Troca Relação X Potência - Testes no Dinamômetro

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Avatar do usuário
igual
Novato
Novato
Mensagens: 19
Registrado em: 17 Mai 2013, 15:05
Cidade onde mora: Bauru/SP

Re: Troca Relação X Potência - Testes no Dinamômetro

Mensagem por igual » 28 Fev 2014, 15:27

Hmm blz!!

vou ver se acho essa, mas minha ideia era uma de 39 pra não mudar tto da original!

mas valeu a ajuda!


abs

filipedonato
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 178
Registrado em: 01 Jan 2013, 11:34
Cidade onde mora: Queimadas, PB

Re: Troca Relação X Potência - Testes no Dinamômetro

Mensagem por filipedonato » 08 Mar 2014, 18:46

Gente e se formos comparar o KIT?
Gostaria de saber se o kit que tem o passo 428 (pinhão 13, coroa 45) dá na teneré de boa.
Qual a diferença de aceleração e de velocidade que existe entre o passo 428 e o 520?

Avatar do usuário
ivnn
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 713
Registrado em: 05 Jan 2012, 14:32
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: Troca Relação X Potência - Testes no Dinamômetro

Mensagem por ivnn » 08 Mar 2014, 19:16

As correntes de passo 5/8" (520, 530, e as demais que começam com "5") são mais robustas que as de passo de 1/2" (420, 428 e as demais que começam com "4").

Isso porque com passo maior existe mais espaço para o pino e rolete com diâmetros maiores.

Então numa tabela de fabricante (p exemplo, a que tem aqui:http://www.didchain.com/chainSpecs.html)

Imagem

Note que para a série 5 tudo é maior, e o "tensile strenght" é maior.

A corrente da série 4, na Te, trabalhará mais perto de seu limite máximo, e acabará alongando mais e durando menos.

Numa moto de competição, com motor e quadro de liga leve, e absolutamente enxuta, pode ser negócio por uma corrente série 4 só para economizar uns gramas no peso final. Numa Te não me parece interessante em qualquer circunstância.

Eu faço pessoalmente a manutenção da motoca da minha esposa (xtz125 com corrente 428 de boa qualidade) e da minha Te250. É ridículo como a corrente da xtz alonga, mesmo com o peso pequeno da motoca. Imagino que uma 428 numa Te seja pior ainda, e não dure nem 15000k. Já a minha Te está com 33000km sem praticamente ter que alterar o alongamento da corrente, que será trocada aos 40k só por prudência.

filipedonato
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 178
Registrado em: 01 Jan 2013, 11:34
Cidade onde mora: Queimadas, PB

Re: Troca Relação X Potência - Testes no Dinamômetro

Mensagem por filipedonato » 09 Mar 2014, 10:25

:ohhhhh: Achei sua explicação muito completa. Obrigado pela dica. Então o 520 é melhor pra T250.

Avatar do usuário
rubens caruso
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 80
Registrado em: 12 Mai 2014, 14:40
Cidade onde mora: Ibiuna/SP

Re: Troca Relação X Potência - Testes no Dinamômetro

Mensagem por rubens caruso » 16 Mai 2014, 13:50

Peguei minha Tenere Laranja a pouco tempo, ainda na fase de amaciar o motor mas depois provavelmente vou trocar o Pinhão Original de 13d pelo de 14d (VAZ : YB15.414) já que basicamente pego 90% de estrada.

Acabei de ler o tópico agora, foi muito útil!
Moto Atual: Tenere 660 - 2012 --- 26.800 km

Tenere Xtz 250
Mirage 150
Citycom 300i
Midnight Xvs 950
Shadow 750
Shadow 600
Falcon Nx 400
Teneré 600
Burgman 125
Sahara Nx 350
Vespa
Mobilete

Saviczki
Novato-
Novato-
Mensagens: 8
Registrado em: 30 Ago 2014, 16:47
Cidade onde mora: Cuiaba/MT

Re: Corrente, pinhão e coroa: O que trocar, e quando?

Mensagem por Saviczki » 30 Ago 2014, 17:13

doug01n escreveu:Missão dada é missão cumprida! (eu mesmo me dei a missão desta vez... rsrs).

Como esperado, a potência na roda diminuiu (de 19HP para 18,7HP).

Na imagem abaixo, o gráfico de cima é a curva de potência de uma Te original, com 7.000km, e na de baixo, a minha com pinhão de 14 dentes.

Imagem

Notem duas coisas: a velocidade atingida e a curva de potência entre 100 e 125km/h.

Na te original, quando marca 150km/h no painel, na verdade não passa muito de 130km/h, e a partir dos 100km/h, a curva já inicia uma descendente. Com o pinhão de 14D, a curva tem um patamar plano entre 100 e 120km/h, e vai praticamente aos 150km/h que marcam no painel.

