Beto Klein escreveu:Buenas gurizada.
Quem possui motos com as curvas de escape sem tratamento (cromo ou feitas em aço inox), sabe que rapidamente esta peça fica com um aspecto um tanto quanto "feio", parecendo ferrugem. Na realidade ela não enferruja, mas cria um tipo de "cerâmica" na parede do metal, devido a sujeira e a água que a roda dianteira faz respingar contra a curva do escape.
Pois eu acho que consegui a solução, não definitiva, mas que dura por um bom tempo. Quem me indicou fazer isso foi um mecânico da cc Y daqui da aldeia, ele disse que foi um" motoqueiro mais velho" que ensinou ele, após atender a moto do cara e notar que as curvas de escape estavam sem a tal ferrugem.
Bom, vamos aos "passos".
Vejam como estava a curva de escape da minha T250 antes do processo:
Retire a proteção do escape, pegue uma lixa para ferro de n. 500 ou superior (quanto mais alto o n. da lixa, mas fina ela é). Lixe com água, de preferência com uma mangueira e sempre colocando água aonde está lixando.
Após, ligue a moto por alguns minutos para secar a água.
Deixe a curva de escape esfriar. Pegue uma estopa ou um pano, enxargue de óleo queimado ou até mesmo óleo novo, passe em toda a curva.
Faça isso com o metal frio, pois senão vai ter uma fumaça em sua cara.
Espere o óleo "ïnteragir" com o metal. Ligue a moto por uns minutos (bem provável que ainda fará uma fumaça), desligue-a, espere mais um pouco o metal esfriar e reaplique o óleo na curva.
Recoloque a proteção na curva, e pode rodar normalmente.
Fotos de como deixei a curva da minha moto, notem que lixei até tirar a tinta original, pois queria saber como ficaria o comportamento da ëxperiência" no metal com e sem tinta.
Quem for fazer isso, tome cuidado na hora de lixar, pois com uma lixa mais fina (tipo 1500 ou 2000) a chance de "furar"a tinta é muito menor, caso isso aconteça, terá que pintar a curva antes de aplicar o óleo.
Experiência testada e aprovada, pois fiz isso a 45 dias e a curva de escape continua igual, sem aquela aparência de enferrujada. Um amigo fez em uma XRE e tambem aprovou.
O cara que me ensinou, recomendou aplicar o óleo na curva sempre que trocarmos o óleo do motor, afim de manter o processo de proteção da curva.