Comparativo - Ténéré 250 ou XRE 300 ?

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
marcioho
Visitante
Visitante

Re: Comparativo - Ténéré 250 ou XRE 300 ?

Mensagem por marcioho » 07 Set 2011, 01:01

Em 2009 eu estudei trocar minha "Tornado 2005" pela tal "XRE 300". Para tirar as duvidas pequei a XRE do meu primo por 2 dias para ver se era muito diferente da tornado. Avaliei muito bem as duas motos, na minha impressão (particular) a ciclistica é praticamente a mesma e não vi grandes diferenças. Não sei como que a Honda me tira a Falcon e a Tornado e substitui com somente 1 produto.
A XRE tem maior torque porem na velocidade final não houve mudanças radicais. Falaram aqui que uma XRE atinge facilmente 145 km/h... eu não acredito.

Pra completar minha esposa falou que nunca tinha visto uma moto tão feia. Olha que quando ela me conheceu eu andava de DT 180 fedendo oleo 2T(risos, amo um DT serio!).
Bom no final de 2010, vi a Ténéré 250 e foi Paixão e primeira vista.
O motor da Yamaha é muito confiavel, a moto faz 30 km/Litro. Se eu quisesse um moto mais potente iria numa XT 660 que modestia parte tenho condições de comprar, mas aqui na minha cidade ela é muito visada pra roubo então já tinha descartado.

Em resumo, a Té 250 pode ate ser uma Lander melhorada, mas a XRE é um Tornado com 291 cc, porem muito mais feia.

Então prefiro comer uma mulher bonita que uma feia !!!!
:wave:
Abraço a Todos.
Editado pela última vez por Helano em 09 Set 2011, 01:35, em um total de 1 vez.
Razão: retirada a citação

Avatar do usuário
mantabodyboarder
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 167
Registrado em: 19 Jul 2011, 20:21
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: São Paulo

Re: Comparativo - Ténéré 250 ou XRE 300 ?

Mensagem por mantabodyboarder » 08 Set 2011, 10:05

Pro pessoal que fica comparando "velocidade final em situação ideal" e fala que uma é melhor que a outra por que chaga a 158 e a outra chega a 145...


Em todas as trail monocilindricas que eu tive/andei (tive xlx250, lander, xt600, Té250 - já viajei de falcon) considero loucura MANTER mais que 120km/h em viagem.
As motos dessa característica não tem proteção aerodinâmica que traga uma estabilidade acima de 120km/h, todas balançam bem mais com os ventos acima dessa velocidade (bom, a XLX chegava nos 120 e travava, então não conta :P), vibravam e ficavam "com a frente leve" (isso viajando sozinho e sem carregar tralha, só mochila pequena para poucos dias).

Claro que umas esticadas para ultrapassar, ou pra dar uma "adrenada" pra não ficar monótono, isso numa boa. Mas andar SEMPRE acima de 120 é loucura.


E olha que já fiz isso, fiz Barretos até SP virado no jiraya, 140km/h quase a viagem toda, posso faalr que foi loucura de pedra e não pretendo fazer algo assim outra vez.


Muito mais estável uma Bandit650 à 170/180 km/h que a XT600 à 140km/h (e digo por experiência própria, por ter pilotado uma logo em seguida a outra)...

tenere Japi
Visitante
Visitante

Re: Comparativo - Ténéré 250 ou XRE 300 ?

Mensagem por tenere Japi » 08 Set 2011, 10:38

Concordo totalmente com você !

Quando eu tinha a minha V Stron 650 ,viajava há 150 / 160 com tranquilidade ,mas é um outro tipo de moto , motor com dois cilindros , 67 cavalos , proteção aerodinamica impecável...... já na terra era uma porcaria .

Eu já tive duas falcons , duas saharas e duas Xts 225 ( moto pra caramba rsrrsrs ) e todas elas apresentavam o mesmo resultado ,depois que se passava dos 120 km/hs ( A Falcon com certeza, era a pior neste quesito )

Hoje com Tenere 250 tenho um bom conforto há 110 km/hs ,sei que se precisar posso chegar até nos 130 / 140 para uma ultrapassagem ,acho que está ótimo . :joinha:
Editado pela última vez por Helano em 09 Set 2011, 01:33, em um total de 1 vez.
Razão: retirada a citação

msfazer
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 504
Registrado em: 26 Jan 2011, 15:09
Cidade onde mora: SP/SP

Re: Comparativo - Ténéré 250 ou XRE 300 ?

Mensagem por msfazer » 08 Set 2011, 10:46

Manta - Concordo contigo em relação à Té250: em velocidades mais altas, a frente fica mais leve. Já na XRE, não posso afirmar, nunca andei numa.

