Ao montar um pneu em aro diferente, a forma do pneu muda: (duh)
![Imagem](http://www.motoz.com.au/images/DATA/content/1209018-size_rim.jpg)
Note que a área de contato do pneu de moto com o chão é criticamente dependente da forma do pneu:
![Imagem](http://www.ridermagazine.com/wp-content/uploads/2012/06/web-Graphic.jpg)
Portanto a forma do pneu é tal que, ao inclinar na curva, a área de contato com o chão fica adequada à inclinação. A área aumenta, para maiores inclinações, dando maior grip.
Bem, mas se você monta o pneu em aros de largura inadequada, é razoável que a deformação resultante seja tal que deixe a área de contato com o chão.... inadequada também. A curva vai mudar. Vai continuar dando área maior ao inclinar?
Observe que um pneu largo, ao fazer curva, recebe o esforço do chão lateralmente. O pneu precisa ter aro para dar apoio mecânico. Se alguém montar um pneu largo num aro excessivamente fino, este outro problema pode ocorrer:
![Imagem](http://ep1.pinkbike.org/p4pb8471370/p4pb8471370.jpg)
Essa ilustração acima é, na verdade, relacionada a pneus de bicicleta, e não de moto. Mas ilustra a questão mecânica que o pneu largo precisa de base larga; ele (normalmente(*)) não é projetado para o esforço de torção numa base estreita.
E, finalmente, é bom lembrar dessas três figurinhas aqui:
![Imagem](http://www.whitedogbikes.com/images/Tyre_Under_Inflation.jpg)
![Imagem](http://www.whitedogbikes.com/images/Tyre_Correct_Inflation.jpg)
![Imagem](http://www.whitedogbikes.com/images/Tyre_Over_Inflation.jpg)
(*) normalmente. Exceção, por exemplo, da dunlop, que tem 90/100-21 em aro 1.60:
![Imagem](http://www.dunlopmotorcycle.com/media-upload/wideimage.jpg)
http://www.dunlopmotorcycle.com/info-ce ... intenance/
E a exceção confirma a regra de que não tem regra.
Para a minha moto, minha pele e meus ossos, me fio no manual do fabricante do pneu que está na moto. Ele projetou, testou, validou, submeteu a aprovação dos órgãos de segurança e foi homologado pelas montadoras com os aros documentados no manual. Não entendo o suficiente de pneus para afirmar que outras combinações sejam seguras também.
sds