Ténéré 250 - Pneus Maiores

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Avatar do usuário
ivnn
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 713
Registrado em: 05 Jan 2012, 14:32
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: Ténéré 250 - Pneus Maiores

Mensagem por ivnn » 14 Nov 2013, 21:02

Num livro que li antes de virar motoqueiro explicava essa questão de montar pneu em aro errado com algum detalhe. Procurei por imagens correlatas para o fórum, e a grosso modo é o seguinte:

Ao montar um pneu em aro diferente, a forma do pneu muda: (duh)

Imagem

Note que a área de contato do pneu de moto com o chão é criticamente dependente da forma do pneu:

Imagem

Portanto a forma do pneu é tal que, ao inclinar na curva, a área de contato com o chão fica adequada à inclinação. A área aumenta, para maiores inclinações, dando maior grip.

Bem, mas se você monta o pneu em aros de largura inadequada, é razoável que a deformação resultante seja tal que deixe a área de contato com o chão.... inadequada também. A curva vai mudar. Vai continuar dando área maior ao inclinar?

Observe que um pneu largo, ao fazer curva, recebe o esforço do chão lateralmente. O pneu precisa ter aro para dar apoio mecânico. Se alguém montar um pneu largo num aro excessivamente fino, este outro problema pode ocorrer:

Imagem

Essa ilustração acima é, na verdade, relacionada a pneus de bicicleta, e não de moto. Mas ilustra a questão mecânica que o pneu largo precisa de base larga; ele (normalmente(*)) não é projetado para o esforço de torção numa base estreita.

E, finalmente, é bom lembrar dessas três figurinhas aqui:
Imagem
Imagem
Imagem


(*) normalmente. Exceção, por exemplo, da dunlop, que tem 90/100-21 em aro 1.60:
Imagem
http://www.dunlopmotorcycle.com/info-ce ... intenance/

E a exceção confirma a regra de que não tem regra.

Para a minha moto, minha pele e meus ossos, me fio no manual do fabricante do pneu que está na moto. Ele projetou, testou, validou, submeteu a aprovação dos órgãos de segurança e foi homologado pelas montadoras com os aros documentados no manual. Não entendo o suficiente de pneus para afirmar que outras combinações sejam seguras também.

sds

Avatar do usuário
Herm
Novato-
Novato-
Mensagens: 11
Registrado em: 18 Nov 2013, 23:10
Cidade onde mora: Santo Ângelo/RS

Re: Ténéré 250 - Pneus Maiores

Mensagem por Herm » 19 Nov 2013, 00:28

Pneu traseiro 130/80/18, dianteiro 90/90.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
fabianorpg
Novato-
Novato-
Mensagens: 14
Registrado em: 04 Jan 2012, 18:07
Cidade onde mora: BARRA MANSA / RJ

Re: Ténéré 250 - Pneus Maiores

Mensagem por fabianorpg » 22 Nov 2013, 08:52

Eu coloquei tb pneus 90/90-21 e 130/80-18 e não vi alteração de consumo. a minha na cidade continua fazendo 30 km/l, logico que andando de boa, sem dar pau na moto... e a estabilidade é excelente. :thumbup:
CARPE DIEM

ROUTE 116 - 101 => ( Barra Mansa / RJ - Cachoeiro do Itapemirim / ES )

Avatar do usuário
Wolverine
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 321
Registrado em: 26 Fev 2013, 22:28
Cidade onde mora: Belo Horizonte/MG

Re: Ténéré 250 - Pneus Maiores

Mensagem por Wolverine » 22 Nov 2013, 10:38

PietroTavolazzi escreveu:Éééé isso muda tudo e temos uma quebra opiniões sobre o uso do 90/90. Pode ser que na prática fique bom, mais na matemática vemos que não...
Um pneu maior traseiro representa mais sola e tração na pista, fazendo com que a moto tenha uma maior tendência a seguir em frente nas curvas ao invés de querer contorná-las. Isso pode levar a uma condição perigosa no qual os pneus dianteiros estão deslizando mais que os traseiros. Ou seja, tem uma maior tendência de sair pela tangente!

Um pneu maior na frente terá o sentido reverso, e poderá fazer a moto responder melhor nas curvas. Porém também poderá ser perigoso, uma vez que um pneu dianteiro mais largo combinado com distância entre eixos curtas de uma moto pode fazer com que a tocada seja cheia de "tiques" tornando-a mais instável.
MAS, como já vimos pelas experiências dos usuários que usaram o 90/90, só há melhorias de estabilidades, sem afetar a tocada e o consumo!

