Tenere 250 - Moto falhando nas retomadas

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
AdrianoGH
Usuário
Usuário
Mensagens: 129
Registrado em: 18 Ago 2013, 15:52
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Moto falhando nas retomadas

Mensagem por AdrianoGH » 02 Out 2015, 10:39

RAlves escreveu:Olha a única coisa que não vi ai no seu chacklist: REgulagem das válvulas.
Já falou que estão OK!
thiagombrito escreveu:
AdrianoGH escreveu:As válvulas estão reguladas? Confere a bobina tb.

Abs,
As válvulas estão OK. Quanto a bobina, vc quer dizer pra verificar se não está vazando corrente?

thiagombrito
Novato
Novato
Mensagens: 22
Registrado em: 27 Abr 2015, 16:12
Cidade onde mora: Fortaleza/CE

Re: Tenere 250 - Moto falhando nas retomadas

Mensagem por thiagombrito » 26 Out 2015, 13:16

AdrianoGH, troquei a bobina de ignição com a de outra moto e continuou a mesma coisa. Então resolvi verificar as válvulas novamente, elas estavam um pouco folgadas, o funcionamento da moto melhorou, mas ela ainda dá meio que uma falhada em baixa rotação quando está fria, até quente as vezes falhas um pouco, mas é em baixas rotações que ela falha mais, não chega a ser uma falhada, mas sim uma patinada como se fosse embreagem, mas sendo na aceleração.

Sugestões?

AdrianoGH
Usuário
Usuário
Mensagens: 129
Registrado em: 18 Ago 2013, 15:52
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Tenere 250 - Moto falhando nas retomadas

Mensagem por AdrianoGH » 26 Out 2015, 19:24

Thiago,

Que pena que ainda não resolveu o seu problema... Não sou mecânico e nem "entendido", mas como vc já viu o básico (válvulas, filtros, vela...), a única que me vem a cabeça é o pré-filtro da bomba de combustível (serve do Ford Courrier 2010, tipo pé-de-pato conforme tópico http://www.tenereclub.com.br/viewtopic.php?f=27&t=5326" onclick="window.open(this.href);return false;).

Se vc fosse daqui de SP te indicava meu mecânico...

Boa sorte!

Abs,

DrigoRJ
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 188
Registrado em: 24 Mai 2014, 14:58
Cidade onde mora: Nova Friburgo/ RJ
Localização: Nova Friburgo, RJ/São João de Meriti, RJ

Re: Tenere 250 - Moto falhando nas retomadas

Mensagem por DrigoRJ » 26 Out 2015, 22:48

Quando li o titulo, a primeira coisas que me veio a mente foram as valvulas.
Vou dar uma orelhada que derrepente nao tem nada a ver: a corrente de transmissao esta regulada? Quando a minha esta frouxa, as vezes me parece dar uma flutuada...

thiagombrito
Novato
Novato
Mensagens: 22
Registrado em: 27 Abr 2015, 16:12
Cidade onde mora: Fortaleza/CE

Re: Tenere 250 - Moto falhando nas retomadas

Mensagem por thiagombrito » 27 Out 2015, 16:06

AdrianoGH escreveu:Thiago,

Que pena que ainda não resolveu o seu problema... Não sou mecânico e nem "entendido", mas como vc já viu o básico (válvulas, filtros, vela...), a única que me vem a cabeça é o pré-filtro da bomba de combustível (serve do Ford Courrier 2010, tipo pé-de-pato conforme tópico http://www.tenereclub.com.br/viewtopic.php?f=27&t=5326" onclick="window.open(this.href);return false;).

Se vc fosse daqui de SP te indicava meu mecânico...

Boa sorte!

Abs,

O pré filtro foi trocado junto com o refil da bomba de combustível, vou pedir para medir novamente a pressão da bomba, porque sendo paralela não confio muito.

Agradeço a ajuda.

Abs.

thiagombrito
Novato
Novato
Mensagens: 22
Registrado em: 27 Abr 2015, 16:12
Cidade onde mora: Fortaleza/CE

Re: Tenere 250 - Moto falhando nas retomadas

Mensagem por thiagombrito » 27 Out 2015, 16:08

DrigoRJ escreveu:Quando li o titulo, a primeira coisas que me veio a mente foram as valvulas.
Vou dar uma orelhada que derrepente nao tem nada a ver: a corrente de transmissao esta regulada? Quando a minha esta frouxa, as vezes me parece dar uma flutuada...

O kit de relação completo está ok.

Obg.

Avatar do usuário
MARCIO MPS2000
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 72
Registrado em: 09 Fev 2013, 20:35
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Re: Tenere 250 - Moto falhando nas retomadas

Mensagem por MARCIO MPS2000 » 01 Nov 2015, 15:23

Thiago

Fiquei admirado vc relatar que já trocou a bomba e o regulador de pressão. Cara só uma coisa me vem a cabeça...o combustível.
Faz um teste...coloca um tanque da gasolina PODIUM e nos diga se o problema se repete....duvido.

