Ténéré 250 - Lubrificação suspensão traseira, balança, link

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
Avatar do usuário
ghamauricio
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1326
Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Ténéré 250 - Lubrificação suspensão traseira, balança, l

Mensagem por ghamauricio » 14 Jan 2014, 11:43

Bucha é bucha, não tem agulha. Rolamento tem.
Nas antigas vinha bucha, nas novas vem rolamento.

De qualquer forma, acredito que a bucha é uma solução melhor que o rolamento, pois rolamento é feito pra rolar, e não pra fazer movimento de vai e vem. Isto cria calo no rolamento e ele acaba durando menos que uma bucha bem tratada.

A verdadeira solução é colocar o raio da bucha da Keplek que eu já cansei de recomendar. Já estou nos 25.000km e nunca tive problemas, mandei trocar logo na revisão de 1000km. Sempre que começa a fazer barulho eu injeto graxa pra dentro e abraço! Estão perfeitas até hoje.

Avatar do usuário
TulseLuper
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 89
Registrado em: 30 Dez 2013, 00:33
Cidade onde mora: BH/MG

Re: Ténéré 250 - Lubrificação suspensão traseira, balança, l

Mensagem por TulseLuper » 14 Jan 2014, 11:52

Boto fé mauricio, mas o serviço saiu de graça e acredito que deve durar bem, tive a impressão que o sistema ficou bem mais ajustado.

E se não lubrificar concordo que pode ser pior, mas acho que agora vai segurar melhor a lubrificacao ;)

E fica a dica pra quem tb ta insatisfeito! Reclamem que eles trocam! Eles sabem que tem culpa no cartório !

A suspensao ficou bem mais esperta e justa agora, espero que não de mais problema ;)

E valeu pela informação ;)

cassioxtz
Participativo
Participativo
Mensagens: 375
Registrado em: 06 Set 2011, 03:13
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Ténéré 250 - Lubrificação suspensão traseira, balança, l

Mensagem por cassioxtz » 26 Jan 2014, 00:55

cassioxtz escreveu:Hoje verificamos os rolamentos e medimos eles.

Percebemos que o rolamento (93320-32403) que vai no eixo do garfo traseiro (balança) da Fazer não serve na Tenere/Lander. Pois ele deveria ser menor do que a bucha, mas não é. Ou seja, pra ele servir na balança teria que fazer uma raspagem dos 2 lados por onde o eixo passa, pois do contrário ele não entrará.

Dessa forma aconselho apenas a compra dos rolamentos Qtd 4 - 93315-31759 - 7E-HVS (17x24x20) que fica sob os links que nesse caso já é utilizado pela linha Tenere/Lander só não é utilizado no link do amortecedor, por isso informei que são utilizados 4, para que também seja colocado o rolamento nesse link.

Já a bucha (espaçador) que tem que ser utilizado é esse: 3 - 90387-12056 - ESPAÇADOR (Em média R$ 20,00 cada) pois a bucha que vai sob a bucha de celeron antiga é mais larga que a medida interna do rolamento. Talvez a bucha que o Keplek utiliza sirva e o melhor que ela tem um furo no meio para lubrificação da graxa.

Talvez seja necessário utilizar os retentores que mudaram de código para o novo 6 - 93106-17801 - RETENTOR DE ÓLEO (Em média R$ 10,00 cada). Eles parecem ser idênticos aos que são utilizados com as buchas, de repente dê para aproveitar os que são utilizados com as buchas.

Creio que a balança da Fazer seja mesmo diferente da Lander/Tenere.

:thumbup:
Pessoal, blz?

Só complementando algumas informações importantes que faltavam dos itens necessários que devem ser trocados para substituir as buchas da balança traseira da Lander / Tenere 250 até 2012 por rolamentos.

Para usar os devidos rolamentos na balança traseira da Lander / Tenere 250 até 2012 também é necessário trocar:

53P-F2110-00 - GARFO TRASEIRO COMPLETO

Pois a parte debaixo da balança onde é fixado o braço conector também mudou para ser alojado o rolamento.

:thumbup:
Ex: XTZ 250 Lander / XTZ 250Z Ténéré
Atual: XT 225 / Lead


Pensamento onde ele vai...chegar antes de você...não importa o tempo, nem lugar...importa é viver! YAMAHA

AG22
Participativo
Participativo
Mensagens: 422
Registrado em: 09 Dez 2013, 18:51
Cidade onde mora: Rio de Janeiro

Re: Ténéré 250 - Lubrificação suspensão traseira, balança, l

Mensagem por AG22 » 26 Jan 2014, 17:36

Galera, é certo que toda Ténéré 0Km vem com a balança sem lubrificação ou são alguns casos (mesmo que sejam maioria) ?

