Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.

VOCÊ TROCA O ÓLEO ANTES DA KM INDICADA PELO FABRICANTE?

SIM, PREFIRO TROCAR ANTES
205
48%
NÃO, TROCO DE ACORDO COM A INDICAÇÃO DO MANUAL
192
45%
TROCO COM 6 MESES, PORQUE CHEGAM ANTES DA KM
21
5%
DEPENDE - OUTROS CASOS
12
3%
 
Total de votos: 430

Yamante_RJ
Visitante
Visitante

Re: TROCA DE ÓLEO - TÉNÉRÉ 250

Mensagem por Yamante_RJ » 20 Mai 2011, 21:19

Concordo..
Realmente isso é relevante, até porque no manual da minha Super100 vem especificando troca de óleo em 1000km/rodados ou 6 meses. Já para condições severas de uso, a cada 700km. Assim eu sigo.. hoje o motor com mais de 45000km/rodados e tudo perfeito. Não queima óleo... começou a bater bem de leve a válvula :cry: .. mas está perfeitinha a motoca.

Savério
Visitante
Visitante

Re: TROCA DE ÓLEO - TÉNÉRÉ 250

Mensagem por Savério » 23 Mai 2011, 09:20

Uso severo eu considero o dos motoboys q não param o dia inteiro faça chuva faça sol, já se vc usa pouco tempo por dia não importa as condições do transito e sim de pilotagem... no meu caso sigo o manual.

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: TROCA DE ÓLEO - TÉNÉRÉ 250

Mensagem por Helano » 23 Mai 2011, 09:27

Galera,

Apenas esclarecendo um ponto importante...

Em qualquer motor, o óleo só lubrifica com 100% de eficiência quando o motor encontra-se na temperatura normal de funcionamento, ou seja, quente!

Quando um motor está frio, o óleo está todo acumulado no fundo do cárter e não tem a mesma viscosidade, a mesma capacidade de lubrificação. É por este motivo, que recomenda-se não ficar com a moto parada aquecendo o motor. O ideal é sair logo, porém sem forçar o motor em altas rotações.

O uso severo, é aquele uso em que as condições de lubrificação não são as ideais. O pior uso que se pode dar a um motor é aquele em que você liga o motor, roda pouco (5, 10 km no máximo) desliga e deixa parado novamente. Nestas condições, o motor dificilmente vai estar sendo lubrificado 100%, já que não chega a aquecer por completo e logo ems eguida esfria novamente, para outro uso curto.

Por estas razões é que se recomenda trocar o óleo em períodos mais curtos no caso de uso severo, para pelo menos ter um óleo mais novo no motor, nestas condições de lubrificação não muito favoráveis.

Abraço,

Helano
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

Savério
Visitante
Visitante

Re: TROCA DE ÓLEO - TÉNÉRÉ 250

Mensagem por Savério » 23 Mai 2011, 10:07

Nessas condições, a cada quanto tempo acha q seria o ideal ou próximo do ideal.

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: TROCA DE ÓLEO - TÉNÉRÉ 250

Mensagem por Helano » 23 Mai 2011, 10:11

Bem,

Se eu tomar por base o que diz o manual de meu carro por exemplo, ele recomenda trocar com a metada da quilometragem indicada. No caso da Ténéré acho que seria interessante questionar o Sac sobre isso, já que o manual não diz nada a respeito.
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

Savério
Visitante
Visitante

Re: TROCA DE ÓLEO - TÉNÉRÉ 250

Mensagem por Savério » 23 Mai 2011, 10:14

blz vou fazer isso ;)

FABIO 49
Visitante
Visitante

Re: TROCA DE ÓLEO - TÉNÉRÉ 250

Mensagem por FABIO 49 » 23 Mai 2011, 22:49

Galera...

Eu utilizo a moto no dia a dia, geralmente uns 300 a 400 km por dia... hehehe...

Troco o óleo a cada 2500 km, minha T está com exatamente 40 dias hoje e 9000 km no painel, faço a revisão dela quinta-feira...

Vamos ver até onde ela aguenta...

Abraço

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: TROCA DE ÓLEO - TÉNÉRÉ 250

Mensagem por Kakko » 24 Mai 2011, 08:13

Bem...eu faço o seguinte...com todos veículos que já possuí ....

Nunca saio com o veículo imediatamente ( quando frio...de manhã por exemplo ) após ligar.....nem acelerar muito acima da marcha lenta.....

Geralmente ligo a moto......retiro as travas.......coloco balaclava.....capacete....luvas....daí sim .....e na boa......e daí vou aumentando os giros paulatinamente....... :joinha:

óleo e filtro sendo trocados conforme mnda o figurino...ou até antes um pouco...daí vai de cada um.....

O que não deve, é trocar além dos limites estabelecidos pelo fabricante. :joinha:
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Savério
Visitante
Visitante

Re: TROCA DE ÓLEO - TÉNÉRÉ 250

Mensagem por Savério » 24 Mai 2011, 08:14

não roda praticamente nada entaum :lol:

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: TROCA DE ÓLEO - TÉNÉRÉ 250

Mensagem por Kakko » 24 Mai 2011, 08:21

não entendi Saverio ....como assim ?
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Responder