Mensagem
por ivnn » 08 Fev 2017, 11:47
Quando a corrente é com retentor, estar na "folga padronizada" não quer dizer muita coisa.
Explicando melhor:
Quando a corrente é SEM retentor, a água a chuva e sujeira contaminam por igual os pinos e buchas. Dá um desgaste mais ou menos uniforme, e a medida que desgasta, cada elo vai criando uma folga, e a soma das folgas define o esticamento da corrente. Daí quando ela estica bastante vc troca, porque não dá mais ajuste.
Quando a corrente é COM retentor a coisa é mais complicada. Correntes com retentor durariam um absurdo, porque entre o pino e bucha tem um lubrificante que fica prisioneiro lá. No entanto, os orings de vedação gastam. E sempre vai ter uns poucos, no meio dos 212 presentes, que perdem a vedação primeiro.
Daí esses pinos e buchas que perdem a vedação primeiro iniciam um processo de desgaste acelerado, enquanto que o resto continua protegido pelo lubrificante original.
Como consequência, depois de um tempo, a corrente com retentores folga muito eu um ou outro elo, e continua justa no resto. Dependendo da sorte (ou azar), você pode ter uma corrente com 102 elos justos e só uns 4 folgados. Esses 4 elos folgados não representam um esticamento de corrente apreciável, afinal, apesar da folga grande são só 4. O proprietário pode até falar "olha só que corrente boa, rodei já 30kk e não estiquei nada!" e na realidade estar com uma corrente prestes a estourar.
Isso só não ocorre de verdade porque esses elos muito folgados estalam. Enquanto estão alojados na coroa ficam com distância nominal definido pelos seus dentes, mas no momento que eles vão saindo e recebem a tração, a folga faz com que estalem.
Eu se fosse você faria o seguinte: Folgaria bem a corrente e passaria ela inteira pelas suas duas mãos. As mãos seguram a corrente com um trecho de 10 cm de corrente entre elas. Em cada trecho de 10cm, você faz força de compressão e tração. Essas folgas aparecem fácil assim, e dá para localizar elos exageradamente folgados. Se tiver algum elo com folga maior que 1mm, a corrente precisaria ser trocada imediatamente.