Obrigado pela resposta! excelente comentarioCarlos Blumer escreveu:É valida experimentar sim, tinha uma sahara com pinhão 14 dentes original e usei por um bom tempo 15 dentes, dá uma esticada em cada marcha, e eu vejo que vc ganha em rodar com a mesma velocidade de cruzeiro com uns rpm a menos, o único cuidado em fazer isso com a Teneré é que o velocímetro usa justamente o eixo secundário do cambio, ou seja, o do pinhão para saber a quantos km/h está a moto, trocando o pinhão haverá um erro pois com o pinhão 15 dentes vc estará com giro menor no pinhão comparada a mesma velocidade com pinhão 14 dentes! Resumindo, quando o velocímetro marcar uma velocidade x , a velocidade real mesmo, será maior, o quanto, talvez com uns cálculos daria para saber mas que é maior isso será certeza! há, a distancia (odometro) tb será afetada ok??
Abs
Pinhão de 15 dentes
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Re: Pinhão de 15 dentes
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Re: Pinhão de 15 dentes
obrigado pela respostaMARCIO MPS2000 escreveu:Talvez o de 14 seja melhor na estrada, aliviando um pouco o motor, porém sem ganhar velocidade final por causa da pouca potência. 15 dentes deve fazer a moto ficar meio lerda...
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Re: Pinhão de 15 dentes
obrigado meu amigo! excelente explanação, ficou tudo claro! me diga, vc manteve a coroa original?lucasxgamer escreveu:Eu comprei e uso o pinhão 15 dentes na minha Tenere 250 a uns 3 meses, bem resumidamente o que aconteceu foi, perdi uns 35% da força da primeira marcha e ganhei literalmente uma 6° marcha...
Deu trabalho pra colocar ?
Deu, tenhas as chaves certas (30mm é a do pinhão, preferencia tipo catraca) e ajuda de 1 ou mais 2 homens... tomem cuidado pra não forçar o freio nem o cambio quando estiverem soltando o pinhão
Não vai ficar fraca ?
Somente nas saídas, e nas primeiras semanas até acostumar, no resto ela consegue dar praticamente as mesmas velocidades que antes, qualquer coisa desça da "6°marcha" para 5°(4°) ou 4°(3°).. kkkkk
Consumo muda ?
Sim, antes de colocar estava com medias de 26KM/L agora tenho medias de 29.5KM/L, economia de mais de 10%
Velocímetro e odômetro ?
Ficam errados, fazendo os cálculos 13 / 40 (relação original) = 3,07
15 / 40 (relação 15 dentes) = 2,66 -- Que da uma diferença de 13,36% no odômetro e velocimetro
Testando com uma Fan 150, quando cheguei a 51KM/H ela estava a 60KM/H Reais
84KM/H ela estava a 100KM/H Reais
100KM/H ela estava a 115KM/H Reais
Diferença de 15% segundo o painel da Fan 150, unica que tive oportunidade de testar lado a lado. Se quiser saber velocidade ou quilometragem vai ter que somar mais 15% toda vez, pois a Tenere não tem cabo de velocímetro, ela marca direto no eixo do pinhão no motor..
Velocidade Final ?
Pensei que não teria mudanças ai, coloquei o pinhão para reduzir o RPM da moto em Viagens, e testando ela, consegui dar 154 KM/H com a patroa, e 15KG de bagagens( Bau e Alforges) em uma puta descida, antes com o pinhão 13 só consegui 147KM/H, em uma puta descida sozinho..
[img]
https://scontent-gru2-1.xx.fbcdn.net/hp ... 6832_o.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;[/img]
RPM ?
Diminuirão cerca de 1.000RPM nas mesmas velocidades ! (Quando quiser lembrar quantos rpm e velocidade ela estaria, é só olhar no painel, ele continua marcando a mesma coisa de antes, você que tem que corrigir manualmente com uma calculadora a diferença(+15%)...)
Aprovou ?
Sim, foi exatamente o que eu queria ! nunca tive problemas por falta de força, nem em saídas após acostumar e nem em atoleiros !
Caso goste muito de usar a força da moto coloque um pinhão 14 dentes..
Qualquer duvidas, podem perguntar !
