aviso ao pessoal de SP que ainda fará moto-escola:
Enviado: 30 Jan 2012, 14:25
(Nota ao moderador: Não achei um tópico adequado para isso. Qual seria? Na FOL deixei no "motociclismo em geral", mas e aqui?)
Deixo este aviso porque gostaria ter visto este alerta um mês atrás, e portanto talvez ajude mais alguém no futuro.
Entrei na moto-escola "de bairro", uma quadra de distância, na presunção de que seriam todas iguais, e portanto quanto mais perto melhor. Não é bem assim. Há um detalhe importante, derivado de dois fatos:
1 - O DETRAN-SP só permite aulas de moto em área específica para este fim. No meu caso, é no ibirapuera.
2 - O DETRAN exige uma autenticação biométrica para as aulas. É assim: No início da aula vc põe um dedo no leitor de digital, e o instrutor também. Ao final da aula repete-se o procedimento.
A diferença entre as moto-escolas é que algumas tem leitor biométrico no ibirapuera, e outras não. Todas têm na própria autoescola, afinal o público maior é de carro. Para ter leitor no ibirapuera precisa de infraestrutura lá (computador com internet, operador e instrutor), e nem toda autoescola tem demanda de moto para justificar isso.
Sem leitor no ibirapuera a autoescola faz uma gambiarra inacreditável para burlar o sistema do DETRAN:
1 - a autoescola agenda aulas fictícias (vc não sobe na moto), nas quais você tem que ir no horário combinado (não adianta chegar cedo nem atrasar mais de 15 min), e pôr o dedo na máquina. Uma hora depois (ou 2, se tiver sorte de conseguir marcar 2 aulas) tem que passar lá de novo e por o dedo para finalizar a aula. Isso repetir-se-á 15 vezes, que é o número de aulas exigido pelo DETRAN.
2 - a autoescola agenda aulas reais, mas lá não tem leitor biométrico. Você faz se quiser, e quantas quiser, dentro do limite máximo de 15. Para eles, quanto menos aulas reais vc fizer, melhor, porque aparentemente as autoescolas menores compartilham instrutores de moto, e então esse recurso (o instrutor e a moto) são "caros" para a autoescola. Quando encontrei meu instrutor, ele perguntou "de que autoescola vc vêm?".
Há um requinte de cinismo ainda: Como o DETRAN exige 3 aulas noturnas, o aprendiz terá que passar 3 vezes (6 vezes, já que não vai ficar aguardando a aula lá) à noite na autoescola para recolher as digitais. Mas (surpresa!!!) não existe aula real à noite. Pelo menos minha autoescola não disponibiliza isso. Não que para mim fizesse qquer diferença, que já estou careca (literalmente tb) de dirigir e pedalar à noite, mas que é ridículo, isso é.
No final das contas esse número de idas e vindas à autoescola para burlar o sistema do DETRAN é um pé no saco de quem quer fazer as aulas, que é o meu caso (apesar de não estar nem aí com fazê-las à noite). Por outro lado, se o cara já pilota e mora ou trabalha ao lado da autoescola, esse esquema é conveniente para não ter de fazer as aulas reais.
Então meu conselho, que eu queria ter lido antes de iniciar este processo, é que se você vai querer mesmo fazer aulas reais de moto, procure uma moto-escola que recolha a autenticação biométrica no ibirapuera. Elas existem, vi isso lá. E, se quiser só as fictícias, procure uma pequena neste estilo.
E mais uma coisa... procure na internet as dicas do que se deve fazer - e o que não - para passar. Meu instrutor não me passou ainda uma série delas (atenção para o capacete aberto, desfivelado, essas coisas), e até parece que eles tem interesse na reprovação - afinal, assim rola mais um dinheirinho para mais aulas e mais exame.
E boa sorte.
Deixo este aviso porque gostaria ter visto este alerta um mês atrás, e portanto talvez ajude mais alguém no futuro.
Entrei na moto-escola "de bairro", uma quadra de distância, na presunção de que seriam todas iguais, e portanto quanto mais perto melhor. Não é bem assim. Há um detalhe importante, derivado de dois fatos:
1 - O DETRAN-SP só permite aulas de moto em área específica para este fim. No meu caso, é no ibirapuera.
2 - O DETRAN exige uma autenticação biométrica para as aulas. É assim: No início da aula vc põe um dedo no leitor de digital, e o instrutor também. Ao final da aula repete-se o procedimento.
A diferença entre as moto-escolas é que algumas tem leitor biométrico no ibirapuera, e outras não. Todas têm na própria autoescola, afinal o público maior é de carro. Para ter leitor no ibirapuera precisa de infraestrutura lá (computador com internet, operador e instrutor), e nem toda autoescola tem demanda de moto para justificar isso.
Sem leitor no ibirapuera a autoescola faz uma gambiarra inacreditável para burlar o sistema do DETRAN:
1 - a autoescola agenda aulas fictícias (vc não sobe na moto), nas quais você tem que ir no horário combinado (não adianta chegar cedo nem atrasar mais de 15 min), e pôr o dedo na máquina. Uma hora depois (ou 2, se tiver sorte de conseguir marcar 2 aulas) tem que passar lá de novo e por o dedo para finalizar a aula. Isso repetir-se-á 15 vezes, que é o número de aulas exigido pelo DETRAN.
2 - a autoescola agenda aulas reais, mas lá não tem leitor biométrico. Você faz se quiser, e quantas quiser, dentro do limite máximo de 15. Para eles, quanto menos aulas reais vc fizer, melhor, porque aparentemente as autoescolas menores compartilham instrutores de moto, e então esse recurso (o instrutor e a moto) são "caros" para a autoescola. Quando encontrei meu instrutor, ele perguntou "de que autoescola vc vêm?".
Há um requinte de cinismo ainda: Como o DETRAN exige 3 aulas noturnas, o aprendiz terá que passar 3 vezes (6 vezes, já que não vai ficar aguardando a aula lá) à noite na autoescola para recolher as digitais. Mas (surpresa!!!) não existe aula real à noite. Pelo menos minha autoescola não disponibiliza isso. Não que para mim fizesse qquer diferença, que já estou careca (literalmente tb) de dirigir e pedalar à noite, mas que é ridículo, isso é.
No final das contas esse número de idas e vindas à autoescola para burlar o sistema do DETRAN é um pé no saco de quem quer fazer as aulas, que é o meu caso (apesar de não estar nem aí com fazê-las à noite). Por outro lado, se o cara já pilota e mora ou trabalha ao lado da autoescola, esse esquema é conveniente para não ter de fazer as aulas reais.
Então meu conselho, que eu queria ter lido antes de iniciar este processo, é que se você vai querer mesmo fazer aulas reais de moto, procure uma moto-escola que recolha a autenticação biométrica no ibirapuera. Elas existem, vi isso lá. E, se quiser só as fictícias, procure uma pequena neste estilo.
E mais uma coisa... procure na internet as dicas do que se deve fazer - e o que não - para passar. Meu instrutor não me passou ainda uma série delas (atenção para o capacete aberto, desfivelado, essas coisas), e até parece que eles tem interesse na reprovação - afinal, assim rola mais um dinheirinho para mais aulas e mais exame.
E boa sorte.