Mensagem
por Jhaimilson » 13 Out 2015, 16:27
Atualizando a minha opinião.
Estou com a minha Tenere 250 a 8 meses e estou muito satisfeito, a moto realmente é show.
Nesse período pude testar bem ela e atualizar meus conceitos referentes a longas viagens.
Continuo defendendo fortemente que para longas viagens o ideal é ter motorzão, mas reconheço que a Tenere, dentro de suas limitações, é uma moto impressionante, principalmente nos quesitos robustez e custo x benefício.
Fiz algumas viagens, não muito longas, mas com km considerável e todas com garupa:
- 380 km - Araraquara/SP - Bueno de Andrada (Coxinhas douradas)
- 300 km - São Paulo/SP - Salão Duas Rodas 2015
- 280 km - Sorocaba/SP - Zoológico
- 230 km - Atibaia/SP - Pedra Grande
- 140 km - São Pedro/SP - Subindo a serra
Entre outros lugares.
Com base nisso, creio que já possa dar uma resposta com maior propriedade sobre a moto.
Referente a longas viagens, a velocidade que ela vai bem tranquilo, econômica e sem forçar o motor é na faixa de 95 a 100 km/h, em que o giro do motor fica entre 6 e 7 mil rpm. Acelerando mais, ela não tem muito torque, mas consegue chegar e manter na faixa de 120, 122, mas se chega uma subida, ela perde fôlego. Então, pra ir com segurança, tem que ir rodando de boa.
A vibração é existente e após uma hora de viagem causa formigamento, então é bom dar uma parada, uma alongada nas mãos e seguir em frente.
O ponto mais forte, na minha opinião, é o custo benefício. A manutenção dela não é cara, o motor não da pau e a danada é econômica. Fui e voltei pra SP com apenas R$30,00 de combustível, tinha abastecido ela quando estava na reserva. Fiquei impressionado.
O ponto mais fraco sem dúvida é o banco, porém já existe a solução que é do Pedrinho ou Ere. Como já acostumei com o banco para as viagens que costumo fazer com ela, então não vi a necessidade de trocar por enquanto.
Recomendo a moto para longas viagens sim, desde que respeite os limites da moto, pois ela não foi feita para andar mais de 100 km/h em rodovia e menos ainda para ultrapassagens na bandeirantes.
Atual - Suzuki GSX-S750
Ex - Yamaha Ténéré 250 2016 Branca
Ex - Triumph Tiger 800 STD 2015 Branca
Ex - Yamaha Ténéré 250 2011 Branca
Ex - Honda CG150 Titan ESD 2005 Verde
Ex - Honda Biz 100 2001 Azul