ÓLEO BENGALAS ( SUSP. DIANT.)
- Mosca
- Usuário+
- Mensagens: 199
- Registrado em: 28 Out 2011, 00:17
- Cidade onde mora: São Paulo/SP
- Localização: Z.Lost
Re: ÓLEO BENGALAS ( SUSP. DIANT.)
Manual de serviço da Tenere http://www.tenereclub.com.br/viewtopic.php?f=32&t=2809 (pág 4-72) informa que são 506,0 cm3 óleo Yamaha H1 ou equivalente.
Na minha pus o Motul 15w,meio tubo em cada bengala e troquei os retentores por novos e originais, susp. mergulha bem menos agora
Na minha pus o Motul 15w,meio tubo em cada bengala e troquei os retentores por novos e originais, susp. mergulha bem menos agora
- diegonunes
- Mestre+
- Mensagens: 1623
- Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
- Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE
Re: ÓLEO BENGALAS ( SUSP. DIANT.)
Eu prefiro alcançar o nível não pelo volume, mas pela altura do óleo. Porque? Porque é difícil drenar o óleo velho completamente. Se restar alguma quantidade, ao adicionar os 506 cm3, vai passar. O manual indica além da medida cúbica, a altura do óleo sem a mola e com o tubo totalmente comprimido, 165mm.
Do xtzlanders (exemplo):
Quanto ao óleo, acho frescura usar caríssimos, qualquer um de marca consagrada (br, ipiranga, shell...) compatível com o Yamaha H1, ou seja 10W.
Do xtzlanders (exemplo):
Quanto ao óleo, acho frescura usar caríssimos, qualquer um de marca consagrada (br, ipiranga, shell...) compatível com o Yamaha H1, ou seja 10W.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^
- Fmm4100
- Administrador
- Mensagens: 4293
- Registrado em: 29 Dez 2011, 23:11
- Cidade onde mora: Jundiaí/SP
Re: ÓLEO BENGALAS ( SUSP. DIANT.)
Eu prefiro este medidor:
Felipe - T250 12/12 Branca (2024 até quando Deus quiser)
Ex T250 12/12 Azul (2014 a 2021)
Ex T250 11/11 Preta (Roubada...) (2012 a 2014)
Ex T250 12/12 Azul (2014 a 2021)
Ex T250 11/11 Preta (Roubada...) (2012 a 2014)
- diegonunes
- Mestre+
- Mensagens: 1623
- Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
- Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE
Re: ÓLEO BENGALAS ( SUSP. DIANT.)
Muita frescura, kkkkkkkkkkkkk.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^
- Fmm4100
- Administrador
- Mensagens: 4293
- Registrado em: 29 Dez 2011, 23:11
- Cidade onde mora: Jundiaí/SP
Re: ÓLEO BENGALAS ( SUSP. DIANT.)
Se passar 1mm de oleo a seringa puxa, o que garante a quantidade exata nas duas bengalas.
Coisa de sistematico.
Coisa de sistematico.
Felipe - T250 12/12 Branca (2024 até quando Deus quiser)
Ex T250 12/12 Azul (2014 a 2021)
Ex T250 11/11 Preta (Roubada...) (2012 a 2014)
Ex T250 12/12 Azul (2014 a 2021)
Ex T250 11/11 Preta (Roubada...) (2012 a 2014)
Re: ÓLEO BENGALAS ( SUSP. DIANT.)
Por favor... Tem que ter tolerância... Deve ser nesse volume uns 3%.... Uns 15ml...
Leonardo Mattos.
"De algum lugar por aí conectado pelo celular..."
Leonardo Mattos.
"De algum lugar por aí conectado pelo celular..."
Leonardo Mattos
Atual
XTZ 250 Tenere (Azul 2016)
Ex:
XR 250 Tornado (Vermelha 2004)
XTZ 250 Tenere (Cinza 2015)
XTZ 250 Tenere (Preta 2013)
NXR 150 Bros (Amarela 2009)
Atual
XTZ 250 Tenere (Azul 2016)
Ex:
XR 250 Tornado (Vermelha 2004)
XTZ 250 Tenere (Cinza 2015)
XTZ 250 Tenere (Preta 2013)
NXR 150 Bros (Amarela 2009)
- Radames Aragon
- Administrador
- Mensagens: 2932
- Registrado em: 03 Jun 2013, 09:44
- Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
- Localização: São Cristóvão
Re: ÓLEO BENGALAS ( SUSP. DIANT.)
Pessoal, entendi q a viscosidade padrão do óleo pras bengalas seria 10W, mas quem usa 15w ou 12,5w (rs) pode dizer se melhorou mesmo, se não parece dura demais?
A minha tá com a frente durinha, quicando em tudo, o painel q sofre... Acho q já tem 10 mil km... e nem sei qual foi a marca q o meca colocou...
A minha tá com a frente durinha, quicando em tudo, o painel q sofre... Acho q já tem 10 mil km... e nem sei qual foi a marca q o meca colocou...
