Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.

VOCÊ TROCA O ÓLEO ANTES DA KM INDICADA PELO FABRICANTE?

SIM, PREFIRO TROCAR ANTES
205
48%
NÃO, TROCO DE ACORDO COM A INDICAÇÃO DO MANUAL
192
45%
TROCO COM 6 MESES, PORQUE CHEGAM ANTES DA KM
21
5%
DEPENDE - OUTROS CASOS
12
3%
 
Total de votos: 430

Avatar do usuário
Donfloripa.
Novato+
Novato+
Mensagens: 32
Registrado em: 15 Ago 2012, 18:50
Cidade onde mora: Florianópolis / Sc

Re: Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?

Mensagem por Donfloripa. » 13 Set 2012, 14:21

Entendi Bruce, de acordo.. :thumbup:

Engraçado essa cultura aqui no Brasil. Certa vez recebi em casa um motociclista ARgentino seguindo para a Venezuela. A primeira pergunta que fez foi: "pq os mecânicos no Brasil me mandam trocar o óleo da moto a cada 1000km"?


Ele tem uma Yamaha YBR e segundo ele o manual manda trocar a cada 3000km e isso é a conduta que todos tem na Argentina.

Acho que pode ser um pouco cultural mesmo...vai saber.
A propósito, até hoje alguns continuam achando que Yamaha é inferior, ideia dos tempos antigos em que a empresa não podia fabricar motores 4 tempos no Brasil (motos de pequeno porte). :joinha:

Avatar do usuário
AeroMan
Mestre
Mestre
Mensagens: 806
Registrado em: 09 Jun 2012, 22:52
Cidade onde mora: Florianópolis/SC

Re: Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?

Mensagem por AeroMan » 13 Set 2012, 15:54

BruceD escreveu:eu expliquei meus motivos alguns posts acima, e me baseio apenas em sentimentos e percepções, não em dados técnicos... quando eu disse ao amigo que era pra trocar aos 2500km, disse em relação à primeira troca, que é feita na primeira revisão aos 1000km, e aí sim, após isso o dono pode trocar quando quiser, respeitando o máximo de 5000km ou 6 meses...

Concordo contigo amigo... se for por cuidado...percepção.. eu também.. pois agora que o motor vai ficando mais desgastado.. vou começar a trocar a cada 2500km pra ficar mais tranquilo....
Atual: Ténéré 660 - Azul 2012
Ex: Ténéré 250 - Preta 2011

Ex: Green Sport 150c - Preta 2008[/color]

Avatar do usuário
AeroMan
Mestre
Mestre
Mensagens: 806
Registrado em: 09 Jun 2012, 22:52
Cidade onde mora: Florianópolis/SC

Re: Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?

Mensagem por AeroMan » 13 Set 2012, 15:56

Donfloripa. escreveu:Entendi Bruce, de acordo.. :thumbup:

Engraçado essa cultura aqui no Brasil. Certa vez recebi em casa um motociclista ARgentino seguindo para a Venezuela. A primeira pergunta que fez foi: "pq os mecânicos no Brasil me mandam trocar o óleo da moto a cada 1000km"?


Ele tem uma Yamaha YBR e segundo ele o manual manda trocar a cada 3000km e isso é a conduta que todos tem na Argentina.

Acho que pode ser um pouco cultural mesmo...vai saber.
A propósito, até hoje alguns continuam achando que Yamaha é inferior, ideia dos tempos antigos em que a empresa não podia fabricar motores 4 tempos no Brasil (motos de pequeno porte). :joinha:


Realmente... cultural e idiota essa idéia.. foi-se o tempo que tinha os motores eram assim...

Imagina.. um motor dessa da Yamanha.. de baixa manutenção...revestimento cerâmico... não tem porque trocar a cada 1000 km.. só se for pra comer dinheiro dos bobos mesmo!!
Atual: Ténéré 660 - Azul 2012
Ex: Ténéré 250 - Preta 2011

Ex: Green Sport 150c - Preta 2008[/color]

jean motoca
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 653
Registrado em: 21 Jun 2011, 18:15
Cidade onde mora: Jundiaí SP

Re: Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?

Mensagem por jean motoca » 18 Set 2012, 23:42

Hoje eu mandei fazer a revisão dos 10000km com um mecânico amigo de varias décadas, mas na hora da troca de óleo ele levou um susto . :risadona:

Ele me pergunto com quantos km eu trocava o óleo, falei esse óleo que você troco hoje tinha 5000km, ele me dize que eu era loco e que tinha que trocar a cada 2000km. :batecabeca:

Eu sempre fiz com manda o manual com todas as minhas motos e nunca tive problemas..

