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Re: Troca Relação X Potência - Testes no Dinamômetro

Enviado: 03 Jul 2013, 09:36
por doug01n
Eu uso pinhão de 14 dentes, e o Kakko testou a coroa de 38 (nem é tão coroa assim, Kakko... rs). O comentário destas configurações temos nas 8 páginas do tópico, só estranhei a de 39 dentes dar erro de apenas 3km no painel. Na nossa prática, o uso do pinhão de 14 dentes zera a diferença, a coroa de 38 dá erro de 3km/h e a de 39 (mais próxima da relação original), teria erro de cerca de 6km/h.

Re: Troca Relação X Potência - Testes no Dinamômetro

Enviado: 03 Jul 2013, 09:58
por allex2000
Opa pessoal, eu experimentei a coroa de 38!!!!! rsrsrsrsrs

Na minha moto ficou muito boa, a diferença no painel para os radares fotograficos zerou (não testei em GPS) e a moto ficou significativamente mais gostosa de andar, e ao contrario do receio inicial, não perdeu torque e nem ficou xoxa, inclusive fiz a trilha da Petrobras com ela e acho que ficou até melhor pra terra com a relação mais longa, enfim, não penso em mudar!!!

A economia tambem aumentou, tá fazendo por volta de 30,5km/l, o que antes era de 28km/l de média...

abs!

Re: Troca Relação X Potência - Testes no Dinamômetro

Enviado: 03 Jul 2013, 13:47
por Alancf
na minha opiniao acho que alguns fatores devem influenciar na diferença do painel, a minha vindo para o trabalho hoje se confirmou com diferença de 3 km/h do painel pro gps, meu gps acredito que marca bem pois em testes com outros e veiculos e na mesma moto a diferença foi certa, bem confiavel.
agora to com uma duvida, pelo fato da nossa tenere ter sensores aoinves de ter cabos como de velocimetro, onde é marcado por exemplo o giro do motor e a velocidade, acredito então que a velocidade final nao ira mudar, o que ira mudar é a diferença no painel que ira diminuir e consequentemente a moto ira ter a velocidade mais proxima do real no painel e consequentemente andara mais.
referente a coroa de 38 dentes, eu particularmente nao gostei, fiz o teste com 3 formatos (14x40, 13X38 e 13X39) de relação, todos os formatos estava com peso alto como se fosse viajar, eu a patroa e bau cheio, com modificação no pinha e com coroa de 38 dentes foi perceptivel e incomodo a perda de torque, e acabou que a final ficou um pouco prejudicada, pois, como a moto estava pesada ela nao tinha força para empurrar a moto em velocidades maiores, resumindo ficou num giro mais baixo mas sem força para conseguir giros mais altos, com a de 38 dentes particularmente achei praticamente a mesma coisa que a mudança no pinhao, muita perda de torque (com moto mais pesada). já com a coroa de 39 dentes sinceramente eu nao senti perda nenhuma de torque, a moto ficou mais solta e o que eu mais queria, o motor trabalhou mais folgado, sem ficar urrando tanto e atingi as mesmas velocidades finais, porem mais reais e logicamente senti que tava andando mais rapido, consegui chegar a giros altos normalmente.
pra mim quem anda mais leve talvez pinhao de 14 ou coroa de 38 sejam atendam, mas quem usa a moto nas duas situações sem peso eu cheia de bagulho (como ando quando viajo), a coroa de 39 dentes talvez seja a melhor opção.
quanto aos resultados postados acredito estarem certos pois, o gps é bem confiavel e a diferença acredito variar de uam moto para outra.

Re: Troca Relação X Potência - Testes no Dinamômetro

Enviado: 03 Jul 2013, 15:55
por allex2000
Então, no caso da minha moto, a relação original é 13T x 39T = 3:1, eu reduzi apenas um dente da coroa, ficando 2,92:1 e a moto ficou bem melhor na minha opinião.

Já as TNR 250 saem de fábrica com 13T x 40T = 3,07:1 que é mais curta, colocando um pinhão 14T já cai pra 2,85:1, ou seja, mais longa que a minha moto alongada, e isso pode realmente fazer uma diferença maior no torque...