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Re: Pinhão de 15 dentes
Usei um Pinhao 14 dentes na Lander X da minha esposa e nao gostei, nem ela. A moto perdeu força.
Foi mesmo para teste, pois só faz sentido colocar um pinhão maior ou coroa menor quando o motor tem força sobrando.
Exemplo:
Na minha F800GS que usa pinhao 16, chega à 230Km/h com facilidade corta no limitador. Testei um Pinhao de 17 e gostei bastante a moto ficou mais economica e é claro, também perdeu força, por isso optei por quando for trocar o Kit, retornar para o 16.
Mas valeu a esperiencia.
Outro exemplo:
Na XT600E (usa coroa 45 dentes), testei coroas de 40, 42 e 43 dentes, resumindo, retornei para a de 45, pois era somente nessa configuração que ela chegava a 180Km/h que era a velocidade máxima dela.
Foi mesmo para teste, pois só faz sentido colocar um pinhão maior ou coroa menor quando o motor tem força sobrando.
Exemplo:
Na minha F800GS que usa pinhao 16, chega à 230Km/h com facilidade corta no limitador. Testei um Pinhao de 17 e gostei bastante a moto ficou mais economica e é claro, também perdeu força, por isso optei por quando for trocar o Kit, retornar para o 16.
Mas valeu a esperiencia.
Outro exemplo:
Na XT600E (usa coroa 45 dentes), testei coroas de 40, 42 e 43 dentes, resumindo, retornei para a de 45, pois era somente nessa configuração que ela chegava a 180Km/h que era a velocidade máxima dela.
Re: Pinhão de 15 dentes
Bom, quando eu troquei pelo de 14 dentes, achei q estava mais fraca também. Mas eu não tinha visto o tópico sobre isso ainda, só depois que descobri que ela marcava a velocidade com o de 14 e com o de 13 marcava acima. Assim a sensação de que estava fraca passou, pois estava me baseando no velocímetro
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Re: Pinhão de 15 dentes
lucasxgamer escreveu:Eu comprei e uso o pinhão 15 dentes na minha Tenere 250 a uns 3 meses, bem resumidamente o que aconteceu foi, perdi uns 35% da força da primeira marcha e ganhei literalmente uma 6° marcha...
Deu trabalho pra colocar ?
Deu, tenhas as chaves certas (30mm é a do pinhão, preferencia tipo catraca) e ajuda de 1 ou mais 2 homens... tomem cuidado pra não forçar o freio nem o cambio quando estiverem soltando o pinhão
Não vai ficar fraca ?
Somente nas saídas, e nas primeiras semanas até acostumar, no resto ela consegue dar praticamente as mesmas velocidades que antes, qualquer coisa desça da "6°marcha" para 5°(4°) ou 4°(3°).. kkkkk
Consumo muda ?
Sim, antes de colocar estava com medias de 26KM/L agora tenho medias de 29.5KM/L, economia de mais de 10%
Velocímetro e odômetro ?
Ficam errados, fazendo os cálculos 13 / 40 (relação original) = 3,07
15 / 40 (relação 15 dentes) = 2,66 -- Que da uma diferença de 13,36% no odômetro e velocimetro
Testando com uma Fan 150, quando cheguei a 51KM/H ela estava a 60KM/H Reais
84KM/H ela estava a 100KM/H Reais
100KM/H ela estava a 115KM/H Reais
Diferença de 15% segundo o painel da Fan 150, unica que tive oportunidade de testar lado a lado. Se quiser saber velocidade ou quilometragem vai ter que somar mais 15% toda vez, pois a Tenere não tem cabo de velocímetro, ela marca direto no eixo do pinhão no motor..
Velocidade Final ?
Pensei que não teria mudanças ai, coloquei o pinhão para reduzir o RPM da moto em Viagens, e testando ela, consegui dar 154 KM/H com a patroa, e 15KG de bagagens( Bau e Alforges) em uma puta descida, antes com o pinhão 13 só consegui 147KM/H, em uma puta descida sozinho..
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RPM ?
Diminuirão cerca de 1.000RPM nas mesmas velocidades ! (Quando quiser lembrar quantos rpm e velocidade ela estaria, é só olhar no painel, ele continua marcando a mesma coisa de antes, você que tem que corrigir manualmente com uma calculadora a diferença(+15%)...)
Aprovou ?
