Troca Relação X Potência - Testes no Dinamômetro

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Troca Relação X Potência - Testes no Dinamômetro

Mensagem por Kakko » 18 Abr 2013, 16:42

Tenho dúvidas se os gpss marcam a velocidade real....quem garante ? Nunca li um manual dsses eqpts...eles mencionam algo

sobre margem de erro...tolerâncias...etc.. ?
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

alexandrepalhynha
Mestre
Mestre
Mensagens: 805
Registrado em: 03 Jan 2012, 23:09
Cidade onde mora: Sampa/SP

Re: Troca Relação X Potência - Testes no Dinamômetro

Mensagem por alexandrepalhynha » 18 Abr 2013, 17:11

kakko mantenha velocidade constante e verá que o gps funciona sim. existe atraso na leitura/calculo mas é aproximado, melhor que muitos velocimetros de carros (que tem vicio de fabrica).

Avatar do usuário
moisescamargo
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 75
Registrado em: 21 Mai 2012, 09:16
Cidade onde mora: Jaú/SP

Re: Troca Relação X Potência - Testes no Dinamômetro

Mensagem por moisescamargo » 19 Abr 2013, 14:02

Fala ae povo,

Assunto chato esse, né? Muitas variáveis, velocidade, erro do velocímetro, potência, torque, peso, resistência do ar... :crazy:

Pra eliminar o erro da velocidade seria bom usar um único gps, ou seja, o aparelho que medir a velocidade da moto com pinhão original deverá ser o mesmo usado para medir a velocidade da moto com 14 dentes. Isso eliminaria o erro do velocímetro e até de um gps pra outro. Vejam que mora na mesma cidade ou mesmo perto e tenham uma moto original e outra com o pinhão maior e vão dar uma volta juntos com o gps pra confirmar a velô...

Mas posso dar uma dica pessoal, pois troquei a relação da minha antiga Sahara por outra mais longa e a moto gastou mais... Explico:

Todo motor a combustão tem um ápice de funcionamento, que ocorre quando a rotação do torque e da potência se cruzam e vai até o ápice da potência, ou seja, no caso da Tézinha, algo entre as 6500 até as 7500 RPM. Assim, num mundo ideal, se você quer uma velocidade de cruzeiro de 120km/h, garanta, por meio de alterações na relação, que o seu motor esteja entre os 6500 e os 7500 RPM, quando essa velocidade for alcançada, pois o rendimento do motor estará no máximo. Fácil, né?

:nao:

Outro fator a se considerar é a resistência do ar. Se considerarmos que a 120km/h tem uma resistência do ar bem maior que a 100km/h, talvez aumentar a relação mate o motor, pois ele não vai ter força pra empurrar o peso da moto, nem o seu peso e tão pouco o ar que ela está deslocando, nem mesmo no ápice da sua força.

No dinamômetro não temos a resistência do ar e nem o próprio vento (a favor, contra, lateral, que interferem no desempenho de qualquer moto e, principalmente, nas de baixa cilindrada como as nossas), assim, mesmo que no dinamômetro a velocidade suba na faixa de rotação ideal, o ar e o vento podem por tudo isso a perder. Pra compensar instintivamente vamos enfiar mais a mão pra compensar e o tiro sai pela culatra... :(

Assim, não se enganem, a relação (original) da moto foi pensada levando-se em conta todas as variáveis aplicadas ao caso.

Outro fato interessante, entretanto, é que há quem rode "vazio" ou "lotado" e a fábrica pensou num usuário médio, ou seja, que não está nem lá nem cá. Dessa forma podemos variar a relação um pouco caso rodemos sem garupa, bagagem, etc..., sem prejudicar o rendimento da moto.

Então fica a dica, muito boa e muito bem pensada, do Ivnn:

Teste "Revista Caras": Você deve trocar o pinhão da sua Teneré 250? Faça aqui o teste, elaborado com as mais modernas técnicas do feng-shui e numerologia oriental.

1 - Você é:

0 pontos - Leve e baixinho;
1 ponto - Leve e altinho ou Gordo e baixinho;
2 pontos - Gordo e altinho;

2 - Você costuma andar engarupado?
0 pontos - Nunca;
1 ponto - As vezes;
2 pontos - Quase sempre.

