Tenere 250 - Moto falhando nas retomadas

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
eron
Novato+
Novato+
Mensagens: 33
Registrado em: 04 Ago 2015, 10:18
Cidade onde mora: rio de janeiro / RJ
Localização: RIO DE JANEIRO - EX MARAVILHOSA

Re: Tenere 250 - Moto falhando nas retomadas

Mensagem por eron » 05 Mar 2016, 17:21

AdrianoGH escreveu:
Lucascrds escreveu:As vezes é bom encher um tanque com a gasolina podium pra dar uma limpada nos bicos injetores.
Só aditivada não serve? Afinal o que limpa são os detergentes, e não a octanagem...

Porém, se não costuma utilizar gasolina aditivada (ou nunca usou) e dependendo da quilometragem não recomendo utilizar a aditivada!

Agora se for uma recomendação preventiva, tipo sempre abastecer 1 ou 2 vezes por mês com aditivada (ou premium), tb acho que é muito válido!

As diferenças da Podium BR em relação as aditivadas são:
- possui menos enxofre e álcool do que as aditivadas (30 ppm contra 50)
- validade é de 6 meses contra 3
- octanagem maior (que pra nossas 250cc não faz diferença nenhuma).

Acho que não justifica a diferença de valor.

Abs,
Bem, a moto voltou da CC. Senti uma melhora mas o problema não foi solucionado por completo. 4ª e 5ª marchas mantendo 4 mil e 5mil na quinta ainda sinto um engasgo. Trocou vela, limpou o filtro de ar, regulou injeção e o problema ainda persiste, mesmo tendo melhorado. Como a moto ainda está com 2.700 km acredito que ela esteja meia "presa" em fim, paciência...
Até aqui nos ajudou o SENHOR.” (1 Samuel 7.21)

osmarbrasil
Novato-
Novato-
Mensagens: 1
Registrado em: 22 Abr 2015, 16:33
Cidade onde mora: belo horizonte/mg

Re: Tenere 250 - Moto falhando nas retomadas

Mensagem por osmarbrasil » 07 Mar 2016, 12:36

Bom dia!

Tenho uma Tenere 250, ano 2013 e esta com KM 20.000. Atualmente estou tendo problema na aceleração, pois em certos momentos quando estou em uma velocidade acima de 60 km, cinto que quando acelero e a moto continua na mesma velocidade, porém se fizer uma aceleração devagar o problema não acontece.
Estive hoje em uma concessionária e comentei com o mecânico e ele me disse é problema de embreagem, teria que abrir para identificar o defeito. mas acho estranho, porque a moto esta com 20.000 km rodado e já teria que trocar o kit de embreagem.

alguém saberia informar se isto é normal?

Grato,
Osmar Brasil.

Thiago_1100S
Mestre
Mestre
Mensagens: 870
Registrado em: 10 Nov 2014, 22:08
Cidade onde mora: guarulhos/Sp

Re: Tenere 250 - Moto falhando nas retomadas

Mensagem por Thiago_1100S » 07 Mar 2016, 12:43

cara se constataram sujeira nos bicos, então não estava tudo revisado/regulado...

tem um produto chamado car80 se não me engano... uma vez por ano ou mais dependendo do uso, passa ele nos bicos... se realmente for isso.... pois ja vi cc não saber o que é e falar que foi qualquer coisa só p ter uma explicação....
Thiago T. Campos

Histórico duas rodas:
CBX250 06/07
GS500 08/08
Burgman 125 08/09
Monster 1100S 10/10 - Atual 1
CBX250 04/04
Fazer 250 08/08
XTZ 250 Tenere 12/13 - Atual 2
Hyperstrada 821 14/15 - Atual 3

eron
Novato+
Novato+
Mensagens: 33
Registrado em: 04 Ago 2015, 10:18
Cidade onde mora: rio de janeiro / RJ
Localização: RIO DE JANEIRO - EX MARAVILHOSA

Re: Tenere 250 - Moto falhando nas retomadas

Mensagem por eron » 07 Mar 2016, 15:30

Thiago_1100S escreveu:cara se constataram sujeira nos bicos, então não estava tudo revisado/regulado...

tem um produto chamado car80 se não me engano... uma vez por ano ou mais dependendo do uso, passa ele nos bicos... se realmente for isso.... pois ja vi cc não saber o que é e falar que foi qualquer coisa só p ter uma explicação....


