Veja vc mesmo - bucha da balança

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
oscarmaxi
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 229
Registrado em: 04 Ago 2013, 06:59
Cidade onde mora: Campinas SP

Re: Veja vc mesmo - bucha da balança

Mensagem por oscarmaxi » 18 Nov 2013, 07:47

Bom dia.
Continuando os dois comentários anteriores. Fui procurar a origem do nhec-nhec. Tirei a roda, desmontei o link e reengraxei todas as buchas, mas continuou. Aí, sobrou a balança... Como minha moto tem cavalete central e ele precisaria ser retirado, ou pelo menos os parafusos que o prendem do lado direito, para dar acesso à porca da balança, e eu não tinha um banquinho para colocar debaixo da moto, não desmontei a balança, mas imagino a origem do barulho.
Seria o seguinte: em nenhuma das buchas do link estava faltando graxa, o que me faz acreditar que na balança também não estaria. Quando eu conectei a engraxadeira e bombeei mais graxa para dentro da balança, a pressão deve ter deslocado (ou estourado) os retentores que ficam nas extremidades laterais do eixo da balança e esses retentores passaram a ter contato com as tampinhas metálicas que fecham o sistema e que são colocadas antes da porca. Vou providenciar um banquinho para apoiar a moto e desmontar tudo, mas só num próximo feriado.
Então, fica a dica: QUEM TIVER A IDEIA DE BOMBEAR GRAXA NA BALANÇA COM ENGRAXADEIRA FAÇA ISSO COM CUIDADO. QUANDO SENTIR QUE A PRESSÃO NA ALAVANCA DA ENGRAXADEIRA AUMENTOU, PARE, NÃO FORCE, A GRAXA NÃO VAI SAIR PELOS LADOS, COMO ACONTECIA COM A SUSPENSÃO DO FUSCA, MAS PODERÁ FORÇAR OS RETENTORES.
Quando eu desmontar novamente, volto aqui para confirmar (ou não) essa tese.

Avatar do usuário
Radames Aragon
Administrador
Administrador
Mensagens: 2932
Registrado em: 03 Jun 2013, 09:44
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Localização: São Cristóvão

Re: Veja vc mesmo - bucha da balança

Mensagem por Radames Aragon » 18 Nov 2013, 08:27

Boa dica, valeu!

Avatar do usuário
Fmm4100
Administrador
Administrador
Mensagens: 4292
Registrado em: 29 Dez 2011, 23:11
Cidade onde mora: Jundiaí/SP

Re: Veja vc mesmo - bucha da balança

Mensagem por Fmm4100 » 18 Nov 2013, 09:09

Oscar,

Consegui soltar a balança com o cavalete instalado.
Basta segurar a porca com uma chave de boca e sacar o parafuso.

Imagem

Outro macete é afrouxar o parafuso da balança antes de da pressão na graxeira, pois pela lógica, o excesso de graxa sairá pelas laterais.
Felipe - T250 12/12 Branca (2024 até quando Deus quiser)
Ex T250 12/12 Azul (2014 a 2021)
Ex T250 11/11 Preta (Roubada...) (2012 a 2014)

Avatar do usuário
Diogo
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 307
Registrado em: 10 Dez 2012, 21:36
Cidade onde mora: Porto Belo\ SC

Re: Veja vc mesmo - bucha da balança

Mensagem por Diogo » 18 Nov 2013, 12:59

A cerca de duas semanas desmontei e engraxei a balança e o pro link, mas fui descer a serra do corvo branco em Urubici esse feriado e ela começou a rangir bastante, alguma ideia do que pode ser?
Ténéré 250 - 2011
DT 200 - 1992
Ex Fazer 250 - 2007
Ex Tornado 250 - 2002
Ex Biz 125 - 2004

Avatar do usuário
Emanuel
Novato
Novato
Mensagens: 19
Registrado em: 24 Out 2013, 09:49
Cidade onde mora: Maceió/AL

Re: Veja vc mesmo - bucha da balança

Mensagem por Emanuel » 18 Nov 2013, 18:46

Meio decepcionado com a baixa qualidade das motos nacionais. As importadas não conheço. Já reparei que em qualquer marca de moto a qualidade das peças são decepcionantes. Em pouco tempo a pintura desbota, os plásticos se esfarelam, os adesivos se descolam, as buchas rápido se desgastam, raios das rodas - esses nem precisa falar - parafusos e todos os metais enferrujam rápido prejudicando toda estética da moto. Enfim, parece que as montadoras de motos se especializaram em utilizar peças de baixa qualidade. Decepcionante. Minha Ténéré, com aproximadamente 2.000 km - 6 meses de uso - já apresenta: chiado na suspensão traseira, ponto de ferrugem no guidão, ferrugens nos raios das rodas. E olhe que ela é tratada semanalmente a WD-40 e a uso da maneira mais comportada possível. Comprei-a na intenção de tê-la por toda vida como minha moto de estimação. Mas a continuar me decepcionando não sei se minha estima vai resistir.
BMW f800GS Adventure
Ninja 300
Ténéré XTZ-250
Sahara NX-350
Agrale SXT-16.5
CG-125

oscarmaxi
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 229
Registrado em: 04 Ago 2013, 06:59
Cidade onde mora: Campinas SP