- Radames Aragon
- Administrador
- Mensagens: 2932
- Registrado em: 03 Jun 2013, 09:44
- Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
- Localização: São Cristóvão
Re: ÓLEO BENGALAS ( SUSP. DIANT.)
Pessoal, coloquei óleo Motul 10w na suspensão dianteira, mas o problema é q comprei a garrafa de 1 L (500ml cada lado) e não queria comprar mais 1 L (R$ 46 na Marques Moto peças - Niterói) só pra gastar 82ml...
Opção 1 - alguém tem óleo Motul 10w sobrando pra me vender?
Opção 2 - alguém quer rachar uma jarra de 1 L de óleo Motul 10w comigo?
Opção 3 - tem outra opção?
Opção 1 - alguém tem óleo Motul 10w sobrando pra me vender?
Opção 2 - alguém quer rachar uma jarra de 1 L de óleo Motul 10w comigo?
Opção 3 - tem outra opção?
Re: ÓLEO BENGALAS ( SUSP. DIANT.)
Moçada, talvez seja meio off-topic, massss:
Pus os emuladores de válvula da anker para lander na minha Te, e achei que eles resolvem melhor o problema de afundamento da dianteira que trocar o óleo por 15W.
Em primeiro lugar é melhor porque é regulável. Se não gostar do ajuste, dá para pescar o emulador e reajustar sem desmontar as bengalas nem trocar o óleo. Mela a mão um pouco, mas dá.
Em segundo lugar, o comportamento da moto fica melhor quando pega irregularidades grandes em velocidade. A suspensão absorve melhor essas irregularidades, sem transmitir tanta porrada para o chassi. Desconfio que pode salvar um aro.
Se vocês montarem com com o emulador ajustado de fábrica (35mm de altura da cabeça do parafuso de ajuste até o corpo do emulador) já fica mais firme que a Te normal, e a firmeza passa mais segurança na pilotagem. Já li de gente que prefere mais duro ainda. Eu deixei um pouco mais frouxo (35.5mm), que ainda é um pouco mais firme no afundamento de frenagem, mas fica bem legal de passar a mil em lombadas.
Relativamente ao litro de Motul 10W custando R$55, os R$140 do par de emuladores nem é um investimento tão caro assim.
Nota: Alarguei os três furos inferiores da flauta de 3.8mm originais para 5.8mm (que era a broca em torno de 6mm que eu tinha no momento). O folheto da anker diz para alargar todos os furos da flauta. Isso não é uma boa idéia. O furo superior da flauta, pequenininho, deve ser deixado como está, sob pena de deixar o retorno ridiculamente rápido, o que não é uma boa idéia. Quem for fazer igual, não esqueça de rebarbar os furos por dentro, para não soltar, no futuro, pedacinho de metal lá dentro.
Pus os emuladores de válvula da anker para lander na minha Te, e achei que eles resolvem melhor o problema de afundamento da dianteira que trocar o óleo por 15W.
Em primeiro lugar é melhor porque é regulável. Se não gostar do ajuste, dá para pescar o emulador e reajustar sem desmontar as bengalas nem trocar o óleo. Mela a mão um pouco, mas dá.
Em segundo lugar, o comportamento da moto fica melhor quando pega irregularidades grandes em velocidade. A suspensão absorve melhor essas irregularidades, sem transmitir tanta porrada para o chassi. Desconfio que pode salvar um aro.
Se vocês montarem com com o emulador ajustado de fábrica (35mm de altura da cabeça do parafuso de ajuste até o corpo do emulador) já fica mais firme que a Te normal, e a firmeza passa mais segurança na pilotagem. Já li de gente que prefere mais duro ainda. Eu deixei um pouco mais frouxo (35.5mm), que ainda é um pouco mais firme no afundamento de frenagem, mas fica bem legal de passar a mil em lombadas.
Relativamente ao litro de Motul 10W custando R$55, os R$140 do par de emuladores nem é um investimento tão caro assim.
Nota: Alarguei os três furos inferiores da flauta de 3.8mm originais para 5.8mm (que era a broca em torno de 6mm que eu tinha no momento). O folheto da anker diz para alargar todos os furos da flauta. Isso não é uma boa idéia. O furo superior da flauta, pequenininho, deve ser deixado como está, sob pena de deixar o retorno ridiculamente rápido, o que não é uma boa idéia. Quem for fazer igual, não esqueça de rebarbar os furos por dentro, para não soltar, no futuro, pedacinho de metal lá dentro.
- Kakko
- Ténéré Fã
- Mensagens: 4095
- Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
- Cidade onde mora: Campinas - São Paulo
Re: ÓLEO BENGALAS ( SUSP. DIANT.)
Esse lance do furo a mais, lembra o antigo problema do "toc-toc" que vinha de fábrica.
as flautas estavam com dois furos.....então trocaram por um furo...daí sumiu o "toc-toc", então o retorno era muito rápido, ou seja o óleo passava rápido demais entre as câmaras.
as flautas estavam com dois furos.....então trocaram por um furo...daí sumiu o "toc-toc", então o retorno era muito rápido, ou seja o óleo passava rápido demais entre as câmaras.
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11