Então, estou começando a ficar chateado. Fiz a limpeza dos bico, andei bastante este fds e constatei que o problema persiste sim. Estou pensando em fazer regulagem das válvulas. Acho que minha moto ficou parado por muito tempo para venda, só pode...
Até aqui nos ajudou o SENHOR.” (1 Samuel 7.21)

AdrianoGH
Usuário
Usuário
Mensagens: 129
Registrado em: 18 Ago 2013, 15:52
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Tenere 250 - Moto falhando nas retomadas

Mensagem por AdrianoGH » 07 Mar 2016, 15:49

Sugiro as opções abaixo:

- regular válvulas;
- verificar o-rings do TPS (acho improvável);
- trocar cachimbo;
- trocar bobina (tb acho difícil);
- verificar os pólos da bateria (algum pode estar frouxo);
- trocar de posto de combustível (se ainda não fez este "teste").

Não necessariamente nessa ordem! rsrsrsrs

Boa sorte e vai mantendo a gente informado!

Abs,

eron
Novato+
Novato+
Mensagens: 33
Registrado em: 04 Ago 2015, 10:18
Cidade onde mora: rio de janeiro / RJ
Localização: RIO DE JANEIRO - EX MARAVILHOSA

Re: Tenere 250 - Moto falhando nas retomadas

Mensagem por eron » 07 Mar 2016, 16:02

AdrianoGH escreveu:Sugiro as opções abaixo:

- regular válvulas;
- verificar o-rings do TPS (acho improvável);
- trocar cachimbo;
- trocar bobina (tb acho difícil);
- verificar os pólos da bateria (algum pode estar frouxo);
- trocar de posto de combustível (se ainda não fez este "teste").

Não necessariamente nessa ordem! rsrsrsrs

Boa sorte e vai mantendo a gente informado!

Abs,

Blz. Da lista de vc citou já troquei o posto, nada, problema persiste. Liguei p CC agora para reclamar do serviço anterior, mandaram eu deixar a moto lá na sexta-feira pela manhã. Postarei aqui o resultado.

O que já fiz:
- limpei bico injetor,
-troquei a vela;
-regulagem da injeção.

aBçs!
Até aqui nos ajudou o SENHOR.” (1 Samuel 7.21)

Thiago_1100S
Mestre
Mestre
Mensagens: 870
Registrado em: 10 Nov 2014, 22:08
Cidade onde mora: guarulhos/Sp

Re: Tenere 250 - Moto falhando nas retomadas

Mensagem por Thiago_1100S » 07 Mar 2016, 16:38

regulagem de injeção? isso não existe cara... a injeção se ajusta sozinha... no maximo vc regula a lenta, fora isso é trocar modulo e mapa de injeção.... se te cobraram por isso fizeram merda...

anda em outra p ver se o que vc chama de falha é o engasgo normal quando vc precisa de força e esta com giro mto baixo e uma marcha mais alta....

partindo o ponto que não fizeram nada da sua moto e só pegaram sua grana, vamos para a lista do que pode causar isso, isoladamente ou me conjunto:

itens básicos.
- Folga de válvula errada.
- Vela ruim ou com a folga maior que o recomendado (tira e verifica se tem faisca)
- Filtro de ar (verifica se o que está é original, ou de qualidade equivalente e se está limpo)
- regulagem da marcha lenta ( quando vc solta todo o acelerador pode estar baixando muito o giro, ai na hora de retomar a moto engasga)
- Sistema de admissão sujo (desmonta e limpa, ou passa algum produto tipo o car80)
- Cabo/cachimbo de vela danificado, caso não tenha faisca ele pode ser o culpado.
- Combustível ruim, procura um posto de confiança e abastece umas 3 vezes nele, mas até zerar... ou esvazia o tanque antes do primeiro só p garantir.


pouco provável
- regulagem do cabo de embreagem (verifica se ele realmente está soltando tudo quando vc solta o manete, a demora p responder pode ser pela embreagem ainda não ter grudado)
- junto com o item anterior o analisa estado dos discos pode ser analisado, ja vi embreagem durar menos de 15k na mão de quem não sabe pilotar.



