Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.

VOCÊ TROCA O ÓLEO ANTES DA KM INDICADA PELO FABRICANTE?

SIM, PREFIRO TROCAR ANTES
205
48%
NÃO, TROCO DE ACORDO COM A INDICAÇÃO DO MANUAL
192
45%
TROCO COM 6 MESES, PORQUE CHEGAM ANTES DA KM
21
5%
DEPENDE - OUTROS CASOS
12
3%
 
Total de votos: 430

Avatar do usuário
hdbatistela85
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 621
Registrado em: 04 Dez 2013, 09:30
Cidade onde mora: Osasco/SP

Re: Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?

Mensagem por hdbatistela85 » 16 Mar 2015, 15:37

Vdfritz a sua condição é a das melhores possíveis não sobrecarrega o motor de jeito nenhum , sobrecarrega se fizer trilha tipo queimando muito embreagem ou senão andando a 9000 rpm direto sem descanso !

Avatar do usuário
Luiz Koudela
Mestre
Mestre
Mensagens: 865
Registrado em: 02 Jan 2013, 14:40
Cidade onde mora: Rio das Ostras-RJ
Localização: Rio das Ostras, RJ

Re: Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?

Mensagem por Luiz Koudela » 16 Mar 2015, 17:11

hdbatistela85 escreveu:Vdfritz a sua condição é a das melhores possíveis não sobrecarrega o motor de jeito nenhum , sobrecarrega se fizer trilha tipo queimando muito embreagem ou senão andando a 9000 rpm direto sem descanso !
Estou abandonando esse tópico... :) hehehe
Luiz Koudela

http://www.poraiviajandodemoto.blogspot.com.br/


atual TÉNÉRÉ 660cc
ex-TÉNÉRÉ 250cc 20.000km
ex-FAZER 250cc 50.000km

Avatar do usuário
vdfritz
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 329
Registrado em: 25 Ago 2013, 13:41
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?

Mensagem por vdfritz » 16 Mar 2015, 18:00

motor funcionando frio o tempo todo é considerado uso intenso, depois que o motor ja está quente não existem muitas restrições do que se pode fazer com ele, inclusive trilha

se não me engano tem caminhoneiro que nem desliga o caminhão quando vai almoçar pra manter quente kkkk por isso que motor de táxi roda tantos km acho

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?

Mensagem por diegonunes » 16 Mar 2015, 22:35

Pior que motor frio é óleo frio. Conduzir qualquer veículo motorizado enquanto frio sem cautela não é uma condição interessante.

vdfritz, caminhoneiro assim como qualquer outro usuário de motores a diesel turbinados, necessitam deixar o motor funcionado em marcha lenta por um tempinho, após a condução por longo período em altas rotações. Na verdade não é por causa da motor e sim por causa da turbina. Quando você está na velocidade de cruzeiro de uns 100 km/h em um motor a diesel turboalimentado, a turbina está numa rotação por volta dos 40.000 RPM, logo, quando você para o carro, a turbina leva um tempo para desacelerar. Se você desliga o motor, a turbina continuará girando até parar, porém sem pressão de óleo, reduzindo a vida útil do componente.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Tomás Stringhini
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 211
Registrado em: 03 Set 2014, 08:12
Cidade onde mora: Bento Gonçalves/RS

Re: Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?

Mensagem por Tomás Stringhini » 16 Mar 2015, 23:26

Troco a cada 2500km pois aqui no inverno as temperaturas baixam de zero, e todos os dias rodo 4 percursos de 2km ate o trabalho, o que considero uso extremo (motor sempre frio). Embora finais de semana eu rode bastante na estrada e o óleo saia bom ainda nas trocas eu acho que infelizmente os veículos a venda no Brasil não são projetados para o extremo sul (SC e RS).

Enviado de meu GT-S5830C usando o Tapatalk 2

Avatar do usuário
cjhygino
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 202
Registrado em: 16 Mar 2014, 19:17
Cidade onde mora: Rio de Janeiro
Localização: Campo Grande - Rio de Janeiro
Contato:

Re: Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?

