Tenho alguma experiênia nesse assunto.
Minha família tem barco. É comum o motor ficar parado por 3 meses, 7 meses...
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12 meses...
O motor movido à Diesel é ainda um pouco mais crítico porque a bomba de alta pressão fica pressurizada (ou deveria ficar) e um dos resultados da queima do óleo diesel é o ácido sulfúrico (por causa do enxofre presente no Diesel).
Tem também o motor do bote de apoio, movido à gasolina e carburado, o motor do gerador... as bombas de água salgada e doce... as baterias... Reativar um barco demora pelo menos 2 dias de trabalho sério.
Em resumo, reativar uma moto, com os devidos cuidados, é tarefa simples.
A resposta perfeita para a sua pergunta seria: - "Desmonte tudo, a moto toda e o motor, lubrifique tudo com graxa e óleo novo, troque a gasolina do tanque e vai ficar tudo bem."
Mas acredito que não foi isso que você veio perguntar aqui.
Você quer o modo descomplicado certo?
Vamos lá:
1. Retire a bateria da moto. Limpe os polos com limão ou vinagre, dê uma carga lenta ( 24 hrs) com um carregador inteligente IU ou UI de no
máximo 3 Ah (senão frita). Recoloque a bateria na moto aplicando vaselina nos contados
depois da montagem total.
2. No caso do motor movido à gasolina e com Injeção eletrônica, a maior preocupação é com o bico injetor (e bomba). Ele pode travar. Este seria, em tese, o maior problema em deixar uma moto parada... Logo, para "limpar", "lubrificar" e acionar este bico ( e bomba) é necessário trocar a gasolina antiga por nova. Eu recomendo, pelo menos neste primeiro abastecimento encher o tanque com gasolina pódium da petrobrás. Em teoria não há razão para isso, mas, na pratica, tenho constatado ser melhor por vários motivos que não vou elencar para não extender o post. Ok? Vai por mim e ponha Pódium. Só isso.
3. Retire o óleo lubrificante antigo e coloque um dos 3 óleos para motores Diesel (na verdade frota mista API SL) que vou indicar agora, do melhor para o pior: a) Texaco Ursa TDX 15w40; b) Petrobrás BR Top Turbo 15w40 ou c) Texaco Ursa TD 15w40. Não troque o filtro de óleo ainda.
4. Limpe e lubrifique a corrente da transmissão secundária, "vulgo relação".
5. Bateria carregada + Pódium no tanque + Óleo lubrificante para motores Diesel no carter, chegou o momento da partida. Retire a vela para o motor não pegar. Ligue a moto. Dê umas 3 partidas de cinco segundos (
sem a vela, a moto não deve pegar). Agora que o óleo novo alcançou todas as partes do motor coloque a vela e dê a partida normalmente. Deixe a moto em marcha lenta (não encoste no acelerador) por uns 10 minutos (não mais que 15 minutos, não menos que 5 minutos). Se ela morrer ligue novamente. Se ela não pegar bomba ou bico injetor (muito mais provável) estão travado(s) procure um mecânico de confiança.
6. Se ela funcionou legal, depois destes 10 minutos funcionando em marcha lenta, saia para uma volta de uns 20 até 50 km. Rode normalmente sem forçar. Na volta troque o óleo e o filtro de óleo do motor, desta vez colocando óleo próprio para motos, Yamalube já está excelente.
7. Na primeira oportunidade troque a graxa da balança, ou pelo menos lubrifique a balança.
Opcional:
8. Aproveite para limpar o filtro de ar e colocar uma vela nova (coloca Iridium de uma vez
![Sorriso :D](./images/smilies/icon_e_biggrin.gif)
)
Boa sorte!!