Abs!

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: Comparativo - Ténéré 250 ou XRE 300 ?

Mensagem por kablack » 08 Set 2011, 21:35

Já andei bastante de XRE. Ela um pouco melhor que a Té em altas velocidades, mas ainda é uma Trail... ou Touring como a Honda quer chamar....

Começa pela posição de conduzir que na XRE é um pouco mais baixa... só isso já favorece em velocidades maiores. Ela também vibra menos e tem a suspensão mais macia. O banco também é melhor, não tem dois níveis, mas é mais macio.

A XRE é muito boa. Não tenho nada a reclamar dela. Pena que ela é tão visada pelos profissionais do crime.
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

fredericow
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 226
Registrado em: 04 Ago 2011, 23:22
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Vitória ES

Re: Comparativo - Ténéré 250 ou XRE 300 ?

Mensagem por fredericow » 17 Set 2011, 17:46

A xre tem de melhor que a teneré: suspensões, freios, aros a alumínio, kit de transmissão, ciclística e o bagageiro onboard que aguenta muito mais carga de fábrica do que do da yamaha com todas das gambiarras. Porém, nada é perfeito. O motor, que deveria ser o diferencial positivo da moto, é o principal ponto fraco. As 300cc não oferecem desempenho tão superior ao 250cc da yamaha, bebe um pouco mais e apresenta problemas constantes. Tive uma comprada em janeiro de 2010 que ficou 40 dias na oficina esperando pra ser consertada e não fizeram absolutamente nada. A moto apresentava dificuldade pra pegar (mesmo com o motor quente), vazou óleo no cabeçote e apresentou problema de válvulas (queda de desempenho, aumento no consumo e necessidade de trocar as pastilhas aos 6 mil km). Depois disso, vendi a moto e comprei uma cb300, com poucos dias a cb apresentou as mesmas válvulas com problema, a moto tinha melhor força que uma 125cc, e bebia igual uma 600cc de quatro cilindros. Teve um média de 16km/l! Consertei e vendi. Antes de pegar a teneré, olhei várias XREs semi novas e até uma 2011 com mil km rodados. Ao acionar a partida a moto mais nova de todas que olhei apresentou o mesmo defeito da minha 09/10, o motor de arranque girava o motor e a moto não pegava. O vendedor ficou constrangido, acionou a partida acelerando (como num moto carburada), inventou umas histórias que nem convém comentar... por fim a moto pegou depois de várias tentativas. Portanto, a história de que só a 09/10 tem defeito não procede. As 2011, não todas, apresentam o mesmo problema. No kit de revisão das motos de 300cc tem uma vela, um filtro de gasolina, filtro de ar e uma junta pro cabeçote! Algumas ainda enfrentam problema com a bomba de gasolina, que é uma verdadeira bomba! Sei que essas peças podem dar problema nas motos da yamaha, mas nas da honda de 300cc isso ocorre antes de rodar 10 mil km, isso é um absurdo. E ao acionar a garantia, oficina e sac o atendimento é muito pior do que o da yamaha. Fazem de tudo pra jogar a culpa do defeito no proprietário, se você usa gasolina comum dizem que era pra usar aditivada e por isso ferrou com o motor e vice versa. Até gasolina premium eles condenam...
A teneré tem alguns defeitos, como o toc-toc da suspensão dianteira, o risco das mangueira de óleo se romperem e freios borrachudos. Contudo, o motor é valente, na minha lander rodei mais de 30 mil km sem ter problema. O consumo é baixo e o desempenho é similar às motos concorrentes. Uma xre anda praticamente a mesma coisa que a teneré.
Eu optei por voltar pra uma moto yamaha por dois motivos: economia e motor confiável. Gosto muito da xre, principalmente da com ABS, mas o receio de ficar na mão novamente é maior do que a segurança de ter uma moto com freios excelentes.

GlauberVinicius
Visitante
Visitante

Re: Comparativo - Ténéré 250 ou XRE 300 ?

Mensagem por GlauberVinicius » 17 Set 2011, 18:58

Fredericow,

Valeu o registro. Deixei de pegar a xre exatamente por causa desses defeitos, além de seguro mais caro e atendimento da concessionária. Os vendedores das concessionárias daqui não tão nem aí pro cliente, sabem que deixam de vender uma xre hoje e vende 5 pop's amanhã.

Rodrigo Revoltado
Usuário
Usuário
Mensagens: 130
Registrado em: 21 Fev 2011, 18:54
Cidade onde mora: Conceição de Macabu/RJ

Re: Comparativo - Ténéré 250 ou XRE 300 ?