Já marquei minha mudança pra 90/90 .. mas vou torrar o original primeiro :mrgreen:

Avatar do usuário
Sabotador
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 722
Registrado em: 16 Mai 2013, 16:36
Cidade onde mora: niteroi/rj

Re: Ténéré 250 - Pneus Maiores

Mensagem por Sabotador » 22 Nov 2013, 11:01

Herm escreveu:Pneu traseiro 130/80/18, dianteiro 90/90.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Bom dia companheiro Herm,

Você trocou os pneus originais pelos 90/90 (diant.) e 130/80 (tras.) mas manteve os aros originais ?

Outra pergunta,

Eu reparei na última foto da sua moto que próximo ao pisca dianteiro lado esquerdo existe uma espécie de alavanca , o que é isso ?

agradeço pelos esclarecimentos,

Um abraço,

Fernando.
Liberdade e Felicidade é andar de Tiger 900 Rally Pro !!
Imagem

Avatar do usuário
Herm
Novato-
Novato-
Mensagens: 11
Registrado em: 18 Nov 2013, 23:10
Cidade onde mora: Santo Ângelo/RS

Re: Ténéré 250 - Pneus Maiores

Mensagem por Herm » 22 Nov 2013, 11:36

Olá Fernando. Sim , os aros são originais. Os pneus foram montados na própria concessionária, logo que a moto chegou. Com muito choro trocaram o dianteiro sem onus, a base de troca , e no traseiro me deram um desconto, tendo eu ficado com o original. Quanto ao que parece ser uma alavanca , é na verdade a alça do capacete que estava pendurado no guidão. Eu também fiquei tentando adivinhar o que era aquilo após ver a foto.

Mariohlp
Novato
Novato
Mensagens: 27
Registrado em: 06 Abr 2013, 11:29
Cidade onde mora: Ribeirão Preto - SP

Re: Ténéré 250 - Pneus Maiores

Mensagem por Mariohlp » 27 Nov 2013, 18:19

Troquei hoje por um pneu Sahara da Metzeler 120x18". Por enquanto devido a cera que vem neles estou indo bem devagar, mas vamos ver mais pra frente como fica.

Avatar do usuário
MaxxTazzi
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1589
Registrado em: 24 Out 2012, 20:43
Cidade onde mora: Guarulhos/SP
Localização: São Paulo

Re: Ténéré 250 - Pneus Maiores

Mensagem por MaxxTazzi » 27 Nov 2013, 18:32

Apenas lembrem que o nosso amigo Ivnn colocou acima, parece ter mais estabilidade no braço mais tecnicamente está mais que provado o que pode ocorrer. Segurança pesa mais do que estética...

Não estou falando pra ninguém colocar ou queimando a ideia, e nem pode ocorrer algo fatal, mais se estiver próximo em um momento decisivo pode ser a diferença entre um chão ou não.
Integrante Adventure Moto Clube - SP

Avatar do usuário
LMattosBS
Moderador
Moderador
Mensagens: 2090
Registrado em: 17 Jan 2011, 14:42
Cidade onde mora: Contagem/Mg

Re: Ténéré 250 - Pneus Maiores

Mensagem por LMattosBS » 27 Nov 2013, 23:06

Estou no inverso usando um pirelli MT21 mais fino 110... Da menos arrasto no barro molhado no off... Asfalto uso 120 mesmo..

Enviado do celular
Leonardo Mattos :dirtbike:

Atual
XTZ 250 Tenere (Azul 2016)
Ex:
XR 250 Tornado (Vermelha 2004)
XTZ 250 Tenere (Cinza 2015)
XTZ 250 Tenere (Preta 2013)
NXR 150 Bros (Amarela 2009)

Avatar do usuário
CelioDias
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1458
Registrado em: 27 Jan 2013, 21:17
Cidade onde mora: são paulo
Localização: São Paulo

Re: Ténéré 250 - Pneus Maiores

Mensagem por CelioDias » 27 Nov 2013, 23:32

Tem estudo pra tudo....
Sou da opinião que devemos deixar ao nosso gosto...
Quando se fala de carro... tudo é valido... colocar rodas maiores, rebaixar, turbinar e etc.....
Mas neste 1 aninho de moto... as alterações são bem limitadas...
Pneu maior ou menor.... vai de uso de cada um e visual... para quem respeita as condições técnicas... não tem o que mudar... mas para quem não liga muito pra isso... tem que mudar e ficar felizão... kkkkkkkkk
Celio Sales Dias
Tenere 250 Branca, Tenere 660 Azul (conquistada no inicio de 2014) e finada F800 GS Branca, atual Kawasaki Versys X 300 (FIONA)
São Paulo/SP

Responder