O mais difícil de todos.
- Sistema de exaustão muito restritivo (a moto está com escapamento original, verifica se foi mexido, ja vi nego trocar lá de escape e colocar ela até onde o ar tem que passar amarrando a moto)

se dps de analisar todos esses pontos todos estiverem ok, pode ser somente impressão por falta de costume com a moto, pois ela é fraca e realmente as vezes engasga em retomadas dependendo do giro, ou vc deu azar e pegou uma moto baleada, ai o primeiro suspeito para falha é a parte superior do motor, algum vazamento, perda de compressão, ou algo similar.

Quanto a folga de válvula a yamaha manda ajustar a cada 10k, abri minha moto pela primeira vez com 30k e não precisou mexer, ainda estava na folga recomendada.
Thiago T. Campos

Histórico duas rodas:
CBX250 06/07
GS500 08/08
Burgman 125 08/09
Monster 1100S 10/10 - Atual 1
CBX250 04/04
Fazer 250 08/08
XTZ 250 Tenere 12/13 - Atual 2
Hyperstrada 821 14/15 - Atual 3

eron
Novato+
Novato+
Mensagens: 33
Registrado em: 04 Ago 2015, 10:18
Cidade onde mora: rio de janeiro / RJ
Localização: RIO DE JANEIRO - EX MARAVILHOSA

Re: Tenere 250 - Moto falhando nas retomadas

Mensagem por eron » 07 Mar 2016, 18:57

Thiago_1100S escreveu:regulagem de injeção? isso não existe cara... a injeção se ajusta sozinha... no maximo vc regula a lenta, fora isso é trocar modulo e mapa de injeção.... se te cobraram por isso fizeram merda...

anda em outra p ver se o que vc chama de falha é o engasgo normal quando vc precisa de força e esta com giro mto baixo e uma marcha mais alta....

partindo o ponto que não fizeram nada da sua moto e só pegaram sua grana, vamos para a lista do que pode causar isso, isoladamente ou me conjunto:

itens básicos.
- Folga de válvula errada.
- Vela ruim ou com a folga maior que o recomendado (tira e verifica se tem faisca)
- Filtro de ar (verifica se o que está é original, ou de qualidade equivalente e se está limpo)
- regulagem da marcha lenta ( quando vc solta todo o acelerador pode estar baixando muito o giro, ai na hora de retomar a moto engasga)
- Sistema de admissão sujo (desmonta e limpa, ou passa algum produto tipo o car80)
- Cabo/cachimbo de vela danificado, caso não tenha faisca ele pode ser o culpado.
- Combustível ruim, procura um posto de confiança e abastece umas 3 vezes nele, mas até zerar... ou esvazia o tanque antes do primeiro só p garantir.


pouco provável
- regulagem do cabo de embreagem (verifica se ele realmente está soltando tudo quando vc solta o manete, a demora p responder pode ser pela embreagem ainda não ter grudado)
- junto com o item anterior o analisa estado dos discos pode ser analisado, ja vi embreagem durar menos de 15k na mão de quem não sabe pilotar.



O mais difícil de todos.
- Sistema de exaustão muito restritivo (a moto está com escapamento original, verifica se foi mexido, ja vi nego trocar lá de escape e colocar ela até onde o ar tem que passar amarrando a moto)

se dps de analisar todos esses pontos todos estiverem ok, pode ser somente impressão por falta de costume com a moto, pois ela é fraca e realmente as vezes engasga em retomadas dependendo do giro, ou vc deu azar e pegou uma moto baleada, ai o primeiro suspeito para falha é a parte superior do motor, algum vazamento, perda de compressão, ou algo similar.

