Troca Relação X Potência - Testes no Dinamômetro

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Avatar do usuário
allex2000
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 683
Registrado em: 14 Set 2012, 10:56
Cidade onde mora: Sorocaba/SP

Re: Troca Relação X Potência - Testes no Dinamômetro

Mensagem por allex2000 » 15 Abr 2013, 18:28

Kakko, blz?

Desculpe desenterrar o tópico, mas estou interessado em mudar minha relação e a sua fórmula me interessou, não achei sua opinião sobre 13/38, o que vc achou? Melhorou o giro/velocidade sem perder muito torque?

abs!
Alexandre
XTZ Lander 250cc i.e.
NGK Iridium IX / Shell V-Power
On/Off Road/Travel - No limits!

fabiobsant
Novato+
Novato+
Mensagens: 43
Registrado em: 19 Ago 2011, 12:34
Cidade onde mora: OLINDA/PE
Localização: Rua primeira travessa santana, 314. Bairro de Jardim Atlãntico. Cep 53050-031

Re: Troca Relação X Potência - Testes no Dinamômetro

Mensagem por fabiobsant » 17 Abr 2013, 15:49

eu coloquei uma relaçao da DID. que vem co um pinhão de 13 dentes e uma coroa de 39. Vou te falar o que percebi. Perde um pouco na saida, pouco mesmo, e o giro não passa dos 8.000, só passa descendo ladeira. Em se falando de velocidade, ela só dá 122km/h e pra chegar em 130, só se for em descida. Ná relação original ela dava 130 na numa boa e até 156 numa descida que peguei pela BR 101 saindo de Recife em direção a Natal. Na relação de 39 dentes de coroa, o máximo que coloquei foi 145km/h numa descida e foi uma única vez.

alexandrepalhynha
Mestre
Mestre
Mensagens: 805
Registrado em: 03 Jan 2012, 23:09
Cidade onde mora: Sampa/SP

Re: Troca Relação X Potência - Testes no Dinamômetro

Mensagem por alexandrepalhynha » 17 Abr 2013, 15:53

essa velocidade deve ser medida com gps.

Avatar do usuário
doug01n
Administrador
Administrador
Mensagens: 1985
Registrado em: 31 Jan 2011, 15:42
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Rio de Janeiro / Barra da Tijuca
Contato:

Re: Troca Relação X Potência - Testes no Dinamômetro

Mensagem por doug01n » 17 Abr 2013, 15:58

Com 156km/h no painel tem caroço no angu. Ela corta em 151km/h no painel, independente da relação utilizada. Vc chegou nos 10.500RPM?
Tem um tópico sobre a coroa de 38 dentes do kakko. Parece ser bem interessante. As conclusões são próximas às minhas, diria que 30% mais próximas da original que as minhas.

Eu estou com o pinhão de 14 dentes há 20.000km, e não reclamo. Pelo meu uso, achei que atendeu as expectativas. Prefiro velocidade real no painel e mais força na quarta para encarar subidas em giro aceitável do que ter fôlego para chegar nos 150km/h no painel.
Administrador

Avatar do usuário
OverKiLL
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 86
Registrado em: 19 Fev 2013, 18:46
Cidade onde mora: Recife/pe
Localização: Recife

Re: Troca Relação X Potência - Testes no Dinamômetro

Mensagem por OverKiLL » 18 Abr 2013, 15:43

Trocar o kit pra andar a no Max 122 nem vale a pena.. A Renegada bate direto 145 sem garupa com garupa 130 fácil.. Claro que essas velocidades com segurança e estrada.. Br408 em recife ta um tapete

Enviado de meu GT-I9100 usando o Tapatalk 2

Avatar do usuário
allex2000
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 683
Registrado em: 14 Set 2012, 10:56
Cidade onde mora: Sorocaba/SP

Re: Troca Relação X Potência - Testes no Dinamômetro

Mensagem por allex2000 » 18 Abr 2013, 15:54

OverKiLL escreveu:Trocar o kit pra andar a no Max 122 nem vale a pena.. A Renegada bate direto 145 sem garupa com garupa 130 fácil.. Claro que essas velocidades com segurança e estrada.. Br408 em recife ta um tapete

Enviado de meu GT-I9100 usando o Tapatalk 2
Mas overkill, essa velocidade do painel é irreal...nossa moto atinge de máxima real de 135~138km/h, o que acontece com a troca da relação é que começa a marcar certo. Na verdade você já estaria naquela velocidade sem saber, só que com a nova relação mais longa o motor trabalha com o giro mais baixo.
Alexandre
XTZ Lander 250cc i.e.
NGK Iridium IX / Shell V-Power
On/Off Road/Travel - No limits!

alexandrepalhynha
Mestre
Mestre
Mensagens: 805
Registrado em: 03 Jan 2012, 23:09
Cidade onde mora: Sampa/SP

Re: Troca Relação X Potência - Testes no Dinamômetro

Mensagem por alexandrepalhynha » 18 Abr 2013, 16:04

srs qualquer gps hoje em dia marca velocidade real, so usar. pede pro garupa levar e ir conferindo, vc vai ter surpresas!! :shock: :o

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Troca Relação X Potência - Testes no Dinamômetro

Mensagem por Kakko » 18 Abr 2013, 16:42

Tenho dúvidas se os gpss marcam a velocidade real....quem garante ? Nunca li um manual dsses eqpts...eles mencionam algo

sobre margem de erro...tolerâncias...etc.. ?
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

alexandrepalhynha
Mestre
Mestre
Mensagens: 805
Registrado em: 03 Jan 2012, 23:09
Cidade onde mora: Sampa/SP

Re: Troca Relação X Potência - Testes no Dinamômetro

Mensagem por alexandrepalhynha » 18 Abr 2013, 17:11

kakko mantenha velocidade constante e verá que o gps funciona sim. existe atraso na leitura/calculo mas é aproximado, melhor que muitos velocimetros de carros (que tem vicio de fabrica).

