Amortecedor alternativo, opiniões...

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Avatar do usuário
Fmm4100
Administrador
Administrador
Mensagens: 4293
Registrado em: 29 Dez 2011, 23:11
Cidade onde mora: Jundiaí/SP

Re: Amortecedor alternativo, opiniões...

Mensagem por Fmm4100 » 29 Nov 2013, 22:59

Ivo,

Esse topico é do amortecedor.

O da elétrica é esse:
http://www.tenereclub.com.br/viewtopic.php?f=27&t=4426" onclick="window.open(this.href);return false;
Felipe - T250 12/12 Branca (2024 até quando Deus quiser)
Ex T250 12/12 Azul (2014 a 2021)
Ex T250 11/11 Preta (Roubada...) (2012 a 2014)

Avatar do usuário
ivnn
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 713
Registrado em: 05 Jan 2012, 14:32
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: Amortecedor alternativo, opiniões...

Mensagem por ivnn » 30 Nov 2013, 18:12

Montei o amortecedor da CMotos na lander da minha esposa.

Em resumo:

- É bom. Funciona. Amortece. Moto não fica boba na mão em nenhum ajuste de dureza. Transmite segurança. Quando eu trocar a da Te, usarei um CMotos desse tipo, com ajuste;

- A ajuste de dureza vai de "completamente fechado", em que fica muito duro em rua de paralelepípedo, como se não fosse um amortecedor, mas uma barra de ferro simples, a "completamente aberto", em que fica mole, mas não molenga, e na rua de paralelepípedo a vibração vem só pelas bengalas.

Acho que a posição mais agradável de uso é no meio (14 click) para com carona e um pouco mais mole que isso para sozinho. Talvez alguém sozinho pilotando mais esportivamente sozinho prefira o meio o ou mais duro ainda.

Sem ser resumo:

Vamos começar do início: No princípio, era a escuridão....

brincadeirinha.

Um amortecedor desse tipo funciona assim:

Imagem

Imagem

O cilindro está cheio de óleo viscoso. Quando a suspensão da moto sobe ou desce, força o êmbolo a se mover no meio viscoso. A facilidade, ou dificuldade, do êmbolo se mover define a sensação de amortecimento do piloto.

Para o êmbolo se mover, o óleo tem que passar de um lado para outro do mesmo. Se não houver como passar, o amortecedor trava por calço hidráulico.

O óleo pode fluir através do êmbolo por dois mecanismos distintos:

1 - Ação lenta. Um pequeno furo no êmbolo, chamado de "furo de bypass" deixa o óleo passar de um lado a outro.
Esse furinho é o que na maior parte do tempo define o amortecedor para o piloto. Ao entrar e sair de curva, passar em ondulação de pista, a moto recebe diversos estímulos de movimento e tem que amortecê-los, para tornar a pilotagem precisa e segura. É o bypass que define "quanto" amortecimento a moto terá.

2 - Ação rápida. Um conjunto de discos, de rigidez à flexão e diâmetro controlados, repousa sobe os dois lados do êmbolo. Se a pressão sobre o êmbolo ultrapassa o limiar definido pela escolha dos discos, os discos cedem, e permitem um fluxo intenso e rápido de óleo de um lado a outro.
São esses discos que definem o amortecimento ao passar por lombadas ou valetas em velocidade, ou qualquer outra irregularidade grande e rápida. Se só houvesse o furo de bypass calibrado para boa pilotagem, nessas irregularidades o tranco seria muito intenso. A ação rápida resolve isso liberando o fluxo a partir de certa pressão. Que pressão? Depende. Depende da proposta da moto, do peso da mesma (com o piloto), do curso disponível. E não é igual para compressão (início de lombada) e retorno (fim da lombada); os discos de cada lado do êmbolo são diferentes.

Expliquei isso para poder entender porque você pode ter uma suspensão ajustada mole, e ainda assim tomar trancos em lombadas, ou ter ajustada dura, e passar em lombadas mal sentindo-as. Mole e dura referem-se ao bypass, e refere-se à vibração percebida numa rua de paralelepípedos sem grandes ondulações.

Então a CMotos preparou a suspensão da minha esposa com discos relativamente leves. A moto passa de boa em lombadas, mesmo se eu ajustar a suspensão na posição dura. Esse ajuste não é bom para todo mundo, porque se eu andar de carona na moto dela, fica mais fácil de dar fim de curso numa lombada grande. Engarupado não se pode andar adoidado, mas tomar mais cuidado com a pista. Por outro lado, quando sozinha, a moto tornou-se bem mais gostosa para ela.

Por isso o Cláudio pergunta qual o cenário de uso. A Yamaha não pergunta, e deixa tanto os discos quanto o bypass fixos. Se quiser o da CMotos igual ao da Yamaha, diga que anda engarupado a maior parte do tempo.

Vejo o produto da Cmotos como de qualidade compatível com o original Yamaha de fábrica, mas com a vantagem de bypass regulável numa gama mais que suficiente. Dos 28 clicks lá, a faixa usável seria do click 5 até o 20, o que ainda dá bastante escolha.

