Vazamento de óleo no motor

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Avatar do usuário
Brutal
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 168
Registrado em: 23 Jan 2011, 12:45
Cidade onde mora: Bayeux/PB
Contato:

Re: Vazamento de óleo no motor

Mensagem por Brutal » 26 Out 2012, 10:12

garcia-cross

Que droga cara, vc trocou o o'ring tbm?
Iôgo Teixeira
XTZ250Z néré

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Vazamento de óleo no motor

Mensagem por diegonunes » 26 Out 2012, 21:00

garcia-cross escreveu:Quer a pior? troquei a junta e o bendito vazamento voltou.. Isso desanima o cara viu =/
Ou o mecânico fez caca na hora de fechar (mordeu a junta, torque errado...), ou alguma superfície do motor está danificada, empanamento, imperfeição....

Foda, sei muito bem como é isso. :urrruuu:
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Vazamento de óleo no motor

Mensagem por diegonunes » 26 Out 2012, 21:05

diegonunes escreveu:Viu, mesmo que a junta tenha sido instalada de forma incorreta a mesma suporta uma "boa" quilometragem.

Só uma observação, não se adiciona vendante em junta de papel!
Garcia, a profecia se cumpriu né, agora que lembrei.

Agora é desmontar o motor novamente, remover a junta danificada, preparar bem a superfície, medir os empenamentos das faces e mandar bala com uma junta novinha, SEM COLA!!!

Esperamos o resultado por aqui. Posta foto da junta que deu problema tb, se puder.

:joinha:
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Avatar do usuário
Brutal
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 168
Registrado em: 23 Jan 2011, 12:45
Cidade onde mora: Bayeux/PB
Contato:

Re: Vazamento de óleo no motor

Mensagem por Brutal » 26 Out 2012, 21:36

Pronto. Resolvido o problema. A junta estava mal colocada, como se estivesse "mordida", "beliscada"...
.
.
Algumas fotos pra ilustrar
.
Imagem
.
Imagem
.
Total dos prejuízos
.
Graxeta do Cabeçote - R$ 47,00
Graxeta do Cilindro - R$ 5,00
Anel de borracha - R$ 3,00
Frete - R$ 16,00 (Aki em João Pessoa não tinha a junta do cabeçote em lugar algum, tive ki mandar vir de Campina Grande)
Mão de obra - R$ 60,00 (Autorizada Yamaha Jampa Motos)

Agora ela tah de sequinha, sequinha...
Vlw galera
.
.
:offtopic:
O mecânico me perguntou: qual a quilometragem que vc troca óleo?
Eu respondi: A cada 2500 km
Ele me indicou que eu diminuísse este intervalo, pois, tem uma parte interna lah do cilíndro do motor da minha moto que está mudado de cor devido a alta temperatura (ele tirou uma foto e me mostrou).

Resolvi compartilhar esta informação com os senhores pra ver se vcs tem alguma ideia do que seja esta mudança de coloração, se é normal, se não é?
.
.
No mais a lambreta está blz...
.
Vlw galera
Iôgo Teixeira
XTZ250Z néré

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Vazamento de óleo no motor

Mensagem por diegonunes » 26 Out 2012, 22:07

Desculpe a correção, mas o nome é gaxeta, não graxeta. :thumbup:

Quanto a troca de óleo, discordo totalmente. O óleo é desenvolvido pra ser trocado a cada 5 mil quilômetros nesse motor, desde que não se faça um uso severo da moto. Você tá trocando o óleo a cada 2.500 km, isso é 50% da vida útil, não existe nenhum outro porque de adiantar mais ainda a troca do óleo. Se o motor está com algo errado em relação a temperatura, pode ter certeza que não é por causa da quilometragem do lubrificante.

Se você tiver dúvida sobre isso, ligue no SAC da Yamaha e fale da recomendação feita pelo mecânico, prontamente vão informar que essa conduta não é adotada pela Yamaha.

