Tutorial - Troca do Fluído de Freio Dianteiro
Enviado: 19 Fev 2014, 15:24
Bem amigos, procurei algo no fórum e não encontrei..
achei em outros fóruns e vídeos, mas de outras motos, então resolvi fazer da T250..
como tinha entrado água no reservatório e o fluído já não prestava mais, aproveitei a troca..
mãos a obra..
ferramentas:
- chave philips
- chave de boca nº 8 (a do kit da moto não me serviu, ela girou e "mascou" o parafuso de sangria, usei uma normal, mais larga)
- seringa, de qualquer tamanho
- garrafa ou um copo para usar como recipiente do fluído velho
- mangueirinha para conectar ao parafuso de sangria
- um pano pra evitar problemas.
- fluído de freio DOT-4 ou superior
nível do reservatório com o fluído contaminado
abra a tampa do reservatório com a chave philips, são 2 parafusos na parte superior, retire a tampa metálica, a tampa plástica (branca) e o diafragma com cuidado.
limpe-os com um pano e deixe ele de lado
com a seringa (sem agulha), vá retirando o fluído e colocando no copo/garrafa com cuidado para não pingar em nada, pois ele estraga onde cai.
aqui nesta foto dá pra ver que ele parece "leite", devido a entrada de água no sistema, após uma lavagem na moto.
retire até aparecer o fundo, o máximo que conseguir.
conecte a mangueira no parafuso de sangria da pinça, e ela na garrafa/copo.
preencha o reservatório com o novo fluído, cuidando para não derramar!!!
com a chave de boca, abra/solte aos poucos o parafuso de sangria, vai começar a sair o fluído velho, demora um pouco.
cuide para o reservatório não baixar muito o nível e entrar ar no sistema, quando for abastecer o fluído, feche o parafuso de sangria
quando o fluido novo começar a sair na mangueira, deixe que saia um pouco e então feche o parafuso
aqui dá para ver a diferença entre o novo e o contaminado.
depois disso, retire a mangueira do parafuso de sangria e tampe-o com a capinha, feche bem a garrafa com o fluído velho e guarde para dar o descarte coreto do fluído, levando nos locais de coleta de óleo lubrificante usado, nos postos de gasolina e oficinas sérias.
depois complete o nível do reservatório com o fluído novo
assegure-se que o diafragma e a tampa estejam bem limpos, encaixe um no outro e remonte no lugar
depois disso seu reservatório ficará com o fluído novo no visor de nível (e o meu combinou com a moto )
bom, acho que era isso..
o fluído com 200ml na CC me custou R$10,00, mas não cheguei a usar nem 50ml dele, então sobra pra mais algumas trocas ainda..
achei em outros fóruns e vídeos, mas de outras motos, então resolvi fazer da T250..
como tinha entrado água no reservatório e o fluído já não prestava mais, aproveitei a troca..
mãos a obra..
ferramentas:
- chave philips
- chave de boca nº 8 (a do kit da moto não me serviu, ela girou e "mascou" o parafuso de sangria, usei uma normal, mais larga)
- seringa, de qualquer tamanho
- garrafa ou um copo para usar como recipiente do fluído velho
- mangueirinha para conectar ao parafuso de sangria
- um pano pra evitar problemas.
- fluído de freio DOT-4 ou superior
nível do reservatório com o fluído contaminado
abra a tampa do reservatório com a chave philips, são 2 parafusos na parte superior, retire a tampa metálica, a tampa plástica (branca) e o diafragma com cuidado.
limpe-os com um pano e deixe ele de lado
com a seringa (sem agulha), vá retirando o fluído e colocando no copo/garrafa com cuidado para não pingar em nada, pois ele estraga onde cai.
aqui nesta foto dá pra ver que ele parece "leite", devido a entrada de água no sistema, após uma lavagem na moto.
retire até aparecer o fundo, o máximo que conseguir.
conecte a mangueira no parafuso de sangria da pinça, e ela na garrafa/copo.
preencha o reservatório com o novo fluído, cuidando para não derramar!!!
com a chave de boca, abra/solte aos poucos o parafuso de sangria, vai começar a sair o fluído velho, demora um pouco.
cuide para o reservatório não baixar muito o nível e entrar ar no sistema, quando for abastecer o fluído, feche o parafuso de sangria
quando o fluido novo começar a sair na mangueira, deixe que saia um pouco e então feche o parafuso
aqui dá para ver a diferença entre o novo e o contaminado.
depois disso, retire a mangueira do parafuso de sangria e tampe-o com a capinha, feche bem a garrafa com o fluído velho e guarde para dar o descarte coreto do fluído, levando nos locais de coleta de óleo lubrificante usado, nos postos de gasolina e oficinas sérias.
depois complete o nível do reservatório com o fluído novo
assegure-se que o diafragma e a tampa estejam bem limpos, encaixe um no outro e remonte no lugar
depois disso seu reservatório ficará com o fluído novo no visor de nível (e o meu combinou com a moto )
bom, acho que era isso..
o fluído com 200ml na CC me custou R$10,00, mas não cheguei a usar nem 50ml dele, então sobra pra mais algumas trocas ainda..