...O interessante é que a velocidade e rotação do motor não se alteram entre si....percebi quando coloquei uma coroa 38.
O que se altera é a relação de quilometragem marcada no hodômetro x rodada efetivamente.
Ex: Coloquei um pneu na traseira 140/80-18...e ele fica com o diâmetro maior ( circunferência maior ), portanto girando o eixo menos vezes que com o pneu original, para percorrer uma distância igual.
Calculei e a diferença é 5,8% maior....ou seja quando vou calcular o consumo ( km/L ) , multiplico a quilometragem percorrida por 1.058, e aí sim divido plo volume adicionado no tanque....e tem dado certo.
Troca Relação X Potência - Testes no Dinamômetro
- Kakko
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Re: Troca Relação X Potência - Testes no Dinamômetro
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Re: Troca Relação X Potência - Testes no Dinamômetro
pois é. Diversas vezes li, neste e em outros fóruns, de gente que diz que pinhão de 14 "aumenta o consumo" e "diminui a velocidade final".
Mas será que eles pegavam a quilometragem marcada pelo hodômetro e multiplicavam o número por 14/13 antes de comparar? E multiplicavam a velocidade por 14/13 também?
Sei lá. Ema. Quanto à velocidade final, estou certo que cai mesmo; já quanto ao consumo isso depende muito mais de como o cara pilota. O pessoal das 2016, com luzinha de ECO, anda fazendo uns km/l nervosos aí.
Mas será que eles pegavam a quilometragem marcada pelo hodômetro e multiplicavam o número por 14/13 antes de comparar? E multiplicavam a velocidade por 14/13 também?
Sei lá. Ema. Quanto à velocidade final, estou certo que cai mesmo; já quanto ao consumo isso depende muito mais de como o cara pilota. O pessoal das 2016, com luzinha de ECO, anda fazendo uns km/l nervosos aí.
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Re: Troca Relação X Potência - Testes no Dinamômetro
Por experiência propria...não recomento mudar a relação, principalmente alongar, pois fatalmente vai perder na final e vai pedir marcha em situações críticas, além de aumentar o consumo.
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Re: Troca Relação X Potência - Testes no Dinamômetro
Por experiência própria: Prefiro alongado, para andar a 100 - 110 reais (minha vel de cruzeiro) com menos rotação.
Perde final sim. Só que eu não dou final. Não gosto de correr.
Pedir marcha em situação crítica vai pedir sempre, quer mude a relação quer não.
Não aumenta nem diminui o consumo do jeito tiozão que eu piloto. Imagino que, para quem goste de torcer o cabo, aumente o consumo sim. Para quem gosta de acelerar rápido, alongar é uma péssima idéia. E é pior também para andar na terra. A opção de alongar vem com diversos compromissos; o cara tem que estar ciente deles.
Perde final sim. Só que eu não dou final. Não gosto de correr.
Pedir marcha em situação crítica vai pedir sempre, quer mude a relação quer não.
Não aumenta nem diminui o consumo do jeito tiozão que eu piloto. Imagino que, para quem goste de torcer o cabo, aumente o consumo sim. Para quem gosta de acelerar rápido, alongar é uma péssima idéia. E é pior também para andar na terra. A opção de alongar vem com diversos compromissos; o cara tem que estar ciente deles.