Em 2003, quando era vereador, esse mesmo
filho da p**a, digo, político, Exmo. Sr. Dr. (Médico) Jooji Hato, conseguiu a aprovação da lei na câmara de SP, com eficácia em nível municipal, sendo que a então prefeita de São Paulo na época, Marta Suplicy, vetou o texto.
o Jooji é o Japa
... O outro é o Tancredo (que Deus o tenha!)
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Disponível em:
http://www.rac.com.br/blog/34019/39/wes ... -moto.html" onclick="window.open(this.href);return false;
" Segundo o deputado Jooji Hato (PMDB), autor da lei, os objetivos são diminuir os acidentes e combater o crime. “A maior parte dos crimes e assaltos no trânsito são feitos por garupas. O garupa com o visor escurecido ou espelhado não é identificado e, com a moto, foge em alta velocidade”, disse. A lei não valerá para cidades pequenas, onde o número de acidentes e de assaltos envolvendo motociclistas é menor.
Caso seja aprovada pelo Executivo, a lei, de acordo com o deputado, irá beneficiar a polícia. “O policial vendo dois na moto já aborda. Quero ver se os marginais vão assaltar a pé, de bicicleta ou de carro.”
Questionado sobre os motociclistas sem intenções criminosas, que costumam levar parentes e amigos na garupa, o deputado afirmou: “Quem usa para o lazer não será prejudicado. Terá os fins de semana e os feriados para andar de moto na garupa.”
(...)
Isso mesmo Jooji... Quem usa para lazer não será prejudicado... Só quem usa para trabalho... Mas quem trabalha é pobre mesmo... Então... Pau no ** do pobre... Né?
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Em 2008 o Governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, tentou a medida sem sucesso.
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"9 de Janeiro de 2008 - 19h23
Proibição de garupa em motos gera polêmica
O governador do Rio, Sérgio Cabral Filho, abriu mais uma polêmica na sua estratégia de segurança pública. Agora, ele admite
, como “medida de emergência”, proibir o transporte de caronas nas garupas das motos como forma de conter a violência. A proposta
Não é recente o uso de motos por bandidos, porém a questão ganhou notoriedade após o crime contra o filho do ex-médico da Seleção Brasileira Lídio Toledo Filho e a esposa na noite do Reveillon. O casal seguia pelo Alto da Boa Vista quando foi abordado por bandidos que ocupavam moto. Também no fim de dezembro, a atriz Helena Ranaldi sofreu uma tentativa de assalto. Ela fugiu e os bandidos atiraram. Como o carro era blindado ninguém se feriu.
O governador, diante da necessidade de apresentar uma resposta para a sociedade, disse que ''se for necessário, o estado baixa um decreto proibindo carona. É uma medida de emergência, vão pagar aqueles coitados que têm moto e que, infelizmente, usam a moto para a finalidade correta. Mas num momento como esse, aplicamos uma legislação como a de Bogotá''.
O deputado do DEM, Pedro Fernandes, já apresentou proposta semelhante na Alerj. O projeto proíbe garupas em motos de até 500 cilindradas. Em caso de desrespeito à regra, o motociclista pagaria multa de R$ 182,58 (100 Ufir). O projeto deve ser votado em fevereiro.
O professor Newton Oliveira, especialista em segurança pública, acredita que importar o modelo seria equivocado, pois a situação da Colômbia é diferente. Para ele, seria mais eficaz fazer o controle dos pontos de mototáxi e das motos, em geral. Newton informa que os gastos com segurança na Colômbia são bem maiores, pois os EUA transferem 4 bilhões de dólares a fundo perdido, na esperança de fortalecer a luta contra a insurgência popular das Farc.
Sobre a política de segurança pública, Newton elogia a nova estratégia de treinar duplas em motos feito pelo Grupamento Tático de Motociclistas. As motos serão usadas em vias urbanas e na cobertura de ações policiais. A PM do Rio recebeu 40 motocicletas no último dia 3.
OAB/RJ: medida é meramente pontual
Para o presidente da OAB/RJ, Wadih Damous, a medida atingiria em cheio a sociedade, uma vez que a moto, em uma cidade como o Rio de Janeiro, com trânsito ruim e de longas distâncias, tem caráter de inclusão social. ''Milhares de pessoas e pequenos trabalhadores autônomos se valem da moto e, normalmente, andam com o auxiliar na garupa. Proibir o uso da garupa significaria inviabilizar os pequenos negócios de muitos trabalhadores''.
Wadih também alega inconstitucionalidade na medida. Para ele, impedir o uso da garupa de uma moto que acabou de ser comprada pelo consumidor seria o mesmo que ''um confisco''. ''Quem compra uma moto, o faz já pensando em utilizar a garupa. Se posteriormente à compra vem uma medida legislativa proibindo o uso da garupa, há uma restrição ao direito de propriedade, o que me parece de duvidosa constitucionalidade'', explica."
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De onde vem a idéia mesmo? Ah!! De Bogotá, Colômbia... Excelente modelo a ser copiado!!!
Mas não tem problema... Logo logo vem o carnaval... Em 2014 tem copa do mundo no Brasil...
Peraí... Vou vomitar e já volto...