Na pratica, quais foram as minhas conclusoes ate o momento:
- A moto fica aparentemente um pouco mais xoxa, mas isso tambem se deve a uma mudança de referencial, a velocidade indicada no painel agora é a real, e nao a que tem 10% de acrescimo original (pergunta: sera que a yamaha fez isso pra vender mais?);

- mantenho velocidades de cruzeiro com rotaçoes mais baixas, o que nao necessariamente se traduz em economia, mas provavelmente aumenta a vida util do motor;

- Nao fiz os calculos, mas aparentemente a 5a marcha virou uma especie de "overdrive". Na cidade, raramente uso a 5a (so em planos ou descidas, mantendo os 60km/h permitidos na av. dos bandeirantes e outras que pego, ou 70km/h na marginal e 23 de maio).

Continuarei meus relatos por aqui, e se tiverem duvidas, mandem que tento responde-las se eu tiver como ir atras.

Qual o pinhao e coroa que vc usou??? moro em Cuiabá-MT e aqui é dificil conseguir peças fora das originais. Se for possivel me informe de qual motos sao o pinhao e a coroa pra facilitar.
Obrigado.

Saviczki
Novato-
Novato-
Mensagens: 8
Registrado em: 30 Ago 2014, 16:47
Cidade onde mora: Cuiaba/MT

Re: Troca Relação X Potência - Testes no Dinamômetro

Mensagem por Saviczki » 30 Ago 2014, 17:20

Olá Pessoal,

Na proxima semana vou fazer a revisao de 30.000Km da minha tenere e gostaria de trocar a relaçao original (pinhao 13d e coroa 40d) por um kit com pinhao 14d e coroa 38d, porem procurei em minha cidade Cuiabá-MT e so achei a original.
Vcs sabem me informar qual é este kit e de qual moto ele é q dá certo na tenere???
Obrigado.

Natão
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 282
Registrado em: 22 Mai 2013, 20:15
Cidade onde mora: Campinas-SP

Re: Troca Relação X Potência - Testes no Dinamômetro

Mensagem por Natão » 01 Set 2014, 09:48

Amigo, não faz isso, colocar 14d + 38d, a moto vai ficar péssima! Coloque apenas a coroa de 38d, ou aumente o pinhão para 14d...

Tua moto não vai andar e vai gastar muuuito. Vai por mim. A maior khda que eu fiz na vida foi uma vez ter trocado a coroa de 41d por uma de 37d na XR 200... e não troquei o pinhão... a moto não andava de jeito nenhum. qualquer morro pedia 3ª! Isso mesmo 3ª! Não deslanchava, gastava muito mais pq tinha que acelerar muito mais pra ela chegar a mesma velocidade.

Hoje eu tenho uma Sahara, e fiz a experiência de trocar o pinhão de 14 por um de 15... e olha que a sahara tem mais de 31 cv... Putz... a moto ficou mais fraca, só isso e gastando muito mais! A relação original já é pensada para tirar o melhor proveito do motor, do trabalho dele, a não ser que tu pese 50kgs, só ande em lugar sem vento, sem garupa, e extremamente plano.

Todas as motos que eu tentei trocar a relação (alongar), foram 3... eu voltei depois de 1 semana, pq a moto só gastava mais e andava menos, e olha que peso 70kgs e só ando sem bagagem e garupa... e lugar mais ou menos plano!

Saviczki
Novato-
Novato-
Mensagens: 8
Registrado em: 30 Ago 2014, 16:47
Cidade onde mora: Cuiaba/MT

Re: Troca Relação X Potência - Testes no Dinamômetro

Mensagem por Saviczki » 02 Set 2014, 08:27

Valeu obrigado pela dica.

Comprei o pinhão original de 13d e a coroa de 38d, uso minha moto basicamente pra viagens em BR, normalmente viajo sozinho e peso 76kg. na regiao onde ando tem muito trafego de caminhoes pesados carretas e por ser uma regiao plana, venta muito.

Vc acha q com a coroa de 38d a moto vai andar mais??

Natão
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 282
Registrado em: 22 Mai 2013, 20:15
Cidade onde mora: Campinas-SP

Re: Troca Relação X Potência - Testes no Dinamômetro

Mensagem por Natão » 02 Set 2014, 08:59

Não, ela não vai andar mais,ela vai apenas aliviar o giro. Tipo, não vai dar top speed, esquece. A única coisa boa que vejo nisso é esse alívio de giro do motor, pra manter mesma velocidade (o bom é que na Té, essa alteração corrige um pouco o velocímetro, diferente das motos que tive, na qual o desmultiplicador ficava na roda dianteira).

Melhor coisa (se querias alongar a relação) era isso mesmo, coroa de 38z. Pois acaba que a relação altera pouco e te dá um pouco mais de folga no giro, a redução de relação ficou mínima e não vai gerar tanto esforço pro motor... foi de 3,08 para 2,92. Mesmo assim, vais sentir um pouco de perda, principalmente em subidas (se não estiveres no pico da potência do motor).

Quando eu fizer minha viagem pro nordeste, eu vou colocar um pinhão de 15z na minha Sahara... pois não vou pegar muito morro e vou aliviar um pouco o giro, mas sei que isso só vai se refletir em "economia de motor"... de combustível, a velocidade de cruzeiro em plano, isso traduz o mínimo, ou nulo, se pegar muita serra, vira negativo.

Responder