A minha é 2012 e venho usando a PODIUM na maioria das vezes...não tenho esse problema. Tem muita gasolina adulterada por aí que acaba com o Sistema de alimentação dos veículos, sejam eles carros ou motos. Faz esse teste e nos informe. Boa sorte. ;)
Atuais:
2012 - YAMAHA XTZ 250 Ténéré - 4T / I.E.
1991 - YAMAHA RX - 1979 - 2T
Ex:
1990 - GARELLI III - 2T
Sonho:
YAMAHA XTZ 350 Ténéré - 6 marchas / ABS

thiagombrito
Novato
Novato
Mensagens: 22
Registrado em: 27 Abr 2015, 16:12
Cidade onde mora: Fortaleza/CE

Re: Tenere 250 - Moto falhando nas retomadas

Mensagem por thiagombrito » 03 Nov 2015, 18:12

MARCIO MPS2000 escreveu:Thiago

Fiquei admirado vc relatar que já trocou a bomba e o regulador de pressão. Cara só uma coisa me vem a cabeça...o combustível.
Faz um teste...coloca um tanque da gasolina PODIUM e nos diga se o problema se repete....duvido.

A minha é 2012 e venho usando a PODIUM na maioria das vezes...não tenho esse problema. Tem muita gasolina adulterada por aí que acaba com o Sistema de alimentação dos veículos, sejam eles carros ou motos. Faz esse teste e nos informe. Boa sorte. ;)

Márcio,

Já abasteci em postos de combustível diferentes já pensando na qualidade da gasolina, porém sem resultados, mas vou testar a podium pra ver no que dá. Aqui na cidade é raro encontrar gasolina podium, se não me engano só tem um ou dois postos.

vlw pela dica.

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Tenere 250 - Moto falhando nas retomadas

Mensagem por diegonunes » 03 Nov 2015, 19:00

Gasolina comum ou aditivada de boa qualidade já é o bastante. Podium só é interessante para motores cujo a taxa de compressão é igual ou maior que 10:1.

A moto fria é normal ratear um pouco.

Já conferiu a sonda lambda? Peça pra conferir a taxa de compressão do motor também.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

samuelbmonteiro
Novato-
Novato-
Mensagens: 4
Registrado em: 05 Nov 2015, 18:32
Cidade onde mora: mogi das cruzes sp

Re: Tenere 250 - Moto falhando nas retomadas

Mensagem por samuelbmonteiro » 05 Nov 2015, 18:41

meu amigo, o manual pede para verificar a folga nas válvulas a cada 10 mil km, este problema é comum pq ningume faz isso. a minha tava assim, uma regulada e pronto ficou zero, acredite se quiser, depois dessa regulagem a gafanhota deu 149 km na bandeirantes.
thiagombrito escreveu:E aí galera,

Como não encontrei nenhum tópico que falasse especificamente sobre esse problema resolvi criar esse.

Bom, tenho uma ténéré 250 2013, e ela apresenta engasgos e meio que um patinado nas retomadas. Quando reduzo para entrar em alguma rua, assim que retomo a aceleração, ela dá meio uma patinada na aceleração (não é patinada nos discos de embreagem, você sente que é na aceleração, quase um engasgo, parece que você está entrando com marcha alta, mas não é) e depois de uma certa velocidade ela continua normal. Se eu retormar a aceleração bem devagar, não dá pra sentir muito, mas se acelerar um pouco mais rápido, ela embola e pára depois de uma certa velocidade.

O que já foi feito: discos, separadores e platô de embreagem novos, anéis do tps trocados, bomba de combustível foi trocada o refil e o regulador de pressão, limpeza do corpo de injeção e bico injetor, troca do sensor de temperatura, bateria, filtro de ar e vela conferidos.

Depois da troca do refil da bomba de combustível e do regulador de pressão, ela deu uma melhorada mas não resolveu. Reparei que o conta giro as vezes dá uma variada, tipo: tem hora que está em 1400rpm depois de andar um pouco cai pra 1200rpm, depois de andar mais um pouco ele cai pra 1100rpm, e depois sobe de novo pra 1400rpm e por aí vai. Eu sei que quando a moto esquenta ela baixa a aceleração, mas mesmo depois de quente ela aumenta e diminui aleatoriamente, a variação é pouca meio que de 100rpm pra mais ou pra menos, as achei isso estranho. Quando acelero a moto na marcha lenta ela dá uns engasgados. Já foi passado o scanner, mas não acusou nada.

Galera que puder ajudar eu agradeço.

Responder