Você tem foto do motor aberto, mostrando a mudança da coloração do pistão?
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Avatar do usuário
Brutal
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 168
Registrado em: 23 Jan 2011, 12:45
Cidade onde mora: Bayeux/PB
Contato:

Re: Vazamento de óleo no motor

Mensagem por Brutal » 26 Out 2012, 22:47

Obrigado pela correção, vc acredita que toda vida eu vi um "r" ali??? kkkkkkkkkkk :risadona:
.
.
Tenho foto n... Quem tem é o mecânico, ele tirou a foto com a câmera dele.
.
.
Cara, pode parecer loucura minha mas penso que esses testes de lubrificante, possam ser feitos em um laboratório, em um dinamômetro ou apenas com o motor, em um ambiente totalmente diferente de uma rotina real com a motocicleta real e seu dono real. Ai quando se vai pra subidas e decidas, trânsito lento, para e anda, ou seja, na teoria eh bom d+, na prática o muído é outro.
.
Tah ligado? Eh soh uma idéia, uma hipótese. Mas eu não duvido nada.
.
Obs: O mecânico era de concessionária autorizada Yamaha ( Sei ki pode não parecer grande coisa mas era.)
.
E outra coisa. Eu acredito mais no Mecânico do que na galera do SAC. Se o mecânico tah cagando imagina a turma do SAC???
Iôgo Teixeira
XTZ250Z néré

Avatar do usuário
Faraho
Participativo
Participativo
Mensagens: 395
Registrado em: 31 Jan 2012, 11:11
Cidade onde mora: Macae/RJ
Localização: Macae-RJ
Contato:

Re: Vazamento de óleo no motor

Mensagem por Faraho » 27 Out 2012, 15:26

Cara... eles garantem os 5k no óleo...
+ + + FaRa_Ho + + +
Atual:XT 660R & Bikes Oggi 7.3 e e C10 Fixa Ex: Yamaha YBR 125cc (2005-2011) & Ténéré 250cc (2011-2017) >100K rodados

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Vazamento de óleo no motor

Mensagem por diegonunes » 28 Out 2012, 10:38

Brutal, sua colocação faz sentido sim, mas os testes submetidos ao motor, em bancada, chegam a ser mais severos que os de uso corriqueiro. O motor é submetido a altíssima rotações por diversas horas, na mais variadas posições por exemplo, dentre outros diversos fatores. Eles precisam saber qual o limite real do motor para poder estipular a durabilidade de um projeto, pelo menos em tese, hehehe.

Eu penso que a troca tão antecipada só faz mal ao bolso e ao meio ambiente. Ao motor, se não fizer bem, garanto que mal não faz. Minha concepção é que antecipar além da conta não trás nenhum benefício, então, não faço.

Se uso o motor em condições severas por um determinado período que represente um tempo importante dentro da quilometragem da troca de óleo, eu adiando um pouco, mas no geral, não.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Avatar do usuário
Zedd
Usuário
Usuário
Mensagens: 110
Registrado em: 27 Jun 2011, 11:28
Cidade onde mora: Guaratinguetá SP
Localização: Guaratinguetá SP

Re: Vazamento de óleo no motor

Mensagem por Zedd » 18 Nov 2012, 15:30

Gente....devo expressar meu descontentamento com a Te 250 que até agora com 13.000 km rodados estava se comportando muito bem. Entretanto, dia desses me assustei ao ver o motor lavado com óleo. Levei na CC e me disseram que é a junta do cilindro. Poxa quando se compra uma moto zero, espera-se que esse tipo de problema só ocorra após muitos KMs rodados. Será que alguém teve o mesmo problema, o cara ainda disse que isso é normal acontecer. Normal uma m..., vai eu deixar de pagar uma prestação pra ver se é normal também...
O vazamento é no mesmo local da Moto do brutal, conforme as fotos que ele postou.
Muitos me seguem, mas só Jesus me acompanha

Honda CBX Strada 200 preta
Honda Sahara NX 350 verde
Yamaha Teneré 250 preta


MC RENASCIDOS DO VALE - Guaratinguetá

Avatar do usuário
Brutal
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 168
Registrado em: 23 Jan 2011, 12:45
Cidade onde mora: Bayeux/PB
Contato:

Re: Vazamento de óleo no motor

Mensagem por Brutal » 19 Nov 2012, 13:59

Zedd, qual o ano da sua moto? A minha é 2010/2011.
Outra duas moto de amigos deram o mesmo problema, uma tenere e uma fazer.
Pelo ki pude identificar foi uma bela cagada na montagem. Agente fica triste e tal mas desencana, conserta essa bagaça e corre pro abraço, acho ki pra dah outro vazamento no motor vai demorar agora.
Vejo o pessoal por aqui com a XRE direto na oficina e diz ki a moto é foda ki a moto é pica, ki colocar 180km/h, ki num sei uq.
E outra coisa antes de fazer essa manutenção pesquise, no caso da minha paguei apenas R$ 130,00. (pensei que seria mais caro).
Flw brother... Fika na paz.
Editado pela última vez por Brutal em 20 Nov 2012, 08:47, em um total de 1 vez.
Iôgo Teixeira
XTZ250Z néré

Responder