3 - Se respondeu "quase sempre" na questão acima, sua garupa é:
0 pontos - Magra e baixinha;
1 ponto - Magra e altinha ou gordinha mas baixa;
2 pontos - Gorda e alta.

4 - Você leva muita tralha?
0 pontos - Nada, ou baú vazio;
1 ponto - Bau 45L cheio;
2 pontos - Baú 45L cheio + alforges;

5 - Você anda:
0 pontos - Maior parte é estrada.
1 ponto - Cidade e estrada igual;
2 pontos - Praticamente só cidade;

Confira aqui os resultados! Some os pontos. Se for difícil fazer de cabeça, lembre-se que seu iPad tem calculadora!

0 a 2 pontos - Parabéns. A sua teneré é uma felizarda, e a suspensão dela irá durar uma vida. Um pinhão 14D para você será um bom negócio, refletindo em melhor economia e menor desgaste do motor.
3 a 5 pontos - Para você, a troca por um 14D não fará diferença. Ganhará menor rotação em planos, mas frequentemente reduzirá para fazer qquer coisa. Ficará às vezes segurando desnecessariamente uma marcha abaixo, mantendo o motor cheio, só para ter reação rápida, e a troca poderá ser um mau negócio. Nesse caso a troca só será interessante se você for um tiozão.
6 a 8 pontos - Fique com a 13D. Afinal, isso é o original de fábrica, e eles não iriam fazer besteira, iriam? E no mais , todo mundo sabe que esse negócio de 14D é coisa de inconformado, que vai ficar inventando mudanças bestas até conseguir o up pra F800GS.
9 ou mais pontos - Será que tem 12D no mercado?

Abração a todos
Moisés
XTZ 250 Ténéré Azul

alexandrepalhynha
Mestre
Mestre
Mensagens: 805
Registrado em: 03 Jan 2012, 23:09
Cidade onde mora: Sampa/SP

Re: Troca Relação X Potência - Testes no Dinamômetro

Mensagem por alexandrepalhynha » 19 Abr 2013, 14:22

quase consegui fazer 1 ponto! quase.....
o maior complicometro nesta estoria toda ai é o arrasto do vento. como temos um "tijolo de pé" totalmente disforme, nosso Cx (coeficiente aerodinamico) é ridiculo!
tudo que se desloca no vento oebdece certas regras, e uma dela é que o dobro da velocidade = quadrado da resistencia do vento.
uma simples kasinski gtr com cilindrada igual (mas potencia maior claro) com aquela posição e carenagem fornece muito menos resistencia ao vento. por isso que a gtr faz em 3 o que a tenere faz em 5..... temos quase 1.6 vezes a altura da gtr e ainda carregamos bau e alforges....
no meu caso especifico, com quase 1 ponto conseguido no questionario acima, a troca por 14 dentes foi otima. estou acostumado a andar em jipes que vão de 0-60 em fantasticos 15 minutos de aceleração, pra mim nao doeu nada. :gargalhada:

gps tem erro sim, hoje em dia tao pequeno que nao faz diferença. medir velocidade acima de 40 km/h com exatidão é perfeitamente possivel. ele será sempre mais preciso que o velocimetro original do carro, a nao ser que voce coloque um totem de rally. na duvida, leve dois gps e faça a media (quase DGPS).

nao tem magica, ou aumenta a potencia (e consumo) ou diminui o arrasto (e conforto).
imaginem uma tenere com semiguidões? :oremos: eu ja vi uma HD 883 com esse semiguidões (antigamente chamavamos de tomazelli). ficou apenas ridiculo pra nao dfizer desconfortavel.

