas acho que um calçado adequado como uma bota pode deixar a troca de marcha mais fácil.

Posição de Pilotagem:
Bastante confortável e imponente, o banco é meio duro, mas o formato é bastante anatômico.

Apesar de achar a moto perfeita, de ter realizado um sonho e de estar muito feliz com a moto, tenho algumas críticas a fazer:
- A minha tem o barulho chato na frente, não sei se é o paralama ou a armação do farol, vou tentar resolver.
- O acabamento da parte traseira do farol (aquela que fica perto do painel) é muito grosseiro, de modo que os fios das lâmpadas ficam expostos, realmente não gostei disso.

De qualquer forma, eu acredito que a Ténéré 250 chegou pra ficar e sem dúvidas, em minha opinião, é a melhor opc'~ao da categoria.

Espero ter ajudado, Valeu pessoal!

fdfelix
Visitante
Visitante

Re: COMPARATIVO TÉNÉRÉ x FAZER

Mensagem por fdfelix » 29 Jan 2011, 17:59

Glauber, obrigado pelo pequeno e ótimo Review...

Com relação a esse barulho que você falou tem um tópico por aqui no fórum e muita gente está com o mesmo problema, suspeitão que seja algo na carenagem, depois você da uma olhada no tópico. O acabamento do farol de fato é feio, eu não tenho a T ainda, mais já vi esse detalhe e acho que a Yamaha $%¨&* feio ali e na traseira da moto também, mais nem tudo é perfeito...hehe

Bom, pelo que deu pra ver a suspensão é bem melhor que a Fazer e cobre muito bem as imperfeições da pista, visto que você deu nota 10...e vou falar que esse é um item que estou mais curioso em testar, viajo muito e para mim isso vai ser muito bom.

Em relação a Fazer que não tem bolha, você sentiu muita diferença do vento batendo no peito?

Sobre o detalhe do câmbio acho que o que você falou comprova que a relação da Fazer está mais longa mesmo, confirma? Já que é necessário reduzir mais para manter o giro adequado. Isso deve ser muito bom para viajar mesmo, hoje viajei com a Fazer e mantive a velocidade de 120 km/h constante e o motor grita legal, com essa relação mais alongada acho que deve ter um ganho de uns 400 ou 500 rpm, o que já é mais economia.

GlauberVinicius
Visitante
Visitante

Re: COMPARATIVO TÉNÉRÉ x FAZER

Mensagem por GlauberVinicius » 29 Jan 2011, 19:45

FdFelix,

Eu não posso afirmar com certeza se a Ténéré gira menos que a Fazer na mesma velocidade, até porque eu estou seguindo a risca a recomendação do período de amaciamento, apenas coloquei 120km/h uma vez e pude perceber que, pelo menos o motor parece ser mais silencioso que o da Fazer.
Quanto a bolha, a partir de 60km/h vc já sente a diferença. O vento bate na bolha, sobe e bate na viseira do capacete, logo, é necessario usar a viseira sempre, pois eu acredito que este vento pode incomodar e/ou irritar os olhos do piloto. De fato, é muito mais confortável que uma moto sem a bolha, boa iniciativa da Yamaha.
Pretendo viajar dia 13/02, daí posso postar os efeitos da relação mais longa e da bolha com mais clareza.

Abraço!

Rubinho
Visitante
Visitante

Re: COMPARATIVO TÉNÉRÉ x FAZER

Mensagem por Rubinho » 30 Jan 2011, 08:28

Maneiro Glauber!

Também coloquei 120km/h outro dia pra testar e fiquei de cara como esse motor tem pouca vibração, gostei bastante. Acontece que ontem fiz o teste denovo, a moto já com quase 400km rodados e senti um pouco mais de vibração, provavelmente por que o motor já está um pouco mais solto, espero que aos 1000km isso não aumente mais, vamos ver.

GlauberVinicius
Visitante
Visitante

Re: COMPARATIVO TÉNÉRÉ x FAZER

Mensagem por GlauberVinicius » 30 Jan 2011, 09:07

Rubinho,

Senti pouca vibração, até porque a minha só tem 70km rodados. Mas parece que a modificação no câmbio deu um pouco mais de fôlego ao motor, fato que um amigo numa fazer só conseguiu me passar pq aos 120km/h eu aliviei o acelerador por causa do período de amaciamento. Ele mesmo comento: - Caraca, parece que ela anda mais! Huhauhaha!

Abraço!

marcelo20
Visitante
Visitante

Re: COMPARATIVO TÉNÉRÉ x FAZER

Mensagem por marcelo20 » 30 Jan 2011, 12:54

A supensão das duas motos são excelentes (cada uma com sua aplicação é claro), a Fazer gruda no chão feito bonder e a Ténéré simplismente ignora a buraqueira.

Quanto ao motor, senti um pouco mais de barulho na Té, acho que são algumas peças diferentes que são utilizadas nos motores novos, assim como o pessoal que tem Fazer 2011 também estão reclamando.

O cambio realmente ficou um pouco (bem pouco mesmo) mais longo. Na Fazer tinha colocado pinhão com um dente a mais (16) e ficou perfeito pra viajar e continuava boa pra cidade, apenas andava com uma marcha mais baixas em algumas subidas. VC se acostuma bem rapido...

O conforto é o ponto forte na Té, mas a Fazer é bééém mais confortavel que uma Twister por exemplo. A posição é bem ereta.

No transito urbano ela anda com folga entre os carros, o guidão passa por cima de 85% dos espelhos dos carros, e o guidão esterça mais que a Fazer.

O farol é fantastico, nem se compara com o da Fazer, tinha xenon na Fazer e agora não sinto nem saudades dele.


Pra melhorar mais ainda a Té, estou providenciando umas pedaleiras avançadas, e depois ver uma bolha maior (tenho 1,86 :wtf: ).



compra uma Té e seja Feliz irmão!! :thumbup:

GlauberVinicius
Visitante
Visitante

Re: COMPARATIVO TÉNÉRÉ x FAZER

Mensagem por GlauberVinicius » 30 Jan 2011, 14:28

A suspensão da Ténéré é boa mesmo, pude testá-la em vários tipos de terreno. Minhas duas Fazers que tive tinham um problema de justamente não grudar ao chão, de modo que, algumas acelerações em terrenos acidentados faziam a suspensão quicar ao ponto de falhar a aceleração.
Alguem que já teve ou tem a Fazer percebeu isso também.

fdfelix
Visitante
Visitante

Re: COMPARATIVO TÉNÉRÉ x FAZER

Mensagem por fdfelix » 30 Jan 2011, 14:38

Glauber, aqui em SP tem muitos buracos e suas com saliência quando estou acelerando legal, tipo 7/8 mil giros e passo nessas saliencias a roda sai do chão, sinto isso porque a moto da uma acelerada sozinha, típico da roda girando em falso, isso incomoda muito, deve ser isso que você esta falando, espero que a T não seja assim.

Responder