ÓLEO BENGALAS ( SUSP. DIANT.)

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
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Mosca
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Re: ÓLEO BENGALAS ( SUSP. DIANT.)

Mensagem por Mosca » 04 Dez 2013, 17:53

Manual de serviço da Tenere http://www.tenereclub.com.br/viewtopic.php?f=32&t=2809 (pág 4-72) informa que são 506,0 cm3 óleo Yamaha H1 ou equivalente.
Na minha pus o Motul 15w,meio tubo em cada bengala e troquei os retentores por novos e originais, susp. mergulha bem menos agora :joinha:
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Re: ÓLEO BENGALAS ( SUSP. DIANT.)

Mensagem por diegonunes » 04 Dez 2013, 18:20

Eu prefiro alcançar o nível não pelo volume, mas pela altura do óleo. Porque? Porque é difícil drenar o óleo velho completamente. Se restar alguma quantidade, ao adicionar os 506 cm3, vai passar. O manual indica além da medida cúbica, a altura do óleo sem a mola e com o tubo totalmente comprimido, 165mm.

Do xtzlanders (exemplo):

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Quanto ao óleo, acho frescura usar caríssimos, qualquer um de marca consagrada (br, ipiranga, shell...) compatível com o Yamaha H1, ou seja 10W.
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Re: ÓLEO BENGALAS ( SUSP. DIANT.)

Mensagem por Fmm4100 » 04 Dez 2013, 18:27

Eu prefiro este medidor:

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Re: ÓLEO BENGALAS ( SUSP. DIANT.)

Mensagem por diegonunes » 04 Dez 2013, 18:32

Muita frescura, kkkkkkkkkkkkk.
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Re: ÓLEO BENGALAS ( SUSP. DIANT.)

Mensagem por Fmm4100 » 04 Dez 2013, 18:35

Se passar 1mm de oleo a seringa puxa, o que garante a quantidade exata nas duas bengalas.

Coisa de sistematico.
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Re: ÓLEO BENGALAS ( SUSP. DIANT.)

Mensagem por LMattosBS » 04 Dez 2013, 19:08

Por favor... Tem que ter tolerância... Deve ser nesse volume uns 3%.... Uns 15ml...

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Re: ÓLEO BENGALAS ( SUSP. DIANT.)

Mensagem por Radames Aragon » 25 Mar 2014, 09:48

Pessoal, entendi q a viscosidade padrão do óleo pras bengalas seria 10W, mas quem usa 15w ou 12,5w (rs) pode dizer se melhorou mesmo, se não parece dura demais?

A minha tá com a frente durinha, quicando em tudo, o painel q sofre... Acho q já tem 10 mil km... e nem sei qual foi a marca q o meca colocou...

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Re: ÓLEO BENGALAS ( SUSP. DIANT.)

Mensagem por Radames Aragon » 01 Abr 2014, 10:18

Pessoal, coloquei óleo Motul 10w na suspensão dianteira, mas o problema é q comprei a garrafa de 1 L (500ml cada lado) e não queria comprar mais 1 L (R$ 46 na Marques Moto peças - Niterói) só pra gastar 82ml...

Opção 1 - alguém tem óleo Motul 10w sobrando pra me vender? :risadinha:
Opção 2 - alguém quer rachar uma jarra de 1 L de óleo Motul 10w comigo?
Opção 3 - tem outra opção?

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Re: ÓLEO BENGALAS ( SUSP. DIANT.)

Mensagem por ivnn » 01 Abr 2014, 11:14

Moçada, talvez seja meio off-topic, massss:

Pus os emuladores de válvula da anker para lander na minha Te, e achei que eles resolvem melhor o problema de afundamento da dianteira que trocar o óleo por 15W.

Em primeiro lugar é melhor porque é regulável. Se não gostar do ajuste, dá para pescar o emulador e reajustar sem desmontar as bengalas nem trocar o óleo. Mela a mão um pouco, mas dá.

Em segundo lugar, o comportamento da moto fica melhor quando pega irregularidades grandes em velocidade. A suspensão absorve melhor essas irregularidades, sem transmitir tanta porrada para o chassi. Desconfio que pode salvar um aro.

Se vocês montarem com com o emulador ajustado de fábrica (35mm de altura da cabeça do parafuso de ajuste até o corpo do emulador) já fica mais firme que a Te normal, e a firmeza passa mais segurança na pilotagem. Já li de gente que prefere mais duro ainda. Eu deixei um pouco mais frouxo (35.5mm), que ainda é um pouco mais firme no afundamento de frenagem, mas fica bem legal de passar a mil em lombadas.

Relativamente ao litro de Motul 10W custando R$55, os R$140 do par de emuladores nem é um investimento tão caro assim.

Nota: Alarguei os três furos inferiores da flauta de 3.8mm originais para 5.8mm (que era a broca em torno de 6mm que eu tinha no momento). O folheto da anker diz para alargar todos os furos da flauta. Isso não é uma boa idéia. O furo superior da flauta, pequenininho, deve ser deixado como está, sob pena de deixar o retorno ridiculamente rápido, o que não é uma boa idéia. Quem for fazer igual, não esqueça de rebarbar os furos por dentro, para não soltar, no futuro, pedacinho de metal lá dentro.

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Re: ÓLEO BENGALAS ( SUSP. DIANT.)

Mensagem por Kakko » 01 Abr 2014, 16:18

Esse lance do furo a mais, lembra o antigo problema do "toc-toc" que vinha de fábrica.

as flautas estavam com dois furos.....então trocaram por um furo...daí sumiu o "toc-toc", então o retorno era muito rápido, ou seja o óleo passava rápido demais entre as câmaras.
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