Óleo de cozinha no litoral

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
Avatar do usuário
ghamauricio
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1326
Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Óleo de cozinha no litoral

Mensagem por ghamauricio » 28 Jan 2014, 09:40

Pessoal, WD-40 não é bombril - não serve pra tudo!

http://www.hrps.demon.nl/jwbus/rust.htm" onclick="window.open(this.href);return false;

"Oiling is the best and most practical solution, and unfortunately the messiest. Oil, when sprayed on in a vapor,(and I mean 10W40, NOT WD40) will penetrate the scale, work its way in all the seams, preventing the other ingredient, Oxygen, from reaching the metal."

Ou seja: Óleo 10W40, não WD-40!

Mas como o Doug disse, deve ter alguma solução comercial mais eficiente para o problema da corrosão, visto que lá na gringa - onde eles têm gelo nas ruas, jogam sal nas ruas pra derreter o gelo, então imagino que os gringos tenham um know how melhor pra combater ferrugem do que óleo de cozinha. Se for usar óleo "caseiro", use um 10W40 como o camarada acima recomendou. Dica: use um de carro, que é mais barato que de moto.

A propósito: se o sr. só vai usar a moto nos finais de semana, que tal dar uma boa lavada quando voltar do passeio e deixá-la fechada na garagem? Isso não é suficiente?

Abs!

Avatar do usuário
Marcel Valim
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 573
Registrado em: 15 Jul 2012, 12:34
Cidade onde mora: Campinas/SP
Localização: Campinas/SP

Re: Óleo de cozinha no litoral

Mensagem por Marcel Valim » 28 Jan 2014, 11:18

Óleo 10w-40? E quem tira a lambuzeira toda depois? Como utilizar a moto pulverizada com isso? Desculpe, mas acho inviável para a forma que ele quer utilizar. Se fosse para guardar a moto por longo período daria certo, mas ele utiliza a moto com frequência.
E a maresia vem na unidade do ar. Trancar a moto na garagem não impede que ela ataque.
O WD-40, ao menos, não é tá espesso e o excesso sai num pano e é indicado para repelir umidade e ferrugem.
Quanto ao produto que o Doug01n indicou, eu não conhecia. Pelo preço do anúncio vale a pena testar.
Se tiver bons resultados posta pra gente saber.

http://www.wd40.com.br/carros_motos_avioes.asp
Na estrada desde 1980. Puch Motovi, RX125(80), DT180(83e86), TDR180(91), RD135Z(85), CB400II(82), CG125(80), GS500E(95), Intruder800(95), Bis100(00), Crypton105(01), XTZ125E(04), Teneré 250(11), Drag Star 650(04), Fazer250(11) e Bandit 650S(09).

Avatar do usuário
ghamauricio
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1326
Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Óleo de cozinha no litoral

Mensagem por ghamauricio » 28 Jan 2014, 11:31

O WD-40 deixou de ser usado pelos militares americanos lá pelos anos 60, pois quando ele evapora ele meio que deixa pra trás uma ferrugem.
Já vi fios elétricos em região de maresia que foram cobertos com WD-40 e estavam todos enferrujados; nestas situações costumam usar graxa para rolamentos - que são hidro-repelentes!

Mas WD-40 eu não recomendo não...

Avatar do usuário
tião ponha
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 245
Registrado em: 27 Set 2013, 21:02
Cidade onde mora: São Lourenço/MG
Localização: Sãol lourenço

Re: Óleo de cozinha no litoral

Mensagem por tião ponha » 28 Jan 2014, 11:44

Na minha TE tirei os dois pneus e nos furos da raicao passei um produto chamado Kpó com catalizador. Mistura forma uma pasta tipo silicone com o pincel faz a aplicação entre os furos da raicao. Troca o protetor da câmara por material de vinil o kpó é alto colante. Vedação total um ano de uso serviço garantido
ImagemTIÃO PONHÁ
sdcmg1@hotmail.com
Tenere 250 cc 2011 Preta
Por qualquer caminho para encontrar os amigos.

oscarmaxi
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 229
Registrado em: 04 Ago 2013, 06:59
Cidade onde mora: Campinas SP

Re: Óleo de cozinha no litoral

Mensagem por oscarmaxi » 28 Jan 2014, 13:01

Óleo de cozinha? Com o tempo vai emplastrando, grudando nas reentrâncias, daí a uns meses seu aro vai acabar ficando com cara de panela velha... E o cheiro? Nos dias de calor sua moto vai rescender a fritura, vão acabar te apelidando de "pastel"... Talvez seja melhor seguir as orientações técnicas aí de cima... Boa sorte.

