Como solucionar a dureza do câmbio?

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
alexandrepalhynha
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Re: Como solucionar a dureza do câmbio?

Mensagem por alexandrepalhynha » 15 Abr 2013, 10:28

na minha opinião a alavanca do cambio é que precisa ser maior....... :gargalhada: :gargalhada:

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AeroMan
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Re: Como solucionar a dureza do câmbio?

Mensagem por AeroMan » 15 Abr 2013, 22:48

Dr. Paulo.. me desculpe...nao sou nenhum dono da verdade.. mas te garanto que vc reduzir as marchas com a moto em movimento... nao vai estragar a relação e cambio... porque vc estará usando o chamado "freio motor"... óbvio que vc tem que saber a horar certa de trocar a marcha né.. vc nao vai querer estar a 80km/h e reduzir ate a 2ª por exemplo né? claro que a roda vai travar...vc vai reduzindo gradativamente amigo...aos poucos.. conforme diminui a velocidade.... igual carro quando ta na subida... ele vai subindo..perdendo a força.. vc vai reduzindo a marcha... e pode ter certeza.. é muito melhor do que vc parar no semaforo e ficar naquele.. tec...tec... tec... descendo as marchas até chegar na primeira... vai por mim amigo.. te garanto que vai ficar uma pilotagem muito mais confortável...sem esforço.. e prazerosa..com certeza isso se pega com o tempo... com a experiencia...masvcja pode ir testando assim...vai ver que é muito melhor!

Abraço e boa sorte!!
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Re: Como solucionar a dureza do câmbio?

Mensagem por edneiroberto » 16 Abr 2013, 15:15

O AeroMan disse tudo.
Usando a redução de marchas com o freio motor além de facilitar o engate das marchas economiza pastilhas, relação e etc...

Costumo dizer que a tenere refinou meu jeito de andar de moto. Aliás na tenere você não anda, pilota :risadinha:

Na titan não tava nem ai, ligava já engatava e saía que nem louco. Tinha que reduzir ? mão na embreagem e freio sem dó.

Na té o esquema é outro. espera a checagem do painel, liga com a embreagem acionada, espera +/- 1 minutos com o motor ligado pro oleo fazer sua parte. Antes de engatar, dá umas 2 bombadas na embreagem ( a 1ª entra que nem manteiga) e sai de boa.

Pra parar já antevejo e vou reduzindo as marchar conforme a velocidade ( quase sem usar freio) só uso no finalzinho da parada se necessário.

E assim vou aprendendo cada dia. Até nisso a tenebrosa me ajudou :ohhhhh:
:joinha:
Ednei Roberto
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Re: Como solucionar a dureza do câmbio?

Mensagem por AeroMan » 16 Abr 2013, 19:16

Exatamete isso Ednei...perfeito... se todos fizessem isso.. haveriam pouquissimas reclamações de freio, embreagem, cambio... e tudo isso que o pessoa reclama....

É isso aí... pilotando e aprendendo... nao da pra pilotar CG a vida toda e querer fazer o mesmo com Tenere... uma moto bem mais "refinada" ehehehehe


Abraços
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Re: Como solucionar a dureza do câmbio?

Mensagem por edneiroberto » 16 Abr 2013, 23:08

Falou e disse AeroMan :palmas:
Abraço !
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Re: Como solucionar a dureza do câmbio?

Mensagem por Taylor Coelho » 03 Jul 2013, 19:45

Passei uma vergonha do cão hj..
Na sinaleira, bem faceiro, deixei em ponto morto.
Abriu o sinal, quem diz que entrava a primeira???
Tive que arrancar em segunda.. ainda bem que era plaino e o motor é 250.. mas a fila chiou
Sei que ratiei por não ter parado ja engatado, mas não é a primeira vez que isto acontece.. neste ponto a tenegrona me deve uma.. hahaha
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Re: Como solucionar a dureza do câmbio?

Mensagem por diegonunes » 03 Jul 2013, 22:34

Não existe problema em reduzir as marchas em movimento, pelo contrário, é até mais fácil graças a inércia do conjunto.

As motos usam câmbio sequencial e não possuem sincronizadores nas engrenagens de marcha. Reduzir as marchas parado é bem complicado, é um característica mecânica desse tipo de câmbio.

Yamaha realmente tem câmbios mais justos.
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Re: Como solucionar a dureza do câmbio?

Mensagem por ValMartins » 03 Jul 2013, 23:26

Tenho usado desde o primeiro dia o freio motor.
A Té é minha primeira motoca... Então pra mim isso ja é tão natural quanto acelerar!!!
Agora tomei um baita susto outro dia numa saída de rotatória... Terminei a rotatória e tinha que reduzir... Estava chuviscando bem de leve. Quando soltei a embreagem a roda traseira deu uma baita travada... Ai a danada deu aquela derrapada!!! Vixi susto da P....
Ainda bem que estava sem ninguém na garupa!!!
Mas com o chão seco!!! É freio motor!!!


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Re: Como solucionar a dureza do câmbio?

Mensagem por motown » 03 Jul 2013, 23:56

Mal passou dos 3.500 km, o câmbio tá uma manteiga, se usado em movimento, digo, reduzindo com a moto em movimento.
Se parar no sinal e ficar reduzindo da 5ª até a 1ª, é osso! A té "ensina" a gente a pilotar.
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Re: Como solucionar a dureza do câmbio?

Mensagem por ivojoseaug » 04 Jul 2013, 10:20

Eu acho que um equipamento de quase 14000 contos não pode vir com esse tipo de fragilidade de projeto. A marcha tem que engatar como em qualquer carro. O que aconteceria se a gente sentasse em um fiat uno novo, apertasse a embreagem com ele parado e passasse da primeira até a quinta marcha e alguma marcha dessa não engatasse? A gente ia na hora acionar a garantia. Se o câmbio sequencial tem características próprias, devem estar explicadas com nível de detalhamento suficiente no manual. Eu não saberia dizer, mas pergunto: A moto brasileira tem esse câmbio chato ou toda moto tem um câmbio assim? Tive uma XRE e tenho uma Tenere. As duas tem um câmbio temperamental, cada uma a seu modo. Ja me acostumei, afinal, não são motos de condução esportiva e nem as conduzo dessa maneira. Mas também não vou ficar elogiando as motos em pontos que ela são fracas. Quero saber se a G650GS montada pela dafra tem um cambio assim? Eu fiz um teste drive na next 250, pode ser a bosta que for, mas o cambio entrou macio e sem surpresas durante todo teste que fiz.

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