Mensagem por cjhygino » 17 Mar 2015, 09:26

rodo pouco... porém costumo forçar o motor em trilhas... vou manter as trocas com 3 mil km... o aspecto do óleo diz muita coisa... tem q estar sempre acompanhando, por exemplo fotografar assim q troca prá ficar bem registrado o aspecto nesse momento, após isso ir sempre acompanhando e observando as mudanças... as pequenas particulas de metal q o motor solta no óleo vão fazendo o efeito lixa, e o óleo passa a não mais lubrificar, mas sim a corroer o motor... :joinha:
::: Tenere 250 Preta 2014 - Gladiatrix :::

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?

Mensagem por diegonunes » 17 Mar 2015, 11:54

Tomas, não existe isso de veículo não adaptado ao sul do Brasil.

Todo motor, inclusive dos carros que são utilizados na sibéria, passam por isso. A diferença é que esse impacto se reduz quando se utiliza um óleo menos viscoso.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Adhemar Pedroso
Novato-
Novato-
Mensagens: 2
Registrado em: 17 Mar 2015, 15:42
Cidade onde mora: Mairinque

Re: Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?

Mensagem por Adhemar Pedroso » 17 Mar 2015, 16:25

Gostei das opiniões porém, prefiro trocar o óleo sempre antes da marca do fabricante. Creio que estou aproveitando mais as propriedades do óleo.
Abração
Adhemar

Thiago_1100S
Mestre
Mestre
Mensagens: 870
Registrado em: 10 Nov 2014, 22:08
Cidade onde mora: guarulhos/Sp

Re: Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?

Mensagem por Thiago_1100S » 17 Mar 2015, 17:27

A recomendação do fabricante já é sub estimada justamente para garantir q o produto aguente... Qualquer óleo com fixa técnica que atenda os requisitos mínimos vai durar os 5k... A não ser que vc rode o tempo inteiro próximo da faixa vermelha sem refrigeração suficiente...



O problema que vemos nos grandes centros onde criou-se a cultura de troca a cada mil km é, motos com refrigeração a ar paradas no transito e os donos na maioria das vezes ficam acelerando sem necessidade o que aquece ainda mais o óleo, causando a queima prematura.

Se juntar isso ao óleo de má qualidade.. Temos óleo totalmente queimado com poucos kms e motores danificados...



O caso do amigo que para a moto toda hora e um bom caso para o óleo, mas não para o motor....o óleo dele nunca chega a superaquecer e nao queima... Mas pode não chegar em todos os pontos necessários.... Nesse caso o ideal seria um óleo menos viscoso 10w40 por exemplo e aquecimento do motor em marcha lenta antes de cada saída, um ou dois minutos é mais que necessário..

Sent from my Lumia 1020
Thiago T. Campos

Histórico duas rodas:
CBX250 06/07
GS500 08/08
Burgman 125 08/09
Monster 1100S 10/10 - Atual 1
CBX250 04/04
Fazer 250 08/08
XTZ 250 Tenere 12/13 - Atual 2
Hyperstrada 821 14/15 - Atual 3

Tomás Stringhini
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 211
Registrado em: 03 Set 2014, 08:12
Cidade onde mora: Bento Gonçalves/RS

Re: Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?

Mensagem por Tomás Stringhini » 23 Mar 2015, 19:33

Diego, continuo não acreditando na qualidade do óleo em situações como a que enfrentamos aqui, é perceptível a diferenca no funcionamento do motor após 5 minutos ligado. O problema é justamente essa demora para aquecer e lubrificar todas as partes do motor.
Não acho viável trocar o óleo agora, se tivesse usado sempre óleo de menor viscosidade confiaria mais na qualidade do óleo a longo prazo.

Quem já visitou a região no inverno sabe como é, tanto na serra e campos do RS como em algumas regiões de SC. Acho muito difícil que o fabricante fosse se preocupar com as condições de uso dessa pequena parcela de usuários... Mas valeu pela dica :smile:

Enviado de meu GT-S5830C usando o Tapatalk 2

Responder