Página 2 de 49

Re: Pastilhas Freio traseiro

Enviado: 24 Fev 2011, 01:36
por Akira
Troquei as minhas que chegaram no suporte aos 5500 km!!!

Coloquei as da cobreq da lander e custaram R$27,00 aki em Curitiba. Na cc os loco queriam me cobrar R$105,00!!

Re: Freio traseiro

Enviado: 24 Fev 2011, 10:38
por Hugo Falcão
HoonX escreveu:O certo é distribuir a carga de freio entre os dois freios, simultaneamente. Usar muito o freio traseiro, além da pastilha, adianta também a troca do próprio pneu. Mesma coisa com o dianteiro.
Concordo plenamente! :thumbup:

O certo é realmente distribuir a carga nos freios, deixando uns 65% na dianteira e 35% na traseira! (corrigido) :thumbup:

Se não me engano é assim que funciona o freio de modelos 2010 e 2011 da Hornet, por exemplo, onde o próprio sistema de freios distribui essa carga! Tem até um vídeo do AutoEsporte, da Globo, mostrando esse funcionamento!

Abraços!

Re: Pastilhas Freio traseiro

Enviado: 24 Fev 2011, 13:09
por caruso
Hugo Falcão,

O correto é o contrário. O freio dianteiro deve receber maior carga pois ele é que "segura" a moto. O freio traseiro serve mais para estabilizar a moto, quando o freio dianteiro está sendo acionado, do que para reduzir a velocidade propriamente dita.
Em carros o princípio é o mesmo, as rodas dianteiras recebem maior pressão que as traseiras.
Por isso muitos veículos (carros e motos) ainda saem com freio a tambor na traseira, já que ele é menos exigido que o dianteiro, que é à disco e mais eficiente.

Re: Freio traseiro

Enviado: 24 Fev 2011, 13:55
por Helano
Hugo Falcão escreveu:O certo é realmente distribuir a carga nos freios, deixando uns 65% na traseira e 35% na dianteira!

Hugo, é o inverso disso cara.... o caruso tá certo! Vou arrumar um artigo sobre o assunto e postar na sessão de dicas de pilotagem pra gente conversar lá sobre isso, blz?

Aqui --> viewtopic.php?f=22&t=344" onclick="window.open(this.href);return false;

Re: Pastilhas Freio traseiro

Enviado: 24 Fev 2011, 15:07
por doug01n
Eu ainda acredito que o melhor pra aumentar a durabilidade das pastilhas é usar SEMPRE o freio motor. No dia-dia, é possível praticamente parar a moto usando apenas o freio motor, usando ele apenas nos segundos finais da redução de velocidade.

Me eduquei para fazer isso com o carro, e agora com a moto está mais fácil manter essa rotina, então relatarei quanto durarão minhas pastilhas ao longo do tempo.

Re: Pastilhas Freio traseiro

Enviado: 24 Fev 2011, 16:15
por Hugo Falcão
kkk
Foi mal minha gente!
Acho que era a fome, perto da hora do almoço! kkk

Inverti os freios, e ainda bem que não estava na moto! kkk
Lógico, vocês estão mais que certos, é o contrário do que falei (o percentual nos freios)! :)
Valeu!

Abraços! :)

P.S.: Vou editar a mensagem lá em cima!
Estou avisando pra que quem venha a ler depois não se perca! kkk

Re: Pastilhas Freio traseiro

Enviado: 24 Fev 2011, 18:31
por moto77
As pastilhas de freio traseiro originais da Lander são muito macias e realmente acabam bem rápido. Acredito que deve ser o mesmo com a Ténéré.

Eu coloquei Fischer a R$19,00 em Goiânia e já estão durando 7 mil km e pelo tanto que ainda resta, ainda vai rodar mais uns 4 ou 5k. Mas mudei minha forma de condução tb. Agora tento usar mais o freio motor, freio uns 70% no dianteiro e só trisco no traseiro, rs.

Na dianteira estou usando a Y-TEQ comprada na cc Yamaha de Goiânia a R$12,50. Tem sido boa essa marca e dura bem tb.

Vlws

Re: Pastilhas Freio traseiro

Enviado: 24 Fev 2011, 21:44
por mrbica
Eu já lí sobre esse assunto na comunidade das Fazer, o pessoal reclamou a mesma coisa.
Como a minha Te ainda tá Virgem 500Km e a Fazer é 2008 freio trazeiro tambor, não tenho como informar sobre o desgaste da pastilha.
Mas como ando muito em estrada creio que o desgaste seja diferente

Re: Pastilhas Freio traseiro

Enviado: 25 Fev 2011, 13:13
por caruso
doug01n escreveu:Eu ainda acredito que o melhor pra aumentar a durabilidade das pastilhas é usar SEMPRE o freio motor. No dia-dia, é possível praticamente parar a moto usando apenas o freio motor, usando ele apenas nos segundos finais da redução de velocidade.

Me eduquei para fazer isso com o carro, e agora com a moto está mais fácil manter essa rotina, então relatarei quanto durarão minhas pastilhas ao longo do tempo.
doug01n, o freio motor é bom não só para redução do gasto das pastilhas, como também aumenta a segurança/eficiência da frenagem. Quem costuma viajar por serra já deve ter visto, na descida, uma placa assim: "USE FREIO MOTOR".

Re: Pastilhas Freio traseiro

Enviado: 25 Fev 2011, 14:37
por doug01n
Exatamente. Em frenagens de emergência é importantíssimo lembrar de reduzir as marchas o máximo possível, e freiar sempre engrenado! A chance de perder o controle diminui drasticamente, além de aumentar muito a eficiência da frenagem.