Mensagem por Rodrigo Revoltado » 17 Set 2011, 19:54

sei que as duas tem seus prós e contras, estamos falando de motos de média-baixa cilindrada e ainda estamos no Brasil, onde infelizmente nós consumidores ainda somos muito desrespeitados pelos fabricantes.

Mas o que me fez optar pela Ténéré foi a confiabilidade do motor e o preço, no meu caso a diferença seria de R$ 1500,00, a XRE pode ser até uma boa moto mas não justifica essa diferença, é a minha primeira Yamaha e estou gostando vamos ver como ela se comporta e mais pra frente como será a revenda..
XTZ 250 Ténéré 2011 Black
CRF 230 2009 - Alzira II
Antiga NXR 150 Bros ES 07/08
Antiga XR 200 (Trilha) Alzira

tenere Japi
Visitante
Visitante

Re: Comparativo - Ténéré 250 ou XRE 300 ?

Mensagem por tenere Japi » 18 Set 2011, 12:13

kablack escreveu:Já andei bastante de XRE. Ela um pouco melhor que a Té em altas velocidades, mas ainda é uma Trail... ou Touring como a Honda quer chamar....

Começa pela posição de conduzir que na XRE é um pouco mais baixa... só isso já favorece em velocidades maiores. Ela também vibra menos e tem a suspensão mais macia. O banco também é melhor, não tem dois níveis, mas é mais macio.

A XRE é muito boa. Não tenho nada a reclamar dela. Pena que ela é tão visada pelos profissionais do crime.

Já para mim o grande " trunfo " da Tenere é exatamente sua posição de pilotar em relação a XRE 300 . Fiz uma viagem de 300 km/s com a XRE e percebi o mesmo problema que eu tinha nas minhas duas Falcons : vento no peito insurportável acima dos 100 km/hs , já na tenere eu não tenho este problema, mesmo andando a mais de 120 km/hs ,pois a bolha realmente ajuda de maneira satisfatória ( eu tenho 1,80 de altura ) .

Ainda acho o banco da Tenere mais confortável que o da XRE ( O da falcon era muito melhor ) , os freios da XRE são melhores que os da Tenere sim ,mas acho que a vantagem termina aí !

Temos : tanque de combustível de 16 litros , baixo consumo e grande autonomia.
Parabrisa ( bolha ) eficiente e ergonômica , funciona muito melhor que as gambiarras que eu mesmo fazia na Falcon , colocando bolhas da Motoban , Motovisor ......
Painel é muito bonito e completo ,acho bem mais bonito que o da XRE , sem falar no próprio porte da moto que impressiona ,enquanto que a XRE ( na minha opinião ) é feia demais ....... :risadinha:

Mas o maior defeito da XRE 300 é se parecer com uma 250 em todos os aspectos : velocidade final , aparência , torque ( nada tão acima da tornado e tenere ) e um tanque mediocre que só cabe 12,4 litros ,aí a Honda chutou o pau da barraca .

Mas de positivo temos o ABS na XRE 300 ( ponto ganho para a Honda ) Porém a Yamaha também pode colocar ABS na tenere ....aí acabariam muitos dos dilemas aqui apresentados :joinha:

msfazer
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 504
Registrado em: 26 Jan 2011, 15:09
Cidade onde mora: SP/SP

Re: Comparativo - Ténéré 250 ou XRE 300 ?

Mensagem por msfazer » 19 Set 2011, 11:52

Se a Yamaha colocasse ABS na Té250, eu certamente faria a troca.

Esse lance da capacidade do tanque. Eu acho ótimo o tanque de 16lts da Té. Mas não acho que a capacidade da XRE seja tão ruim. Calculando uma média de 25km/lt, num tanque de 12,4lts, dá 310 kms de autonomia. Numa viagem, é recomendado que se pare a cada 200km's. Acho o tanque grande uma virtude da ténéré, mas não considero o da Honda um "defeito".

Esse relato do Fredericow sim é um grande fator de convencimento. Eu cheguei a dar entrada numa XRE, mas cheguei em casa, li os relatos, cancelei a compra.

Não tenho esperanças que a Té não quebre nunca. Mas tive uma ótima experiência com a Fazer 250. É um motor que conheço e recomendo devido à durabilidade. Tem seus defeitos (câmbio muito impreciso, motor barulhento, freio mto ruim...). Mas no pacote final, acho que compensa no consumo de combustível e manutenção, em teoria, menos recorrente.

Meu maior medo com a XRE foi o lance das válvulas. Ela trava a válvula, fica difícil de ligar, vc fica forçando e destrói a bomba de combustível. Qdo termina a garantia, vc tem de arcar com isso do seu bolso. A junta do cabeçote beleza, com 40 contos vc resolve esse problema. Mas essa bomba deve ser cara. Aí fica ruim!

Abs!

Responder