Avatar do usuário
doug01n
Administrador
Administrador
Mensagens: 1985
Registrado em: 31 Jan 2011, 15:42
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Rio de Janeiro / Barra da Tijuca
Contato:

Re: Troca Relação X Potência - Testes no Dinamômetro

Mensagem por doug01n » 19 Abr 2013, 15:17

moisescamargo escreveu:...
Pra eliminar o erro da velocidade seria bom usar um único gps, ou seja, o aparelho que medir a velocidade da moto com pinhão original deverá ser o mesmo usado para medir a velocidade da moto com 14 dentes. Isso eliminaria o erro do velocímetro e até de um gps pra outro. Vejam que mora na mesma cidade ou mesmo perto e tenham uma moto original e outra com o pinhão maior e vão dar uma volta juntos com o gps pra confirmar a velô...
Vide:
viewtopic.php?f=27&t=1961&start=10#p33225" onclick="window.open(this.href);return false;

viewtopic.php?f=27&t=1961&start=20#p34057" onclick="window.open(this.href);return false;

Antes de colocar o pinhão de 14D, fiz uma aferição com o mesmo GPS, e o erro estava na casa dos 10% a 100km/h. (110km/h no painel = 100km/h real)
Administrador

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Troca Relação X Potência - Testes no Dinamômetro

Mensagem por Kakko » 19 Abr 2013, 15:30

Ok....mas o negócio é ver para crer...esse tipo de coisa não adianta ficar apenas nos cálculos.....então mete a coroa que queres testar...ou pinhão e veja o que vai dar....tem coisa que não da pra ficar apenas nos cálculos...como disse nosso amigo , há muitas variáveis.

teoria é muito bonito mas o que vale é testar mesmo !! :joinha:
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Avatar do usuário
moisescamargo
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 75
Registrado em: 21 Mai 2012, 09:16
Cidade onde mora: Jaú/SP

Re: Troca Relação X Potência - Testes no Dinamômetro

Mensagem por moisescamargo » 20 Abr 2013, 10:26

Hahaha
Kakko, a prática é essencial, mas teoria é importante, pois se considerarmos que uma relação dura 20 ou 30 mil km, a escolha de uma relação tem que ser muito bem pensada... mas o Doug provou por A mais B que com o pinhão de 14 dentes os valores de velocidade ficam mto próximos do real, o que implica dizer cuidado nos radares!!! E que no caso dele, que roda leve, é até mais econômico, e judia menos do motor.

Só uma historinha engraçada de erro no velocímetro: numa viagem pra Maringá, para a casa de meus tios, há cerca de 450 km de minha cidade, fomos eu e meu pedacinho do céu, meu irmão e a Sahara da dengue dele e meus amigos Frango e sua namorada Lígia numa Burgman 400. Como eu conhecia a estrada e estava com a moto mais fraca, fui na frente puxando. Logo depois de um trecho que mais parecia Minas Gerais que Paraná de tanta curva que tinha, paramos num posto pra abastecer (e no caso específico do meu irmão, conferir o óleo) e vi o semblante assustado e branco do Frango :shock: , perguntei o que aconteceu e ele disse que eu estava indo muito rápido, pois tinha feito curvas a mais de 120km/h no trecho sinuoso (e com aquele montrengo com rodinha de carriola da Burgman 400), e eu achei estranho, pois eu tinha feito em média a 100km/h, 90km/h. E, para minha surpresa, durante o cafezinho, meu irmão, depois de conferir o óleo da dengosa (que gastou mais ou menos a mesma quantia de óleo e gasolina durante a viagem :risadinha: ), chegou pra mim P... da vida :pdavida: perguntando se eu não poderia ir mais rápido, pois a noite estava chegando e estávamos há uns 100 km de Maringá ainda. Eu falei que estava na máxima da via, até um pouquinho mais, pois tava a uns 100/90 km/h, mas ele disse que foi a 70/80km/h no mesmo trecho. Foi ai que tive uma luz :sol:
Depois de voltarmos a estrada emparelhamos as motos, como havíamos combinado no posto e o resultado: 100 km/h na Sahara, 110 Km/h na Ténéré e 125 km/h na Burgman 400 :gargalhada:
Depois tudo foi constatado no GPS do celular do Frango. A moto do meu irmão marcava a velocidade praticamente real, já a minha tinha uns 10% de erro e a burgman deveria ter a luz de painel vermelha e o ponteiro em forma de X de tanto erro que dá rsrsrs

Acho que esse erro pode até ser proposital, pois a Burgman não nasceu pra fazer curvas rápido e ainda que estivesse devagar, o Frango achou que estivesse vuando (e todos sabemos que Frango não voa :risadinha: ), será que um tipo de efeito placebo proposital?!

