Ténéré 250 - Dificuldade na troca de marchas

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Ténéré 250 - Dificuldade na troca de marchas

Mensagem por Kakko » 27 Mar 2012, 17:23

Olace...vc mencionou perto do trabalho e casa.

Pergunta...isso é quando vc está chegando ( motor/câmbio quente) ou quando vc está saindo (motor e câmbio frios ) ???
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Avatar do usuário
olace
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 93
Registrado em: 29 Out 2011, 22:24
Cidade onde mora: SaoPaulo/SP
Localização: SaoPaulo/SP

Re: Ténéré 250 - Dificuldade na troca de marchas

Mensagem por olace » 27 Mar 2012, 19:10

Kakko escreveu:Olace...vc mencionou perto do trabalho e casa.

Pergunta...isso é quando vc está chegando ( motor/câmbio quente) ou quando vc está saindo (motor e câmbio frios ) ???

Em ambos os casos.

Outra vez aconteceu numa curva perto do trabalho (indo para o trabalho), onde tem que reduzir para uns 10, 20 km/h.

Perto de casa, indo para o trabalho no 1º farol/lombada que pego, aí eu tenho que reduzir ou mesmo parar.

Já saindo do trabalho, eu faço o mesmo, ligo ela deixo esquentar um tempo e só depois eu subo na moto.

Daí, aqui temos um outro problema até, o cambio TRAVA de 5ª marchae não desce p/ 4ª mas nem.. tenho que acionar a embreagem varias vezes. Daí uma hora desce.
Quando eu vou parar na cancela, na saída do estacionamento, a moto quase não pára, lembra muito quando você com uma marcha alta e pouca rotação.
Isso, de 1ª marcha e com o manete totalmente pressionado.

Andes de sair com a moto, eu deixo o motor esquentando um ou dois minutos.

Minha moto hoje, tem 4100 km. Daqui a pouco chego na 2 revisão.

Eu procurei ajuda no fórum de minha cidade, o Advogado de plantão me avisou que eu precisaria de um laudo paralelo de um mecânico. o.o
---

Ex. Comet GT250R P&B

TÉNÉRÉ 250 P|TÉNÉRÉ 250 P&B

RAlves
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1954
Registrado em: 22 Jan 2011, 14:51
Cidade onde mora: Taubate / SP

Re: Ténéré 250 - Dificuldade na troca de marchas

Mensagem por RAlves » 27 Mar 2012, 20:16

REgulagem da embreagem nao e so no manicoto... tem que regular la em baixo tbm.

Isso que vcs estao falando eh sintoma de embreagem estrangulada, eh so aliviar um pouco que melhora.

A minha moto agora quando alcancou os 30 000km comecou a ficar ruim pra passar as marchas foi so dar uma regulada e ficou show.

Se quiserem tentar em casa,
A regulagem de embreagem eh perto do motor, o manicoto so regula a ALTURA DO MANETE. Se esticar muito no manicoto alem de ficar muito duro o acionamento vai ferrar com o cabo rapidamente. E a embreagem vai ficar extremamente alta.
Passion for Excellence
Honda CB400II 1982
Yamaha Tenere 250 2014
http://rodasebotas.blogspot.com.br/" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
olace
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 93
Registrado em: 29 Out 2011, 22:24
Cidade onde mora: SaoPaulo/SP
Localização: SaoPaulo/SP

Re: Ténéré 250 - Dificuldade na troca de marchas

Mensagem por olace » 27 Mar 2012, 21:43

RAlves escreveu:REgulagem da embreagem nao e so no manicoto... tem que regular la em baixo tbm.

Isso que vcs estao falando eh sintoma de embreagem estrangulada, eh so aliviar um pouco que melhora.

A minha moto agora quando alcancou os 30 000km comecou a ficar ruim pra passar as marchas foi so dar uma regulada e ficou show.

Se quiserem tentar em casa,
A regulagem de embreagem eh perto do motor, o manicoto so regula a ALTURA DO MANETE. Se esticar muito no manicoto alem de ficar muito duro o acionamento vai ferrar com o cabo rapidamente. E a embreagem vai ficar extremamente alta.

Fizeram isso na revisão de 1000 Km, na mesma hora voltei la o problema tava o mesmo.

Mexeram ali no manicoto, ali embaixo, nada. Por fim trocaram o Cambio inteiro (isso está em algumas paginas aqui antes dessa.

Sempre eles regulam a folga da embreagem mas não adianta, o máximo que acontece é diminuir a frequência do problema.


Como eu falei, nessa ultima vez que levei a moto lá deixaram com uma puta folga, tanto que, quando eu parar na cancela do trabalho dá p ver que a embreagem não tá acionada, pois a moto não para!!

