Troca Relação X Potência - Testes no Dinamômetro

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Troca Relação X Potência - Testes no Dinamômetro

Mensagem por Kakko » 22 Jul 2015, 14:55

...O interessante é que a velocidade e rotação do motor não se alteram entre si....percebi quando coloquei uma coroa 38.

O que se altera é a relação de quilometragem marcada no hodômetro x rodada efetivamente.

Ex: Coloquei um pneu na traseira 140/80-18...e ele fica com o diâmetro maior ( circunferência maior ), portanto girando o eixo menos vezes que com o pneu original, para percorrer uma distância igual.

Calculei e a diferença é 5,8% maior....ou seja quando vou calcular o consumo ( km/L ) , multiplico a quilometragem percorrida por 1.058, e aí sim divido plo volume adicionado no tanque....e tem dado certo.
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Avatar do usuário
ivnn
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 713
Registrado em: 05 Jan 2012, 14:32
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: Troca Relação X Potência - Testes no Dinamômetro

Mensagem por ivnn » 22 Jul 2015, 15:29

pois é. Diversas vezes li, neste e em outros fóruns, de gente que diz que pinhão de 14 "aumenta o consumo" e "diminui a velocidade final".

Mas será que eles pegavam a quilometragem marcada pelo hodômetro e multiplicavam o número por 14/13 antes de comparar? E multiplicavam a velocidade por 14/13 também?

Sei lá. Ema. Quanto à velocidade final, estou certo que cai mesmo; já quanto ao consumo isso depende muito mais de como o cara pilota. O pessoal das 2016, com luzinha de ECO, anda fazendo uns km/l nervosos aí.

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Troca Relação X Potência - Testes no Dinamômetro

Mensagem por Kakko » 23 Jul 2015, 12:39

Por experiência propria...não recomento mudar a relação, principalmente alongar, pois fatalmente vai perder na final e vai pedir marcha em situações críticas, além de aumentar o consumo.
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Avatar do usuário
ivnn
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 713
Registrado em: 05 Jan 2012, 14:32
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: Troca Relação X Potência - Testes no Dinamômetro

Mensagem por ivnn » 23 Jul 2015, 13:08

Por experiência própria: Prefiro alongado, para andar a 100 - 110 reais (minha vel de cruzeiro) com menos rotação.

Perde final sim. Só que eu não dou final. Não gosto de correr.

Pedir marcha em situação crítica vai pedir sempre, quer mude a relação quer não.

Não aumenta nem diminui o consumo do jeito tiozão que eu piloto. Imagino que, para quem goste de torcer o cabo, aumente o consumo sim. Para quem gosta de acelerar rápido, alongar é uma péssima idéia. E é pior também para andar na terra. A opção de alongar vem com diversos compromissos; o cara tem que estar ciente deles.

Responder