Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?
- Kakko
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Re: Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?
Desnecessário....creio que só se faz necessário quando se esgota completamente o sistema para fazer alguma manutenção no motor, ou quando se abre o mesmo, o que não é o caso quando se troca o óleo.
sem temor..´...podem continuar trocando óleo sem retirar aquele parafuso lá em cima......mas se alguem quiser retirar, não há problemas tbm.....a não ser a lambança que se faz se não tomar cuidado...
sem temor..´...podem continuar trocando óleo sem retirar aquele parafuso lá em cima......mas se alguem quiser retirar, não há problemas tbm.....a não ser a lambança que se faz se não tomar cuidado...
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- BruceD
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Re: Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?
Exatamente o que o kakko disse...
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- pablodemelo
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Re: Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?
O único óleo que coloco na minha moto é o Motul.
Motivos: 1) todos os óleos fabricados no Brasil são obrigados a usar 20% de óleo reciclado em sua composição;
2) O Motul é importado, custa em média R$ 18,00
3) Alguns vão falar que as especificações dele são inferiores - Ele é óleo SG. Mas se vocês procurarem no rótulo vão ver que o Motul, comparado com os óleos vendidos no Brasil, é o único que atende as especificações da Harley. Deve ter um motivo né?
A mudança no comportamento da moto é claramente perceptível. Eu tive uma Kansas da dafra em 2009. Rodei 65.000km com ela. Só fiz a primeira revisão na loja e regulei as válvulas. Depois disso, nunca precisei fazer mais nada. Só manutenção normal de qualquer moto. Vendi a moto com o motor 100%. O mesmo aconteceu com a XTZ 125 que tive. Rodei 30.000 com ela, só colocava Motul. O cara que comprou ficou maluco quando viu a motoca, e olha que era 2004.
Não coloco outro óleo.
Motivos: 1) todos os óleos fabricados no Brasil são obrigados a usar 20% de óleo reciclado em sua composição;
2) O Motul é importado, custa em média R$ 18,00
3) Alguns vão falar que as especificações dele são inferiores - Ele é óleo SG. Mas se vocês procurarem no rótulo vão ver que o Motul, comparado com os óleos vendidos no Brasil, é o único que atende as especificações da Harley. Deve ter um motivo né?
A mudança no comportamento da moto é claramente perceptível. Eu tive uma Kansas da dafra em 2009. Rodei 65.000km com ela. Só fiz a primeira revisão na loja e regulei as válvulas. Depois disso, nunca precisei fazer mais nada. Só manutenção normal de qualquer moto. Vendi a moto com o motor 100%. O mesmo aconteceu com a XTZ 125 que tive. Rodei 30.000 com ela, só colocava Motul. O cara que comprou ficou maluco quando viu a motoca, e olha que era 2004.
Não coloco outro óleo.
Re: Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?
Eu também.. só to usando Motul...exelente!!
Atual: Ténéré 660 - Azul 2012
Ex: Ténéré 250 - Preta 2011
Ex: Green Sport 150c - Preta 2008[/color]
- Kakko
- Ténéré Fã
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Re: Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?
Também venho de Motul há duas trocas....mas nada que desabone o Yamalube...tbm considero ótimo lubrificante.
Tenho trocado de 3 em 3 mil...aproximadamente. e filtro a cada duas trocas...filtro Valflex
Tenho trocado de 3 em 3 mil...aproximadamente. e filtro a cada duas trocas...filtro Valflex
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Re: Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?
Exatamente... eu também... filtro a cada duas trocas de óleo.. e Motul a cada 3000 KM.
Não tem erro!!
Não tem erro!!
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- diegonunes
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Re: Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?
Comparando a ficha técnica dos principais óleos 20W50 mineral, o Motul mesmo SG é praticamente idêntico aos outros SL, detalhe muito interessante. No entanto, não vejo justificativa técnica pra deixar de usar o Ipiranga Moto Protection +, que custa R$ 12,00 aqui. Também uso o Yamalube, que no Pit Stop Yamaha compro por R$ 9,90.
