27% DE ETANOL NA GASOLINA, E AGORA!!??

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Avatar do usuário
W Costa
Novato+
Novato+
Mensagens: 53
Registrado em: 24 Jun 2014, 09:28
Cidade onde mora: Tucuruí/PA
Localização: Tucuruí - Pará

27% DE ETANOL NA GASOLINA, E AGORA!!??

Mensagem por W Costa » 07 Fev 2015, 22:33

Olá pessoal. Meu primeiro tópico com um assunto bem polêmico (infelizmente) e que está me tirando o sono.
Aumento do percentual de etanol na gasolina aditivada para 27%.

Gostaria muito de saber a opinião de vocês quanto a isso, estou muito preocupado com a "saúde" da minha novinha TNR 250 após esse aumento de etanol na gasolina (vi num telejornal que a comum não existirá mais, apenas aditivada com esse percentual de etanol, também permanecerá a Premium).

Esse aumento de etanol na gasolina ocorre a partir de 16 de fevereiro.
Em que esse etanol a mais pode prejudicar nossas motos?
Reduz vida útil/durabilidade do motor?
Consumo?
Existe alguma medida que podemos tomar para evitar danos?

Agora leiam abaixo um trecho da reportagem do "carplace" que orienta os donos de carros só a gasolina a usar a gasolina Premium.

[E quem não tem carro flex?

Obviamente, aumentar o teor do etanol na gasolina é indiferente para os carros bicombustíveis. No entanto, a situação é diferente para quem possui carro com motor somente a gasolina. Para este caso, a Anfavea recomenda que se abasteça somente com o combustível premium, já indicado para muitos carros importados, que passa de R$ 4 o litro. “A decisão de manter a gasolina premium inalterada se deve a não conclusão dos testes de durabilidade e, portanto, a Anfavea recomenda que os veículos com motor movidos a gasolina utilizem a premium”, explicou Moan.

A medida visa a redução das importações de combustíveis, que pressionam os preços dos derivados do petróleo, e também poderá aliviar o caixa da Petrobrás. A notícia chega quase ao mesmo tempo que o aumento no preço da gasolina, que já custa até R$ 3,50 o litro em alguns locais.

Já o consumo de veículos movidos somente a gasolina pode subir 3%. A indústria teme ainda por problemas de corrosão e menor durabilidade de peças, especialmente nos modelos importados e carros mais antigos movidos somente a gasolina.

Atenção: consultada, a Anfavea confirma que pela proposta a gasolina aditivada também terá 27% de etanol como a gasolina comum, sendo a premium (de alta octanagem) a única gasolina que manterá o patamar de 25% de álcool.
]

Puts, aqui onde moro a gasolina não á nada confiável além de estar agora absurdamente cara: R$3,76 aditivada e, gasolina Premium é coisa rara por aqui, estou muito apreensivo... :batecabeca:
Será que a Yamaha sabia dessa medida do governo? por que ainda insiste em manter motos só a gasolina na sua linha?
Caramba... e agora... o que será das nossas motos.... :pdavida:

Avatar do usuário
Dpomarico
Administrador
Administrador
Mensagens: 1398
Registrado em: 21 Abr 2013, 12:55
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Zona Norte

27% DE ETANOL NA GASOLINA, E AGORA!!??

Mensagem por Dpomarico » 07 Fev 2015, 23:17

W costa, o assunto está sendo discutido neste tópico.
http://www.tenereclub.com.br/viewtopic.php?t=6699" onclick="window.open(this.href);return false;

Por favor utilize a pesquisa com o assunto para certificar de que o mesmo já não está/foi discutido.

Tópico trancado.
_________________
Administração/Moderação
Ténéré Club

David Pomarico (Pomarola)
São Paulo / SP

Atual: Suzuki Vstrom XT 650
HD Softail Deluxe 2014
Tenere 250 Azul 2012/2013

Trancado