INSTALANDO UMA PORTA USB E TOMADA 12 VOLTS NA MOTO

Aqui ficarão dicas enviadas pelos membros do fórum sobre como instalar ou consertar alguma coisa na moto, executando você mesmo o serviço.
OBS: não nos responsabilizamos por nada, é tudo por sua conta e risco, ok?
Avatar do usuário
rodlima
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 544
Registrado em: 26 Abr 2011, 12:58
Cidade onde mora: Cidade/UF
Contato:

Re: INSTALANDO UMA PORTA USB E TOMADA 12 VOLTS NA MOTO

Mensagem por rodlima » 01 Nov 2011, 23:09

Coincidência, o pacote chegou hoje e está tudo em perfeita ordem.

Levou 12 dias para chegar até aqui via USPS (os Correios dos EUA). Engraçado que o rastreamento informa que o pacote ainda está lá em Los Angeles :)

Imagem

O valor total deu US$107,00, pagos via paypal, e já incluindo frete, de US$10,00 (mais barato que muito frete aqui dentro do Brasil...)
Não houve cobrança de tarifa alfandegária, o valor declarado foi de US$20,00 e o pacote chegou direto na minha casa.

Eis os cabos que vieram, ainda na embalagem original:

Imagem

A qualidade do material é muito boa, estou impressionado. Nada aparentemente frágil, e com boas soluções contra chuva.

Como eu havia dito, minha idéia de montagem de tudo é trazer o fio da bateria até perto do guidão, seguindo o chicote da moto. Daí eu saio pendurando o que eu precisar.

Foto do chicote, já com fusível de 15A (acho muito, vou colocar um de 5A), com protetor contra água, e ponta SAE com seu devido protetor pra não ficar com os terminais aparentes quando não usado.

Imagem

Na ponta SAE do chicote, eu vou colocar então o conector fêmea USB de 5v pra alimentar meu GPS e o que mais for necessário. Pelo que li ele tem um disjuntor automático dentro dele, não sei de quantos ampères. Ele vem com uma tampa "resistente ao tempo", segundo o fabricante. Proteje contra chuva forte, mas provavelmente não aguentaria um jato de água forte (o que não chega a ser um problema já que isso não é comum).

Imagem

Veio também junto com o conector USB um protetor contra chuva pra quanto tiver um cabo conectado, e uma fita preta que eu creio que sirva pra dar mais uma impermeabilizada na conexão.

Imagem

Finalmente, eu comprei também um "Y" de conectores SAE pra poder pendurar também uma tomada 12v caso haja necessidade. Não penso em ficar com essa tomada 12v direto na moto, vai ser só pra situações de emergência, ou algo que o valha.

Imagem

Nesta foto acima dá pra ver que o conector USB vem com uma base pra segurá-la em algum lugar da moto. Amanhã quando eu for mexer na moto vou ver como vou prendê-lo.

Finalmente, o detalhe da tomada 12v (pra não ficar tão :offtopic: assim):

Imagem

Dá pra notar que não tem trava, logo se for pra usar com a moto em movimento o plugue pode se desconectar com as trepidações. Mas sempre é possível colocar um outro plugue 12v no lugar deste.

Por enquanto é isso, amanhã vou colocar tudo na moto e colocar umas fotos do processo aqui.

Abraços,
rod

Avatar do usuário
rodlima
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 544
Registrado em: 26 Abr 2011, 12:58
Cidade onde mora: Cidade/UF
Contato:

Re: INSTALANDO UMA PORTA USB E TOMADA 12 VOLTS NA MOTO

Mensagem por rodlima » 02 Nov 2011, 19:40

Finalmente instalei a tudo na moto, ficou muito bom. Seguem algumas fotos do processo:

Já sem o banco e sem a tampa lateral esquerda. O cabo segue da bateria, passa pela lateral esquerda da moto, passa por baixo do tanque e vai parar no guidão.

Imagem

Imagem

Passagem por baixo do tanque. Lá tem um prendedor de plástico que segura o cabo da vela e o chicote, é bom prender o cabo também por aí pra ele não ficar solto.

Imagem

Detalhe do aparafusamento do conector na bateria. Isso deu algum trabalho pq o parafuso é bem pequeno, o jeito certo de se fazer isso é empurrando pra cima a contraporca e ir girando o parafuso até ele agarrar na contra-porca, depois é mole.

Imagem

A ponta com o conector SAE já presa nos cabos dos comandos do guidão
Imagem

O conector USB colocado na moto. Deu pra prender com uns arames. O acabamento não fica um dos melhores, mas a posição do conector é ótima e fica firme o suficiente. Depois vou substituir os arames com uns enforca-gatos pra ficar mais firme ainda.

Imagem

Como o cabo do conector USB é meio longo, acabei prendendo o conector SAE no vão entre o guidão e o tanque, assim não ficou uma massaroca de fios no painel.

Imagem

Resultado final: GPS ligado à bateria da moto via USB :)

Imagem

Vista lateral das conexões:
Imagem

Close no GPS e no conector
Imagem

É isso aí, tudo funcionando direito, solução recomendadíssima!