O chinaF sempre usou Yamalube trocando a cada 5.000 km na Fazer 250cc e rodou 140.000 km com a moto, sem qualquer problema ou reparo no motor.
A Castrol também usa base 100% virgem.
Tirem vocês mesmos as conclusões:
Ipiranga Moto Protection + (20W50 SL)
Densidade a 20/ 4°C g/cm3 0,8892
Viscosidade Cinemática a 100°C cSt 18,98
Viscosidade Cinemática a 40°C cSt 168,9
Índice de Viscosidade ‐ 127
Viscosidade ABS a ‐15°C cP 9.300
Ponto de Fluidez °C ‐21
Ponto de Fulgor °C 244
VolatilidadeNoack, 1h a 250°C % empeso 8,0
Motul 3000 (20W50 SG)
Density at 20°C (68°F) ASTM D1298 0.883
Viscosity at 40°C (104°F) ASTM D445 176.4 mm²/s
Viscosity at 100°C (212°F) ASTM D445 19.6 mm²/s
Viscosity Index ASTM D2270 128
Pour point ASTM D97 -27°C / -16.6°F
Flash point ASTM D92 240°C / 464°F
TBN ASTM D2896 6.2 mg KOH/g
Não comparem os motores varetados de baixa rotação e grandes folgas das HD's, eles não fazem a metade do que os motores menores das japonesas (a hornet com 600cc gera 102cv) fazem, em termos de potência. Entrem no site da HD e tentem consultar a potência dos motores, eles não informam (a 883 gera 51v). Lubrificar um motor que tem rotação de trabalho na casa dos 3, 4 mil é "fácil", com picos de 6 mil rpm, outra coisa é lubrificar um motor que tem rotação de trabalho entre 6-7 mil e picos de 10, até 14 mil rotações por minuto.
É por isso que motores de motos como HD e dos caminhões rodam muito, duram muito e não requerem uma lubricidade tão detalhada.
A opção da montadora usar determinado óleo é muito mais comercial do que técnico.
Essa é a minha humilde opinião.
O chinaF sempre usou Yamalube trocando a cada 5.000 km na Fazer 250cc e rodou 140.000 km com a moto, sem qualquer problema ou reparo no motor.
A Castrol também usa base 100% virgem.
Tirem vocês mesmos as conclusões:
Ipiranga Moto Protection + (20W50 SL)
Densidade a 20/ 4°C g/cm3 0,8892
Viscosidade Cinemática a 100°C cSt 18,98
Viscosidade Cinemática a 40°C cSt 168,9
Índice de Viscosidade ‐ 127
Viscosidade ABS a ‐15°C cP 9.300
Ponto de Fluidez °C ‐21
Ponto de Fulgor °C 244
VolatilidadeNoack, 1h a 250°C % empeso 8,0
Motul 3000 (20W50 SG)
Density at 20°C (68°F) ASTM D1298 0.883
Viscosity at 40°C (104°F) ASTM D445 176.4 mm²/s
Viscosity at 100°C (212°F) ASTM D445 19.6 mm²/s
Viscosity Index ASTM D2270 128
Pour point ASTM D97 -27°C / -16.6°F
Flash point ASTM D92 240°C / 464°F
TBN ASTM D2896 6.2 mg KOH/g
Não comparem os motores varetados de baixa rotação e grandes folgas das HD's, eles não fazem a metade do que os motores menores das japonesas (a hornet com 600cc gera 102cv) fazem, em termos de potência. Entrem no site da HD e tentem consultar a potência dos motores, eles não informam (a 883 gera 51v). Lubrificar um motor que tem rotação de trabalho na casa dos 3, 4 mil é "fácil", com picos de 6 mil rpm, outra coisa é lubrificar um motor que tem rotação de trabalho entre 6-7 mil e picos de 10, até 14 mil rotações por minuto.
