Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
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ViniGremio
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por ViniGremio » 09 Jul 2013, 09:38
Na verdade, só no ouvido.... Eu nunca olho pro conta-giros.. meu carro nem tem
Até pq depende da situação, se tu vai subir mais a lomba é mais vantagem dar um "gás" e aí trocar de marcha no meio da subida... Agora em reta, não tem pq ficar subindo a altos RPM!
E as vezes, com ela parecendo estar "esgoelando" tu tá economizando mais do que ela tentar fazer força em baixa rotação.. Pq em baixa rotação com o "cabo enrolado" o motor joga mais gasolina pra moto, pra tentar dar força, quando na verdade, bastava estar uma marcha mais baixa
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motown
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por motown » 09 Jul 2013, 11:19
ViniGremio escreveu:Na verdade, só no ouvido.... Eu nunca olho pro conta-giros.. meu carro nem tem
Até pq depende da situação, se tu vai subir mais a lomba é mais vantagem dar um "gás" e aí trocar de marcha no meio da subida... Agora em reta, não tem pq ficar subindo a altos RPM!
E as vezes, com ela parecendo estar "esgoelando" tu tá economizando mais do que ela tentar fazer força em baixa rotação.. Pq em baixa rotação com o "cabo enrolado" o motor joga mais gasolina pra moto, pra tentar dar força, quando na verdade, bastava estar uma marcha mais baixa
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Motown
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georgelemos
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por georgelemos » 09 Jul 2013, 15:07
Tanto para subir ou descer a marcha, é aconselhavel dar uma acelerada de leve para então não ter aquele problema do "tranco" e evitar do motor subir o giro quando soltar a embreagem do zero. Dizem que inclusive isso é bom para a "manutenção" do mesmo, uma vez que não terá o tranco do 0 ao X quando a marcha é reduzida ou trocada
Li isso em uma materia, não posso dizer que estão certo mas... tem lógica e sempre faço isso :)
Fica mais suave a troca de marcha...
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por dreto » 12 Jul 2013, 13:07
Troco com um pouco menos de 5000rpm.
Já fiz, em trecho plano e velocidade quase constante de 80km/h, além de aceleração suave, incríveis 37km/l.
Mas realmente, para andar um pouco mais nervoso troco com um pouco menos de 5500rpm.
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por cariocarj » 12 Jul 2013, 13:57
1 para 2 3rpm, 2 para 3 4rpm, 3 para 4 marcha 4 a 5rpm e 4 para 5 marcha 6rpm. Deixo claro que minha moto é nova menos de um mês e não posso rasgar nas trocas.
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por claudovisk » 13 Jul 2013, 14:50
Eu também tenho o costume de somente quando reduzir as marchas, dar uma "repicada" no acelerador.
Acho que com o tempo a gente se acostuma e sente a hora certa de trocar de marcha. Não precisa de muita técnica não!
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por pedeferro » 16 Jul 2013, 12:53
Acredito que com o tempo da para saber quando é a hora.
No meu caso eu vou escutando o e instintivamente sei quando subir e quando descer de marcha.
Na verdade a pilotagem reflete o seu sentimento, não sei se percebem isso mas eu ja parei para pensar nisso .
quando estou meio fulo da vida a tenezinha sofre um pouco, mas quando estou suce ela vai suave ....
Pé de ferro
Ténéré finalmete livre de novo.
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por ViniGremio » 16 Jul 2013, 17:43
pedeferro escreveu:Acredito que com o tempo da para saber quando é a hora.
No meu caso eu vou escutando o e instintivamente sei quando subir e quando descer de marcha.
Na verdade a pilotagem reflete o seu sentimento, não sei se percebem isso mas eu ja parei para pensar nisso .
quando estou meio fulo da vida a tenezinha sofre um pouco, mas quando estou suce ela vai suave ....
quando eu to puto, é esticando até 8 mil kkkkk
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Evandro Piai
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por Evandro Piai » 25 Jul 2013, 19:19
Pessoal sou engenheiro automobilístico e a resposta correta para a escalonagem das marchas é fazer a partir da rotação torque máximo do motor sendo 6500 rpm e acelerar até atingir o ponto de maior potência do motor, no caso da teneré à 8000 rpm, a explicação é simples e pode ser verificado no gráfico do motor onde o regime adotado implica em acelerações com maior rendimento pois estará na faixa de maior torque do motor e o melhor, estará realizando o menor consumo específico do combustível.
Isso quer dizer que para quando o motorista quiser acelerar o veículo, se utilizar a faixa de torque acima estará também consumindo menos combustível do que acelerar em outras faixas de rpm!
Porém para consumir menos combustível sem precisar ganhar aceleração, ou seja manter a velocidade, é aconselhável que escalone a maior marcha para que a rotação caia e assim manter a velocidade!
Lembre-se para Acelerar o melhor é trocar nos regimes acima, após ganhar a velocidade desejada e caso não precise mais acelerar escalone a aior marcha e mantenha a velocidade.
Espero ter ajudado!
Grande abraço à todos!
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Edu Kabrucks
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por Edu Kabrucks » 26 Jul 2013, 10:39
Evandro Piai escreveu:Pessoal sou engenheiro automobilístico e a resposta correta para a escalonagem das marchas é fazer a partir da rotação torque máximo do motor sendo 6500 rpm e acelerar até atingir o ponto de maior potência do motor, no caso da teneré à 8000 rpm, a explicação é simples e pode ser verificado no gráfico do motor onde o regime adotado implica em acelerações com maior rendimento pois estará na faixa de maior torque do motor e o melhor, estará realizando o menor consumo específico do combustível.
Isso quer dizer que para quando o motorista quiser acelerar o veículo, se utilizar a faixa de torque acima estará também consumindo menos combustível do que acelerar em outras faixas de rpm!
Porém para consumir menos combustível sem precisar ganhar aceleração, ou seja manter a velocidade, é aconselhável que escalone a maior marcha para que a rotação caia e assim manter a velocidade!
Lembre-se para Acelerar o melhor é trocar nos regimes acima, após ganhar a velocidade desejada e caso não precise mais acelerar escalone a aior marcha e mantenha a velocidade.
Espero ter ajudado!
Grande abraço à todos!
Vivendo e aprendendo, vlw!!!