Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.

VOCÊ TROCA O ÓLEO ANTES DA KM INDICADA PELO FABRICANTE?

SIM, PREFIRO TROCAR ANTES
205
48%
NÃO, TROCO DE ACORDO COM A INDICAÇÃO DO MANUAL
192
45%
TROCO COM 6 MESES, PORQUE CHEGAM ANTES DA KM
21
5%
DEPENDE - OUTROS CASOS
12
3%
 
Total de votos: 430

Avatar do usuário
Alfredo
Novato+
Novato+
Mensagens: 49
Registrado em: 05 Ago 2013, 00:11
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?

Mensagem por Alfredo » 10 Ago 2014, 01:06

Alguem já usou Elf?

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?

Mensagem por diegonunes » 10 Ago 2014, 09:41

AeroMan escreveu:Não é o mesmo não... ele é idêntico.. por fora.. do mesmo tamanho também... porém a parte interna dele é diferente, os furos de vazão do óleo são menores... já comprei uma vez errado achando que era o mesmo e tive que trocar, o mecânico da Yamaha me falou, ai fui la loja que comprei trocar, foi o mesmo preço, acho que 1 real mais caro só o da T250... mas certeza absoluta.. NÃO É IGUAL.. cuidado ai galera!
Exato, é diferente, constatei.

Porém, pra quem não sabe, tanto a Vedamotors quanto a Valflex confeccionam o filtro exatamente como é o da Crypton original, rs.

Segundo um bom mecânico que tem por aqui, ele informou que verificou a pressão de óleo usando os filtros paralelos informados e não constatou diferença de pressão em comparação ao original.

O único filtro que tem exatamente a mesma conformação do original para os motores 250cc da Yamaha é o Purolator, da Mann Filter. Aqui em Recife custa R$ 16,00 enquanto o original os absurdos R$ 39,00.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Avatar do usuário
Login
Novato-
Novato-
Mensagens: 5
Registrado em: 04 Set 2014, 19:42
Cidade onde mora: Jampa-PB

Quantos Km para trocar o óleo da T250 e que óleo utilizar?

Mensagem por Login » 15 Set 2014, 13:35

Bem, como aqui tem um monte de pessoas que possuem a Tenere 250 e sei que já testaram diversos óleos e blá blá blá.... (segue lá em baixo a minhas dúvidas, após breve relato)

"Eu sei que a Yamaha recomenda o Yamalub. Faz pouco tempo que estou com a Tenere e o óleo que veio nela foi o Motul, o antigo dono disse que rodava 3.000 Km, mas assim que peguei a moto (como ex-proprietario me garantiu que tinha acabado de trocar o óleo) após 1.000 Km troquei e coloquei o Lubrax Essencial que possui a mesma especificação do Yamalub".
"Eu rodo cerca de 2.000 Km por mês e não queria ter que trocar duas vezes óleo por mês, sai caro e ainda perco tempo demais nas lojas. Sempre troquei óleo a cada 1.000 Km, mas ... "

Gostaria de saber qual óleo vocês sugerem?
Quantos Km rodam a cada troca (com ou sem filtro)?
Troca filtro toda vez?
Qual a melhor relação custo benefício de cada óleo?
Algum óleo diminui aquele tranco que dá na moto sempre que engata primeira marcha, logo quando liga ele a primeira vez?
E se tiver mais alguma informação útil por favor, compartilhe.
Abraços a todos.
:joinha:
Atual: Yamaha Ténéré 250cc 2011 Preta
Ex. motos abaixo em ordem cronológica.
4º Suzuki Intruder 125cc 2011 Preta
3º Honda Falcon 400cc 2007 Laranja (Telha)
2º Honda Falcon 400cc 2000 Verde
1º Honda Fan 125cc 2006 Preta

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?

Mensagem por diegonunes » 15 Set 2014, 16:23

Login, vou tentar ser prático e direto:

1. O óleo recomendado pelo fabricante é aquele que atende o proposto (20W50 API SL e JASO MA) ou superior. Obviamente um óleo de melhor padrão pode (ou não, existe uma relatividade nisso) estender a vida útil de um motor, porém esse óleo nunca deve ter seu tempo de troca estendido, salvo quando o manual do veículo indica.