13T x 38T ficou com um bom equilibrio pra mim, vc experimentou essa combinação também?

Re: Troca Relação X Potência - Testes no Dinamômetro

Enviado: 03 Jul 2013, 20:21
por Alancf
allex2000 escreveu:Então, no caso da minha moto, a relação original é 13T x 39T = 3:1, eu reduzi apenas um dente da coroa, ficando 2,92:1 e a moto ficou bem melhor na minha opinião.

Já as TNR 250 saem de fábrica com 13T x 40T = 3,07:1 que é mais curta, colocando um pinhão 14T já cai pra 2,85:1, ou seja, mais longa que a minha moto alongada, e isso pode realmente fazer uma diferença maior no torque...

13T x 38T ficou com um bom equilibrio pra mim, vc experimentou essa combinação também?
experimentei, e particularmente nao gostei, fiz como voce reduzi 1 dente na coroa e gostei muito

Re: Troca Relação X Potência - Testes no Dinamômetro

Enviado: 20 Ago 2013, 21:19
por Wladimir Souza
Boa noite galera... A minha esta com pinhoa 13.. Ja comprei o 14, mas ainda nao troquei... Com o original, em 5ª e 3000 RPM ela fica a 50km/h, 4000 RPM = 60km/h.. Vou trocar, fazer uns testes e depois informo...

Re: Troca Relação X Potência - Testes no Dinamômetro

Enviado: 21 Ago 2013, 08:43
por igual
galera conversei com meu mecanico e ele disse q seria interessante msm trocar a coroa pra 39T.

qual corao 39T vcs estão usando? de qual moto ou consigo comprar pra trocar?


abs

Re: Troca Relação X Potência - Testes no Dinamômetro

Enviado: 24 Ago 2013, 22:15
por Wladimir Souza
Boa noite galera... Eu coloquei pinhão 14, porem, as velocidades no velocimetro, nao aumentaram em relação à mesma marcha e com mesmo RPM de quando estava com pinhão 13... O que aconteceu?? Nao era para aumentar??

Igual coroa de bicicleta.. Quando colocamos uma coroa maior, a marcha fica mais pesada, e a bike corre mais...

Confuso... :?

Re: Troca Relação X Potência - Testes no Dinamômetro

Enviado: 24 Ago 2013, 23:26
por pedeferro
acho que vou deixar a minha com os 13 originais, pois pego muita subida e com muito peso

Re: Troca Relação X Potência - Testes no Dinamômetro

Enviado: 25 Ago 2013, 07:14
por Wladimir Souza
Dr. Paulo escreveu:Wladimir, o velocimetro da T250 não toma por referencia a quantidade de giros da roda (dianteira ou traseira) e sim a quantidade de pulsos que recebe do eixo da transmissão. Não é igual marcha de bicicleta, nas bikes o velocimetro com imã na roda manda o pulso, só que alterando a medida do pneu altera a velocidade, girando mais vezes a roda manda mais pulsos e marca mais velocidade.
Já na T250 ainda não li sobre como corrigir o velocimetro, tem gente que usa GPS e já li sobre usar velocimetro de bicicleta mesmo, este assunto dá muito o que falar.
Pelo que já li aqui, entendi que colocando o 14 dentes, aí sim marca a velocidade real, com o 13 dentes marca mais do que a real.
E por falar nisso, já chegaram a conclusão sobre os kms percorridos? Tem algum alteração com relação ao real? Por exemplo rodar 1h a 100km/h deveria marcar 100km percorridos, correto? Com a troca do 13D pra 14D muda algo?
Ajudem ai!!!

Puxa vida Dr. Paulo, nao sabia dessa informação.. Caraca!!! Eu lia as msg do post e não entendia pq o pessoal fazia tanta conta.. kkkkk.. Valeu mesmo... Com relação aos kms percorridos a Te deve pegar informações da roda, neh... nao tem outro meio, ou será q tem?