Corrente, pinhão e coroa: O que trocar, e quando?

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Avatar do usuário
Diego Gini
Novato-
Novato-
Mensagens: 4
Registrado em: 25 Mar 2014, 20:45
Cidade onde mora: Ribeirão Bonito SP

Re: Corrente, pinhão e coroa: O que trocar, e quando?

Mensagem por Diego Gini » 10 Abr 2015, 07:17

Então em dias de crise pra salvar uma grana quem não se sente tentado a trocar só a corrente? Eu penso assim: Coisa essencial, de primeira importância e pra não se machucar ou ficar na mão nunca é bom fazer o serviço pela metade. Mas se você tiver certeza que coroa e pinhão estão com mais de meia vida pelo menos, troca só a corrente, se tiverem abaixo disso troca tudo porque se não logo você vai ter outra mão de obra, só que ai, é a corrente que vai ter vida útil ainda, dai fica naquela e você nunca vai ter um conjunto tudo 100%. Essas coisas são difíceis pra quem ta de fora, mas tenha certeza do estado das peças. Uma boa dica se você decidir trocar tudo, compra a relação completa, e mais uma corrente, ai você guarda a corrente sobressalente junto com o pinhão e coroa que estão na sua moto pra e lava contigo em viagens e tal, só pra ter mais uma segurança ai. Acho que é só isso que você precisa ter em mente pra tomar a sua decisão, mas cada um é um universo né, abss,
Have A Nice Day

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Corrente, pinhão e coroa: O que trocar, e quando?

Mensagem por diegonunes » 10 Abr 2015, 09:32

Trocar o kit todo quase sempre não é essencial, Gini.

O pinhão geralmente é a peça que vai primeiro e o fato dele ter ido embora não significa dizer que corrente e coroa estão acometidos. É fácil medir o desgaste de uma corrente, está no manual de serviço da moto.

Sempre troquei pinhão pelo menos 1x a mantive a corrente, inclusive na XT 660R e nestes 5 anos que ando de moto e algo próximo dos 90.000 km, nunca tive surpresas.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Avatar do usuário
ivnn
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 713
Registrado em: 05 Jan 2012, 14:32
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: Corrente, pinhão e coroa: O que trocar, e quando?

Mensagem por ivnn » 10 Abr 2015, 10:44

Também penso assim. O pinhão, por ter 3x menos dentes que a coroa, naturalmente gasta 3x mais rápido. Não faz muito sentido querer trocá-los ao mesmo tempo, se só um está desgastado. E a corrente, se lubrificada regularmente, dura mais de 40k (did com retentor). Eu troco cada item individualmente só quando precisa, mesmo quando compro "kit". Daí compro pinhão avulso na Corcopin.

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Corrente, pinhão e coroa: O que trocar, e quando?

Mensagem por Kakko » 10 Abr 2015, 11:28

é o caso da minha moto.... está no terceiro pinhão..a corrente ainda está muito boa e a coroa mais de meia vida.
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

DrigoRJ
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 188
Registrado em: 24 Mai 2014, 14:58
Cidade onde mora: Nova Friburgo/ RJ
Localização: Nova Friburgo, RJ/São João de Meriti, RJ

Re: Corrente, pinhão e coroa: O que trocar, e quando?

Mensagem por DrigoRJ » 10 Abr 2015, 22:34

Minha moto esta com 43500, no segundo pinhao. A coroa ainda esta boa ( nao esta pontuda). Pinhao em condicoes, mas afinando. A corrente esta com algum desgaste visivel, mas bem firme na coroa.move-se pouquissimo.

Tou considerando trocar o pinhao, apenas. Ia trocar junto com o pneu traseiro a dois dias atras, mas o mecanico disse que ainda roda bastante.

Avatar do usuário
Diego Gini
Novato-
Novato-
Mensagens: 4
Registrado em: 25 Mar 2014, 20:45
Cidade onde mora: Ribeirão Bonito SP

Re: Corrente, pinhão e coroa: O que trocar, e quando?

Mensagem por Diego Gini » 12 Abr 2015, 01:40

diegonunes escreveu:Trocar o kit todo quase sempre não é essencial, Gini.

O pinhão geralmente é a peça que vai primeiro e o fato dele ter ido embora não significa dizer que corrente e coroa estão acometidos. É fácil medir o desgaste de uma corrente, está no manual de serviço da moto.

