Rotação ideal para troca de Marcha

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Avatar do usuário
ViniGremio
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 219
Registrado em: 02 Jun 2013, 19:10
Cidade onde mora: Novo Hamburgo - RS
Localização: Novo Hamburgo - RS

Re: Rotação ideal para troca de Marcha

Mensagem por ViniGremio » 09 Jul 2013, 09:38

Na verdade, só no ouvido.... Eu nunca olho pro conta-giros.. meu carro nem tem :lol:
Até pq depende da situação, se tu vai subir mais a lomba é mais vantagem dar um "gás" e aí trocar de marcha no meio da subida... Agora em reta, não tem pq ficar subindo a altos RPM!
E as vezes, com ela parecendo estar "esgoelando" tu tá economizando mais do que ela tentar fazer força em baixa rotação.. Pq em baixa rotação com o "cabo enrolado" o motor joga mais gasolina pra moto, pra tentar dar força, quando na verdade, bastava estar uma marcha mais baixa :batecabeca:
Imagem
XTZ 250 Ténéré 2012 Azul
XT 600 Z Ténéré 1990 Azul

Avatar do usuário
motown
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 2066
Registrado em: 19 Jul 2012, 21:44
Cidade onde mora: Valinhos/SP
Contato:

Re: Rotação ideal para troca de Marcha

Mensagem por motown » 09 Jul 2013, 11:19

ViniGremio escreveu:Na verdade, só no ouvido.... Eu nunca olho pro conta-giros.. meu carro nem tem :lol:
Até pq depende da situação, se tu vai subir mais a lomba é mais vantagem dar um "gás" e aí trocar de marcha no meio da subida... Agora em reta, não tem pq ficar subindo a altos RPM!
E as vezes, com ela parecendo estar "esgoelando" tu tá economizando mais do que ela tentar fazer força em baixa rotação.. Pq em baixa rotação com o "cabo enrolado" o motor joga mais gasolina pra moto, pra tentar dar força, quando na verdade, bastava estar uma marcha mais baixa :batecabeca:
falou tudo :joinha:
Motown
atual > Suzuki DL 650 V-Strom preta 12
ténéré 250 areia 13
xlx 350 branca 90
xlx 250 preta 84
dt 180 preta 87
xlx 250 vermelha 86
xl 250 vermelha 83
rdz 125 prata 83
cb 500 four azul 74
https://www.facebook.com/falco.fontanini" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
georgelemos
Novato+
Novato+
Mensagens: 59
Registrado em: 04 Jul 2013, 14:17
Cidade onde mora: Sao Paulo/SP

Re: Rotação ideal para troca de Marcha

Mensagem por georgelemos » 09 Jul 2013, 15:07

Tanto para subir ou descer a marcha, é aconselhavel dar uma acelerada de leve para então não ter aquele problema do "tranco" e evitar do motor subir o giro quando soltar a embreagem do zero. Dizem que inclusive isso é bom para a "manutenção" do mesmo, uma vez que não terá o tranco do 0 ao X quando a marcha é reduzida ou trocada

Li isso em uma materia, não posso dizer que estão certo mas... tem lógica e sempre faço isso :)
Fica mais suave a troca de marcha...

Avatar do usuário
dreto
Novato+
Novato+
Mensagens: 33
Registrado em: 07 Fev 2012, 12:39
Cidade onde mora: Dresden/Deutschland

Re: Rotação ideal para troca de Marcha

Mensagem por dreto » 12 Jul 2013, 13:07

Troco com um pouco menos de 5000rpm.

Já fiz, em trecho plano e velocidade quase constante de 80km/h, além de aceleração suave, incríveis 37km/l.

Mas realmente, para andar um pouco mais nervoso troco com um pouco menos de 5500rpm.

Avatar do usuário
cariocarj
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 502
Registrado em: 21 Jun 2013, 14:34
Cidade onde mora: Itaboraí/RJ
Localização: Região dos Lagos
Contato:

Re: Rotação ideal para troca de Marcha

Mensagem por cariocarj » 12 Jul 2013, 13:57

1 para 2 3rpm, 2 para 3 4rpm, 3 para 4 marcha 4 a 5rpm e 4 para 5 marcha 6rpm. Deixo claro que minha moto é nova menos de um mês e não posso rasgar nas trocas.
Blog pessoal http://flaviojesushostiasanta.blogspot.com.br" onclick="window.open(this.href);return false; com fotos!

claudovisk
Visitante
Visitante

Re: Rotação ideal para troca de Marcha

Mensagem por claudovisk » 13 Jul 2013, 14:50

Eu também tenho o costume de somente quando reduzir as marchas, dar uma "repicada" no acelerador.
Acho que com o tempo a gente se acostuma e sente a hora certa de trocar de marcha. Não precisa de muita técnica não!