Sim, foi exatamente o que eu queria ! nunca tive problemas por falta de força, nem em saídas após acostumar e nem em atoleiros !
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Muito bacana seu comentário e ficha técnica da modificação!!!
por acaso poderia comentar sobre questão de valor e como encontrar esse pinhão 15?? tem que levar modelo?
obrigadoooo!
Parabéns!!
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Re: Pinhão de 15 dentes
lucasxgamer escreveu:Eu comprei e uso o pinhão 15 dentes na minha Tenere 250 a uns 3 meses, bem resumidamente o que aconteceu foi, perdi uns 35% da força da primeira marcha e ganhei literalmente uma 6° marcha...
Deu trabalho pra colocar ?
Deu, tenhas as chaves certas (30mm é a do pinhão, preferencia tipo catraca) e ajuda de 1 ou mais 2 homens... tomem cuidado pra não forçar o freio nem o cambio quando estiverem soltando o pinhão
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Somente nas saídas, e nas primeiras semanas até acostumar, no resto ela consegue dar praticamente as mesmas velocidades que antes, qualquer coisa desça da "6°marcha" para 5°(4°) ou 4°(3°).. kkkkk
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Sim, antes de colocar estava com medias de 26KM/L agora tenho medias de 29.5KM/L, economia de mais de 10%
Velocímetro e odômetro ?
Ficam errados, fazendo os cálculos 13 / 40 (relação original) = 3,07
15 / 40 (relação 15 dentes) = 2,66 -- Que da uma diferença de 13,36% no odômetro e velocimetro
Testando com uma Fan 150, quando cheguei a 51KM/H ela estava a 60KM/H Reais
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Pensei que não teria mudanças ai, coloquei o pinhão para reduzir o RPM da moto em Viagens, e testando ela, consegui dar 154 KM/H com a patroa, e 15KG de bagagens( Bau e Alforges) em uma puta descida, antes com o pinhão 13 só consegui 147KM/H, em uma puta descida sozinho..
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RPM ?
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Re: Pinhão de 15 dentes
Eu Comprei uma Tenere 250 recentemente e o antigo dono disse que ela estava com a relação da fazer. um amigo que tem tenere disse que a saida da minha esta um pouco mais fraca do que a dele. normal, ja que dizem que a Fazer tem uma relação um pouco mais longa. O que eu preciso verificar é se alterou alguma coisa no velocímetro por conta dos radares em são paulo, não da pra ficar arriscando tomar multa.
Confesso que gostei muito dos resultados obtidos com a experiencia do Lucas com o pinhão de 15 dentes, mas será que se diminuir a coroa ao invés de aumentar o pinhão o velocímetro fica alterado também? por que acostumar com os 15% de correção pode me valer umas multas também.
Confesso que gostei muito dos resultados obtidos com a experiencia do Lucas com o pinhão de 15 dentes, mas será que se diminuir a coroa ao invés de aumentar o pinhão o velocímetro fica alterado também? por que acostumar com os 15% de correção pode me valer umas multas também.
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Honda DAX 70 1972
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Re: Pinhão de 15 dentes
Um detalhe, vi a galera falando do calculo na relação 13/40.... porem nem todas as teneres tem essa medida, algumas como a minha tem medida original 13/39... 3 x 1 exato...
tem que ver bem qual pinhão colocar, pois para uma com coroa 39 a diferença será ainda maior que na 40...
agora o por que dessa diferença eu não sei... não achei manual de serviço com ano exato da minha que é modelo 13, e no manual de serviço que tenho fala de 13/40...
tem que ver bem qual pinhão colocar, pois para uma com coroa 39 a diferença será ainda maior que na 40...
agora o por que dessa diferença eu não sei... não achei manual de serviço com ano exato da minha que é modelo 13, e no manual de serviço que tenho fala de 13/40...
Editado pela última vez por Thiago_1100S em 27 Abr 2016, 14:32, em um total de 1 vez.
Thiago T. Campos
Histórico duas rodas:
CBX250 06/07
GS500 08/08
Burgman 125 08/09
Monster 1100S 10/10 - Atual 1
CBX250 04/04
Fazer 250 08/08
XTZ 250 Tenere 12/13 - Atual 2
Hyperstrada 821 14/15 - Atual 3
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