Prezado Senhor Edson Luis de Souza Rosas,
Agradecemos por aguardar o nosso retorno.
Em relação ao seu e-mail, registrado pela ocorrência nº 20120721-15676, referente ao modelo XTZ 250 TÉNÉRÉ, esclarecemos que a Yamaha Motor do Brasil manteve contato com o Sr. Fabiano, chefe de oficina da concessionária autorizada Moto Sport Santo Angelo, confirmando a análise realizada, onde constatou-se que o vazamento de óleo ocorreu devido a quantidade excessiva do produto na motocicleta.
Dessa forma, a concessionária efetuou a revisão de 5.000 km e a motocicleta se encontra em condições normais de uso, conforme a ordem de serviço nº 2112.
Vale lembrar que a medição realizada pela vareta de óleo, é precisa e marca de fato a quantidade de lubrificante existente no cárter (sugerimos que verifique a forma correta para realizar a medição no manual do proprietário).
Em caso de dúvida, orientamos que mantenha contato com o Sr. Fabiano, para obter mais esclarecimentos.
Estamos à sua disposição também pelo telefone – (11) 2431-6500 (de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 17h30, exceto feriados).
Atenciosamente,
Roger
Ae respondi desta forma:
Aos cuidados do Sr Roger da YAMAHA,
Venho por meio deste agradecer as informações prestadas, no entanto ainda persiste algumas dúvidas e gostaria de saber se você pode me esclarecê-las...
1ª - A fuligem preta que sai do orifício pequeno do escapamento é normal ??? ou foi pq havia muito óleo no cárter da moto??? PS: Estou me referindo a uma quantidade enorme de fuligem preta (que estava se depositando no conjunto balança e freio de disco da moto) que estava saindo pelo orifíco pequeno do escapamento (não é o orifício principal a que me refiro)...
2ª - Como o vazamento do óleo foi devido a quantidade em excesso, por onde ele pode ter vazado???? acredito que pelas juntas do motor....mas existe outro lugar??? E se logo após ter sido o óleo trocado e tirado o excesso e não se apresentasse mais vazamento, significaria que não precisaria trocar juntas do sistema de vedação??? Há garantias que o sistema de vedação está em perfeito estado, mesmo após o sistema ter passado por uma vazamento???
3ª - Quando ocorrem vazamentos de óleo pela junta do motor, qual é o procedimento recomendado pela YAMAHA??? Deve-se trocar todas as juntas ou não há necessidade, caso não se verifique mais vazamentos...
4ª - Caso a fuligem preta da 1ª pergunta seja consequência do excesso de óleo, existe algum procedimento a se fazer no escapamento da moto??? ou não há problemas em se manter do jeito que se encontra...
Fico no aguardo..
Atenciosamente,
Edson Luis de Souza Rosas
Assim que tiver novas respostas eu posto aqui...mas de fato...a VARETA é parâmetro sim!!!
![Piscada ;)](./images/smilies/icon_e_wink.gif)
![Confuso :?](./images/smilies/icon_e_confused.gif)
mas que isso ficou estranho ficou sim....
![Chocado :shock:](./images/smilies/icon_eek.gif)