2. A Yamaha sugere que o óleo da TNR 250cc seja trocado a cada 5.000 km e filtro a cada 10.000 km. Esse certamente é o tema mais discutido, existem muitos mitos sobre o assunto. Algumas pessoas por aqui são muito preocupadas com o bem estar de suas motociclistas e acabam exagerando. A prazo de troca de óleo de um motor só deve ser abreviado caso ocorra ocasiões especiais. Dentre estas ocasiões está o famoso uso severo:
O uso severo considera as seguintes condições:

■ Quando a maioria dos percursos exige marcha lenta durante muito tempo ou funcionamento contínuo com baixa rotação frequente (como no "anda e para" do tráfego urbano denso).
■ Quando a maioria dos percursos não passa de 6 km (trajeto curto) com o motor em temperatura normal de operação.
■ Operação frequente em estradas de terra e areia.
■ Operação frequente como trailer ou puxando reboque.
■ Usado como táxi, veículo policial ou atividade similar.
■ Quando o veículo permanece, com frequência, parado por mais de 2 dias.
Fora as outras indicações mecânicas de troca (pós reparo, contaminação do óleo...), entendo que o único motivo de abreviar a troca do óleo, do ponto de vista técnico, é se seu uso se encaixa nas condições citadas. Porém, trocar o óleo a cada 1.000 km é pura bobagem, nessa moto.

3. O Filtro segue a mesma linha de pensamento para o óleo.

4. O Yamalube é um óleo muito bom, mesmo sendo mineral. Pra se ter uma ideia, esse óleo é usado em todos os modelos Yamaha, inclusive na R1 e Super Ténéré 1200cc, onde potência, torque e rotação anda juntos e com todas as forças, rs.

Dizer qual deles apresenta melhor custo benefício é difícil, seria preciso estudar os motores ao longo do tempo, testando óleos diferentes, mas posso afirmar que alguns deles podem ser usados sem problemas e com um bom custo: O próprio Yamalube, claro, o Ipiranga Moto Protection +, Lubrax 4T, Lubrax Tecno Moto, por exemplo.

Motul é uma marca maravilhosa, mas estamos falando em custo benefício. Não há quem me convença em trocar o Yamalube pelo Motul 3000 por exemplo.

Espero que ajude. :thumbup:
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Avatar do usuário
Nixal
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 280
Registrado em: 10 Nov 2013, 15:25
Cidade onde mora: Salvador/Ba
Localização: Salvador-BA

Re: Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?

Mensagem por Nixal » 16 Set 2014, 22:55

Eu não sabia dessa observação @diegonunes:

- Quando o veículo permanece, com frequência, parado por mais de 2 dias.

A minha só utilizo aos finais de semana e raras vezes no meio da semana a noite.

Com isso devo reduzir o tempo de troca ? Ao invés dos 5 mil ou 6 meses ?

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?

Mensagem por diegonunes » 17 Set 2014, 08:13

Nixal, manutenção veicular é bastante generalizada pelas montadoras, sem sempre é preciso seguir 100% a risca, para mais ou para menos. Dependendo de onde o indivíduo anda por exemplo, se ele seguir o tempo de lubrificação da balança conforme manual, estará lascado, vai comer todas as buchas. O inverso também é verdadeiro. Desde que comprei a moto só faço inspeção da caixa de direção e nunca foi preciso lubrificar...

Adiantar um pouquinho a troca de óleo não fará mal, mas não precisa trocar com 1.000 ou 2.000. Acho que 4.000 km seria um bom número, isso é uma redução de 20%, é bastante coisa. O prazo permanece o mesmo, 6 meses.

Só pra constar, acho que já disse isso aqui no fórum, todos os carros que vendemos passaram dos 100.000 km e todos, sem exceção, usados diariamente em trânsito urbano (Recife tá brabo por sinal), além de viagens constantes em br's e estradas de terra, nunca tiveram sua troca de óleo antecipada, ou seja, sempre foi trocado com 10.000 km. Nunca fizemos qualquer reparo nos motores, por mais singelo que se possa imaginar.

Excesso de zelo é puro gasto de dinheiro e pra alguns, tempo também.

Vamos acabar também com essa história de que óleo escuro é sinal de que o óleo está ruim, isso é bobagem, óleo obrigatoriamente escurece, problema é se ele não escurecer, rs.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Natão
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 282
Registrado em: 22 Mai 2013, 20:15
Cidade onde mora: Campinas-SP

Re: Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?

Mensagem por Natão » 17 Set 2014, 08:29

Pois há mais questões além de tudo isso. Mecânicos (todos, sem exceção) que conheci dizem que não se deve ultrapassar os 3 mil km com óleo seja ele SL, SN, de base mineral ou 100% sintético (desde mexânicos, até mecânicos de preparação de motos de corrida, caras que conhecem mesmo). Daí eu penso na recomendação do manual...