E a vantagem adicional de não ser blindado, permitindo manutenção futura.

... e fez-se a luz.

Avatar do usuário
ghamauricio
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1326
Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Amortecedor alternativo, opiniões...

Mensagem por ghamauricio » 01 Dez 2013, 12:38

Muito bom, Ivnn!!

Pra quem quiser fazer um upgrade na suspensão dianteira, existe uma solução brilhante chamada "emulador de válvula", que adiciona uma válvula semelhante à da traseira, só que nas flautas.

Fiquei de pé atrás com o Cláudio da CMotos pois perguntei se ele tinha como regular a válvula e me mandar por correio (pois seria impraticável eu desmontar minha suspensão e ficar sem moto enquanto ele trabalha nela), assim como as medidas pra arregaçar os furos das flautas, e ele disse que "é segredo".

Não vejo grande segredo, se eu poderia medir a dimensão dos furos depois; então perdi um pouco de confiança nele... Isto costuma ser atitude de gente que não se garante, por não ser bom profissional. Mas como faltam bons profissionais no Brasil em todas as áreas, talvez ele seja uma das únicas opções disponíveis...

ivojoseaug
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 710
Registrado em: 05 Mar 2013, 22:22
Cidade onde mora: Distrito Federal
Localização: Brasília

Re: Amortecedor alternativo, opiniões...

Mensagem por ivojoseaug » 01 Dez 2013, 14:34

Ivnn, no meio a discussões mitológicas e filosóficas, de vez em quando temos algumas aulas brilhantes que aumentam nosso leque de conhecimento em relação à nossas magrelas, obrigado.

Maurício, penso que o cara perde o cliente a toa ao tentar manter o segredo dele. Se essa p$%#@ vai ficar em nossa moto de qq jeito, o que me impede de fazer engenharia reversa e ver o grande segredo da nasa que ele fez na suspa? é tudo low tec, a gente quer o serviço....mas o cara fica achando que a gente vai roubar a grande tecnologia dele e construir a enterprise para viajar na velocidade de dobra...

Sobre o amortecedor, bem legal saber que o teste prático foi positivo, pode ser uma opção, porque andar garupado com a tenere é meio estranho.

Avatar do usuário
ivnn
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 713
Registrado em: 05 Jan 2012, 14:32
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: Amortecedor alternativo, opiniões...

Mensagem por ivnn » 01 Dez 2013, 15:58

Isso do Claudio não revelar para alguém estranho (enquanto vc não comprou nada dele, não é nem cliente...) algo que ele talvez tenha "apanhado" para descobrir, eu também não curto, mas acho compreensível. Se ele já fez o treco errado, teve que refazer, agora sabe fazer direito às custas de ter apanhado antes.... acaba criando um sentido de propriedade da informação, mesmo que inconsciente. Vejo muito disso por aí, tanto entre competentes quanto incompetentes; penso que "competência" e "reserva" sejam ortogonais.

Gostei da sugestão do ghamauricio de emulador de válvula para suspensão dianteira, mas não consegui até agora achar muita informação a respeito. Vi fotos e o pessoal vendendo um modelo da ankler, mas nem site dessa empresa achei. Como a suspensão traseira ficou muito legal (ela fala que está bem mais confortável andar comigo, ela na garupa, na lander que na Te), seria legal se desse para melhorar a dianteira também. Mas não achei nada mas detalhado para estudar essa adaptação. Vou perguntar para o Cláudio.

Avatar do usuário
ghamauricio
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1326
Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Amortecedor alternativo, opiniões...

Mensagem por ghamauricio » 01 Dez 2013, 20:42

Ivnn, segue explicação da "Gold valve emulator": http://racetech.com/HTML_FILES/DampingRodForks.HTML" onclick="window.open(this.href);return false;
O link acima é o melhor que li, mas tem mais informações aqui: http://www.sportrider.com/tech/146_9502_tech/" onclick="window.open(this.href);return false;

Detalhe: RaceTech é a empresa que inventou os emuladores. Não confundir com a empresa brasileira "RaceTech" que manda fazer jaquetas de moto na China.

Resumindo, aumentando ou diminuindo o tamanho dos furos das flautas, você tem este tipo de resposta da suspa:
Imagem

Explicando: com um furo pequeno, as ondulações de baixa velocidade parecerão confortáveis, mas quando você começar a aumentar a velocidade de trabalho da suspensão (seja por aumento de velocidade da moto ou por aumento do obstáculo que a suspa tem que copiar), ela vai ficar dura demais. Então você vai e arregaça o buraco, e ela fica boa em altas velocidades, mas em baixas velocidades ela fica muito mole.

Solução: arregaçar os furos (pra eles não restringirem a velocidade de trabalho da suspa) e colocar o emulador de válvula. Desta maneira, o emulador vai trabalhar semelhantemente aos discos explicados anteriormente - que também está presente nas suspensões invertidas! -, de maneira que ela pode ser configurada de um jeito pra baixas e de outro jeito pra altas ondulações, e o gráfico vai ficar assim (linha roxa):
Imagem

Abs!

