Ténéré 250 - Vela iridium

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Avatar do usuário
karac
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 62
Registrado em: 07 Mar 2012, 20:59
Cidade onde mora: Osasco/SP

Re: Ténéré 250 - Vela iridium

Mensagem por karac » 08 Jul 2013, 15:14

Já estou rodando a 3k com a iridium, e notei um barulho (tec tec tec) na injeção, audível de longe, só detectei que era lá com uma chave de fenda na orelha (estetoscópio), o barulho só aparece após rodar muito, com o motor bem quente, após ligar a moto e rodar pouco o ruido não aparece, alguém imagina o que é?

Reparei também a noite uma faísca entre o cachimbo da vela e o radiador (bloco) do motor.
+ de 1,7 milhões de quilômetros de estradas nacionais... tenho muito o que fazer!

ivojoseaug
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 710
Registrado em: 05 Mar 2013, 22:22
Cidade onde mora: Distrito Federal
Localização: Brasília

Re: Ténéré 250 - Vela iridium

Mensagem por ivojoseaug » 08 Jul 2013, 15:17

se está faiscando, deve estar ocorrendo fuga de tensão. Veja se o isolador está corretamente conectado à vela. Quanto ao tec tec, podem ser várias coisas. Alguém com mais experiência poderá falar sobre isso.

Avatar do usuário
igual
Novato
Novato
Mensagens: 19
Registrado em: 17 Mai 2013, 15:05
Cidade onde mora: Bauru/SP

Re: Ténéré 250 - Vela iridium

Mensagem por igual » 12 Ago 2013, 15:09

e aee galera blz?

to pensando em colocar uma vela iridium na minha tnr!
pesquisando no ML vi um kit que vem um cabo ibooster e vela iridium ispark... alguem já ouviu falar desta vela... acho q a marca era booster motorsport alguma coisa assim!!

e quanto e esse cabo ibooster, alguem ja utilizou? percebeu algum resultado? pesquisando na net dizem q pode chegar a aumentar 1 cv de potencia.. alguem tem alguma informação quanto a isto.


desde já agradeço a ajuda!


abs

ivojoseaug
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 710
Registrado em: 05 Mar 2013, 22:22
Cidade onde mora: Distrito Federal
Localização: Brasília

Re: Ténéré 250 - Vela iridium

Mensagem por ivojoseaug » 12 Ago 2013, 15:43

aumentar a potência por causa de um cabo elétrico? Rapaz, isso é mito. Já ví um estudo da Santo Angelo, que fabrica plugs para áudio, demonstrando que os cabos de alto desempenho tem tanto desempenho elétrico quanto cabos de boa qualidade e custo compatível. O problema é que os caras vão querer te convencer que um cabo elétrico será muitas vezes superior ao original de fábrica. Isso só é verdade se o original estiver defeituoso, prejudicando a fagulha ou proporcionando fuga de tensão ou intermitência ou qualquer outro fenômeno não desejado.

A faixa de frequencias dos pulsos gerados na vela não é crítica, qualquer pedaço de cobre da conta. O material de fábrica é perfeito para isso, economize seu dinheiro.

Quanto à vela iridium, tenho na minha e não notei a menor diferença, nem economia gerou. Mas, como ja coloquei, fica lá. Deixo a outra de reserva na caixa de ferramentas, caso seja necessário.

Abs.

Avatar do usuário
Wladimir Souza
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 81
Registrado em: 19 Ago 2013, 23:03
Cidade onde mora: Sorocaba/SP
Localização: Sorocaba/SP

Re: Ténéré 250 - Vela iridium

Mensagem por Wladimir Souza » 22 Ago 2013, 19:56

Boa noite galera.. qual o codigo de especificação da vela NGK e da Denso para eu cotar certinho??
Viajando de carro você vê a paisagem; de moto, faz parte dela

cassioxtz
Participativo
Participativo
Mensagens: 375
Registrado em: 06 Set 2011, 03:13
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Ténéré 250 - Vela iridium

Mensagem por cassioxtz » 22 Ago 2013, 20:10

Nessa página abaixo tem as especificações da NGK Iridium e Denso Iridium Power para a Té:

viewtopic.php?f=27&t=989&start=10" onclick="window.open(this.href);return false;

:thumbup:
Ex: XTZ 250 Lander / XTZ 250Z Ténéré
Atual: XT 225 / Lead


Pensamento onde ele vai...chegar antes de você...não importa o tempo, nem lugar...importa é viver! YAMAHA

Avatar do usuário
O indomado
Usuário
Usuário
Mensagens: 145
Registrado em: 13 Ago 2013, 11:58
Cidade onde mora: Realengo - Rio de Janeiro / RJ

Re: Ténéré 250 - Vela iridium

Mensagem por O indomado » 23 Ago 2013, 10:22

eu ja testei esse cabo ibooster e não gostei. :thumbdown:

ele tem um diodo no meio dele e só.
o isolamento em volta desse diodo é falho, houve centelhamento do cabo para o bloco do motor.
se uma das pernas do diodo quebrar, dinheiro jogado fora.
não deu ganho de nada na moto.

é mais jogo colocar uma vela boa, com 2 ou 3 eletrodos, como essas denso e iridium.

ivojoseaug
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 710
Registrado em: 05 Mar 2013, 22:22
Cidade onde mora: Distrito Federal
Localização: Brasília

Re: Ténéré 250 - Vela iridium

Mensagem por ivojoseaug » 23 Ago 2013, 10:28

o diodo ainda causa uma queda de tensão, mas são apenas 0,7v. Da pra saber qual é o tipo do diodo? Se for um zener o princípio de funcionamento deste cabo milagroso pode ser ainda mais estranho.

Avatar do usuário
O indomado
Usuário
Usuário
Mensagens: 145
Registrado em: 13 Ago 2013, 11:58
Cidade onde mora: Realengo - Rio de Janeiro / RJ

Re: Ténéré 250 - Vela iridium

Mensagem por O indomado » 23 Ago 2013, 13:41

eu tentei descobrir que diodo é esse, mas ele tinha sido raspado (claro!), devo ter umas fotos do cabo desmontado em casa.

na epoca, tentei medir o diodo e a leitura deu nada, mesmo invertendo as pontas no anodo e catodo.

devo ter um cabo desses sobrando em casa, pq tinha comprado 2 (sempre tento ter uma redundancia de peças)

ivojoseaug
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 710
Registrado em: 05 Mar 2013, 22:22
Cidade onde mora: Distrito Federal
Localização: Brasília

Re: Ténéré 250 - Vela iridium

Mensagem por ivojoseaug » 23 Ago 2013, 14:51

quando tiver a foto posta aí pra gente verificar que componente é esse.

Responder