Ténéré 250 - Troca do retentor do eixo do Pinhão
Ténéré 250 - Troca do retentor do eixo do Pinhão
Tive a infelicidade de uma linha de pipa enrolar no eixo do pinhão, não percebi, pois não da para ver por trás da tampa e do pinhão da moto. Descobri ao ver a moto pingar óleo do motor. Infelizmente não deu tempo para trocar antes que a linha destruísse totalmente o retentor.
Segue uma sequencia de fotos da substituição.
Retentor de Oleo Original - Marca "ARS seals oil" Numeração: SD 25 40 5 - L KS
Preço do retentor R$ 20,00
Moto pingando oleo no estacionamento:
Primeiro retire o oleo do motor....
Sem a tampa. Tamanho da chave para retirar a porca 30mm.
Alheta que trava a porca tem que ser desdobrada:
Desdobrada:
Retirado a porca e o anel de trava
Afrouxar a corrente:
Puxar o pinhão:
Afastar a corrente do eixo:
Retentor destruido: junto com a linha:
Linha:
Carcaça de matel interna do retentor exposta. Veja o vão entre o eixo e o retentor, cade a borracha?
Retirado o que sobrou do retentor, mais linha de pipa:
Retentor novo a esquerda, destruido a direita e o restante da linha de pipa que estava junto ao rolamento do eixo
Para instalar o retentor novo, coloque graxa a base se sabão de litio como manda o manual de serviço da moto, tome cuidado para não ragar as abas raspadoras do retentor. É um serviço delicado...
Retentor no lugar:
Pinhão limpo para recolocar. Note o desgaste dos dentes e da lateral. Ja tem quase 10.000 rodados.. Pinhão de aço 1045 temperado
Pinhão e eixo limpo e corrente no lugar:
anel de trava limpo e no lugar.
Porca apertada:
Não tem como, toda vez que abre essa trava, ao fechar quebra.
Mas são duas abas:
Dobrei a segunda aba:
Só fechar a tampa:
Bom fiz esse rasgo na tampa, ai não tenho que desmontar o pedal de cambio para fazer manutenção no pinhão ou corrente.
Quando for torcar o pinhão tem que comprar sempre essew anel de trava para garantir qua a porca não gire com o esforço, trabalho e vibração da moto...
Anel de Trava na Yamaha R$7,00 ( Pagar reboque por 7 reais economizados e burrice fica a dica)
Deixei cair agua dentro do motor, perdi o oleo.. foi burrice minha .... coloquei oleo novo...
Tá ai minha contribuição:
Segue uma sequencia de fotos da substituição.
Retentor de Oleo Original - Marca "ARS seals oil" Numeração: SD 25 40 5 - L KS
Preço do retentor R$ 20,00
Moto pingando oleo no estacionamento:
Primeiro retire o oleo do motor....
Sem a tampa. Tamanho da chave para retirar a porca 30mm.
Alheta que trava a porca tem que ser desdobrada:
Desdobrada:
Retirado a porca e o anel de trava
Afrouxar a corrente:
Puxar o pinhão:
Afastar a corrente do eixo:
Retentor destruido: junto com a linha:
Linha:
Carcaça de matel interna do retentor exposta. Veja o vão entre o eixo e o retentor, cade a borracha?
Retirado o que sobrou do retentor, mais linha de pipa:
Retentor novo a esquerda, destruido a direita e o restante da linha de pipa que estava junto ao rolamento do eixo
Para instalar o retentor novo, coloque graxa a base se sabão de litio como manda o manual de serviço da moto, tome cuidado para não ragar as abas raspadoras do retentor. É um serviço delicado...
Retentor no lugar:
Pinhão limpo para recolocar. Note o desgaste dos dentes e da lateral. Ja tem quase 10.000 rodados.. Pinhão de aço 1045 temperado
Pinhão e eixo limpo e corrente no lugar:
anel de trava limpo e no lugar.
Porca apertada:
Não tem como, toda vez que abre essa trava, ao fechar quebra.