PS: a moto não tá limpa, mas o flash faz as coisas parecerem mais sujas ainda :)

[]s,
rod

Avatar do usuário
doug01n
Administrador
Administrador
Mensagens: 1985
Registrado em: 31 Jan 2011, 15:42
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Rio de Janeiro / Barra da Tijuca
Contato:

Re: INSTALANDO UMA PORTA USB E TOMADA 12 VOLTS NA MOTO

Mensagem por doug01n » 03 Nov 2011, 09:47

Ficou ótimo! Quando precisar de uma tomada 12V verei se compro neste site tb.

E eu pensando que a minha moto tava ganhando o troféu penteadeira de p***... a sua tá com mais penduricalhos que a minha... huiaohuaihoauihioaha :gargalhada: :gargalhada: :gargalhada:
Administrador

Avatar do usuário
rodlima
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 544
Registrado em: 26 Abr 2011, 12:58
Cidade onde mora: Cidade/UF
Contato:

Re: INSTALANDO UMA PORTA USB E TOMADA 12 VOLTS NA MOTO

Mensagem por rodlima » 03 Nov 2011, 09:49

ahahaha mas eu não ando com ela assim sempre, nem uso GPS no dia a dia. Mas viajando... só falta o neon azul :)

Avatar do usuário
Heyder
Mestre
Mestre
Mensagens: 837
Registrado em: 19 Jul 2011, 17:10
Cidade onde mora: Goiânia, GO
Localização: Setor Bela Vista
Contato:

Re: INSTALANDO UMA PORTA USB E TOMADA 12 VOLTS NA MOTO

Mensagem por Heyder » 11 Nov 2011, 21:54

Muito bom Rodlima! Parabéns!
Só aquele arame que não gostei. Realmente um engasga-gato ficará bem melhor no acabamento.
Tenho uma câmera Go-Pro e um GPS que usam conexão USB... Acho que vou comprar essa acessório também.
Para quem gosta, a paixão de pilotar é entendida; para os demais, não adianta explicar.
CB450, Téneré XT600, FZ6-S 2009, Atual XT1200Z Super Ténéré com Escape DUPLO!

Banguone
Visitante
Visitante

Tomada 12v para ligação do GPS

Mensagem por Banguone » 14 Nov 2011, 12:26

Salve Galera!!!

Alguém já colocou uma tomada 12v através de acendedores automotivos?
Estou querendo ligar, não é difícil mas tenho duvidas aonde ligar o cabo negativo do acendedor...

Valeu!!!

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: INSTALANDO UMA PORTA USB E TOMADA 12 VOLTS NA MOTO

Mensagem por Helano » 14 Nov 2011, 12:45

Banguone

Por favor amigão, use a pesquisa antes de abrir um novo tópico.

Movi a sua mensagem para o tópico sobre este assunto.

Abraço,

Helano
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

Avatar do usuário
Heyder
Mestre
Mestre
Mensagens: 837
Registrado em: 19 Jul 2011, 17:10
Cidade onde mora: Goiânia, GO
Localização: Setor Bela Vista
Contato:

Re: Tomada 12v para ligação do GPS

Mensagem por Heyder » 15 Nov 2011, 09:41

Banguone escreveu:Salve Galera!!!

Alguém já colocou uma tomada 12v através de acendedores automotivos?
Estou querendo ligar, não é difícil mas tenho duvidas aonde ligar o cabo negativo do acendedor...

Valeu!!!
O NEGATIVO do acendedor deve ser ligado no NEGATIVO da bateria ou em qualquer ponto do CHASSI da moto. o POSITIVO do acendedor pode ser ligado diretamente no POSITIVO da bateria (lembrando que neste caso, o que estiver ligado ao acendedor estará consumindo carga da bateria mesmo com a moto desligada) ou num cabo pós-chave de ignição (mais seguro), ou seja, um fio que tem +12V somente quando a chave estiver ligada. Outro detalhe importante é escolher um fio (cabo) que suporte a corrente que será drenada através do acendedor!
Para quem gosta, a paixão de pilotar é entendida; para os demais, não adianta explicar.
CB450, Téneré XT600, FZ6-S 2009, Atual XT1200Z Super Ténéré com Escape DUPLO!

Avatar do usuário
ghamauricio
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1326
Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: INSTALANDO UMA PORTA USB E TOMADA 12 VOLTS NA MOTO

Mensagem por ghamauricio » 15 Nov 2011, 12:03

Saiu caro hein rodlima! Americano é demais, eu comprei um adaptador de HD vagabundo e o acabamento era nota 10! Parece ser o caso desses adaptadores aí, um acabamento impecável. Pena a tomada do acendedor de cigarro não ter trava...

Avatar do usuário
rodlima
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 544
Registrado em: 26 Abr 2011, 12:58
Cidade onde mora: Cidade/UF
Contato:

Re: INSTALANDO UMA PORTA USB E TOMADA 12 VOLTS NA MOTO

Mensagem por rodlima » 21 Nov 2011, 19:27

Fala ghamauricio, só saiu caro pq eu comprei outros acessórios. Só o kit tomada USB com o chicote dá uns US$37,00, fora o frete. E pô, é o que vc disse, a qualidade é muito boa. É impressionante como tem gente vendendo no mercado livre soluções *porcas* pra tomada 12v pra moto. Comprei um e me arrependi amargamente. Essas paradas tem que ter o mínimo de qualidade pra não dar um curto na bateria e acabar se tornando uma dor de cabeça... (sem falar do custo de comprar uma bateria nova, etc...)

Responder