Avatar do usuário
doug01n
Administrador
Administrador
Mensagens: 1985
Registrado em: 31 Jan 2011, 15:42
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Rio de Janeiro / Barra da Tijuca
Contato:

Re: Óleo de cozinha no litoral

Mensagem por doug01n » 28 Jan 2014, 14:29

Pra quem duvida do corrosion X...
http://www.youtube.com/watch?v=02s1RQ2nk5E" onclick="window.open(this.href);return false;
Eu acho que essa jaca funciona. Aliás, preciso comprar um desses pra testar.
Administrador

Avatar do usuário
Diogo
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 307
Registrado em: 10 Dez 2012, 21:36
Cidade onde mora: Porto Belo\ SC

Re: Óleo de cozinha no litoral

Mensagem por Diogo » 28 Jan 2014, 18:42

óleo desengripante não estraga a pintura?
Ténéré 250 - 2011
DT 200 - 1992
Ex Fazer 250 - 2007
Ex Tornado 250 - 2002
Ex Biz 125 - 2004

Auron
Novato-
Novato-
Mensagens: 12
Registrado em: 18 Nov 2013, 20:07
Cidade onde mora: Jaú/SP
Localização: Jaú - SP

Re: Óleo de cozinha no litoral

Mensagem por Auron » 28 Jan 2014, 19:09

Talvez esteja falando besteira, mas como curto tiro esportivo com carabina de pressão
e eu suo pra caramba nas mãos, sempre depois de praticar um pouco eu uso óleo singer
pra fazer a proteção da arma contra ferrugem pingo duas gotinha num pano de flanela e
passo em toda arma nunca tive problemas com isso pois a camada é muito fina e não
deixa a arma lambuzada talvez seja uma opção mais em conta.

Avatar do usuário
Polisel
Novato
Novato
Mensagens: 17
Registrado em: 26 Jan 2014, 21:43
Cidade onde mora: Campo Grande/MS

Re: Óleo de cozinha no litoral

Mensagem por Polisel » 28 Jan 2014, 21:44

vagnerxavier escreveu:Polisel, ótima pergunta.
Também moro na ilha e a pouco tempo adquiri uma T250 e não me questionei sobre a corrosão causada pela salinidade.
Aproveitando a oportunidade, gostaria de saber se vc ou seu pai conhecem algum grupo de motociclistas aqui em São Luis que façam viagens ou trilhas no fds. A moto é muito boa na cidade, mas acredito que seu maior potencial esteja nas grandes distâncias mas não encontrei nada nas redes sociais destes grupos aqui na ilha.

Abraço.
Vagner,
Meu pai reside em São Paulo. Ainda não encontrei grupos em São luís, apesar de também ter procurado. Quando estiver com a moto, quero fazer alguns trajetos até a Raposa, Morros e até mesmo nos lençóis. Anote meu telefone e e-mail. Quem sabe combinamos algo: 98 8877-6045, thiagopolisel@gmail.com (facebook Thiago Polisel).
Abs.

Avatar do usuário
Polisel
Novato
Novato
Mensagens: 17
Registrado em: 26 Jan 2014, 21:43
Cidade onde mora: Campo Grande/MS

Re: Óleo de cozinha no litoral

Mensagem por Polisel » 28 Jan 2014, 21:52

ghamauricio escreveu:Pessoal, WD-40 não é bombril - não serve pra tudo!

http://www.hrps.demon.nl/jwbus/rust.htm" onclick="window.open(this.href);return false;

"Oiling is the best and most practical solution, and unfortunately the messiest. Oil, when sprayed on in a vapor,(and I mean 10W40, NOT WD40) will penetrate the scale, work its way in all the seams, preventing the other ingredient, Oxygen, from reaching the metal."

Ou seja: Óleo 10W40, não WD-40!

Mas como o Doug disse, deve ter alguma solução comercial mais eficiente para o problema da corrosão, visto que lá na gringa - onde eles têm gelo nas ruas, jogam sal nas ruas pra derreter o gelo, então imagino que os gringos tenham um know how melhor pra combater ferrugem do que óleo de cozinha. Se for usar óleo "caseiro", use um 10W40 como o camarada acima recomendou. Dica: use um de carro, que é mais barato que de moto.

A propósito: se o sr. só vai usar a moto nos finais de semana, que tal dar uma boa lavada quando voltar do passeio e deixá-la fechada na garagem? Isso não é suficiente?

Abs!
Ocorre que você não evita os efeitos da maresia apenas lavando e cobrindo o aço. A salinidade está no ar e contra ela não se escapa. Entrei hoje em uma loja da Yamaha de São luís e vi o estrago que algumas motos já sofreram apenas por estarem expostas há algum tempo. É de chorar.
Independentemente de marcas, estilos ou preferências pessoais, também visitei a Honda e observei que a XRE300 já é entregue em alumínio. Tenho pesquisado muito sobre ela e também parece ser uma boa moto. A junta do cabecote, tão criticada, ganhou um reforço bom nesse modelo 2014. Abs

Responder