E lógico si eu fosse participar do Dakar , teria que trocar mais vezes....

A única vez que tive um grande susto, foi na juventude,pequena moto, nada de verificar o nível de óleo.
Resultado o motor travou, eu foi para o asfalto com a cabeça ( e ainda com o capacete solto) afundamento do osso e dois meses de hospital com uma paralisia facial. :pdavida:

Cuidar de um motor e um conjunto de coisas.Não só trocar o óleo sem necessidade para a grande alegria dos vendedores.. :oremos:

E minha opinião ...Jean.. :ohhhhh:

Avatar do usuário
AeroMan
Mestre
Mestre
Mensagens: 806
Registrado em: 09 Jun 2012, 22:52
Cidade onde mora: Florianópolis/SC

Re: Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?

Mensagem por AeroMan » 19 Set 2012, 09:24

Em partes concordo com o amigo acima... .mas não se pode comprar os motores de antigamente... como os motores de hoje... tecnologia melhor.. como revestimento cerâmico por exemplo.. sem contar os óleos lubrificantes, que estão também MUITO melhores que antigamente.
Atual: Ténéré 660 - Azul 2012
Ex: Ténéré 250 - Preta 2011

Ex: Green Sport 150c - Preta 2008[/color]

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?

Mensagem por kablack » 19 Set 2012, 19:16

A cultura de trocar a cada 1.000 km vem da dupla Honda CG + Óleo Mobil Lixo.

De fato, uma moto como a Honda CG:

:arrow: carburada;
:arrow: refrigerada à ar,
:arrow: sem radiador ou filtro de óleo,
:arrow: com pequena quantidade de lubrificante,
:arrow: e ainda usando um óleo para lá de antiquado como o Mobil Moto 4T (Mobil preto)...

Realmente, neste conjunto, trocar o óleo a cada 1.000 km não é nenhum exagero.

Eu mesmo, na Honda Lead, refrigerada à água e injetada, mas sem filtro de óleo e com carter de apenas 0,8 lt troco o óleo a cada 1.000km. Uso o Óleo Genuíno da Honda 10w30, SJ. Me custa R$ 17,80. :mrgreen:

Penso que o filtro de óleo faz muita falta nestes motores.

Abraços
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Avatar do usuário
BruceD
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 482
Registrado em: 18 Jun 2012, 01:22
Cidade onde mora: Ribeirão Pires/SP

Re: Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?

Mensagem por BruceD » 19 Set 2012, 19:25

acho q vou experimentar o Motul 3000 na próxima troca, o Yamalube está R$17 e o Motul R$19,80...

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?

Mensagem por kablack » 19 Set 2012, 20:09

O motul 3000 tem especificação SG. O Yamalube tem especificação SL. Entre eles tem duas gerações de aditivação.

Entretanto várias pessoas tem notado melhora na troca do Yamalube pelo Motul 3000. Especialmente no câmbio.

Na Burgman 400 eu usava o Motul 3000. A moto ficava muito boa.

Na Té250 eu usava o Motul 5100 15w50. Não sei o se era melhor que o Yamalube porque usei o Yamalube só por 800 km. No amaciamento ainda...

Abraços
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Avatar do usuário
BruceD
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 482
Registrado em: 18 Jun 2012, 01:22
Cidade onde mora: Ribeirão Pires/SP

Re: Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?

Mensagem por BruceD » 19 Set 2012, 20:33

é o câmbio que me irrita, enrosca demais nas reduções. como já está na hora de trocar, vou experimentar o motul, e caso não mude nada, volto para o yamalube...

Avatar do usuário
Jambock
Novato+
Novato+
Mensagens: 39
Registrado em: 17 Dez 2011, 23:08
Cidade onde mora: Montes Claros/MG

Re: Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?

Mensagem por Jambock » 23 Set 2012, 16:16

Antes da Tenere eu tinha uma Fazer 2008, comprei 0km. Trocava óleo a cada 2.000km, usando sempre o Yamalube. A partir dos 20.000km passei a trocar com 1.500km. O óleo já saía muito sujo e viscoso, ficava imaginando como seria uma troca com 5.000km, como diz o manual. Vendi a moto com 57.000km e estava um brinco, motor sadio, bom em baixar e altas rotações. Uma vez que estava meio garrado no serviço, sem tempo, fiquei 2.300km sem trocar e as marchas já não engatavam legal. Vale a pena trocar antes do recomendado pela fábrica, pois com esse motor resistente e uma manutenção cuidadosa é "motor pra toda a vida".
"O motociclista não precisa procurar pela felicidade: ele a encontra no caminho..."

Responder