Avatar do usuário
moisescamargo
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 75
Registrado em: 21 Mai 2012, 09:16
Cidade onde mora: Jaú/SP

Re: Troca Relação X Potência - Testes no Dinamômetro

Mensagem por moisescamargo » 19 Abr 2013, 14:02

Fala ae povo,

Assunto chato esse, né? Muitas variáveis, velocidade, erro do velocímetro, potência, torque, peso, resistência do ar... :crazy:

Pra eliminar o erro da velocidade seria bom usar um único gps, ou seja, o aparelho que medir a velocidade da moto com pinhão original deverá ser o mesmo usado para medir a velocidade da moto com 14 dentes. Isso eliminaria o erro do velocímetro e até de um gps pra outro. Vejam que mora na mesma cidade ou mesmo perto e tenham uma moto original e outra com o pinhão maior e vão dar uma volta juntos com o gps pra confirmar a velô...

Mas posso dar uma dica pessoal, pois troquei a relação da minha antiga Sahara por outra mais longa e a moto gastou mais... Explico:

Todo motor a combustão tem um ápice de funcionamento, que ocorre quando a rotação do torque e da potência se cruzam e vai até o ápice da potência, ou seja, no caso da Tézinha, algo entre as 6500 até as 7500 RPM. Assim, num mundo ideal, se você quer uma velocidade de cruzeiro de 120km/h, garanta, por meio de alterações na relação, que o seu motor esteja entre os 6500 e os 7500 RPM, quando essa velocidade for alcançada, pois o rendimento do motor estará no máximo. Fácil, né?

:nao:

Outro fator a se considerar é a resistência do ar. Se considerarmos que a 120km/h tem uma resistência do ar bem maior que a 100km/h, talvez aumentar a relação mate o motor, pois ele não vai ter força pra empurrar o peso da moto, nem o seu peso e tão pouco o ar que ela está deslocando, nem mesmo no ápice da sua força.

No dinamômetro não temos a resistência do ar e nem o próprio vento (a favor, contra, lateral, que interferem no desempenho de qualquer moto e, principalmente, nas de baixa cilindrada como as nossas), assim, mesmo que no dinamômetro a velocidade suba na faixa de rotação ideal, o ar e o vento podem por tudo isso a perder. Pra compensar instintivamente vamos enfiar mais a mão pra compensar e o tiro sai pela culatra... :(

Assim, não se enganem, a relação (original) da moto foi pensada levando-se em conta todas as variáveis aplicadas ao caso.

Outro fato interessante, entretanto, é que há quem rode "vazio" ou "lotado" e a fábrica pensou num usuário médio, ou seja, que não está nem lá nem cá. Dessa forma podemos variar a relação um pouco caso rodemos sem garupa, bagagem, etc..., sem prejudicar o rendimento da moto.

Então fica a dica, muito boa e muito bem pensada, do Ivnn:

Teste "Revista Caras": Você deve trocar o pinhão da sua Teneré 250? Faça aqui o teste, elaborado com as mais modernas técnicas do feng-shui e numerologia oriental.

1 - Você é:

0 pontos - Leve e baixinho;
1 ponto - Leve e altinho ou Gordo e baixinho;
2 pontos - Gordo e altinho;

2 - Você costuma andar engarupado?
0 pontos - Nunca;
1 ponto - As vezes;
2 pontos - Quase sempre.

3 - Se respondeu "quase sempre" na questão acima, sua garupa é:
0 pontos - Magra e baixinha;
1 ponto - Magra e altinha ou gordinha mas baixa;
2 pontos - Gorda e alta.

4 - Você leva muita tralha?
0 pontos - Nada, ou baú vazio;
1 ponto - Bau 45L cheio;
2 pontos - Baú 45L cheio + alforges;

5 - Você anda:
0 pontos - Maior parte é estrada.
1 ponto - Cidade e estrada igual;
2 pontos - Praticamente só cidade;

Confira aqui os resultados! Some os pontos. Se for difícil fazer de cabeça, lembre-se que seu iPad tem calculadora!

0 a 2 pontos - Parabéns. A sua teneré é uma felizarda, e a suspensão dela irá durar uma vida. Um pinhão 14D para você será um bom negócio, refletindo em melhor economia e menor desgaste do motor.
3 a 5 pontos - Para você, a troca por um 14D não fará diferença. Ganhará menor rotação em planos, mas frequentemente reduzirá para fazer qquer coisa. Ficará às vezes segurando desnecessariamente uma marcha abaixo, mantendo o motor cheio, só para ter reação rápida, e a troca poderá ser um mau negócio. Nesse caso a troca só será interessante se você for um tiozão.
6 a 8 pontos - Fique com a 13D. Afinal, isso é o original de fábrica, e eles não iriam fazer besteira, iriam? E no mais , todo mundo sabe que esse negócio de 14D é coisa de inconformado, que vai ficar inventando mudanças bestas até conseguir o up pra F800GS.
9 ou mais pontos - Será que tem 12D no mercado?

Abração a todos
Moisés
XTZ 250 Ténéré Azul

Responder