Com relação ao erro de nossas motos (Tézinhas) acho que está dentro do padrão, pois a maioria dos carros e motos tem um erro (ou tolerância, como os técnicos gostam de dizer) próximo aos 10%

Abração a todos
Moisés
XTZ 250 Ténéré Azul

alexandrepalhynha
Mestre
Mestre
Mensagens: 805
Registrado em: 03 Jan 2012, 23:09
Cidade onde mora: Sampa/SP

Re: Troca Relação X Potência - Testes no Dinamômetro

Mensagem por alexandrepalhynha » 20 Abr 2013, 21:48

minha omega suprema tinha um erro de 10 km/h constante no painel. sempre marcava esses 10 a mais que o real.

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Troca Relação X Potência - Testes no Dinamômetro

Mensagem por Kakko » 21 Abr 2013, 00:38

Moises...não disse que a teoria não é importante..... claro que é !

Apenas me referi á questão de colocar ou não um coroa menor..ou pinhão maior. Na teoria sabemos o que acontece...mas o importante é sentir o comportamento da moto...motor...na prática.

Foi exatamente o que eu fiz....eu achei que com a coroa de 38D a coisa iria ficar melhor para a condução e para o motor....e olha que eu rodo em rodovia e sozinho....mas não gostei do resultado.
Por incrível que pareça trocando a coroa somente, com 2 dentes a menos, a perda de torque em algumas condições não foi agradável ( subidas...ultrapassagens...vento contra...)

abraços :joinha:
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Alancf
Visitante
Visitante

Re: Troca Relação X Potência - Testes no Dinamômetro

Mensagem por Alancf » 02 Jul 2013, 21:02

galera revivendo o topico aqui
minha motoca chegou a hora de trocar a relação, fui na loja q sempre mexo e voila, o dono tem um monte de configurações de relaçoes para varias motos inclusive a tenere, primeiro testei com o pinhao de 14 dentes, num gostei muito nao pq perdeu muito torque, dai eu falei pra ele colocar a relação com coroa de 39 dentes, ai a conversa foi outra, praticularmente eu nao senti diferença em arrancada nenhuma, e voltei pra casa com garupa e bau cheio, moto relativamente pesada.
percepções:
senti a moto bem mais solta, mais gostosa de acelerar até, mas a principal diferença foi em altas velocidades e no erro do painel q melhorou muito, parece que os 100 km agora são mais rápidos entende. o motor nao ta urrando mais como antigamente, atinjo velocidades altas e as mantive sem problemas, passei em 3 radares com visor de velocidade e o erro nos tres foi de 2 kmh, no gps a diferença foi de 3 km/H, o GPS eu considero bom e sempre tem excelente acerto quanto a velocidade, a marca é Garmim e o modelo Nuvi, ja testei a diferença de velocidade em 2 carros tambem com esse gps e a diferença foi sempre bem precisa.
resultado:
pinhão 14 dentes, particularmente nao recomendo pois achei a moto muito xoxa, mas a 4 marcha ficou uma boa opção pois se alongou muito,
coroa de 39 dentes: na minha opiniao essa deveria ser a configuração da tenere 250 de fabrica, pois, melhora muuuuito aquele erro escabroso do painel e o motor fica mais solto sem perda relevante de torque.
resumo: eu peso 85 kg, namorada 65kg, mais uns 8kg de carga q tava no bau, a moto se comportou muito bem,
aprovo a coroa de 39 dentes e quanto ao pinhao de 14 dentes sugiro testar antes de colocar em definitivo e pesar bem o uso da sua moto.
obs.: li na net e em conversa com amigos e mecanicos que a relação é a seguinte, a cada 1 dente a mais no pinhao é como se tirasse em media 3 dentes na coroa, entao logo tambem deve ser interessante testar uma coroa com 38 dentes se tiver.
foi mals o testamento, mas quis deixar meu relato que espero possa ajudar o pessoal, o coment num é tecnico como o de muita gente mas acho que é valido
té mais.

Responder