Pois é, camaradas. Reforçando a idéia...
Saber se a moto está realmente boa é um pouco chato, mas tem como não ser enganado demais. Quilometragens altas entregam desgastes específicos. Marcas de uso, peças trocadas antes da hora, vícios de pilotagem e por aí vai.
Já deixei de comprar moto quase zero, por uma mais "rodada", por conta de detalhes... Quanto ao amaciamento, respeitar aquelas regras que a fábrica relata, importante sim, mas não desabona a motoca em si. Raramente se consegue destruir um motor com 2, 3, 5 mil rodados por conta desses cuidados iniciais, pois até por serem novos, suportam um descuido maior, sem lá muitos prejuízos.
Uma das coisas que eu vejo numa motoca, logo de cara, é o estado aparente do óleo, vejo o Kit de transmissão e o estado dos pneus se condizente com a quilometragem anunciada. Outras coisas podem ser percebidas também, como o estado das "borrachas" todas (punhos, pedaleiras quando tiverem...) Estas devem ter o desgaste justo.
E por fim escutar o motor, procurar vazamentos e marcas de chave / falta da tinta de lacre em partes vitais. Olhar o filtro de ar também ajuda a denunciar certos detalhes escondidos.
Enfim, prestar atenção na motoca e "conversar com ela", ajudam a decifrar vários mistérios na hora da compra.
Aqui minha companheira atual. Menos de 1 mês de uso, 1000 km no lombo!!!
https://www.bikepics.com/pictures/28007 ... 250-tenere
Abração,
Francisco The TeretetéVermeha Man...
Street250 escreveu:Uma moto 2014 com 24.000km tá "nova" realmente, mas como costumo dizer, BAIXO KM não significa que a moto foi bem cuidada "internamente", ou seja, que o caboclo não esguelava a bichinha ou que ao menos não amaciou com os devidos cuidados.
Um caboclo estava me oferecendo uma Te 2017/2017 com 1.500km. Quando eu perguntei a ele se ele tinha amaciado conforme manual, simplesmente ele respondeu que "se desse algum problema que bastava eu levar na Yamaha, pois estava na garantia" o que de cara, já denotou que ele nem sequer leu o manual e tomou os cuidados no amaciamento. Nisso, de cara descartei o interesse pela moto.
Mas enfim, olhe detalhadamente essa moto que você tem em vista. Veja se os pneus e a relação são originais da moto, pois uma moto com 24k é para estar com isso ainda de fábrica. Se não estiver, é porque o caboclo era cupim de ferro.
Veja se ele fez todas as revisões na Yamaha e se o manual está carimbado com as datas.
Olhe os parafusos do motor e veja se não tem marca de chaves também o que denota que o motor não foi aberto, assim como as pedaleiras, manetes se não estão com ralados, para ver se caiu.