Centro de Gravidade com garupa
Centro de Gravidade com garupa
Primeiro post próprio no fórum
Acho que é ponto passivo que o centro da gravidade da XTZ 250 é bom quando se está só, mas quando se tem garupa + bauleto a frente dela fica leve, porque o centro de gravidade vai lá para trás.
No meu caso, tenho 76kg, a patroa 62kg e levamos mais uns 6-7kg no bauleto. Não me parece portanto que a moto deveria ficar tão instável, e me parece inseguro pilotar a moto assim. Algum dos colegas mais experientes pode comentar sobre isto, ou conseguiu resolver este problema (ou sou eu que estou bobeando?)
Um abraço!
Acho que é ponto passivo que o centro da gravidade da XTZ 250 é bom quando se está só, mas quando se tem garupa + bauleto a frente dela fica leve, porque o centro de gravidade vai lá para trás.
No meu caso, tenho 76kg, a patroa 62kg e levamos mais uns 6-7kg no bauleto. Não me parece portanto que a moto deveria ficar tão instável, e me parece inseguro pilotar a moto assim. Algum dos colegas mais experientes pode comentar sobre isto, ou conseguiu resolver este problema (ou sou eu que estou bobeando?)
Um abraço!
Yamaha Ténéré 250cc
Suzuki Marauder 800cc
Re: Centro de Gravidade com garupa
Fala!
Cara a questão é que ela é uma moto trail e ela é leve, o maior problema de garupa e bauleto é que o centro de gravidade, além de ir para trás, sobe. O que dificulta fazer curvas em baixa velocidade.
Realmente a moto fica com a frente mais leve, mas para mim nunca incomodou.
Cara a questão é que ela é uma moto trail e ela é leve, o maior problema de garupa e bauleto é que o centro de gravidade, além de ir para trás, sobe. O que dificulta fazer curvas em baixa velocidade.
Realmente a moto fica com a frente mais leve, mas para mim nunca incomodou.
Re: Centro de Gravidade com garupa
Já aconteceu comigo de empinar a moto sem querer. Estava na subida com garupa e baú cheio. Foi totalmente inesperado hahaha
-
- Usuário
- Mensagens: 124
- Registrado em: 12 Fev 2016, 22:24
- Cidade onde mora: Palhoça SC
Re: Centro de Gravidade com garupa
Acho que todos já passaram por isso pelo menos uma vez em subida hahahaMombaque escreveu:Já aconteceu comigo de empinar a moto sem querer. Estava na subida com garupa e baú cheio. Foi totalmente inesperado hahaha
Sobre o centro de gravidade com garupa, se você sente a dianteira leve quando está com garupa e baú, é por que a traseira está abaixando (e com isso levanta a dianteira). Você pode mudar a pré carga da mola traseira e assim deixar a moto mais firme, desse jeito a traseira vai descer menos e a dianteira não vai ficar tão leve
Ténéré 250 2016 Cinza
- Fmm4100
- Administrador
- Mensagens: 4293
- Registrado em: 29 Dez 2011, 23:11
- Cidade onde mora: Jundiaí/SP
Re: Centro de Gravidade com garupa
Para andar com garupa o ideal é ajustar a pre carga na posição onde a mola fica mais comprimida, como o colega disse acima.
O restante é acostumar com a moto.
Isso acontecia direto com garupa e bagagem, até o dia que passei a dosar a mão nas saídas.
O restante é acostumar com a moto.
Isso acontecia direto com garupa e bagagem, até o dia que passei a dosar a mão nas saídas.
Felipe - T250 12/12 Branca (2024 até quando Deus quiser)
Ex T250 12/12 Azul (2014 a 2021)
Ex T250 11/11 Preta (Roubada...) (2012 a 2014)
Ex T250 12/12 Azul (2014 a 2021)
Ex T250 11/11 Preta (Roubada...) (2012 a 2014)
Re: Centro de Gravidade com garupa
Andre Aliardi escreveu:Acho que todos já passaram por isso pelo menos uma vez em subida hahahaMombaque escreveu:Já aconteceu comigo de empinar a moto sem querer. Estava na subida com garupa e baú cheio. Foi totalmente inesperado hahaha
Sobre o centro de gravidade com garupa, se você sente a dianteira leve quando está com garupa e baú, é por que a traseira está abaixando (e com isso levanta a dianteira). Você pode mudar a pré carga da mola traseira e assim deixar a moto mais firme, desse jeito a traseira vai descer menos e a dianteira não vai ficar tão leve
Verdade, também ajustei a pré-carga da minha e melhorou.
Re: Centro de Gravidade com garupa
Valeu pelas dicas! Acho que vou testar isso. Vcs que fizeram isso sentiram muita diferença pra pilotar com garupa? Deixou a moto mais na mão?
Re: Centro de Gravidade com garupa
Sim, ela abaixa menos a traseira e fica mais segura.Mombaque escreveu:Valeu pelas dicas! Acho que vou testar isso. Vcs que fizeram isso sentiram muita diferença pra pilotar com garupa? Deixou a moto mais na mão?
A única diferença que você vai sentir é quando for andar sozinho, vai perceber que a moto vai ficar mais dura. Mas é só se adaptar, pois ficar arrumando pré-carga toda hora é um pouco inviável.
Re: Centro de Gravidade com garupa
Legal gente, vou ajustar a pré carga no feriado e depois atualizo aqui para falar se resolveu! Minha moto anterior era uma Suzuki Marauder, então dá para imaginar que não havia este tipo de "problema"...Andre Aliardi escreveu:Acho que todos já passaram por isso pelo menos uma vez em subida hahahaMombaque escreveu:Já aconteceu comigo de empinar a moto sem querer. Estava na subida com garupa e baú cheio. Foi totalmente inesperado hahaha
Sobre o centro de gravidade com garupa, se você sente a dianteira leve quando está com garupa e baú, é por que a traseira está abaixando (e com isso levanta a dianteira). Você pode mudar a pré carga da mola traseira e assim deixar a moto mais firme, desse jeito a traseira vai descer menos e a dianteira não vai ficar tão leve
Yamaha Ténéré 250cc
Suzuki Marauder 800cc