Salve!
Tive uma XT 600 e uma 660 e em ambas instalei o mata-cachorro com as pedaleiras e achava muito bom em viagens longas, nao para fazer todo o percursso com o pe apoiado nele, mas para dar umas esticadas na perna, o que acaba mudando a posicao de sentar no banco e consequentemente dando uma aliviada nas nadegas. Costuva tambem apoiar a parte de traz do tornozelo, ficando com as pernas totalmente esticadas. Eh logico que nao eh a mesma coisa das pedaleiras avancadas das custons, que tem toda a ergonomia projetada para isso, mas funciona bem. Quanto a seguranca, tem que ter em mente de so manter os pes apoidos nelas em retas onde se possa ter uma boa vizao a frente de forma a nao tomar susto, pois realmente o controle da moto fica restrito com os pes ai. Fiz uma viagem longa para a Venezuela, +-6.000km com a XT 600 com minha esposa na garupa, que nunca tinha feito uma viagem de mais de 200km de moto. Para lhe dar um conforto a mais, um pouco escasso na XT, ainda mais que fui com o banco original, eu combinei com ela que em retas longas eu iria apoiar o pe nas pedelairas do mata-cachorro e ela poderia apoiar os pes nas minhas e tambem combinei que assim que ela percebece a minha perna se movendo ela rapidamente voltasse os pes para as pedaleiras dela. Logicamente so fazia isso em trechos de retas longas e vazias e funcionou muito bem, fazendo uma boa diferenca para ela.
Quanto ao mata-cachorro acho muito util, pois proteje muito a moto e em viagens para lugares isolados pode ser a diferenca de conseguir andar com a moto ou nao apos um tombo.
Tomei um ralo no asfalto com a XT 660 que estava equipada com o mata-cachorro e o afastador de alforge, seguem as fotos:
Resultado, paralama, farol e manopla raladas, porem, dia para tras, carenegem, tanque, escapamento, motor e pedal intactos. No caso da XT ainda eh mais critico pois do lado direito, onde cai, fica a bomba d`agua, mangueira e reservatorio de agua que, junto como radiador teriam tudo ido para o saco. Num lugar isolado seria o fim da linha.
A proxima foto eh para provar a existencia de anjo da guarda
. Quando cai eu instintivamente agrupei bracos e pernas e deslizei no asfalto apoiando as costas e olha quem pagou o preco:
No fim dei sorte, cai a uns 80km/h e eu a a moto deslizamos uns bons metros no asfalto sem atingir nada. No fim, moto e piloto com danos leves e aptos para a estrada novamente
Abracos