Quanto a folga de válvula a yamaha manda ajustar a cada 10k, abri minha moto pela primeira vez com 30k e não precisou mexer, ainda estava na folga recomendada.

Pois é amigo. Minha moto está passando por tudo isto com apenas 2.800 km. Eu confiei na CC considero o correto no momento. Como a moto está muito nova 2.800 km e eu sou leigo em mecânica optei como melhor escolha no momento. Já postei aqui mas vou listar o que troquei.

*Vela
*Limpei filtro de ar (estava sujo)
*Fiz a limpeza dos bicos e a CC fez a regulagem da injeção

Com relação a regulagem eles dizem que fizeram, mas não está na nota. Amanhã, por conta própria, comprarei um cachimbo. Estranhei a vela ter sido trocada tão nova, é minha 3º vela. 1º veio nela. 2º troquei por desencargo de consciência e a 3º a CC trocou. O mêcanico me mostrou e realmente estava com queima irregular. Ele alegou que como o bico estava sujo estava sobrecarregando a vela. Se não resolverem meu problema na sexta partirei para uma negociação com a CC, tipo, regular as válvulas com um desconto. Em fim, é quebra cabeças mesmo. Não acredito que a moto esteja bixada, e sim que o dono anterior era relaxado, minha moto está com 2.800km apenas. A cc disse que tinha alcool no tanque e a gasolina estava velha. Não acho que era alcool e sim que comprei um aditivo de tanque, eles devem ter se confundido. Como disse, limpei o tanque e abasteci com a Podium da Petrobras. Estou esperando entrar na reserva para abastecer denovo. Esse fds peguei ela e dei uma "coça" na Av.Brasil aqui no RJ. Deu 140km/h pedindo uma 6ª marcha( disperdício de motor). Ela se comportava com muito tremulação, repito, como se algo estivesse entupindo a passagem de combustível ou algo assim. Em fim, só me resta aguardar até sexta e ir montando esse quebra cabeças. Amanhã comprarei o cachimbo e postarei. Abraços!
Até aqui nos ajudou o SENHOR.” (1 Samuel 7.21)

eron
Novato+
Novato+
Mensagens: 33
Registrado em: 04 Ago 2015, 10:18
Cidade onde mora: rio de janeiro / RJ
Localização: RIO DE JANEIRO - EX MARAVILHOSA

Re: Tenere 250 - Moto falhando nas retomadas

Mensagem por eron » 08 Mar 2016, 14:02

Aos que estão acompanhando minha saga...
Troquei o Cachimbo e o problema persiste. Moto com engasgos. Resumido o que já troquei:

-Vela;
-Cachimbo;
-Limpei bicos injetores;
-Limpei filtro de ar;
-regulei injeção.

Próximo passo, regular válvulas. :pdavida: :pdavida: :pdavida:
Até aqui nos ajudou o SENHOR.” (1 Samuel 7.21)

Avatar do usuário
decomiguel
Usuário
Usuário
Mensagens: 127
Registrado em: 11 Mar 2015, 16:42
Cidade onde mora: Pouso Alegre/MG

Re: Tenere 250 - Moto falhando nas retomadas

Mensagem por decomiguel » 08 Mar 2016, 16:50

Caro Eron, já passei por algo parecido mas resolvi com a regulagem da vela e da marcha lenta. Por seu relato em relação a vela o que posso pensar é que sua moto possa estar com excesso e isto esteja ocasionando a queima irregular. Bom pelo menos nos carros é assim. Talvez seja o caso de ver a regulagem das válvulas, pode ser uma mistura pobre ou a dificuldade de eliminar os gases que esta causando isto. :joinha:
Estradeiro por paixão, tricolor de coração
CB 500X 2017 branca "Éllie"
Ténéré 250 2011 branca "Brunhild"
Virago 535 2000 verde e branca "gorda"
Twister 2002 verde
Intruder 125 2007 preta

Responder