Mas são duas abas:
Dobrei a segunda aba:
Só fechar a tampa:
Bom fiz esse rasgo na tampa, ai não tenho que desmontar o pedal de cambio para fazer manutenção no pinhão ou corrente.
Quando for torcar o pinhão tem que comprar sempre essew anel de trava para garantir qua a porca não gire com o esforço, trabalho e vibração da moto...
Anel de Trava na Yamaha R$7,00 ( Pagar reboque por 7 reais economizados e burrice fica a dica)
Deixei cair agua dentro do motor, perdi o oleo.. foi burrice minha .... coloquei oleo novo...
Tá ai minha contribuição:
Editado pela última vez por LMattosBS em 02 Mai 2013, 09:43, em um total de 1 vez.
Leonardo Mattos
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Re: Troca do retentor do eixo do Pinhão
As pipas não dão trabalho apenas para o pescoço... O bom é que não tá mais a pé.
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Re: Troca do retentor do eixo do Pinhão
Bom trabalho!
Curiosidade: Qual foi o preço desse retentor?
Curiosidade: Qual foi o preço desse retentor?
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^
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Re: Troca do retentor do eixo do Pinhão
Preço do retentor R$ 20,00
Tem que ficar eperto com linha de pipa, ja vi amigos daqui com a bolha cortada, carenagem do farol e agora eu com um retentor destruido...
Já vi muitas fotos de acidente com linha... tá cada dia pior..
Tem que ficar eperto com linha de pipa, ja vi amigos daqui com a bolha cortada, carenagem do farol e agora eu com um retentor destruido...
Já vi muitas fotos de acidente com linha... tá cada dia pior..
Leonardo Mattos
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- Kakko
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Re: Troca do retentor do eixo do Pinhão
Leo...muito bom seu tutorial.
Apenas complementando o que vc já disse....a trava... sempre trocar, pois mesmo que não quebre na hora da montagem...ela fica frágil e quebra depois
Esse rasgo que vc fez ajuda mesmo....pois outro dia fui abrir essa tampa e o soquete 5 que eu tinha não entrava no furo/rebaixo da tampa ...daí comprei uma chave com soquete de diâmetro menor.
Esse rasgo eu fiz na minha Ténéré 600...sempre ajudou na retirada da tampa.
Apenas complementando o que vc já disse....a trava... sempre trocar, pois mesmo que não quebre na hora da montagem...ela fica frágil e quebra depois
Esse rasgo que vc fez ajuda mesmo....pois outro dia fui abrir essa tampa e o soquete 5 que eu tinha não entrava no furo/rebaixo da tampa ...daí comprei uma chave com soquete de diâmetro menor.
Esse rasgo eu fiz na minha Ténéré 600...sempre ajudou na retirada da tampa.
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Re: Troca do retentor do eixo do Pinhão
Parabéns pelo Tuto...
Nunca me atentei para o anel trava...
Quanto tempo levou para fazer a troca?
Nunca me atentei para o anel trava...
Quanto tempo levou para fazer a troca?
+ + + FaRa_Ho + + +
Atual:XT 660R & Bikes Oggi 7.3 e e C10 Fixa Ex: Yamaha YBR 125cc (2005-2011) & Ténéré 250cc (2011-2017) >100K rodados
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- dimassan
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Re: Troca do retentor do eixo do Pinhão
Parabens pelo turorial bem explicativo man!
Gostei da ideia de cortar a tampa do pinhão... :) vou fazer tb!
Gostei da ideia de cortar a tampa do pinhão... :) vou fazer tb!
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Re: Troca do retentor do eixo do Pinhão
Parabéns Leonardo, mais explicado que esse tuto, só se desenhar...
Re: Troca do retentor do eixo do Pinhão
Foi rápido, mesmo tendo que limpar tudo... Uma hora só mexendo na moto..
Leonardo Mattos
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Re: Ténéré 250 - Troca do retentor do eixo do Pinhão
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