É isso mesmo, a moto não para, a embreagem está com muita folga, o contrario de estar estrangulada.
---

Ex. Comet GT250R P&B

TÉNÉRÉ 250 P|TÉNÉRÉ 250 P&B

sergio
Visitante
Visitante

Re: Ténéré 250 - Dificuldade na troca de marchas

Mensagem por sergio » 30 Mar 2012, 09:12

pessoal eu já falei uma vez aqui no forum mais a resposta que eu tive foi q não tem nada haver pergunto alguem vez o q eu falei ?? acho q não ! pois vou falar denovo se vcs dé uma regulagem um pouco a mais na corrente essa dificuldade para.
pois a minha lander e agora a tenere são do mesmo jeito eu pecebo quando a corrente esta um pouquinho folgada quando amacha começa a ficar dura na do engate. obs : vcs já prestaram atenção quando estão com garupa esse problema diminue pq a corrente esta mais tencionada se não resolver com garupa pq sua corrente esta mais folgada q o normal blz.

Avatar do usuário
ivnn
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 713
Registrado em: 05 Jan 2012, 14:32
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: Ténéré 250 - Dificuldade na troca de marchas

Mensagem por ivnn » 30 Mar 2012, 14:18

Achei curioso o problema do sergio.

A corrente conecta no pinhão, que está montado no eixo movido do câmbio. O trambulador move (ou deveria mover fácil - este tópico é sobre o problema de não mover....) engrenagens que estão neste eixo também, e deslizam sobre as ranhuras, conforme desenho abaixo:

Imagem

Será possível que o eixo do câmbio tenha alguma folga, e se mova (com respeito à carcaça do motor) provocando essa sensibilidade à tensão na corrente? Nesse caso o assento externo do rolamento 24 deveria ter desenvolvido (ou vindo de fábrica....) com alguma folga. Ou algo assim.

Alguém que entenda de câmbio (eu não entendo) sabe dar um pitaco?

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Ténéré 250 - Dificuldade na troca de marchas

Mensagem por diegonunes » 30 Mar 2012, 15:31

Rapaziada, tive duas Fazer 250cc. O câmbio não é lá essas coisas mas também não deixava a desejar.

A troca de marchas se tornam chatas quando há uma parada muito brusca em marcha alta e queremos descer pra primeira por exemplo, esse câmbio não digere muito bem situações onde a troca de marcha está muito fora do tempo, é uma característica e pronto.

Quando comprei-as, ambas zero km, quando estão chegando perto dos 1.000, primeira revisão, ai sim o negócio emperra bastante. Cheguei a pensar que havia algum problema.

Quem está tendo o problema, a embreagem da alta o ou baixa? Vale lembrar que aqueles que adora embreagem baixa, tá diminuindo a vida útil do conjunto.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Avatar do usuário
olace
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 93
Registrado em: 29 Out 2011, 22:24
Cidade onde mora: SaoPaulo/SP
Localização: SaoPaulo/SP

Re: Ténéré 250 - Dificuldade na troca de marchas

Mensagem por olace » 30 Mar 2012, 19:47

diegonunes escreveu:Rapaziada, tive duas Fazer 250cc. O câmbio não é lá essas coisas mas também não deixava a desejar.

A troca de marchas se tornam chatas quando há uma parada muito brusca em marcha alta e queremos descer pra primeira por exemplo, esse câmbio não digere muito bem situações onde a troca de marcha está muito fora do tempo, é uma característica e pronto.

Quando comprei-as, ambas zero km, quando estão chegando perto dos 1.000, primeira revisão, ai sim o negócio emperra bastante. Cheguei a pensar que havia algum problema.

Quem está tendo o problema, a embreagem da alta o ou baixa? Vale lembrar que aqueles que adora embreagem baixa, tá diminuindo a vida útil do conjunto.

O que vc define como "embreagem da alta o ou baixa" ?

Na minha TE, tanto com pouca folga e agora com muita folga (entre o manicoto e o manete) o problema SEMPRE existiu, mas agora com folga excessiva, piorou.
---

Ex. Comet GT250R P&B

TÉNÉRÉ 250 P|TÉNÉRÉ 250 P&B

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Ténéré 250 - Dificuldade na troca de marchas

Mensagem por diegonunes » 30 Mar 2012, 20:00

Embreagem alta é aquele que você precisa soltar quase todo o manete para que a moto saia.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Avatar do usuário
olace
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 93
Registrado em: 29 Out 2011, 22:24
Cidade onde mora: SaoPaulo/SP
Localização: SaoPaulo/SP

Re: Ténéré 250 - Dificuldade na troca de marchas

Mensagem por olace » 30 Mar 2012, 20:06

diegonunes escreveu:Embreagem alta é aquele que você precisa soltar quase todo o manete para que a moto saia.

kkk, certo, a minha está agora com o contrário, muito baixa e o problema agora aparece tbm de 5 - > 4.

o cambio fica travado.

E tbm, tem o classico engasgamento de 3 -> 2, onde é nescessário soltar metade da embreagem para a marcha 'passar'.
---

Ex. Comet GT250R P&B

TÉNÉRÉ 250 P|TÉNÉRÉ 250 P&B

Responder