Avatar do usuário
ivnn
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 713
Registrado em: 05 Jan 2012, 14:32
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: Amortecedor alternativo, opiniões...

Mensagem por ivnn » 01 Dez 2013, 22:54

Legal! Obrigado pela referência, eu ainda não sabia como as bengalas funcionavam. Adorei ler a informação. A Te é minha primeira moto, peguei cat. A ano passado, então ainda estou aprendendo um monte.

Bem, pelo desenho de seu link, e por esta foto aqui:

Imagem

Dá para ver que os emuladores são dispositivos relativamente simples. Então me veio a pergunta: Por que não são largamente usados? Ou são? Porque a Te não vem com isso de fábrica; parece barato o produto.

A pergunta embute uma desconfiança de que há mais nessa história que o descrito pelo link da racetech.

Se não houver pontos contra, vou experimentar pôr na minha :thumbup:

Avatar do usuário
ghamauricio
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1326
Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Amortecedor alternativo, opiniões...

Mensagem por ghamauricio » 02 Dez 2013, 00:30

Dizem que a suspensão da G650 GS Sertão, Ténéré 660 e outras motos da casa das 600cc (Fazer 600, XJ6 etc) são ótimas, mas não são invertidas. Como pode ser, então? Bem, talvez elas usem um emulador.

E talvez não usem emulador nas motos de baixa cilindrada porque, bem, como se pode ver, a gente compra e não reclama. Ou talvez não faça tanta diferença pra asfalto até a casa dos 100km/h. Ou talvez o quadro seja tão vagabundo que em condições normais de uso de 95% da população, a suspensão seja o menor dos problemas! Hahahah O que eu sei é que engenheiro e fabricante gostam de fazer o produto mais vagabundo possível: economizar em tudo que dá, sempre nos mais baixos padrões de qualidade, especialmente pra público "povão". Veja só, lá fora até a BMW é criticada por usar suspensões "de baixa qualidade" (claro, comparando-se com KTM, por exemplo)...

Acredito que a diferença entre uma suspa de flauta normal (como as nossas) pra uma suspa com emulador seja como água e vinho. Estou considerando a hipótese de modificar a minha, mas sempre vem aquela pergunta: será que vale a pena? Não é melhor comprar uma moto melhor logo? Heheh

Abs!

ivojoseaug
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 710
Registrado em: 05 Mar 2013, 22:22
Cidade onde mora: Distrito Federal
Localização: Brasília

Re: Amortecedor alternativo, opiniões...

Mensagem por ivojoseaug » 02 Dez 2013, 10:24

ghamauricio escreveu:Dizem que a suspensão da G650 GS Sertão, Ténéré 660 e outras motos da casa das 600cc (Fazer 600, XJ6 etc) são ótimas, mas não são invertidas. Como pode ser, então? Bem, talvez elas usem um emulador.

E talvez não usem emulador nas motos de baixa cilindrada porque, bem, como se pode ver, a gente compra e não reclama. Ou talvez não faça tanta diferença pra asfalto até a casa dos 100km/h. Ou talvez o quadro seja tão vagabundo que em condições normais de uso de 95% da população, a suspensão seja o menor dos problemas! Hahahah O que eu sei é que engenheiro e fabricante gostam de fazer o produto mais vagabundo possível: economizar em tudo que dá, sempre nos mais baixos padrões de qualidade, especialmente pra público "povão". Veja só, lá fora até a BMW é criticada por usar suspensões "de baixa qualidade" (claro, comparando-se com KTM, por exemplo)...

Acredito que a diferença entre uma suspa de flauta normal (como as nossas) pra uma suspa com emulador seja como água e vinho. Estou considerando a hipótese de modificar a minha, mas sempre vem aquela pergunta: será que vale a pena? Não é melhor comprar uma moto melhor logo? Heheh

Abs!

Depende do preço, claro....o bom da internet é isso, que a gente vai conversando e derrubando os mitos por aí...ja ja a gente acha uma alteração bacana por um preço camarada....socializa....aí algum pião de alguma loja de preparação ve o nosso tópico e começa a vender a solução com alguma propaganda bem chamativa do tipo: "emulador de suspensão ativa para T250, exclusivo".

Avatar do usuário
Vitor Barreto
Mestre
Mestre
Mensagens: 909
Registrado em: 31 Jul 2012, 11:36
Cidade onde mora: Macaé - RJ

Re: Amortecedor alternativo, opiniões...

Mensagem por Vitor Barreto » 02 Dez 2013, 13:50

Que maneiro o caminho e proporção o tópico está tomando.

Ontem fiz um esquema com um amigo que está vendendo a Té dele e trocamos os amortecedores (o dele já está com 30k rodados) porem menos mole que o meu.

Ainda não consegui andar legal pra testar, por conta do dilúvio que rolou aqui ontem.


Amortecedor Kayaba em avaliação ainda....
Ex.
Suzuki Yes 125cc
Yamaha Ténéré 250cc
Kawasaki Versys 650cc

Atual
BMW GS Sertão 650cc

Imagem

Responder