Sempre troquei pinhão pelo menos 1x a mantive a corrente, inclusive na XT 660R e nestes 5 anos que ando de moto e algo próximo dos 90.000 km, nunca tive surpresas.
Colocar uma corrente nova em uma coroa e pinhão que podem estar visualmente bons é complicado porque: O desgaste de coroa e pinhão são sutis, se você tiver uma coroa com a área de contato dos dentes com a corrente maior pode gerar mais calor, ruido, desgaste, limaria e perda do rendimento. O calor e a limaria deterioram os orings e seguram o lubrificante por menos tempo, a coroa gasta ainda mais, perde o revenimento e as consequências acima são cada vez mais severas. A distancia entre os dentes aumenta os trancos podendo ter que esticar a corrente mais cedo, pode criar uma deformidade em algum elo especifico, colabora para deformar mais os dentes, pode estourar um retentor alem de causar vibração. Ela não vai escapar, mas é aquele tipo de coisa que se sente mas se acostuma, ai você anda em uma moto que trocou tudo de uma vez e percebe que ta mais suave que a sua e se pergunta: Por que sera que a minha não é assim? Sendo coxinha pra caralho, é a dinâmica dos conjuntos mecânicos, não é regra trocar tudo de uma vez, mas sim fazer uma boa avaliação antes de se decidir oque trocar, por isso eu disse que compensaria se tivesse tudo com meia vida pelo menos. Abss Nunes.
Have A Nice Day

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Corrente, pinhão e coroa: O que trocar, e quando?

Mensagem por diegonunes » 14 Abr 2015, 10:00

Sim, é claro que tudo novo funciona melhor.

Mas deixa eu fazer um pergunta, sempre que você troca pastilha de freio você também troca o disco? Tudo que você falou do conjunto mecânico da transmissão ocorre no conjunto pastilha + disco.

Quando eu instalo o pinhão novo e mantenho a corrente, não faço isso apenas considerando o visual e o empírico, faço isso porque realmente a corrente está longe de ser inutilizada. No manual de serviço da TNR existe uma continha que se faz pra pedir o desgaste da corrente.

Como disse antes, sempre fiz a substituição somente do pinhão e as correntes nunca apresentaram problema nesse interine, eu não acredito em milagres e também não sou muito sortudo, hehehe.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Avatar do usuário
Diego Gini
Novato-
Novato-
Mensagens: 4
Registrado em: 25 Mar 2014, 20:45
Cidade onde mora: Ribeirão Bonito SP

Re: Corrente, pinhão e coroa: O que trocar, e quando?

Mensagem por Diego Gini » 15 Abr 2015, 20:00

diegonunes escreveu:Sim, é claro que tudo novo funciona melhor.

Mas deixa eu fazer um pergunta, sempre que você troca pastilha de freio você também troca o disco? Tudo que você falou do conjunto mecânico da transmissão ocorre no conjunto pastilha + disco.

Quando eu instalo o pinhão novo e mantenho a corrente, não faço isso apenas considerando o visual e o empírico, faço isso porque realmente a corrente está longe de ser inutilizada. No manual de serviço da TNR existe uma continha que se faz pra pedir o desgaste da corrente.

Como disse antes, sempre fiz a substituição somente do pinhão e as correntes nunca apresentaram problema nesse interine, eu não acredito em milagres e também não sou muito sortudo, hehehe.
É você tá certo, tudo depende do conjunto.
Have A Nice Day

babacosmica
Novato+
Novato+
Mensagens: 45
Registrado em: 11 Mai 2013, 09:39
Cidade onde mora: IMPERATRIZ-MA

Re: Corrente, pinhão e coroa: O que trocar, e quando?

Mensagem por babacosmica » 22 Abr 2015, 20:42

Alguém aqui já espanou a rosca do eixo do pinhão?se sim, como resolveu o problema?help me...

Andre Leite
Novato-
Novato-
Mensagens: 2
Registrado em: 08 Ago 2014, 13:21
Cidade onde mora: GOIANIA/GO
Localização: GOIÂNIA/GO

Re: Corrente, pinhão e coroa: O que trocar, e quando?

Mensagem por Andre Leite » 24 Abr 2015, 12:03

Alguém possui aí as referências exatas do Kit de transmissão da Tê 250? Eu só sei que ele é composto de corrente DID, Pinhão e Coroa Riffel.

Responder