Porém uma vez, fui conversar com um representante de um fabricante, sobre os motores... a durabilidade média (vida útil) que eles estipulam para um motor de 250cc é de 70 mil km com uso moderado, sem muitas acelerações, mas pegando um pouco de trânsito, trocando óleo no prazo, fazendo manutenções em dia...

Aí eu fico pensando... se for pra trocar a cada 5 mil para durar 70 mil... e a recomendação de TODOS os mecânicos que conheci (muitos) recomendam troca com 3 mil... eu troco com 3 mil...

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?

Mensagem por diegonunes » 17 Set 2014, 09:30

Eu também conheço muita gente que aposta nisso, mas também conheço pessoas que participam de homologações de lubrificantes e combustíveis que não concordam.

Essa média de 70 mil quilômetros eu acho furada, talvez seja pra motores que não tenham o tratamento que a nossa recebe. Conheço uma pá de pessoa que tem estas motos e passaram dos 100.000 km em perfeito estado. Cito o Maurício, a Fazer 250cc dele fumaçou com 150.000 km quilômetros e o reparo foi simples, retentores de válvulas e anéis de seguimento. A moto hoje deve está com 170.000 km, rs.

Enfim, é assunto pro resto da vida, rs.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?

Mensagem por kablack » 17 Set 2014, 15:02

Natão;

Conhece o "exagenheiro"?

Antigamente se calculava o esforço e depois multiplicava o resultado por 2. Só para garantir. :D

Esse tempo acabou, hoje, as margens estão cada vez menores.

Não é mais comercialmente possível projetar um motor, como o idolatrado 4.100 que equipava o Opala e extrair dele apenas 121cv. Não são raros os relatos destes motores (especialmente os 4 cilindros, porque o 6 cilindros tinha um "probleminha" de torção estrutural) que atingiam os 1.000.000 de km sem retífica alguma. (Ainda hoje motores diesel atingem 1.000.000 de km sem retífica, mas isso é outra história...)

Tudo isso para dizer que o "exagenheiro" não existe mais.

Hoje em dia de um motor com 1.800 cc se extrai 160 cv!

Tá! E o que isso tem a ver com o óleo?

Tudo!

Folgas menores, altas taxas de compressão, regimes de rotação mais altos, trocas de óleo estendidas para 10.000 km... São fatores que exigem mais do óleo lubrificante.

Por isso todo ano temos óleo novo no mercado. API SL, SJ, SM, SN... já já vem o SZ!

###########################

O opalão com todas as folgas de exagenharia que tinha trocava óleo de 3.000 em 3.000 km e podia durar 1.000.000 de km...

Hoje estão falando que o motor da Té250 é projetado para 70.000? Acho pouco é já vi algumas Landers e Fazers com mais de 100.000 km sem problemas...


#####################

Sabendo da importância vital deste elemento (óleo) é que defendo a sua troca antecipada. Pouco antecipada, não a cada 1.000 km. Isso é culpa da cultura implantada pela CG Honda que não tem filtro de óleo e indicava, até bem pouco tempo, o uso do Mobilixo...

#################

Me fiz entender?

Acho que não, mas tem algum material para pensar.... :mrgreen:
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Natão
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 282
Registrado em: 22 Mai 2013, 20:15
Cidade onde mora: Campinas-SP

Re: Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?

Mensagem por Natão » 17 Set 2014, 15:23

Bom, o valor de 70 mil foi estipulado por um representante... Eu achei baixo, talvez eles chutem por baixo.

Eu sigo a recomendação dos mecânicos. 3 mil... tipo, se fosse um único, mas foi unanimidade... Tinha um teste uma vez que vi em algum lugar, lá fora... que o lubrificante perde (a maioria deles) uma boa eficiência já com rodagem de 800 milhas em uso comum (sem esforço desnecessário) - alguns óleos (lá nas gringas) perdiam mais de 30% de eficiência com essa rodagem.

Como minha motoca abaixa óleo eu acabo trocando a cada 1500km, pois pago 11 reais o litro do Lubrax, e ficar completando para trocar depois, não vale a pena... o trabalho é menor de eu trocar o óleo.

Quanto à durabildiade, acho que tem muito a ver com o modus acelerandi do caboclo... Eu sei que no meu caso, dura muito, pq eu ando muuuuito na manha... mas nunca cheguei no limite de um...

Conheci um cara que andou 384mil km com o motor de uma Sahara... antes da primeira retífica... Pra mim, é um número razoavelmente bom kkkk. Um outro, que pegou a moto com 20 mil, andou mais 140 e trocou apenas a corrente de comando... o resto estava novinho, sem necessidade de trocar qualquer coisa...

Agora tem cara que consegue fundir motor em 20 mil km...

Responder