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Ténéré 250 - Lubrificação suspensão traseira, balança, l

Mensagem por diegonunes » 26 Jan 2014, 18:10

Não, mas por via das dúvidas é bom lubrificar, rs.

Quanto ao uso de buchas, minha moto vai nos 25 mil km, tudo perfeito, original. A bucha original é boa, o problema é só, falta de lubrificação por descuido ou desconhecimento mesmo.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

AG22
Participativo
Participativo
Mensagens: 422
Registrado em: 09 Dez 2013, 18:51
Cidade onde mora: Rio de Janeiro

Re: Ténéré 250 - Lubrificação suspensão traseira, balança, l

Mensagem por AG22 » 26 Jan 2014, 18:19

diegonunes escreveu:Não, mas por via das dúvidas é bom lubrificar, rs.

Quanto ao uso de buchas, minha moto vai nos 25 mil km, tudo perfeito, original. A bucha original é boa, o problema é só, falta de lubrificação por descuido ou desconhecimento mesmo.
Saquei, beleza.

A minha eu não lubrifiquei. Apesar de terem me garantido que estava bem lubrificada, vou fazer isso quando chegar a 1000Km.


Abraços

Avatar do usuário
Nixal
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 280
Registrado em: 10 Nov 2013, 15:25
Cidade onde mora: Salvador/Ba
Localização: Salvador-BA

Re: Ténéré 250 - Lubrificação suspensão traseira, balança, l

Mensagem por Nixal » 24 Fev 2014, 18:03

cassioxtz escreveu:
Pessoal, blz?

Só complementando algumas informações importantes que faltavam dos itens necessários que devem ser trocados para substituir as buchas da balança traseira da Lander / Tenere 250 até 2012 por rolamentos.

Para usar os devidos rolamentos na balança traseira da Lander / Tenere 250 até 2012 também é necessário trocar:

53P-F2110-00 - GARFO TRASEIRO COMPLETO

Pois a parte debaixo da balança onde é fixado o braço conector também mudou para ser alojado o rolamento.

:thumbup:
Só confirmando:
A implementação de rolamento na balança nas Té começou nos modelos 2012/2012 ou só nas 2013 ?
No caso dos modelos com bucha, de quanto em quanto tempo deve ser feita a lubrificação ?

Estou questionando essa confirmação pois estou com grana tentando achar uma 2012+ Azul, mas tem aparecido muitas 2011.

Avatar do usuário
Radames Aragon
Administrador
Administrador
Mensagens: 2932
Registrado em: 03 Jun 2013, 09:44
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Localização: São Cristóvão

Re: Ténéré 250 - Lubrificação suspensão traseira, balança, l

Mensagem por Radames Aragon » 24 Fev 2014, 19:10

Só nas 2013 e 14.

Acredito q quando fizer nhec-nhec a suspensão, tá na hora de lubrificar. Alguém me corrija se tiver q fazer antes, pois então já ferrei as buchas :D

Avatar do usuário
Nixal
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 280
Registrado em: 10 Nov 2013, 15:25
Cidade onde mora: Salvador/Ba
Localização: Salvador-BA

Re: Ténéré 250 - Lubrificação suspensão traseira, balança, l

Mensagem por Nixal » 24 Fev 2014, 20:07

Radames Aragon escreveu:Só nas 2013 e 14.

Acredito q quando fizer nhec-nhec a suspensão, tá na hora de lubrificar. Alguém me corrija se tiver q fazer antes, pois então já ferrei as buchas :D
Se já está difícil achar 2012 usada por aqui 2013 nem se fala...
Só vendem por necessidade ou troca de Moto, quem pega Ténéré se apaixona xD

Vamos ver se alguém confirma essa história do nhec-nhec kkk

Avatar do usuário
Radames Aragon
Administrador
Administrador
Mensagens: 2932
Registrado em: 03 Jun 2013, 09:44
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Localização: São Cristóvão

Re: Ténéré 250 - Lubrificação suspensão traseira, balança, l

Mensagem por Radames Aragon » 28 Fev 2014, 21:26

Atualizando: fiz a lubrificação da balança e acabou com o nhec-nhec, embora o mecânico descobriu ainda outro probleminha, no meu amortecedor de Falcon adaptado pra Té, esgarçou uma porca e a mola quase ía embora :shock: troquei a porca e também regulei as válvulas e a moto está como nova, muito esperta e macia.

Portanto, qdo ouvir um nhec-nhec no amortecimento traseiro (tipo forçando com garupa e/ou em quebra-mola), é o tempo de lubrificar.

A outra lição é: se eu vou fazer um uso intenso da moto (off-road, garupa, e off-road com garupa), não ficar definitivamente com a solução temporária do amortecedor xing-ling (marca Denshin) de Falcon...

Responder