Avatar do usuário
pedeferro
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 167
Registrado em: 06 Fev 2013, 13:32
Cidade onde mora: Curitiba Pr
Localização: Curitiba PR

Re: Rotação ideal para troca de Marcha

Mensagem por pedeferro » 16 Jul 2013, 12:53

Acredito que com o tempo da para saber quando é a hora.

No meu caso eu vou escutando o e instintivamente sei quando subir e quando descer de marcha.

Na verdade a pilotagem reflete o seu sentimento, não sei se percebem isso mas eu ja parei para pensar nisso .

quando estou meio fulo da vida a tenezinha sofre um pouco, mas quando estou suce ela vai suave ....
Pé de ferro
Ténéré finalmete livre de novo.
Ex Sundown STX 200

Avatar do usuário
ViniGremio
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 219
Registrado em: 02 Jun 2013, 19:10
Cidade onde mora: Novo Hamburgo - RS
Localização: Novo Hamburgo - RS

Re: Rotação ideal para troca de Marcha

Mensagem por ViniGremio » 16 Jul 2013, 17:43

pedeferro escreveu:Acredito que com o tempo da para saber quando é a hora.

No meu caso eu vou escutando o e instintivamente sei quando subir e quando descer de marcha.

Na verdade a pilotagem reflete o seu sentimento, não sei se percebem isso mas eu ja parei para pensar nisso .

quando estou meio fulo da vida a tenezinha sofre um pouco, mas quando estou suce ela vai suave ....
quando eu to puto, é esticando até 8 mil kkkkk
Imagem
XTZ 250 Ténéré 2012 Azul
XT 600 Z Ténéré 1990 Azul

Avatar do usuário
Evandro Piai
Novato+
Novato+
Mensagens: 38
Registrado em: 23 Jul 2013, 02:59
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Rotação ideal para troca de Marcha

Mensagem por Evandro Piai » 25 Jul 2013, 19:19

Pessoal sou engenheiro automobilístico e a resposta correta para a escalonagem das marchas é fazer a partir da rotação torque máximo do motor sendo 6500 rpm e acelerar até atingir o ponto de maior potência do motor, no caso da teneré à 8000 rpm, a explicação é simples e pode ser verificado no gráfico do motor onde o regime adotado implica em acelerações com maior rendimento pois estará na faixa de maior torque do motor e o melhor, estará realizando o menor consumo específico do combustível.
Isso quer dizer que para quando o motorista quiser acelerar o veículo, se utilizar a faixa de torque acima estará também consumindo menos combustível do que acelerar em outras faixas de rpm!
Porém para consumir menos combustível sem precisar ganhar aceleração, ou seja manter a velocidade, é aconselhável que escalone a maior marcha para que a rotação caia e assim manter a velocidade!
Lembre-se para Acelerar o melhor é trocar nos regimes acima, após ganhar a velocidade desejada e caso não precise mais acelerar escalone a aior marcha e mantenha a velocidade.
Espero ter ajudado!
Grande abraço à todos!

Edu Kabrucks
Novato
Novato
Mensagens: 18
Registrado em: 05 Jul 2013, 09:05
Cidade onde mora: Rio de Janeiro / RJ

Re: Rotação ideal para troca de Marcha

Mensagem por Edu Kabrucks » 26 Jul 2013, 10:39

Evandro Piai escreveu:Pessoal sou engenheiro automobilístico e a resposta correta para a escalonagem das marchas é fazer a partir da rotação torque máximo do motor sendo 6500 rpm e acelerar até atingir o ponto de maior potência do motor, no caso da teneré à 8000 rpm, a explicação é simples e pode ser verificado no gráfico do motor onde o regime adotado implica em acelerações com maior rendimento pois estará na faixa de maior torque do motor e o melhor, estará realizando o menor consumo específico do combustível.
Isso quer dizer que para quando o motorista quiser acelerar o veículo, se utilizar a faixa de torque acima estará também consumindo menos combustível do que acelerar em outras faixas de rpm!
Porém para consumir menos combustível sem precisar ganhar aceleração, ou seja manter a velocidade, é aconselhável que escalone a maior marcha para que a rotação caia e assim manter a velocidade!
Lembre-se para Acelerar o melhor é trocar nos regimes acima, após ganhar a velocidade desejada e caso não precise mais acelerar escalone a aior marcha e mantenha a velocidade.
Espero ter ajudado!
Grande abraço à todos!

Vivendo e aprendendo, vlw!!!

Responder