É por isso que motores de motos como HD e dos caminhões rodam muito, duram muito e não requerem uma lubricidade tão detalhada.
A opção da montadora usar determinado óleo é muito mais comercial do que técnico.
Essa é a minha humilde opinião.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^
Re: Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?
Diego,
No seu caso até compensa mesmo.. já no meu caso da tudo na mesma.. pq aqui o Yamalube custa 20,00... o motul 22,00.. e o Ypiranga também custa 18 a 20,00....então nao faz muita diferença... por isso prefiro o Motul por opção.. que aliás.. da pra rodar 5 mil KM mesmo como vc disse.. tranquilamente!!
No seu caso até compensa mesmo.. já no meu caso da tudo na mesma.. pq aqui o Yamalube custa 20,00... o motul 22,00.. e o Ypiranga também custa 18 a 20,00....então nao faz muita diferença... por isso prefiro o Motul por opção.. que aliás.. da pra rodar 5 mil KM mesmo como vc disse.. tranquilamente!!
Atual: Ténéré 660 - Azul 2012
Ex: Ténéré 250 - Preta 2011
Ex: Green Sport 150c - Preta 2008[/color]
- pablodemelo
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Re: Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?
diegonunes escreveu:Comparando a ficha técnica dos principais óleos 20W50 mineral, o Motul mesmo SG é praticamente idêntico aos outros SL, detalhe muito interessante. No entanto, não vejo justificativa técnica pra deixar de usar o Ipiranga Moto Protection +, que custa R$ 12,00 aqui. Também uso o Yamalube, que no Pit Stop Yamaha compro por R$ 9,90.
O chinaF sempre usou Yamalube trocando a cada 5.000 km na Fazer 250cc e rodou 140.000 km com a moto, sem qualquer problema ou reparo no motor.
A Castrol também usa base 100% virgem.
Tirem vocês mesmos as conclusões:
Ipiranga Moto Protection + (20W50 SL)
Densidade a 20/ 4°C g/cm3 0,8892
Viscosidade Cinemática a 100°C cSt 18,98
Viscosidade Cinemática a 40°C cSt 168,9
Índice de Viscosidade ‐ 127
Viscosidade ABS a ‐15°C cP 9.300
Ponto de Fluidez °C ‐21
Ponto de Fulgor °C 244
VolatilidadeNoack, 1h a 250°C % empeso 8,0
Motul 3000 (20W50 SG)
Density at 20°C (68°F) ASTM D1298 0.883
Viscosity at 40°C (104°F) ASTM D445 176.4 mm²/s
Viscosity at 100°C (212°F) ASTM D445 19.6 mm²/s
Viscosity Index ASTM D2270 128
Pour point ASTM D97 -27°C / -16.6°F
Flash point ASTM D92 240°C / 464°F
TBN ASTM D2896 6.2 mg KOH/g
Não comparem os motores varetados de baixa rotação e grandes folgas das HD's, eles não fazem a metade do que os motores menores das japonesas (a hornet com 600cc gera 102cv) fazem, em termos de potência. Entrem no site da HD e tentem consultar a potência dos motores, eles não informam (a 883 gera 51v). Lubrificar um motor que tem rotação de trabalho na casa dos 3, 4 mil é "fácil", com picos de 6 mil rpm, outra coisa é lubrificar um motor que tem rotação de trabalho entre 6-7 mil e picos de 10, até 14 mil rotações por minuto.
É por isso que motores de motos como HD e dos caminhões rodam muito, duram muito e não requerem uma lubricidade tão detalhada.
A opção da montadora usar determinado óleo é muito mais comercial do que técnico.
Essa é a minha humilde opinião.
Pra mim está bom, pois na minha pilotagem mantenho o RPM em torno de 4.500 a 5.500, não gosto de acelerar. É quase uma Harley...rsrsrsrsrrss