Página 5 de 13

Re: Ténéré 250 com motor apagando

Enviado: 20 Mai 2011, 16:45
por Alves
Caraca Helano, era isso mesmo que eu iria sugirir! Pode ser válvula presa!

Re: Ténéré 250 com motor apagando

Enviado: 02 Jun 2011, 20:53
por Fábio
A minha Tènèrè 250 aos 800 km começou a acontecer a mesma coisa, principalmente qdo a aceleração estava em "vazio" após uma reduzida e parada da moto próximo a semáforo, por exemplo.. Como estava perto da revisão dos 1000 km, que pode ser realizada a partir dos 900 km eu "segurei" um pouco e relatei à concessionária o fato, adicionalmente após alguns minutos parado esperando o semáforo abrir ela simplesmente apagava colocando até em situação de risco por uma 3 ou 4 vezes. Bom agora eu fiz a revisão e aparentemente melhorou, também pedi para subirem um pouco a rotação de marcha lenta para 1500 rpm, mas ainda não a coloquei à prova. Ser por acaso voltar a acontecer com certeza já vou direto pra cima da Engenharia da Yamaha. Pois é um motivo de segurança e coloca em risco o usuário. E compartilho com os colegas a solução.

Re: Ténéré 250 com motor apagando

Enviado: 02 Jun 2011, 21:13
por slpauli
A minha, depois de voltar da revisão dos 1000 e de terem regulado a RPM não apagou mais... ainda bem...

Re: Ténéré 250 com motor apagando

Enviado: 30 Jun 2011, 22:46
por BobEsponja
Olá amigos Teneréticos...

Dei uma sumida mas estou de volta e com uma noticia que pode deixar alguns companheiros atentos...

A alguns meses postei neste topico (na verdade foi em outro, fora do padrão, kkkk) sobre o problema com a minha moto apagando.

Só acontecia em freadas bruscas...

Depois observei que o consumo subiu muito... Ela estava fazendo 31 km/litro e passou a fazer 26.

eu já tinha ajustado a marcha lenta duas vezes e nada...

Ela continuava apagando...

Levei na Yamaha em São Paulo, Santo Amaro.

Pedí para ajustarem as valvulas...

Causa do problema: Uma das valvulas de admissão estava travada e outra valvula travando...

Resolveram o problema, e a moto voltou ao que era antes... 31 km/litro e não apaga mais...

Vale lembrar a todos que a Teneré 250 é lançamento, mas o motor que ela usa é o da Lander, portanto de mecânica já bem conhecida no meio...

Se perceberem esses sintomas, taí uma provável causa...

Re: Ténéré 250 com motor apagando

Enviado: 01 Jul 2011, 08:26
por Kakko
[quote="BobEsponja"]

Pedí para ajustarem as valvulas...

Causa do problema: Uma das valvulas de admissão estava travada e outra valvula travando...

quote]

Olá Bob...tudo bem ? ok

voce comentou "uma das válvulas de admissão"........mas só tem uma !

Uma de admissão e uma de escape. Total de duas válvulas.

O que me deixou intrigado foi essa desregulagem.....será que as porcas de ajuste se soltaram ? o que gerou esse desajuste ? apenas a quilometragem ?

A minha moto já passou dos 10K...e não precisou regular .

abraços

Re: Ténéré 250 com motor apagando

Enviado: 01 Jul 2011, 10:01
por rodlima
Não entendo, se uma valvula trava, as duas travam ficam paradas né, já que a T só tem um comando de válvula. Então o cilindro fica sempre "aberto" e não rola compressão e o motor não deveria nem funcionar. Como pode funcionar mesmo com válvulas travadas?

Re: Ténéré 250 com motor apagando

Enviado: 01 Jul 2011, 10:18
por Savério
acredito q naum deva trabalhar totalmente, e sim trabalhar mais presa.

Re: Ténéré 250 com motor apagando

Enviado: 01 Jul 2011, 10:27
por rodlima
Mas mesmo andando mais presa, ela tem que andar em sincronia com o motor. Talvez ela não abra tanto a admissão/escape, mas não conheço o funcionamento mecanico dessas valvulas.

Re: Ténéré 250 com motor apagando

Enviado: 01 Jul 2011, 13:00
por caruso
Para quem não sabe como funcionam as válvulas, vai um gif animado.
Esse é um motor com dois eixos comando de válvula. A Té só tem um, mais é o mesmo pricípio.
Imagem

Re: Ténéré 250 com motor apagando

Enviado: 01 Jul 2011, 14:22
por doug01n
A diferença pra um eixo, é que as válvulas estão uma "atrás" da outra, imaginando esta mesma visão de perfil...

então elas trabalham com aproximadamente 270º de diferença do "calombo" que abre a de admissão pra de exaustão. Digo aproximadamente pq, para otimizar o desempenho, existem comandos modificados (quem lembra dos golzinhos caixa, com comando 274º dos fuçados?) Que priorizam o desempenho, mas jogam lá pra cima os índices de consumo e poluentes.