Re: Veja vc mesmo - bucha da balança

Mensagem por oscarmaxi » 18 Nov 2013, 19:28

Fmm4100,
Boa noite.
Obrigado pelas dicas. Eu até pensei em sacar o parafuso mas fiquei com medo de não conseguir remontar o sistema caso desse algum problema, pricipalmente porque eu desconfio que é justamente o retentor do lado direito que deu alguma zica... Acho que vou procurar um apoio para a moto e fazer a coisa com mais segurança.
Agora, é bom lembrar que, neste caso, a moto não tinha dado problema nenhum. Eu é que fui inventar de mexer e fiz a caca. Continuo gostando da moto e vou continuar com ela. Valeu.

edvar
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 172
Registrado em: 13 Set 2013, 12:12
Cidade onde mora: Belo Horizonte/MG

Re: Veja vc mesmo - bucha da balança

Mensagem por edvar » 19 Nov 2013, 16:22

como to sem tempo e andando muito na moto, amanha vou encostar ela num mecanico conhecido meu pra dar uma engraxada geral nela.
Combinamos o serviço por R$120,00
Será lubrificado:
- rolamento das rodas dianteiras e traseiras.
- rolamentos superior e inferior da mesa.
- balança
- pro link

e ele vai dar uma checada em todos os raios por tem alguns com um pouco de folga.

Assim que ele olhou a balança ele ficou sem entender como que montaram o pino graxeiro virado pra frente(motor) de jeito que é impossível lubrificar a balança por ali.
A de vcs o pino é virado pra frente da moto tbm?
Se o mundo fosse bom, bebê não nascia chorando!

Depois que acostumei a andar de moto, andar de carro parece castigo

edvar
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 172
Registrado em: 13 Set 2013, 12:12
Cidade onde mora: Belo Horizonte/MG

Re: Veja vc mesmo - bucha da balança

Mensagem por edvar » 19 Nov 2013, 16:34

Quem tem na moto esse kit da keplek.
To pensando seriamente em comprar.
Esse kit ai dispensa as buchas de nilon?

Esse kit se funcionar direitinho cai ser uma mão na roda. Compro ela e uma engraxadeira e não preciso mais preocupar tanto com a moto sem graxa.
Se o mundo fosse bom, bebê não nascia chorando!

Depois que acostumei a andar de moto, andar de carro parece castigo

oscarmaxi
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 229
Registrado em: 04 Ago 2013, 06:59
Cidade onde mora: Campinas SP

Re: Veja vc mesmo - bucha da balança

Mensagem por oscarmaxi » 19 Nov 2013, 20:05

Edvar,
Como comentei acima, o pino da minha moto também veio virado para a frente...
Desatarraxei-o e instalei uma arruela nele antes de atarraxá-lo novamente.
Aí ele deu aperto um pouco antes da posição originária e ficou voltado um pouco para trás e para a direita, dando acesso muito mais facilmente.
Mas, cuidado ao bombear graxa para dentro do sistema, não force muito a engraxadeira para não ter o mesmo problema que eu tive.
Boa sorte.

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Veja vc mesmo - bucha da balança

Mensagem por diegonunes » 20 Nov 2013, 09:51

Emanuel escreveu:Meio decepcionado com a baixa qualidade das motos nacionais. As importadas não conheço. Já reparei que em qualquer marca de moto a qualidade das peças são decepcionantes. Em pouco tempo a pintura desbota, os plásticos se esfarelam, os adesivos se descolam, as buchas rápido se desgastam, raios das rodas - esses nem precisa falar - parafusos e todos os metais enferrujam rápido prejudicando toda estética da moto. Enfim, parece que as montadoras de motos se especializaram em utilizar peças de baixa qualidade. Decepcionante. Minha Ténéré, com aproximadamente 2.000 km - 6 meses de uso - já apresenta: chiado na suspensão traseira, ponto de ferrugem no guidão, ferrugens nos raios das rodas. E olhe que ela é tratada semanalmente a WD-40 e a uso da maneira mais comportada possível. Comprei-a na intenção de tê-la por toda vida como minha moto de estimação. Mas a continuar me decepcionando não sei se minha estima vai resistir.
Bom, e o que você sentiria se comprasse uma BWM F 800 GS por R$ 45.000,00 e ela enferrujasse o quadro, vazasse o óleo pelo cabeçote e apresentasse defeito prematuro na bomba d'água, além dos defeitos elétricos recorrentes?

Isso tem acontecido a torta e a direita!

Minha TNR foi faturada em dez/2010, comprei usada no final de 2012, ou seja, agora em dez/2013 a moto completa três anos e 23 mil km. Moro a 100 metros do mar, é impossível não ter ao menos pontos vagos de ferrugens na moto, mas são mínimos, estão por dentro onde acumula água, além dos raios que não são inox (acontece com todas as motos que não tem raio inoxidável) e os famigerados retrovisores.

No mais, nenhum outro problema. Mas, concordo que as peças em geral poderia ter melhor qualidade sim. Outra coisa, grande parte das pessoas lavam suas motos em lava a jatos e permitem o uso de desengraxante, ai não existe moto que suporte mesmo, arranca tudo.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Responder